Observatório Alviverde

12/03/2011

PALMEIRENSE, O ETERNO INSATISFEITO! HOJE TEM PALMEIRAS X SÃO BERNARDO! OTIMISMO, MINHA GENTE!

 

O palmeirense discute, reclama, esbraveja, xinga, fala mal da diretoria, do novo presidente e pede, até, a saída de Felipão.

Entretanto, digam o que disserem, não podem omitir a verdade nua e crua de que o Palmeiras é co-líder da competição.

Também não podem negar que o Verdão não fica devendo nada a nenhum outro componente do trio de ferro, nem ao Santos.

Entendo as reclamações da torcida que vive em estado contínuo de perplexidade em face de tantas e seguidas crises vividas pelo clube.

São crises de diferentes formatos e matizes, provocadas, internamente, por um combustível altamente explosivo, a vaidade humana.

Mas a própria torcida, altamente exigente e incompreensiva, mormente a torcida paulistana do Palmeiras, também tem de assumir as suas culpas.

Se os dirigentes erram, a maioria das vezes por incompetência e deconhecimento do futebol, algumas vezes por ingenuidade, outras vezes por sede de mais poder e interesses pessoais, a torcida também erra e erra, até, muito mais.

Erra pela contumaz exigência da contratação de craques só acessíveis ao atingirem o ocaso de suas carreiras, quando têm muito pouco a oferecer.

Erra pela perseguição implacável que devota aos poucos jogadores sem nome e sem marketing que a diretoria se arrisca a contratar de vez em quando.

Erra na medida em que move campanhas de esvaziamento e aversão aos garotos da base e ao bom e barato, as únicas formas, hoje em dia, para que um clube possa ter craques em seu elenco.

Erra, ao perseguir jogadores e tentar agredí-los, isto é, de fazer uso da violência como fizeram, estupidamente, certa vez, destruindo a nossa  sala de troféus, sacratíssimo templo mantenedor de nossas maiores conquistas, glórias e tradições.

Erra, finalmente, ao cultivar um comportamento pessimista, talvez influenciada pela própria atitude da mídia, que há anos age dessa forma em relação ao Palmeiras.

Tudo isso foi dito porque o Verdão entra em campo, hoje, às 18,30, no Canindé contra o São Bernardo, embalado, não pela vitória espetacular em Bauru, mas, pelas críticas da torcida.

O episódio Kléber/Felipão assumiu proporções tsunâmicas apesar de Scolari, inteligentemente, tentar minimizar o fato e apagar o incêndio.

A não contratação de um camisa nove continua na crista da onda, embora todos saibam que, para o Paulistão, a contratação desse jogador de nada adianta em decorrência do encerramento das inscrições;

Então, por que continuar falando no assunto? Citar, de passagem, tudo bem, até porque a contratação desse jogador é imperiosa necessidade para o Brasileirão.

Mas continuar malhando a diretoria continuamente em razão de algo já superado, denota total falta de visão das coisas do futebol.

O Palmeiras, hoje, é líder e só não está sendo chamado assim, em razão dos critérios de desempate da competição.

Mas o time é bom, a começar de uma defesa muito sólida que é a melhor do campeonato, de um meio de campo que passa a ganhar criatividade e de um ataque que encorpa, a partir do simples retorno do craque Valdívia.

Na verdade, não estamos devendo nada aos bambis, aos gambás e ao próprio Santos que com a volta de Ganso se robustece e volta a ser grande candidato ao título.

Recordem-se que com Ganso, marrecos, cisnes, patos, Neymar e todos os peixes de seu aquário, o Santos perdeu para um Palmeiras, então muito mais fraco, de goleada, em plena Vila Belmiro.

Vejam o que disse Scolari ao site PTD, top de linha da mídia alviverde:

(SIC)
"Nosso elenco não é ruim. Estamos com 25 pontos e empatados com os chamados grandes de São Paulo. Muitos não acreditavam. Quando peço um centroavante mais experiente, é para termos uma situação de brigar nas mesmas condições com os outros times. Com todo o nosso elenco completo e em condições, também poderemos brigar com mais força" disse o treinador.
Para Felipão, o elenco apenas carece de mais experência: "As pessoas sabem que nosso elenco é muito jovem e de atletas que vieram de times de menor expressão. Não posso exigir a mesma coisa. Se conseguirmos conciliar esse pessoal com atletas mais experientes, vamos ter mais condições" concluiu.

Meus amigos, vamos acreditar e torcer, torcer e acreditar. Temos tudo para vencer e consolidar a nossa classificação e a nossa qualificação.

Vejam os números do São Bernardo

14º lugar, com 12 pontos em 12 jogos, com 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Marcou 15 gols, sofreu 21. Saldo negativo de  6 gols. Aproveitamento de 33%.

Comparem com os números do Palmeiras.

Em 4º lugar, 25 pontos em 12 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Marcou  15 gols, sofreu 5. Saldo positivo de 10 gols. Aproveitamento de 69%.

Com todo o respeito ao entusiasmado time do São Bernaredo, à luz dos números, temos grandes possibilidades de vencer. Então, se é assim, por que não acreditar?

O Palmeiras, hoje, contra o inédito São Bernardo, não terá Kléber, mas tem Valdívia em franca a ascenção,

Especula-se que poderá ter Vinícius, que desencantou e fez o seu primeiro gol como profissional diante do Norusca, no comando do ataque.

Fala-se na volta de Leandro Amaro na zaga e da entrada de Chico no meio de campo. Eu previa, mas errei na previsão, que Chico assumiria definitivamente a titularidade já em Bauru.

A escalação do Verdão, como de hábito, só vai sair no vestiário.

Pelo treino de ontem, Felipão poderá usar o sistema de três zagueiros, sacando Tinga e Márcio Araújo.

Time mais provável: Deola, Leandro Amaro, Danilo e Thiago Heleno; Cicinho, Marcos Assunção, Chico, Valdivia e Gabriel Silva; Adriano e Vinícius.

É um bom desenho tático, ao menos no papel. Lamento a saída de Araújo, nosso jogador mais regular, e como disse em post da anterior, um pequeno período de castigo no banco, pode ter o poder de despertar Tinga para a realidade do futebol.

Menos mal que ambos reforçam o banco, dando mais opções a Felkipão caso sejam necessárias alterações de estrutura e do modo de jogar do time do Palmeiras.

Dizem por aí os pessimistas que o Palmeiras ainda não ganhou nenhum clássico este ano, mas os clássicos que vão valer mesmo, serão aqueles que vamos sustentar nas partidas que vão compor a reta final do Brasileirão 2011.

FALE SOBRE O JOGO E SOBRE AS SUA EXPECTATIVAS

VOCÊ PODE DEIXAR AQUI O SEU COMENTÁRIO APÓS O JOGO ATÉ QUE A NOVA POSTAGEM ESTEJA PRONTA.

COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE

7 Comentários:

  • Às 12 de março de 2011 às 10:55 , Anonymous Walter Benvenuti disse...

    Caro Drumond,
    Sigo seu blog há bastante tempo, mas é a primeira vez que comento. Sua visão das coisas do Palmeiras é muito similar à minha. Porém você tem mais lucidez nas análises, talvez pela sua experiência jornalística, talvez pelo fato de morar em BH e não sofrer as pressões que nós aqui de Sampa sofremos.
    Seja a imprensa necrófila e oportunista, que sempre trata o Palmeiras como um moribundo prestes a entregar a alma e tenta fazer de tudo para acelerar o processo, sejam os "inimigos" gambás, bambis e sardinhas, que vivem a nos atormentar pelas trapalhadas infindáveis de nossos dirigentes e o hábito desenvolvidos pelas nossas equipes de entregar o ouro ao bandido na hora mais periclitante, estamos sempre sob fogo cerrado, o que tem levado a torcida esmeraldina "à beira de um ataque de nervos".
    De qualquer maneira, além de você ser um realista, também é um otimista, além de ótimo conhecedor de futebol. Combinação raríssima.
    Continue nos brindando com seus ótimos e inteligentes comentários, que são para mim um osásis nesse deserto insosso e parcial no qual se tornou a imprensa esportiva desse país. Não me dá vontade de ler jornal, assistir televisão, ouvir rádio. Só gosto de ler na internet sites e blogs selecionados, onde podemos ver alguma lucidez e inteligência. São poucos, mas o seu está certamente entre eles. Parabéns.
    Um abraço de Walter Benvenuti de São Paulo.

     
  • Às 12 de março de 2011 às 13:45 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Walter
    Agradeço, sinceramente as suas referências e reverências. Interessnte que, pela primeira vez, alguém desvendou o estilo que cultivo: realista e otimista. Sou assim mesmo, graças a Deus.
    Quanto às outras colocações do amigo, só me resta, penhoradamente, agradecer.
    Dê-nos a satisfação de participar desta roda de comentários elaborados por palmeirenses de coração, que gostam do clube tanto quanto nós gostamos. Um grande abraço (AD)

     
  • Às 12 de março de 2011 às 14:34 , Anonymous Anônimo disse...

    Pois é amigo Walter, como você também sou de muito gosto aos pots escrito pelo nosso amigo Alcides, no meio de uma imprensa que hoje é totalmente parcial, onde o que eles mais fazem é torcer copiosamente por seus times, na grande maioria das vezes Gambás e Bambis...
    Sou do paraná e devido a grande imigração no começo do século passado nossa influência paulista ainda é muito grande e por isso acompanhamos mais o campeonato paulista do que o próprio paranaense (que diga-se de passagem é um lixo), e por esse motivo acabo assistindo muito a imprensa paulista, que faz por inúmeras vezes tentar derrubar o palmeiras, plantando noticias infundadas, e até às vezes noticias em sites de esportes sem assinatura( que absurdo).
    Deparamos em alguns poucos blogs com pessoas sensatas que conhecem do assunto e que para nossa felicidade é um palmeirense otimista, que em seus posts tem o poder de nos deixar sempre animado... Fico feliz em poder estar sempre aqui participando do OAV.
    Com relação ao post de hoje Alcides, você tem total razão a torcida do palmeiras é na maioria das vezes muito radical, sempre queremos ser os melhores, estar líder e ser o time discutido pela mídia pelo bom futebol, pelos craques no elenco, pelo treinador, pelo papel da torcida... Quem é o clube do mundo, exceto Barcelona, que é assim hoje? Pegamos por demais no pé da nossa diretoria (que muitas vezes merecem) pedindo e cobrando jogadores de qualidade, sem se lembrar que estamos em um país de terceiro mundo, onde o dinheiro não é como na europa, onde qualquer clube mediano pode fazer uma contratação bombástica, no brasil clubes grandes como o palmeiras dificilmente podem contratar grandes astros do futebol em sua plena forma... Como você também acho que devemos investir na base no bom e barato, somos formadores de jogadores e não consumidores do seu alto potencial em suas melhores fases de suas carreiras com altos valores de salário.
    Com relação ao jogo de hoje o palmeiras passará por dificuldades novamente, não por ser um time ruim, mas porque hoje não existe mais bobos no futebol, não existe mais desinformados no futebol, ou alguem acha aqui que o treinador do São Bernardo não conhece as potencialidades e os pontos fracos do palmeiras e preparou seu time de acordo com isso?
    Sinceramente espero hoje um time um pouco melhor, apesar da semana meio conturbada vivida pelo palmeiras em decorrência da briga entre nosso treinador e um dos melhores jogadores do elenco, o time vem de vitória, sofrida, mas é vitória conta 3 pontos... Por isso acho que iremos fazer uma boa partida no canindé e conseguiremos mais 3 pontos e torceremos contra os demais no decorrer da rodada para manter-mos a liderança...
    Torçam todos com muita fé, assim também o farei...
    Abraço a todos...
    Alexandre Higino

     
  • Às 12 de março de 2011 às 20:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Ganhamos o jogo no Canindé por 2 x 0, resultado construído no 1º tempo com gols de Danilo em outra assistência do M.Assunção e Patrik em grande jogada do menino Vinícius, que vem se soltando nos últimos jogos.

    Tudo muito bem, tudo muito bom.

    Agora, o que se passa na cabeça do sr. Big Phil?

    Acabamos o jogo com nada mais, nada menos do que 5, eu disse cinco volantes em campo.

    Márcio Araujo, Marcos Assunção, Tinga, João Vitor e Chico!

    Perdemos outra oportunidade de ouro para melhorar nosso saldo de gols e subir na tabela de classificação.

    Mas ganhamos os 3 pontos!!!

    Enquanto isso o presidente Pituca continua de férias (férias com 2 meses de serviço?).

    Abraços!

    Dinho Maniasi

     
  • Às 12 de março de 2011 às 21:44 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    ALCIDES...

    VINDO DO CANINDÉ AGORA, PASSO RAPIDAMENTE APENAS P/ LEMBRAR O QUE HAVIA DITO - BEM - ANTES:

    CANINDÉ NOS DARÁ SORTE. E DEVERÁ SER NOSSA "CASA" DE AGORA EM DIANTE.

    (P.S.: VALEU MOLECADA!!! E PARABÉNS FELIPÃO - VC É O CARA!!!)

    Boa noite a todos..
    .

     
  • Às 13 de março de 2011 às 00:43 , Anonymous ARAÇATUBA JR disse...

    dinho...vc só esqueceu de um detalhe....
    o palmeiras jogou com 4 volantes..pq o marcos assunção não joga..
    anda..
    chega...
    nao podemos deixar a defesa desguarnecida porque talvez ele faça um gol...
    prefiro mil vezes um chico ou joao vitor defendendo, tomando a bola e passando para o Valdivia distribuir o jogo do que viver de lampejos do Assunção..
    tem mta tecnica..mas a força fisica e velocidade ja os deixaram faz tempo..
    e isso sobrecarrega o nosso melhor volante..
    marcio araujo..que se vcs notaram...terminou o jogo hj com a lingua nos pés de tanto correr e fazer a dele e do Assunção..
    E o Tinga...precisa de um banco..pelo amor de deus..senao um bom jogador acabará queimado..
    mas vcs notaram q hj novamente ele perdeu a bola de tanto driblar e armou um contra ataque..
    por isso q o time foi bem no 1 tempo..jogamos pra cima..com 2 meias...e como time grande....empurrando o adversário para o campo deles..e merito para felipao q começou com vinicius q tem q jogar e adriano..
    mas no segundo tempo foi o anti climax...com o felipao tirando os atacantes..TODOS...e colocando volantes em tds os lugares contra um timico...
    o coitado do adriano sofreu do q o kleber ja sofre faz tempo..ficou isolado..ai nao dá..
    mas valeram os 3 pontos..
    da-lhe porco!!!!

     
  • Às 13 de março de 2011 às 15:01 , Anonymous Anônimo disse...

    É isso aí Araçatuba Jr.

    Gostaria muito de ver o Chico jogando no meio de campo pra saber como fica essa formação com 2 volantes que marcam e protegem a defesa, 2 meias que chegam no ataque e 2 laterais que apoiam e 2
    atacantes que jogam ATACANDO!!!

    Abraço!

    Dinho Maniasi

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial