Observatório Alviverde

17/04/2014

EU TENHO AS MINHAS DÚVIDAS SE KLEINA GOSTA MESMO DE JOGADORES DA BASE!


 


Ao tomar conhecimento de que Gilson Kleina anunciou que vai aproveitar Gabriel Dias e Chico, dois jogadores da base, eu me pergunto:

" - Seria isso, o aproveitamento da base, o que Kleina -realmente- mais deseja nesta passagem pelo Palmeiras?"

" Ou tudo não passa de bom-mocismo, conveniência ou de um politicíssimo discurso -como têm sido todas as ações de Kleina- nesse sentido?"

 Em quase dois anos de mandato, -verdade verdadeira- Kleina não conseguiu revelar um único e solitário jogador sub 21 ou qualquer outro de qualquer categoria de nossa base!

Quem não concorda com o que afirmo, peço-lhes, encarecidamente, que me apontem um. Apenas e tão somente um único e solitário jogador revelado!  Nada mais do que um!

Entretanto, por incrível que pareça, paira no ar a  inverídica e falsa imagem de que Kleina está revelando jogadores. É bem diferente disso! É o contrário disso! Muito longe disso!

Na verdade, ele, em algumas oportunidades, colocou em campo, (apenas colocou, não manteve) em eventos esporádicos, um ou outro atleta da base, mormente em situações nas quais não havia fartura de jogadores experientes disponíveis no elenco para certas posições em decorrências de contusões, suspensões ou de outros impedimentos.

Até e pelo contrário, entre dois ou três atletas que Kleina fez menção de "revelar", nenhum permaneceu ou sobreviveu no elenco, ao final da temporada de 2013.

A bem da justiça, convém ressaltar-se que a safra de que ele dispunha e dispõe, não é tão boa quanto aquela que Felipão teve em mãos e preferiu, convenientemente, não aproveitar, limitando-se ao limitadíssimo (paradoxo, gramaticalmente, necessário, futebolisticamente desnecessário) Vinicius!

A julgarmos pelo rosário de jogadores da base que passaram pelas mãos de Kleina, sem que fossem aproveitados com efetividade no decorrer desses quase três anos que passaram, conclui-se que o discurso de nosso espertíssimo treinador -bobo ele não é, jamais foi -nunca esteve consoante com as suas práticas.

Foram inúmeros os jogadores da base que vestiram a camisa principal do Verdão por diversas vezes, sem que houvesse, ao menos, um (1) que, sob Kleina, se firmasse.

Para que não imaginem que faço onda ou estou tentando "derrubar" o treinador, publico a escalação da equipe que jogou a última partida do campeonato contra o Ituano e perdeu por 1 x 0

Fernando Prass (Bruno); Tiago Alves, Lúcio, Wellington e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley e Mendieta (Valdivia); Bruno César, Leandro e Alan Kardec (Vinícius)

Além desses, estiveram no banco William Matheus, Wellington, Josimar, Eguren, Mazinho, Marquinhos Gabriel, Patrick Vieira, e Vinicius. 

Eu pergunto: Qual é o jogador júnior ou, como se diz mais modernamente, sub-21 nesse elenco? 

Wellington?  Completa 23 anos em setembro, e ainda é -pasmem- tratado como um jogador imberbe, imaturo e recém promovido da base, mas não é nada disso! 

Nascido em  Bauru a 30/09/1991 que passou pelo Palmeiras (2010-12), pelo Atlético Sorocaba (2013), pelo Asa de Arapiraca-Alagoas (2013) e está no Palmeiras atual (2014), já com alguma rodagem!
Detalhe: Não foi lançado no time por Kleina, mas por Felipão e foi Campeão da Copa Brasil 2012

Pergunta importante: Se Wendel houvesse atuado e Tiago Alves mantido na zaga, Welington teria figurado, ao menos no banco, contra o Ituano?
  
Vinicius?  Tem quase 22 anos, e, pode-se dizer sem erro, foi o jogador no qual o Palmeiras mais apostou e com o qual o Palmeiras mais perdeu tempo! 

De meados do século passado para cá -desde que acompanho futebol e o Verdão- nenhum jogador -nenhum mesmo-,  teve tantas, seguidas e insistentes oportunidades quanto ele, não pairando a menor dúvida de que Vinicius foi o jogador a quem o Palmeiras deu o maior número oportunidades em toda a história, totalizando cento e oito (108)! É demais para o meu visual e para o meu "comprensual"!

Como considerar principiante um atleta de participação centenária no contexto dos jogos do clube, um atacante com o aproveitamento ínfimo de gols, que não conseguiu sequer alcançar a casa das dezenas, ou, dos dois dígitos? 

O Palmeiras demorou demais em liberá-lo! Pelé com 17 e Edu, 16 anos eram jogadores excepcionais, multi-campeões pelo Santos e Campeões do Mundo.

Não houve, há, ou, haverá desculpa, pela insistente manutenção de um atleta improdutivo, aos técnicos que com ele tanto insistiram (Felipão e Kleina) e nem para o clube que não enxergou a situação clara, translúcida e meridiana de um blefe! Demorou demais para que fosse emprestado, e, quem sabe, ainda vinga? Torço!

Pergunto mais: "-quantos jogadores de nossa base estiveram envolvidos na decisão contra o Ituano? Quantos juniores Kleina destacou, ao menos, para o banco?"

Pode-se considerar Patrick Vieira, 22 anos completos, muitas vezes titular, lançado ao tempo de Felipão e já com experiência no exterior, um júnior inexperiente?  Só Kleina! Ninguém mais e mais ninguém!

Notem que o nosso espertíssimo treinador, amicíssimo da mídia, de fala mansa e ações fortes, via de regra, diversas ao discurso que profere,(mas só quando o assunto é definição de grupo), que já tinha no elenco o jovem Rodolfo, recém chegado do Rio Claro, reintegrou (estupidamente) o limitado Miguel, ressalvado o fato de que alguém mais poderoso possa haver empreendido a recuperação e ressurreição para o time principal, de um garoto que, jamais, foi destaque, sequer em nossa base. 
Rodolfo entrou no time -até hoje- por apenas 20 minutos e, ainda que em tempo tão curto, saiu-se muito melhor do que Vinicius, Leandro Patrick ou qualquer outro, ao menos na primeira mostragem.

Porém, para não ter de se incomodar e não se obrigar a mexer no time, Kleina não o colocou, sequer, no banco, para o jogo seguinte contra o Bragantino. Da mesma maneira, não o integrou como opção para o jogo decisivo contra o Ituano ainda que o time estivesse carente de atacantes e de gols.

Kleina sabia que era muito mais fácil administrar o elenco sem quaisquer ameaças aos titulares, e, para isso, não titubeou em abrir mão de um jogador diferente, desconhecido dos adversários, que poderia transformar-se em elemento surpresa inesperado para uma eventualidade que surgisse, como aquela que pintou,contra o Ituano devido a contusão de Kardec! A falta de um centroavante reserva arrebentou as chances do Palmeiras em lutar pelo título! A falha, debite-se a então, à conta de Kleina!

E, no entanto, contra o -ironia- poderosíssimo Vilhena, o nosso intrépido, desassombrado e revolucionário" "treineiro", ousou lançar Miguel (a pedido de quem?) como titular. Isso sim é que é coragem!  Miguel, de longe, foi -olha a ironia aí de novo, gente- o melhor zagueiro do Vilhena. HAHAHAHAHAHAHAHA!  

Como -e por que?- escalar em um jogo de semelhante importância, outro atleta que, a exemplo de Vinícius, de há muito, deveria estar tentando se aperfeiçoar em um time que esteja longe da grandeza, dos objetivos  e da responsabilidade de um Palmeiras? O próprio Vilhena, quem sabe?

Sou sempre favorável ao lançamento de jovens jogadores, desde que  respaldados pela qualidade do futebol que praticam.

Não é o caso de Miguel, cujo futuro no futebol vai, -em meu entendimento-, depender, exclusivamente dele aprender a usar o corpanzil e o físico avantajado que a natureza lhe proporcionou, haja vista que, desde a base, do ponto de vista técnico, é um jogador fraco, óbvio e comum.

Para consolo dele, muitos jogadores de seu tipo de futebol e biotipo fizeram sucesso -Dadá Maravilha é o mais conhecido entre eles-, e, mesmo com poucas habilidades e chegaram até à Seleção, pois sempre haverá necessidade de "chaves para abrir ferrolhos".

Para isso, ele tem de treinar com afinco e tentar o aperfeiçoamento e o aprendizado em clubes que disponham de estrutura e possam dar-se ao luxo de gastar tempo, a fim de aperfeiçoar ou lapidar um jogador! Não é o caso do Palmeiras, a não ser que use a base! Como usá-la, se, na maioria das vezes é dirigida por gente de pouco ou nenhum conhecimento técnico?

As dispensas de tantos juniores que Kleina só fez ameaçar em lançar (Denoni é um exemplo, ele que é melhor do que Egurem) e a sua preferência por jogadores mais velhos, é a prova cabal e inconteste que, interiormente, Kleina não está, assim, tão comprometido com a renovação do elenco através da base.

Quem se dispuser a analisar as escalações do Palmeiras, vai verificar que os jovens do elenco ele pouco pôs para jogar, dando, sempre, a preferência total aos medalhões ( Prass, Lúcio, Wesley, Marcelo Kardec e Valdívia) com lugares cativos no time principal. Estes, porém, reconheço, com justa razão porque são, efetivamente, os importantes formadores da estrutura do time).

Entretanto, às vezes, Kleina reluta e tem dificuldades, também, em tirar de campo -quando necessário-  medalhinhas tipo Wendel, Leandro, Juninho e até, Bruno César, este último que, mesmo fora de forma, abriu o "bocão" e exigiu um lugar como titular, ainda que estivesse fora de forma, desentrosado, ainda que recém-chegado!
 
Como se nota, de uma forma muito clara, o discurso renovatório e do lançamento de atletas da base, não passa de um lance da retórica de Kleina, a que podemos chamar de embromação!
VOCÊ ACHA QUE KLEINA , VERDADEIRAMENTE, ESTÁ LANÇANDO JOVENS DA BASE OU ESTEJA COMPROMETIDO COM ISSO?
  
COMENTE COMENTE COMENTE

Nota do Editor:
Não estamos criticando Kleina de forma gratuita, ou pedindo-lhe a cabeça logo neste início de Brasileiro! Apenas e tão somente estamos chamando todos à atenção para a realidade de que Kleina não conseguiu ainda, na contramão de seu discurso, revelar um único e solitário jogador de nossa base! 
Desejamos sucesso amplo e total a Kleina no Brasileirão!(AD)

14 Comentários:

  • Às 17 de abril de 2014 às 07:52 , Anonymous Anônimo disse...

    Parei no "quase três anos"...

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 09:03 , Anonymous Menegon disse...

    Alcides é incrivel...nao apostamos na nossa base e contratamos jogadores recem promovido de outros clubes..pode?

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 09:17 , Blogger Unknown disse...

    O Denoni deveria ser o nosso primeiro volante desde 2012.

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 10:26 , Anonymous Marco disse...

    Comentário referente ao tópico anterior - não foi possível publicar ontem
    =============

    O comentário do anônimo 1 completa com precisão o texto do OAV baseado na mensagem do Levi. Exemplifica o que o Levi denunciou.
    Expressando uma situação correta, o anônimo 1 prova como o palmeirense ajuda a prejudicar seu próprio time.
    Nada mais, nada menos é o comentário do A1 do que o desvio de atenção que sempre aparece na nossa torcida e na nossa diretoria quando o tema extra campo é abordado.
    Blogs e páginas repetem todos os dias os diagnósticos, os debates sobre as diversas situações que envolvem o Palmeiras tecnicamente e administrativamente, mas isso não é o suficiente. Basta que alguém levante a bandeira dos cuidados necessários que TODO clube deve ter no extra campo, na defesa dos seus interesses e aparece um inocente útil para colocar frases como essa:
    ‘’ Nós palmeirenses temos que parar de achar que estão todos contra nós e que somos vítimas de tudo.’’

    Estão todos contra nós, sim! Todos os rivais, todos os CONCORRENTES, todos os adversários, todos os inimigos que sabemos quem são, TODOS interessados na cobiçada fatia de mercado que o Palmeiras representa.
    Quem se preocupa com os aspectos administrativos internos, com a montagem do time, com o patrocínio, com o treinador, poderia ter a boa vontade e o bom senso de não atrapalhar aqueles palmeirenses que se dedicam a combater um problema secular do clube, que é a defesa dos nossos interesses contra os CONCORRENTES.

    A frase aparentemente inocente dentro de um contexto correto esconde a omissão histórica que nos levou até esse ponto de levar rasteiras de todos os lados e nos acostumamos a calar a boca.
    Lembrando que até os jogadores do Ituano, mesmo sendo campeões, usaram seu espaço na mídia para denunciar favorecimento ao Santos nos dois jogos finais.
    Enquanto isso, ninguém do Palmeiras tornou público o problema da violência não punida pelas arbitragens e que foi responsável direta por mais uma eliminação no Paulistão.
    É triste constatar, mas nos tornamos uma coletividade de omissos.

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 10:35 , Anonymous Marco disse...

    Jogador da base é para ser utilizado no lugar de jogador Mandrake, aquele que chega apenas para ocupar espaço.
    O dinheiro gasto com jogador Mandrake deve ser destinado à contratação de jogadores diferenciados e ao pagamento de salários a esses atletas.
    A torcida do Palmeiras também colabora com essa política ao lotar a internet com críticas aos salários de jogadores que fazem a diferença como Valdívia, Wesley e Prass e começará a fazer logo com Kardec.
    Quem onera o clube são os jogadores meia boca, que não serão titulares e atrapalham a subida ao time de jovens revelações, que custam menos e podem render muito mais para o clube dentro de campo e em futuras negociações.
    Temos hoje quatro laterais esquerdos e um zagueiro que pode fazer a função. Para que foi contratado o tal de Paulo Henrique, tirando a oportunidade do garoto Vitor Luís, sendo que ainda temos na base o lateral da seleção sub 20?
    Em outros times, jogador de 17 anos é titular, se tiver potencial, no Palmeiras, um garoto de seleção é visto com cautela.
    Não é só o Kleina que deve ser avaliado sob esse aspecto, mas a direção e a própria torcida que forma opinião pela internet.

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 12:19 , Anonymous Anônimo disse...

    Estão todos contra nós sim!...Não somos "Favorecidos" em nada e como se não bastasse ainda nos ferram!...vejam como exemplo o início da construção da ARENA até Pra deslocar uma arvore e replantar em outro local a obra foi embargada.
    Agora quando se trata dos Gambás ou
    Bambi por exemplo vale tudo.

    As. J.J (Joaquim)

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 12:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Bem lembrado pelo JJ esse exemplo da Allianz Parque. Com a gente até o MP botou pra **der. Acabar com a TO esses caras não conseguem, só fazem média.

    Truco tudo pelo SENHOR Estádio que teremos. Isso vale ouro. Mais um motivo para o Paulo Nobre estar brigando pesado pelos interesses da S.E.P. Se fosse a frouxidão de sempre, já teriam dado o estádio pra WT. Já vi torcedor, diretor, grupo político pedindo pra maneirar com a WT.

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 13:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Maneirar com a W.TORRE é Preciso!...Afinal em que pese ser uma concessão os caras da W.Torre já Ouviram poucas e Boas no decorrer dessa construção.Você defender os Direitos do Clube é Uma coisa ser Chato é outra e tem caras la (dirigentes casca de ferida).
    Essa Implicância dos dirigentes do Clube com a W.Torre ta se refletindo no Acabamento Externo da ARENA que a meu Ver tava mais Bonito no Primeiro Projeto.

    As. J.J (Joaquim)

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 13:32 , Anonymous Anônimo disse...

    Quanto a não Lançar jogadores da Base isso já vem de a muito tempo.
    E Quando o treinador lança algum novato pode acreditar que tem empresário envolvido na parada forçando o treinador pra lançar o jovem.
    Caberia ao Presidente do clube exigir do treinador o lançamento de jovens da base (Prata da Casa).
    Acho que até o Presidente é refém de empresários de jogadores por lá.

    As. J.J (Joaquim)

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 16:24 , Anonymous MestredosMagos disse...

    NOSSA BASE NÃO SE COMPARA AO SANTOS

    Dei uma pesquisa rápida parar saber porque o Santos sempre revela jogador bom e vejam esses dados.

    E vocês sabem que é nas escolinhas de futebol que se garimpam os meninos, que virão a ser adolescentes e quem sabe jogar bola.

    É na fase "escolinha" que já se se o guri tem intimidade com a bola.

    O Santos tem hoje:

    30 Escolinhas no Estado de São Paulo

    6 Escolinhas em outros estados, AM, MS, RO, MT e MG.

    1 Escolinha em outro país: Egito (Cairo)

    E NÓS??????????????

    Nós temos um bando de empresários ordinários infiltrados no clube, enfiando goela abaixo essas tranqueiras que temos como Vinicius, Miguel, entre outras aberrações.

    Não tem comparação,

    TEMOS QUE ACEITAR NOSSA CONDIÇÃO DE SERMOS DESCOBRIDOR DE JOGADORES PRONTOS, COMO SEMPRE FOI A HISTÓRIA DO CLUBE. CITO ADEMIR DA GUIA, SEM PROLONGAR MUITO OS OUTROS.

    Eu nunca vi na minha vida, um jogador que tenha saído da nossa base e tornado um grande jogador no time principal e sabem por que?

    Porque não temos a quantidade de escolinhas espalhadas pelo Brasil como tem o Santos por exemplo.

    NUNCA TIVEMOS.

    E não vai ser agora, depois de 100 anos, que vamos mudar o quadro da noite para o dia.

    Precisamos de bons olheiros, que entendam de futebol, pra errar menos e descobrir o potencial de jogadores de times menores, mas já prontos, ou seja, sem que precise passar pela porcaria de time sub 17, sub21, time B, entre outras besteiras.

    O dia que tivermos muitas escolinhas, aí sim, aparecerão os chamados "meninos do palestra".

    =======

    ENQUANTO ISSO, ESPECULAÇÕES

    Gente muita gente comentando jogadores do Ituano, falando desse ou daquele.

    Alguns falam de Anderson Sales e Alemão (defensores), de Vagener (goleiro) e de Rafael (atacante). Todos do Ituano.

    Mas do jogador que mais me deu gosto de ver, em todo campeonato, poucos falam.

    ESQUERDINHA.

    Esse é o cara do Ituano.

    Como eu não entendo merda nenhuma de futebol, então que contratemos mais um zagueiro mesmo.

    Saudações.

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 18:46 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 18:53 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Mestre
    O Palmeiras no tempo de Mustafá,

    Teve time B mais filiais na Bahia e no Ceará, além de dezenas de escolinhas pelo país.

    E, no entanto, aproveitou pouquíssimos jogadores.

    A maioria entre ou poucos que foram lançados foi queimada pela mídia ou por aquela parte da torcida paulistana que imagina ser proprietária do clube e só nós prejudica.

    Vou citar três bons nomes que me ocorrem neste instante:

    Gerson Caçapa, Tadei e Edu Manga.

    Poderia citar o lateral esquerdo Denis mas lembrei que ele foi o responsável pelo gol que fez a Inter de Limeira nos tirar o Paulistão de 86.

    Houve, sim, alguns lançamentos de jogadores, mas a principal barreira para que esses jogadores vingassem foi, sem qualquer dúvida as nossas organizadas.

    Em relação ao Esquerdinha também é o nome do Ituano que mais me interessa.

    Poderia ser uma grande alternativa a Valdívia embora atue em posição um pouco diferente.

    Há três dias publiquei neste OAV uma postagem com o título ITUANO CAMPEÃO PAULISTA DE 2014! TRÊS, ENTRE OS CAMPEÕES, INTERESSAM AO PALMEIRAS!.

    Tive o cuidado de selecionar uma foto de Esquerdinha para ilustrar a matéria, colocando-o em destaque entre outros que supostamente interessavam ao Verdão

    Por falar em Esquerdinha, tivemos um jogador egresso da base com esse nome, que acabamos cedendo à Portuguesa onde ele desempenhou excelentes performances.

    Abs (AD)

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 19:20 , Anonymous Marco disse...

    Os resultados da base nos últimos anos mostram que o Palmeiras formou jogadores em número equivalente a outros times e superior aos rivais da capital.
    Nas competições de base (basta acompanhar as competições) os resultados do Palmeiras são expressivos em termos de chegar as fases principais.
    O número de jogadores da base que faz parte do elenco principal é superior aos dois da capital.
    A realidade da base nos últimos cinco ou seis anos é muito diferente da realidade da base de quarenta, trinta ou vinte anos atrás.
    A questão é outra.
    Jogador da nossa base é preterido, emprestado, para dar lugar a jogador “mandrake”, aquele que não acrescenta nada ao grupo.
    No atual elenco, temos o lateral esquerdo Paulo Henrique (21 anos) contratado nesse ano, tendo no grupo o Vitor Luís, de 20 anos e o time sub-20 contando com um garoto de 18 anos da seleção brasileira.
    Nosso titular da lateral esquerda, Juninho, foi contratado e entrou no time quando tinha 21 anos, idade atual do lateral direito Bruno Oliveira.
    O zagueiro Wellington tem 23 anos e é considerado garoto, enquanto em outros times, garotos de verdade com 17, 18, 19 anos são titulares.
    Emprestamos Luís Gustavo para o Vitória, jogador que joga bem na lateral direita e ficamos sem um opção a mais para a função.
    É inegável que a base precisa melhorar, mas também é inegável que a mentalidade sobre o aproveitamento desses jogadores precisa mudar.
    O mais interessante é ver um jogador da nossa base entrar no time, mostrar futebol e por alguma razão, em pouco tempo é tirado da equipe e esquecido.
    Isso aconteceu nesse início de ano com o volante Renato e depois recebemos a contratação do Josimar, o sétimo volante do elenco.

     
  • Às 17 de abril de 2014 às 20:22 , Anonymous MestredosMagos disse...

    ALCIDES

    O Edu Manga era um craque.

    Perto de uns pernas de pau que tem hoje?

    Nooosssaaa.

    Ele ia sobrar.

    O Caçapa e o Tadei mais ou menos.

    MARCO

    Acho que o campeonato paulista é o local certo para se treinar os jovens, enquanto os marmanjos vão adquirindo forma física e vão entrando durante a competição.

    E o Renato é um baita volante.

    Saudações.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial