Observatório Alviverde

07/09/2013

PALMEIRAS TENTA A RETOMADA DA LIDERANÇA CONTRA O ATLÉTICO EM GOIÂNIA!


VAMOS OLHAR PARA A TABELA:


Time
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
1
  Chapecoense
43
20
13
4
3
37
17
20
71
2
  Palmeiras
42
19
13
3
3
36
15
21
73
3
  Paraná
36
19
10
6
3
32
13
19
63
4
  Joinville
34
20
10
4
6
34
21
13
56
5
  Sport
31
19
10
1
8
33
31
2
54
6
  Avaí
31
20
8
7
5
29
25
4
51
7
  Boa Esporte
31
20
8
7
5
19
20
-1
51
8
  América-MG
30
20
8
6
6
31
28
3
50
9
  Figueirense
29
20
9
2
9
37
34
3
48
10
  Icasa
28
19
9
1
9
27
35
-8
49
11
  Bragantino
26
20
7
5
8
19
21
-2
43
12
  Ceará
26
20
6
8
6
28
26
2

(arte copiada do site PTD)


SE QUALQUER TIME DIFERENTE DOS ONZE DESTACADOS SE CLASSIFICAR, TERÁ SIDO, MAIS DO QUE ZEBRA, ABERRAÇÃO, MAIS QUE ABERRAÇÃO, ASSOMBRAÇÃO.

Palmeiras e Chapecoense têm de fazer, neste returno, que começou ontem, apenas e tão somente um campeonato de manutenção a fim de se classifiquem para a Série A em 2014.

A diferença que estabelecem sobre o quinto colocado, o Sport - é acentuada. 

A Chapecoense tem 12 pontos a mais do que os pernambucanos, e o Palmeiras, 11.

É verdade que o Sport joga em casa, hoje, na qualidade de favorito, contra o Icasa, e pode diminuir mais a diferença que o separa dos ponteiros do campeonato.

Entretanto, ainda assim, essa diferença continuará sendo ampla, de 7 pontos, mesmo na hipótese paralela de um tropeço palmeirense em Goiânia.

Analisemos, agora, os resultados de ontem da série B em face do Palmeiras, tomando, apenas, aqueles que envolvem os 11 times que têm pontuação suficiente para brigar pelas quatro vagas.

A vitória da Chapecoense, em casa, sobre o Boa, não foi um bom resultado porque arrebatou a liderança do Palmeiras.

Os Catarinas estão, agora, com 43 pontos, ocupam a liderança provisória da Série B e torcem para que o Palmeiras tropece hoje em Goiânia.

O fator positivo desse resultado negativo será o de motivar o elenco do Palmeiras e fazê-lo se empenhar a fundo em busca da vitória sobre o Dragão, para que o time se reabilite, readquira a confiança e reconquiste a liderança.

É importante que todos saibam que um simples empate reabilita a liderança do Verdão que, nessa circunstância, supera o Verdinho no saldo de gols.

DETALHE:

Ser líder é obrigação de time grande, de maior tradição, faturamento e investimento. 

Entretanto, a esta altura, o que importa, em meu entendimento, é chegar, não importa de que forma, desde que seja honestamente, através do jogo limpo e conquistando a vaga dentro de campo.

Foi excelente a vitória do América de Natal, que não aspira mais ao acesso, sobre o Figueirense, pois o time catarinense marcou passo e agora está a mais do que folgados treze pontos atrás do Palmeiras.

O tropeço do Avaí, em casa, empatando com o Oeste em Floripa, faz com que outro time muito cotado, de orçamento financeiro alto, marque passo na tabela. A distância do Avaí para o Palmeiras é de 11 pontos.

O Ceará, dessa relação dos 11, e o time com melhores perspectivas de reagir e chegar, mas, como apenas 26 pontos, dista a quilométricos 16 do Palmeiras. Sua vitória sobre o São Caetano não tem grande significado prático na vida do Palmeiras, ao menos neste momento.

O América Mineiro, que venceu o Palmeiras no primeiro turno, declinou, muito, no campeonato, e, oscilante, entre altos e baixos, vem conseguindo, a duras penas, manter-se entre os que podem aspirar à classificação..

Ontem derrotou o Guaratinguetá em BH e melhorou na tabela Foi um resultado relativamente ruim para o Palmeiras, pois, cada vez que os times que estão em baixo, conseguem vencer quem está em cima da tabela, retifica, aplaina e pavimenta a caminhada do Verdão rumo à elite. 


Com 30 pontos, o coelho mineiro tem 12 pontos a menos em relação ao Verdão, o que, convenhamos, é uma diferença bem difícil de ser tirada.

A inesperada vitória do Joinville em Bragança , fora dos planos palmeirenses, fez com que o time catarinense, candidatíssimo ao acesso, subisse para 34 pontos. Neste momento, apenas 8 pontos o separam do Verdão, mas, em um campeonato que soma pontos. ainda é uma apreciável diferença.

Enfim, a rodada apresentou, como a maioria absoluta delas, altos e baixos, em termos de resultados que interessam ao Verdão! O que vai determinar se a rodada foi boa ou não para o Palmeiras, será, inquestionavelmente,  uma vitória, hoje, em Goiânia. 

Fazendo a sua parte e faturando os três pontos, qualquer resultado passará a ser, exclusivamente, um detalhe insignificante na luta do Palmeiras por seu retorno à elite. 

Por isto, é necessário vencer!

H-O-J-E  E  S-E-M-P-R-E!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Esta noite o Palmeiras vai entrar em campo com um time diferente,  desfalcado, mutilado e sem inúmeros titulares, por questões de contusão, suspensão e cessão de jogadores a várias seleções.

Aliás, modéstia às favas, nenhum clube brasileiro está cedendo tantos atletas selecionáveis quanto o Verdão. 

Henrique está na Seleção Brasileira, Valdívia na chilena e Egurem na uruguaia.

Henrique fará muita falta pela sua diferenciada condição técnica. 

Além de ser titular, capitão e líder do grupo, sua ausência tem como consequência uma enorme vulnerabilidade em nossa defesa. 

A compensação pela ausência de Henrique é o retorno de Vilson. Será bom, mesmo, quando voltarem a compor a eficiente dupla que tanto contribuiu para que o Palmeiras tivesse uma das defesas menos vazadas do primeiro turno e realizasse a ótima campanha que empreendeu!

Egurem não fará falta em razão de ainda não ter alcançado, sequer, a titularidade!

Sobre Valdívia nem sei o que falar pois, se sabemos de tudo o que ele sempre representa em termos de diferencial, sabemos, também, que o Palmeiras pouco tem contado com ele, em decorrência de sua reiterada ausência, sempre por contusão. Até quando isso vai durar!

Com Mendieta suspenso - ele, ainda, vai ficar mais dois jogos no gancho - o Palmeiras terá, ainda mais cinco desfalques, todos por contusão:: Ananias, Fernandinho, Juninho, Marcelo Oliveira e Ronny.

Entre todos, um titular absoluto, Juninho, dois reservas com status de titular, Ananias e Ronny, um reserva pouco utilizado, Marcelo Oliveira e um jogador que ainda não conseguiu recuperar-se, completamente, da lesão que o afastou tão longo tempo dos gramados, Fernandinho.

Os problemas maiores do Palmeiras, a partir dessa lista de contundidos, residem nas laterais, a começar da esquerda, onde Luís Felipe jogará improvisado, para o que contribui, muito, a sua condição de ambidestro e o fato de já haver jogado na posição.

Wendel, cujos direitos federativos pertencem ao Palmeiras e, não se sabe porquê. Kleina o trouxe de volta da Ponte Preta onde estava emprestado, será o lateral direito., mas nada contra o jogador.

A razão desta observação é que Wendel estava no limbo nesta sua volta ao Verdão e não era, jamais, escalado por Kleina, sendo que nem no banco ele ficava. 

Arrisco-me  a dizer que se Luís Felipe jogar bem pelo lado esquerdo e  Wendel der conta do recado, Juninho, que não vem correspondendo e caiu na antipatia da torcida, pode perder a posição!

Rony e Ananias vão fazer muita falta no banco de reservas, porquanto o Palmeiras, além de não ter  número suficiente de atletas para preencher todas as vagas do banco, não terá, em meu entendimento, reservas à altura.

A única boa notícia entre tantas negativas é que Wesley vai para o jogo, amparado por um efeito suspensivo conseguido pelo Departamento Jurídico do Palmeiras e concedido - aleluia aleluia aleluia - pelo  tribunaleco curintianoflamenguistaglobal!

Kleina deve escalar este time hoje à noite: 

Prass, Wendel, Vilson, Tiago e Luís Felipe. Araújo, Charles, Wesley e Felipe Menezes. Leandro e Alan Kardec.

Para encerrar, eu pergunto:

ESSE TIME É SUFICIENTE PARA DERROTAR UM ADVERSÁRIO TRADICIONALMENTE MUITO DIFÍCIL, O ATLÉTICO GO, EMBORA ESTEJA TRANSITANDO, NESTE MOMENTO, PELA ZONA DO REBAIXAMENTO?

ISSO MELHORA OU PIORA PARA O PALMEIRAS?


COMENTE COMENTE COMENTE


NA TELEVISÃO


HOJE TEM BAND AO VIVO NO ATLÉTICO GO X PALMEIRAS.

SE HOUVER QUALQUER CANAL TRANSMITINDO EU NÃO VEJO O JOGO NA GLOBO.

D-E-F-I-N-I-T-I-V-A-M-E-N-T-E! 

NADA CONTRA OS PROFISSIONAIS, TUDO CONTRA O IMPERIALISMO GLOBAL!

MAS A MINHA PREOCUPAÇÃO, PARA HOJE, É SÓ UMA, EU QUE RESIDO EM MINAS!.

O JOGO SERÁ TELEVISADO, APENAS PARA SÃO PAULO? 

1 Comentários:

  • Às 7 de setembro de 2013 às 12:29 , Anonymous Edson disse...

    Eu nem me preocupo com a Chapecoense.
    Quando joga com times que rondam o quarto lugar, torço para ela.
    Não acho que há obrigação do título.
    Obrigação sim, é subir.
    Se for campeão melhor.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial