Observatório Alviverde

26/02/2009

PALMEIRAS 4 X 3 SÃO CAETANO - ERRAMOS MUITO! ACERTAMOS MUITO MAIS!

O ponto mais positivo da vitória sobre o São Caetano foi o poder de reação do Palmeiras.
Um time que reage, como reagimos, saindo de um 0 X 2 para um 4 X 2, depois 4 X 3, dá provas cabais de que é competitivo e que está com o moral alto. A virada sobre um time da qualidade do São Caetano é o atestado óbvio da competência do time de Luxa .
Mas, daí, à condição de um Palmeiras 100% confiável, existe uma distância quilométrica.
Pode-se dizer que o nosso maior mérito este ano, está na fluidez, na rapidez de um time jovem, altamente motivado, contundente e efetivo no ataque, mas que, mal ajustado no meio-campo, expõe demasiadamente a defesa sobrecarregando-a.
A defesa tem sido apontada como a grande vilã em razão dos gols fáceis que estamos tomando. Discordo. A defesa vulnerável é, apenas um efeito da causa maior: a falta de pegada de nosso meio-campo.
Essa falta de marcação no meio, dá liberdade ao adversário para atacar e origina o monumental número de faltas cometidas nos flancos do campo e na entrada de nossa grande área, colocando-nos, seguidamente, em constantes situações de perigo.
Em resumo: não temos primeiro combate e, com o esquema atual, ficaremos sempre à mercê do cruzamento em chuveirinho, jogada difícil de ser defendida, por mais altos e bem treinados que sejam os nossos homens de retaguarda.
A parábola percorrida pela bola é que, na maioria das vezes define quem faz o cabeceio, por mais que se esforcem os beques na tentativa de cortar.
Pois essa aérea jogada se repete contra nós várias vezes em cada jogo, proveniente de faltas que somos obrigados a cometer nas laterais ou na entrada da área.
Nossos zagueiros vêm-se na contingência de apelar constantemente para esse recurso já que, em razão da pouca marcação, ou, falta de marcação, os adversários vêm livres de trás e estão sempre realizando jogadas agudas e decisivas em cima de nossos últimos homens defensivos.
Pior do que tudo isso, são as seguidas arremetidas em contrataque contra os nossos beques já veteranos e lentos que, além de receberem sucessivos cartões, estão acabando com os últimos fios de cabelo de Marcos. Por que Edmilson não volta a ser um líbero à frente da zaga ?
Nesse setor temos como bom marcador apenas Pierre. Cleiton Xavier e Diego não têm como característica a boa marcação e é exatamente aí que reside a nossa maior vulnerabilidade.
Capixaba deveria ajudar na marcação pela direita e Armero, pela esquerda, alternando-se quando o time for para o ataque. Armero ainda consegue colaborar nesse quesito, mas Capixaba... Não sabe se ataca ou se defende e é uma grande decepção!
Luxa tem de cuidar dessa nuance tática, pois a tudo continuar assim, vamos sofrer muito para definir os jogos e vamos ficar na dependência de fazer muitos gols para garantir os bons resultados. Certamente que não será sempre que o nosso ataque vai atuar como atuou no primeiro tempo de hoje.
DEIXE VOCÊ TAMBÉM A S-U-A OPINIÃO
------------------------------------------------------------------------------------------------- A IMPRENSA
Quem viu o jogo pela Globo, gostou da transmissão de Luiz Roberto, anos luz à frente de Cléber Machado.
Eu optei pela Band, na escolha entre o Odinei Ribeiro no PPV e Luciano do Valle.
Luciano gritou os dois gols do São Caetano tão longos e com tal euforia que parecia estar narrando um gol do Corinthians ou da Seleção Brasileira. Foram gols quilométricos...
Quando Godoy entrou para carimbar o primeiro gol, conseguiu superar o entusiasmo de Valle e carimbou como se o Palmeiras estivesse perdendo o campeonato.
Aí Luciano (anti-palmeirense de carteirinha) começou, inconscientemente, a discorrer como estava ficando o campeonato com a vitória caetanense já tida como favas contadas. Vejam que só haviam decorridos 8 minutos de jogo. Num determinado momento ele disse: O Palmeiras leva 2 X 0 no lombo, em flagrante desrespeito a um clube da grandeza da SE. Palmeiras e a sua LEAL torcida, uma das maiores deste país.
Os gols do Palmeiras foram gritados de forma, muito mas mais discreta.
No mais, como de hábito, falou muito sobre aspectos fora do jogo, mandou abraços como se fosse um locutor de parque de diversões e errou absurdamente na identificação dos jogadores. Sempre que podia fazia um comentário em que falava do perigo que o jogo representava para o Palmeiras, como se subliminarmente estivesse torcendo por um desastre do Verdão. Quando o São Caetano marcou o terceiro gol ele quase entrou em transe de tanta euforia.
Neto foi o de sempre, tropeçando na gramática, dizendo uma coisa agora para desmenti-la dois minutos depois, absolutamente desconexo e incoerente.
Quando ele disse "aquela UMA jogada", eu quase caí da cadeira. De qualquer forma respeita sempre a instituição SE Palmeiras em seus comentários e isso é muito bom!
Godoy, apesar do arroubo inicial, analisou bem os lances de arbitragem e acertou em cheio quando disse que Edmilson que derrubou Tuta mesmo sendo 0 último homem, não deveria ser expulso explicando detalhadamente o lance e dando uma aula de arbitragem. Quando não se deixa contaminar pelo clubismo, Godoy (grande sãopaulino) mostra que conhece!
Cilo e Fernandes, os repórteres, foram discretos e trabalharam bem.
MAS, AFINAL, QUE NOTA MERECEM OS PROFISSIONAIS DA BAND, DA GLOBO E DO PPV? Você que assistiu ao jogo em outros canais, analise a conduta dos mesmos e dos profissionais. Vamos ficar de olho através deste OAV...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO!

14 Comentários:

  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 04:53 , Blogger Unknown disse...

    Realmente nossa marcação no meio ta muito fraca, claro que nossa defesa na bola aérea é um fiasco - a maior prova disso é que nosso São Marcos continua tendo que antecipar em todas as bolas alçadas, se adiantar em diversos lances, daí as falhas- , Marcos não confia no nosso trio defensivo.Acho que o problema do meio, só se resolverá quando o Edmilson jogar definitivamente no meio, dando qualidade na saída de boa, deixando o Pierre pro seus "botes" certeiros.Com Edmilson fechando no meio, a marcação será mais eficaz.... mas é claro que Luxa tem que pegar mais no pé do Diego Souza e do CX10, pra marcar, essa marcação sobre pressão junto com o K9 e Willians alivia os nossos volantes.
    Na zaga, acho que o Marcão foi bem demais, seguro, jogou duro, sério, como tem que ser um bom zagueiro, acho que ele e Danilo( que não é o zagueiro de nossos sonhos) dão conta do recado.
    Na frente é só alegria, nosso K9 é uma máquina de fazer gols, essa é a verdade, de uma frieza e precisão incomum ( ô dunga, ta vendo isso??), o melhor atacante em atividade no país.Quando o Willians aprimorar o chute vão se tornar uma dupla mais infernal ainda,e por falar no Willians.... Como esse garoto corre, se entrega, marca, se apresenta pro jogo, quando todos apostavam no Marquinhos ( até mesmo eu), ele aproveitou a deixa,e não saiu mais do time .E finalmente Diego S. esta rendendo o futebol que todos esperam dele, partindo pra cima, chutando de fora da aérea, se apresentando pro jogo, chamando a marcação, esse sim é o Diego S. que comeu a bola no Grêmio. E nosso 10, discreto, mas crucial na nossa criação, como passa esse CX, de uma rapidez, bate bem demais na bola, com uma estranha lucidez, incrível. Contudo, nem tudo são flores, Capixaba é esforçado, mas muito fraco tecnicamente, falta tesão no cara na hora de cruzar, dá até uns dribles, tem uma certa velocidade, mas falta algo.... na hora que chega linha, quando todos esperam aquele cruzamento me sai aquelas faíscas, se marcasse pelo ou menos, mas não, deixa uma avenida nas costas.Na esquerda estamos bem, nosso Armero pode não ser um novo Roberto Carlos, mas tem vontade, força, e chega bem na linha de fundo, meio estabanado na hora de defender.Só queria ver nesse time o Marquinhos jogando, o garoto joga muito( de uma técnica apurada,uma bela visão de jogo e chute potente), contudo, quem arrisca a tirar alguém do quarteto ofensivo??E Luxa sabe disso, como tirar o lépido, Willian??O carregador de marcação Diego S.??O nosso CX10??O imbatível K9?? è uma pena, porque com K9 e Marquinhos na frente do nosso ataque, a linha de frente teria que ser chamada de Inferno Verde.rsrs
    Se acertarmos nossa marcação, vai ser dificíl bater esse Palmeiras, pq temos que admitir, com a marcação desse jeito, seremos uma presa fácil pra eficiência bambi.... Que tem uma muralha atrás, pelo ou menos, estamos fazendo mais que tomamos.
    E Marcão, mais confiança em nossos beques.... Não agüento mais ter que te defender nas suas saídas de bolas erradas, afoitas, estou ficando sem argumentos.
    Saudações verde!

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 10:29 , Anonymous Anônimo disse...

    bom a minha nota 50 durante a trasmissão percebi que existia uma torcida por parte do "profi"da band em ver a s.e.p perder e lendo e a materia vi que não foi so eu que tive essa impresão já a nota ao luciano do vale so assisto jogo do palmeiras na tv aberta e algumas vez no pfc por amo o s.e.p mais se tivesse um canal so com imagens e sem narração e assinaria,pois assitir futebol e muito dificil: o luciano do valle erra o nome de alguns jogadores porque segundo o cajuru ele esta quase cego podem ver esse video no youtube e o luciano do valle detonando o neto,godoy,milton neves e outros

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 11:00 , Anonymous Anônimo disse...

    POR FAVOR POSTEM USANDO UM NICK, UM NOME ARTÍSTICO. FICA MAL PARA O BLOG SE VOCES POSTAREM COMO ANôNIMOS.
    Eu havia prometido cortar as postagens anônimas, mas elas chegam com tão BOM teor de qualidade que eu fico constrangido em retirá-las.
    POR FAVOR:
    No lado direito desta página, na ABA DIREITA, existe, há tempos, uma orientação sobre como postar, mas, explico de novo.
    Quando você clicar em selecionar perfil, vai notar que surgirão várias opções.
    Mas você vai escrever seu nick em NOME/URL e seguir até o fim. Não se assuste com a palavra URL que é, apenas, uma alternativa para quem deseja colocar o endereço de algum blog ou site. O quesito nome é para você colocar o seu nick.

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 12:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Você disse tudo, Esmeraldino, e eu também tenho observado este problema no Palmeiras. Nosso meio-campo é uma mãe, não marca ninguém, por isso que tudo estoura na nossa defesa que não é das mais confiáveis.

    Sem querer parecer pessimista, imagine o Palmeiras, com esta vulnerabilidade, enfrentar o SPFW e o Curintia, o que acontecerá? Estas duas equipes têm na marcação seu ponto forte, logo, podemos concluir que o Palmeiras passará por momentos terríveis se isto não for corrigido a tempo.

    É exatamente por causa disso que não consigo me empolgar com o Palmeiras, um time que tem qualidades ofensivas, mas apresenta uma debilidade preocupante na marcação.

    Saudações alviverdes

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 13:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Gráu 10 pra nossa linha que é muito boa e que só ta trazendo alegria pra gente mas eu concordo que precisamos melhorar a marcação na meia cancha pra tirar um pouco o sufoco da nossa defesa. O capichaba precisa sair do time para entrar mais um zaguero e o Edemilson jogar na sobra em frente os nossos beques e atras dos jogadores do meio de campo. Eu gosto muito do Wendel e o Luxa precisa dar um pouco de moral a esse garoto que é muito umilde mas que é muito melhor do que o Capichaba que já mostrou que não tem classe pra jogar no nosso verdão. Agora tem uma coisa que ninguem fala mais que é verdadeira e muito verdadeira. Se voce quer ter um time prafrentex igual ao nosso e que faz muitos gols voce precisa pensar um pouco menos nessa idéia de um time que joga perfeito na defesa porque isso não existe. O grande time do Santos de meu tempo de rapazinho quando eu morava em São Paulo tinha sempre problemas na defesa sofria muitos gols mas fazia a diferença lá na frente com Pelé, Pagão, Coutinho, Del Vequio, Toninho Guerrero e ganhava de goleada de todo mundo e só tinha dificuldades para ganhar da nossa academia de Valdir, Djalma Santos, Zequinha, Julinho, Vavá e outras feras que me deixaram muita saudade
    e que as vezes me fazem ficar com lágrimas nos olhos. Eu to levando muita fé nesse nosso time novo e corredor mas acho também que se a gente cuidar da tática do meio de campo vamos melhorar ainda mais.

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 15:27 , Blogger Lucas disse...

    pela primeira vez na vida diego souza fez seu jogo excelente com a camisa do palmeiras. nao foi um jogo que ele marcou, como eu sempre exijo, mas ele fez tudo direito qd tava com a bola. soltou mais a bola, deu assistencias, soube segurar nas horas certas, fez gol, partiu pra cima, etc. eh assim que eu quero q diego souza jogue pq ele fazia isso direto no gremio. alex foi idolo do palmeiras sem marcar ng, mas com a bola decidia o jogo. quero q diego faca o mesmo

    keirrison vale realmente 35 milhoes de euros. joga melhor do q todos os atacantes brasileiros da atualidade. ele e nilmar sao os melhores brasileiros. ainda bem q ainda jogam no brasil. como tb tem kleber pereira, washington e borges q ainda podemos ver jogando no pais.

    edmilson, pra mim, fez seu pior jogo. seus erros foram iguais ao de roque jr ou ate pior. ele tb perdeu na corrida com os atacantes e foi obrigado a fazer falta. perdeu algumas bolas q tentou sair jogando e tb errou na marcacao em varios lances. eh bom pra as pessoas verem q roque jr foi embora injusticado. ate nas subidas ao ataque, ele sobe igual a roque jr, sempre com mt perigo nas bolas aereas. os dois sao otimos jogadores. se for pra mandar embora roque jr, mandaria edmilson tb. alguem quer? eu n

    pierre pode ser o cara mais adorado pela torcida, mas pra mim ta mt longe disso. nunca gostei do seu futebol. nunca acerta um chute no gol, n chega nem perto disso. ta certo q ele rouba mt bola mas faz falta pra porra. sempre leva cartao todo jogo. errou no primeiro e terceiro gol, qd ele foi cortar e furou. pierre so presta pra uma unica funcao: desarmar. nd mais pode esperar dele. esses erros acontecem em todos os jogos mas ng ver pq sua raca acaba tirando o foco. eu prefiro mt mais sandro silva q sabe marcar e jogar com a bola nos pes.

    willians mais uma vez mostrou q eu n tava errado qd dizia q n queria a contratacao dele. eh certo q ele sabe driblar, corre mt, mas consegue pouca coisa com isso. suas finalizacoes sao pessimas, pra um jogador q joga no ataque. eh um grande desperdicio ver lenny numa otima fase no banco e daniel q joga mt e ng ainda pode conhecer melhor. sem falar de ortigoza q foi emprestado por meio ano e parece q vai sair sem jogar.

    pablo armero jogou mt bem. nota 10 pra ele tb

    no geral:

    marcos 10
    marcao 8
    edmilson 4
    mauricio 7
    fabinho capixaba 5
    pierre 3
    cleiton xavier 9
    diego souza 10
    pablo armero 10
    keirrison 10
    willians 6

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 18:09 , Anonymous Anônimo disse...

    Estou de pleno acordo, Esmeraldino. Se por um lado temos acertos fantásticos, de outro... erros preocupantes.

    A gente reclama da zaga, que falha é verdade, mas está sobrecarregada, a bola chegando facilmente na nossa área. Pierre sozinho para desarmar, não aguenta a demanda. Armero ajuda, é verdade, mas Capixaba... esse não marca nem encontro. Tá doido. Não sei qual o motivo de Luxemburgo mantê-lo no time. Tá certo que ele entende de futebol muito mais que eu, mas não consigo ver nada nesse jogador. Moral da história: a nossa zaga (Pierre também) acaba tendo que fazer faltas e mais faltas. E lá vem a jogada aérea.

    Para aumentar o problema, Xavi (que é o homem das assistências) não apresenta o mesmo futebol do começo. No segundo tempo errou demais e me pareceu cansado. Willians que é um bom jogador, sempre faz um primeiro tempo bom e depois o futebol dele vai sumindo. 15 minutos em campo, é muito pouco para Lenny. Quando o garoto engata uma quarta, Luxa resolve que ele fica no banco, mesmo. Não gosto disso.

    Mas a gente tem K9!!! IL NOSTRO BAMBINO D'ORO!!
    E ontem tivemos Diego Souza fazendo um partidaço. Só não gostei das firulas desnecessárias em alguns momentos. Mas ele devia estar empolgado por conseguir fazer tão boa partida. A gente dá um desconto.

    Mas acredito que vamos corrigir os erros. Gostei muito da atuação do Marcão. Edmílson que não foi bem ontem, tá cheio de crédito pelas partidas maravilhosas que já fez, desde que chegou. Prá mim, são dois titulares, o outro pode ser Maurício, já que Gustavo foi emprestado...

    E para tristeza dos narradores e comentaristas, mais uma vez quem dormiu e acordou líder foi o Palmeiras!!!

    SORTE NOSSA!!!

    Saudações Clorofiláticas!
    www.blogdaclorofila.sopalmeiras.com

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 18:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Um grande jogo com acertos e erros, com 3 pontos para conta.

    Gramado chato.

    Travas baixas, que os jogadores não perdem a mania e atrapalham.

    Diego Souza fez jus a nota de sua camisa, 7.

    Quem sabe fazer arte com a bola, tem que fazer e resolver e não oferecer contra golpe ao adversário.

    Agora, o Capixaba é sofrível.

    Já que não contrata outro lateral e o Wendell não conseguiu reeditar boas partidas, porque não colocar um volante nessa posição para guarnecer a defesa, começando a marcação mais no meio campo?

    Outra alternativa seria o 4-5-1 em modo 4-4-1-1, com Marcão e Edmilson na zaga, para a entrada do Jumar que é tão carrapato, quanto Pierre.

    Mas o que mais me preocupa é a parte piscológica do Marcos.

    Alguem tem que chegar nele e perguntar qual é o problema e ele tem que se abrir, senão pode ser tarde.

    O melhor goleiro do Brasil não pode cometer 3,4 falhas num espaço tão curto de tempo.

    Tem algum problema, mas ele é quem tem que falar.

    É isso, pessoal.

    Saudações Alvi Verdes.

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 18:53 , Anonymous Anônimo disse...

    Eieiei. Poorcooo. O que vale naum é bola na rede. Nós metemos de 4 neste santo mais o santo que eu quero derrotar é otro depois da gente mandar a gambazada pro inferno com o Gordonaldo e tudo. Ontem se a gente fosse pra cima deles no segundo tempo metia de seis sete ou até demais gols de diferença. Ninguem segura o K9 e nois vamos ser campeão do paulistão kerrison vai ser artilhero. A gambazada e a bambixarada já sabe disso. A imprensa já tá dizendo toda hora que o K9 vai ser vendido pra Europa. Alguém pode informar se é verdade isso ou é conversa mole. Será que vaum faze igual fizeram com o Valdivia e rifar antes da hora mais um idolo nosso?

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 19:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Mestre, concordo inteiramente com sua análise, especialmente sobre o santo que temos debaixo do gol.
    Vladimir, vamos passar o carro em cima dos gambás e depois dar ré.
    Contra a bicharada é que não podemos dar este mole, especialmente porque sabemos de antemão que a arbitragem vai aprontar.
    Alcides, qual foi a explicação do Godoy para não dar o vermelho? Na globo o Wrong primeiro falou que era pra amarelo e depois no replay falou que ia mudar de opinião e reclamou o resto do jogo que o Edmilson tinha que ter sido expulso.
    Não achei que foi lance claro de expulsão mas de fato o Edmilson era o último homem e mais uma vez o Marcos estava fazendo lambança...
    Quando o São Caetano fez o terceiro, aí sim ele falou do impedimento, mas aí assisti o resto na Band e na hora de dar a medalha o Godoy deu de prata mas sem citar o gol impedido. Ele falou que o gol estava impedido na hora do gol?

     
  • Às 26 de fevereiro de 2009 às 20:06 , Anonymous Anônimo disse...

    Godoy disse que o lance não estava desenhado de forma francamente favorável para o Tuta e que, em razão disso, não havia perigo iminente de gol.
    GRIFO MEU
    Era uma jogada embolada que vinha sendo disputada lá de trás. O Tuta jamais teve posição favorável para fazer o gol. Era uma disputa acirrada entre dois jogadores fortes e de elevada estatura, para ver quem se impunha no lance, Não houve a intenção deliberada do zagueiro para fazer a falta.
    Pra mim a falta foi mútua, e quando isso ocorre a falta mais grave tem de ser marcada e a falta mais grave era a do Edmilson. O juiz acertou.
    Não foi, em meu critério de análise, lance para cartão amarelo, mas para simples marcação de falta contra o Palmeiras.
    Sobre essa situação de dois jogadores se empurrarem reciprocamente dentro da área a regra determinada que a infração mais grave seja marcada, isto é, o penalti. Mas nenhum desses caras que enganaram, isto é, apitaram anos e anos a fio, parecem saber disso. Ou, se sabem, fingem não saber e evitam falar

     
  • Às 27 de fevereiro de 2009 às 01:30 , Anonymous Anônimo disse...

    Esmeraldino, assisti na Globo com uma sapeada ou outra pra Band, pois não gosto do Arnaldo Cesar Coelho, mas o Luiz Roberto empolga na narração e vibrou bastante com nossos gols. Na Band não existe narração por parte do Luciano do Valle, como ele não sabe o nome de ninguem, raramente ele menciona o nome do jogador se este fica menos que 10 segundos com a bola, é insuportável.


    Após o jogo me vem o imbecil do reporter da band questionar o D.Souza pela forçada do cartão, após uma tentativa de explicar que não foi intencional, o repórter me solta esta:
    "- Tentando explicar o inexplicável!"

    Como assim meu filho? Queria que o garoto falasse o que?

    Quero ver um bunda-mole desses perguntar algo do tipo para um bambi ou curintianu após um jogo.

    VAMOOOO!!!!!

     
  • Às 27 de fevereiro de 2009 às 17:52 , Blogger MH Barbosa disse...

    Realmente o Luiz Roberto fez uma bela narração!
    Eu curti o estilo de narrar os gols, começando num tom de voz alto e gradativamente baixando o tom e subindo novamente. Fica um tipo de:
    GOOOOOOOOooooooOOOOOOOLLLLL

    HEHEHEHE

     
  • Às 28 de fevereiro de 2009 às 09:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Olá Observatório...
    Também achei o Luciano troca-nomes e tendencioso, masfazer o que?
    Apenas uma pergunta, Será que o Pracideli está dando sopa?
    A diretoria deveria contratálo novamente para a melhor escola de goleiros do País.
    Abraços.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial