Observatório Alviverde

10/04/2014

SÓ FALTA AO PALMEIRAS UM RETOQUE ESTRUTURAL!



Muitos censuram o Palmeiras pelo fato de o clube não investir forte no mercado, a fim de montar um time mais expressivo, de primeira linha e ir para a cumeeira, para a cabeça dos diversos torneios e campeonatos que disputa.

De um ponto de vista teórico, o clube colocaria todas as suas fichas em jogadores de nome e talento, -do jeito que fez na época da Parmalat- e contrataria os melhores em cada posição, supondo que o retorno em campo e, principalmente na bilheteria e no marketing, seria suficiente para quitar o empreendimento e, ainda, sobrar um troco.

Não comungo com essa linha pensamento por um único motivo, aquele de não ser o futebol uma ciência exata! Ninguém pode garantir que a contratação dos "melhores", (conceito muito pessoal, vago e impreciso) seja sinônimo de títulos, conquistas e, principalmente, de faturamento.

Ademais toda a vez que o Palmeiras fez isso, fracassou. Lembro-me do time dos sonhos da década de 80 (só feras), insuficiente para vencer a Inter de Limeira em 1986.

Não discuto, porém, que o Palmeiras poderia ser um pouco mais ousado, investindo um pouco mais forte em alguns jogadores para as chamadas posições chaves.

Em meu entendimento, aplicando-se o raciocínio ao elenco atual, esses jogadores seriam:

a) um goleiro (Temos Prass, o melhor do Paulistão, mas precisamos de outro, à altura do titular)
b) um zagueiro experiente (Temos Lúcio o melhor do Paulistão. Precisamos de outro para compor a dupla) 
c) um armador categorizado (temos um, Valdívia, o melhor do país. Precisamos de outro, canhoto )
d) três atacantes diferenciados de características diferentes um do outro (temos Kardec) para a alternância..

Para as demais posições, o Palmeiras não precisaria investir tanto, já que o mercado é farto para laterais,(os nossos já estão recuperados mas precisamos de um pela direita), para zagueiros que compõem a defesa, para volantes de contenção e meias razoáveis, posições que, justamente, o Palmeiras, equivocadamente, mais contrata, (talvez por serem os jogadores dessas posições quase sempre os mais baratos)!

Ano a ano, temporada a temporada, o Palmeiras passa ao largo da contratação de atacantes e nunca dispõe de número suficiente de homens de área, sendo este um problema crônico que se repete indefinidamente. A falta de um substituto à altura para Alan Kardec, foi, inquestionavelmente, uma das razões fortes de termos perdido a vaga na decisão do Paulista, para o modestíssimo Ituano.

Entra diretoria, sai diretoria e o Palmeiras não consegue mensurar, avaliar ou aquilatar a importância da fartura de atacantes e de homens-gol para a construção de um time competitivo, o que só tivemos na vigência da primeira academia ou nos tempos da Parmalat.

Isso remete-me a uma decisão da Copa do Brasil perdida para o Cruzeiro em 1996 em que Miller recusou-se a jogar a final. O Palmeiras, à última hora,  foi buscar em Minas um jogador tosco, primário, de nome Reinaldo (não o Rei, que chegou a vestir a nossa camisa, outro)  recém saído da base!

Esse jogador foi um fiasco em campo, como eu previa e sabia que iria acontecer. O Palmeiras, leia-se Mustafá, que pouco entende de bola, e o malandríssimo Luxa, cairam no conto do centro-avante justamente porque o Palmeiras não se preveniu a tempo e hora, contratando homens de área!

Para que se tenha uma idéia, fiz um levantamento de 1950 aos dias de hoje e constatei que entre os quatro grandes paulistas, o Palmeiras é o clube que tem o menor número de artilheiros do Paulistão, sete, perdendo para o Cu-rintia que tem oito, para os bambis, que têm 12 e, principalmente para o Santos, em que Pelé sozinho foi artilheiro muito mais vezes do que todos os atacantes que o Palmeiras teve até hoje, isto é 11 vezes.

Há uma cultura doentia no Palmeiras, em deixar sempre para depois a contratação de atacantes, e os nossos dirigentes parecem não compreender que o objetivo fundamental do futebol é fazer gols e que time algum consegue fazer gols suficientemente, se não se dispuser de bons atacantes.

Desde 2008 não conseguimos fazer um artilheiro no Paulistão. O último foi Alex Mineiro com 15 gols! O Palmeiras sempre economiza, se encolhe e pechincha quando se trata de adquirir homens de área, e por isso, nunca os tem. É inacreditável!

Considerando-se a lista elaborada, o Palmeiras, no momento atual, carece de um reserva para Prass, mas a solução pode já estar em casa e, perfeitamente, ser Deola.

O zagueiro para compor a parelha com Lúcio, também pode estar no elenco, se o experiente Vitorino, ex-seleção uruguaia, conseguir voltar, fisicamente, bem!  Tomara!

Tiago Alves escalado erroneamente por Kleina para a lateral é uma incógnita porque, agora desentrosado, depende de uma melhor avaliação, embora possa, também, suprir as necessidades de elenco no banco de reservas!

Outra possibilidade é o recuperado Thiago Martins que pode e deve ter outras chances! Wellington tem, ainda, muito a aprender, mas só se aprende jogando! Ele está indo muito bem!

No meio de campo eu não espero nenhum milagre entre aqueles que compõem o atual elenco e seria bom se o Palmeiras pudesse contratar um canhoto para a inversão -se necessário- da tomada e angulação de ataque.Valdívia é destro! É preciso ter alguém para surpreender!

No ataque temos de aumentar o número de jogadores, mas com a obrigatoriedade de se ter ao menos um da qualidade ou, se possível, até melhor do que Kardec.

Douglas Tanque, -cuja contratação está sendo anunciada-, por seu porte físico e por sua condição de canhoto, teoricamente, em meu entendimento, pinta como solução!

Mas, na realidade, ele é, por enquanto, apenas, uma perspectiva, uma aposta que tem tudo para vingar. É preciso ver como ele se comporta  vestindo uma camisa de maior projeção do que a da Penapolense, a camisa de um time que tem a  mais exigente (às vezes a mais inconveniente) entre todas as torcidas brasileiras.

Conclusão: o Palmeiras tem uma base muito forte e o grupo, com reforços pontuais que nem precisam chegar de uma vez, e com pequenos retoques, tem tudo para armar um grande time e disputar com brilho o Brasileirão. Se vai ganhar ou não é outra conversa porque entre vinte, (quem sabe vinte e um clubes se a justiça determinar a entrada da Portuguesa), ao menos doze tem condições de sagrar-se campeãs!

Àqueles que continuam questionando Kleina eu os aconselho a colocar um paradeiro nas críticas e deixar o técnico desenvolver o seu trabalho de uma forma calma, tranquila e serena.

O verdadeiro palmeirense não é aquele que vai torcer para o time perder, simplesmente para que haja motivação para a demissão de Kleina.

De minha parte, não coloco Kleina como o técnico ideal e nem aposto que ele possa chegar ao título,  embora,- reconheça-se-, ele seja um técnico que, se vai mal em mata-matas, vai muito bem nos pontos corridos. Que o sistema vigente no Brasileirão possa ajudá-lo à ir pra cabeça da competição!

O grande problema nosso, -o maior deles- infelizmente, lamentavelmente, é o extracampo. Ainda que consiga mostrar um esquadrão  e seja o melhor entre todos do Brasil,  o Palmeiras sempre tem e terá obstáculos extras a ultrapassar definidos pelas ações nefastas e injustas -autêntica coação- dos homens do STJD, notadamente de seu "ínclito" procurador, a eterna perseguição das arbitragens e sobretudo, da maior parte da mídia, que apoia, convalida e trata como normal toda as manobras espúrias deflagradas contra o clube.

De qualquer forma, -noves fora a acidental eliminação da final- pelo bom futebol que o Palmeiras exibiu na maioria dos jogos do Paulistão, tenho a esperança de que cumpriremos um bom papel no Brasileirão!

COMENTE COMENTE COMENTE

11 Comentários:

  • Às 10 de abril de 2014 às 09:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Fugindo um pouco do contesto do texto novamente só pra divulgar uma boa notícia:
    O Palmeiras terá a única Arena do Mundo com revestimento em aço.


    As. J.J (Joaquim)

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 09:50 , Anonymous Anônimo disse...

    Lembro muito bem!... Mesmo com o bom time da era parmalat não conseguimos o mundial.
    A libertadores foi na bacia das almas.
    Já outros clubes com times inferiores conseguiram libertadores e mundial.
    Um bom time até ajuda nessas conquistas más tem o imponderável.

    As.J.J (joaquim)

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 15:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Voltando a dar uma palhinha no blog de ontem sobre misticismo:
    Como disse na ocasião: "NÃO critico!" não cutuco, não procuro esse subterfúgio pra ser vencedor na minha vida.
    A pergunta é: escolha o maior ídolo do Cúrintia nas últimas conquistas.
    A-O Cara que Pagou Ives mendes.
    B-Edilson (mafia do apito)
    C-Juíz de Cúrintia e Inter em 2005
    D-Juíz de Cúrintia e Brasiliense
    E-Juca Kfouri Jornalista Mais sujo
    do Brasil junto com essa imprensa suja.
    F-Juíz de Boca e Cúrintia no La Bombonera.

    Me pergunto onde tá O VUUUUDOOOOO!

    As.J.J (Joaquim)


     
  • Às 10 de abril de 2014 às 15:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Nós Palmeirenses focamos Muito no cúrintia e suas Conquistas Sujas Más os Bambí são bem piores! Esse Idiota do Murici ganhou muito por lá no apito também e pensar que esse cara quando veio pro Palmeiras achava que ia ter apito amigo à favor.

    As.J.J (joaquim)

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 15:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Esse Xarope do Murici Tinha um lema
    à uns anos Atras, que a Imprensa Ressaltava aos 4 Cantos quando ele dirigia os Bambi.
    O Lema era: Aqui é Trabalho!...
    Eu Pensava comigo! eu sei qual é o trabalho!... "Trabalho nos Bastidores da Arbitragem isso sim!.

    Outra coisa que a imprensa escondia más teve um dia que escapou!... Ouvi um repórter
    falar que: Juízes de futebol à um tempo atras fazia condicionamento físico nos Bambi.

    As.J.J (Joaquim)

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 15:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Assim Como qualquer outro seguimento da vida seja na Política ou no Misticismo pessoas visam primeiro se dar bem financeiramente,politica e
    socialmente na sociedade por isso não me importo com misticismo na Política escolho sempre um candidato e digo mais desde que voto sei o nome de todos em que votei e o partido faço questão de anotar no verso do comprovante.

    As.J.J (Joaquim)

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 15:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Nós Palmeirenses temos que ter muito orgulho de vestir esse manto verde e Branco na derrota ou na vitória.
    Vejam os números do Avanti e compare:

    PALMEIRAS 40.422 sócios
    Cúrintia 42.823

    As.J.J (Joaquim)

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 18:16 , Anonymous verde insuperável disse...

    Me desculpe, mas o Palmeiras NÃO exibiu bom futebol na maioria dos jogos. Nessa maioria, ganhamos muitas vezes no final, ou com defesas milagrosas de Prass. Um time sem padrão tático, um bando, sem nada ensaiado. Veja o time do Ituano, e verá o que é conjunto no ludopédio. Kleina não sabe nada. Péssimo treinador. O pior da história. Nobre não o demitiu. Assim, nada ganharemos este ano e 2015 a Série B é bastante provável.

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 18:41 , Anonymous Anônimo disse...

    A.D acabei de ver no Wikipédia fotografia Kirlian deu pra entender bem a aura que aparece nos objetos a ciência explica bem, Mas os místicos tem outra opinião eu fico nesse caso com os dados Científicos.


    As.J.J (Joaquim)

     
  • Às 10 de abril de 2014 às 19:40 , Anonymous Anônimo disse...

    AD, que estória é essa de "cumprir um bom papel no Brasileirão"? O verdadeiro torcedor palmeirense é muito exigente, ele entra sempre sonhando com o título, o artilheiro, o menos vazado, tudo isso jogando bonito. Me desculpem, mas com o GK isso não tem a mínima chance de acontecer, pois ele é só um cara legal, mas não é competitivo, que é o que mais precisamos. Tivemos a segunda melhor campanha no Paulistinha, mas na maioria dos jogos o time não foi bem, desagradando a maioria da torcida. Eu quero é muito mais do que o que eu vi até agora neste ano de centenário.

     
  • Às 11 de abril de 2014 às 00:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Sobre o futebol exibido até agora, sei não... Eu esperava mais e, ao que parece, a torcida também.

    No começo do campeonato o time jogou bem, com vontade, raça, e até técnica. Pegou os fedô, empatou, normal, e depois, sem explicação, murchou.

    Podem dizer que era falta de entrosamento, que não tiveram tempo. Mas como é que começa bem e do meio pro final piora? Preparo físico, pauladas do adversário?

    Sendo bem econômico, sem fazer loucuras, eu penso que precisamos de 1 atacante bom, bom mesmo, e 1 lateral para ser titular. O resto, se dá um jeito, principalmente se não perdemos os que já temos e riscar o Bruno da lista. Pô, não é coisa de outro mundo, não é pedir demais...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial