Observatório Alviverde

12/12/2014

SERIA, OSWALDO DE OLIVEIRA, O MELHOR NOME PARA TÉCNICO DO PALMEIRAS?


 
 OSVALDO DE OLIVEIRA: A PRIMEIRA INDICAÇÃO DE MATOS

Tenho pensado, seriamente, em retirar-me, definitivamente, de quaisquer atividades da lida jornalística, as que tenho exercido com calculado, assumido e dirigido parcialismo, apenas e tão somente por respeito e amor às cores do Palmeiras.

Muito longe de apontar como motivo as constantes, doloridas, fragorosas e sequentes derrotas palmeirenses, os meus motivos são outros, muito outros, de ordem estrutural do próprio futebol.

Na verdade, sinto-me, hoje, um cronista esportivo demodê, completamente superado para a abordagem dos atuais temas do futebol, cujo DNA foi alterado pela ação inconsequente dos incompetentes teóricos do jogo e dos que se jactam como cronistas de vanguarda tipo Jukas, Prados, Motoboys e outros... 

O atual futebol brasileiro, sob a capa e desenho de um pretenso profissionalismo, transformou-se, pela ação nefasta desses grupelhos, em um "cabide de cargos, empregos e conveniências", em que o menos importante passou a ser o próprio jogo.

Sem medo de incorrer em qualquer erro ou injustiça, afirmo, peremptoriamente, que todas as mazelas, crises técnicas, financeiras, administrativas e quase todos os problemas, enfim, pelos quais o futebol vem passando, decorrem da ação nefasta, corrosiva e destrutiva dessa gente esnobe e cheia de si, porém incompetente e incapacitada.

Ocupando, na maioria das vezes sem o menor mérito, posições de destaque nos maiores e melhores veículos de mídia do país, estrategicamente distribuídos em tv, jornal, rádio e web, parece claro que esses cronistas, aparentemente compartimentados, funcionam em lobbies, isto é, em magotes, agindo, sempre, como autênticos grupos de pressão, tal o sincronismo com que abordam, a um só tempo, os mesmos assuntos impostos por seus interesses grupais e pessoais.

Hoje, repito, o que menos importa em futebol, é a chamada  "atividade-fim", isto é, o futebol em sí, o jogo, o povão, os clubes e os jogadores! Trata-se, apenas, um detalhe!

O que tem valor, mesmo, são as organizações parasitas que sobrevivem da modalidade, como as federações e confederações taxadoras e os organizadores predadores dos eventos, com realce para a Rede Globo de Televisão, que posa e se arvora em grande mecenas, mas que não passa de uma grande e reles prostituta.

Por quatro décadas na atividade jornalística, cultivei e exercitei um estilo de trabalho honesto, neutro, isento e imparcial de ser e de agir, mera obrigação minha, aliás, longe de constituir-se em qualidade ou meritocracia.

Tudo, fique claro, imposto por minha consciência, por minha ética, por minha formação, por minha didática de proceder, inspirada na fonte clara e pura do indefectível manual ético da profissão.

Entretanto, no melhor estilo de Nori, PVC, Greco, Jota e outros cronistas, ditos, palmeirenses, por muito tempo fui um crítico áspero, mordaz e desproporcional do alviverde. 

Dos que cito, todos ainda vivenciam esse estádio, exceto o Jota, mais experiente, que já o transcendeu, malgrado uma ou outra escorregadela ou falha ocasional.

Tenho constatado fortes críticas e cobranças na mídia palestrina a todos esses profissionais (eu mesmo os critiquei) mas sei, por própria lavra e experiência, as razões pelas quais agem assim de forma tão profilática e defensiva em relação ao clube de coração.

Honestos, bem intencionados, de muito bons propósitos (feliz ou infelizmente os palmeirenses são assim), imaginam que o procedimento tenha o poder de livra-los de possíveis dramas de consciência e profissão.

Da mesma forma, imaginam que serão vistos com mais simpatia e credibilidade pelos companheiros e público que professam outras crenças clubísticas. Ledo engano! 

Em razão desse ingênuo e errôneo proceder, (ser mais realista do que o rei na análise de lances, aspectos e fatos referentes ao Palmeiras) acabei, sem querer, incluso em um contexto profissional impróprio, muito pior, no qual eles, todos, ainda que não percebam, já estão, definitivamente, inseridos!
 
Sem que se dessem conta, passaram a integrar uma velha "troupe", dirigida, que, há anos hostiliza o Palmeiras, cujo lema sempre foi, "... o meu (cu-ríntia, bambi, Santos) não tem defeito, mas o Palmeiras, se não tiver, eu invento, eu encontro, eu coloco, eu denuncio"!

Foi por isso que de dez anos a esta parte, coloquei toda a minha particularíssima experiência, amealhada nesse latifúndio de tempo e militância no esporte, a serviço das causas honestas do Verdão! 

Sinto-me, porém, apesar do retorno e a audiência deste blog, como se estivesse pregando no deserto pois quanto mais falo, quanto mais advirto, menos eu sou ouvido! 

A cada nova transição ou situação pelas quais passa o Palmeiras, renova-se o formidável estoque de equívocos, desmandos e falta de visão daqueles que comandam o clube. 

É desencanto e desilusão demais para este velho e remendado coração alviverde que, graças a Deus, ainda me anima.

Neste instante, por exemplo, estou boquiaberto, em face de todos os absurdos que o Palmeiras vivencia dentro, fora de campo, nos bastidores e, sobretudo, na mídia, sob o olhar contemplativo, subjugado e submisso, de nossos incompetentes dirigentes. 

Belisco-me, a cada instante, para constatar que ainda estou vivo e acordado, tal a dose de surrealismo que persiste no dia a dia daqueles palmeirenses que conseguem ver sem óculos ou enxergar sem binóculos, entre os quais me incluo.

Ah, eu disse isso porque, neste momento, não dá para entender a contratação de tantos gerentes e burocratas, a peso de ouro, como vem fazendo, também, a Sociedade Esportiva Palmeiras, em detrimento dos profissionais que vestem a camisa e entram em campo para jogar.

Seria essa a tal profissionalização futebolística de que ainda não dispomos?

Quanto vai custar, isto é, quanto já está custando, Cícero de Souza, o novo gerente, aos cofres do Palmeiras? Daria para contratar um atacante?

Quanto irá custar o seu indicante, padrinho e protetor Alexandre Matos, em processo de saída do Cruzeiro EC, prestes a assumir a direção de futebol remunerada do Palmeiras, mediante proventos muito acima do mercado comum? 

O que essa gente tem que outros não têm? 

O que os faz profissionais de milhares de reais, euros e dólares, em um futebol no qual os clubes vivem na corda bamba e os jogadores ainda não ungidos pelo sacratíssimo óleo da fama, vivem situações de extrema penúria?

Então quer dizer que o Sr. Matos, aquele que jamais comandou, de fato, quaisquer contratações no Cruzeiro, mas, apenas as tocou, restringido, sempre, a um teto previamente estabelecido, já está colocando, no Palmeiras, as manguinhas de fora, exigindo a contratação de Oswaldo de Oliveira?

Pois fique sabendo Nobre, que, Matos, tanto e quanto o atual presidente cruzeirense, estiveram, sempre, um pouco à margem das indicações e, ambos, a serviço da ala Perrela, aquela... 


Aquela, sim, que continua mandando e desmandando no Palestra Mineiro, onde o sr. Matos, de fato, trabalhou, mas, nunca, solitariamente, mandou ou desmandou como reza no folclore. Apenas e tão somente, obedeceu!  

Não, não sou um opositor ferrenho, daqueles, visceralmente, contrários à contratação de Oswaldo, 64.

Sabemos que, apesar de sua extensa militância no futebol brasileiro, trata-se de um treinador de poucos títulos, todos eles, conquistados no Corinthians, campeão mundial do extracampo! (assim é muito fácil)

Oswaldo, segundo as publicações, ganhou um Paulista (1999), um Brasileiro (1999) e um arremedo de Mundial de Clubes (2000), por estranha concessão do inefável Mustafá Contursi, aquele que, a exemplo de Osmar Santos, ninguém sabe, ao certo, se é palmeirense ou curintiano!  Mas como um verdadeiro palmeirense jamais admitirá ser curintiano...

Osvaldo, além de um grande caráter, tem experiência suficiente, sim, para tocar o Palmeiras!

Mas, se deveria ser o primeiro nome da lista, essa é uma outra e importantíssima discussão!

COMENTE COMENTE COMENTE

21 Comentários:

  • Às 12 de dezembro de 2014 às 06:58 , Anonymous Marco disse...

    Contratar Oswaldo de Oliveira é jogar por terra toda a esperança de mudança para o Palmeiras.
    É condenar o clube e sua torcida a ficar no "mais do mesmo".
    É provar que não aprenderam com os erros.
    É mais uma vez proporcionar para a imprensa o prazer de assistir o Palmeiras consolidar a imagem de coadjuvante.

    Mesmo que o Palmeiras faça ótimas contratações, dar um elenco de categoria para um treinador MEDÍOCRE será jogar dinheiro e acabar com toda esperança de mudança de condição do Palmeiras.

    Pelo amor de Deus, Sr. Presidente, não assine outro atestado público de ignorância esportiva!

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 07:35 , Blogger BORGO disse...

    Vá para pqp... Sr. Presidente. Tem um montão de gente com qualidade no mercado, basta querer Sr. Presidente. Não venha com esse filhote de gambá para, neste momento de recomeço, onde tinhamos e temos todas as chances de melhora e infelizmente quer nos mandar de volta à UTI...Tenha piedade de nós Palmeirenses... Faça uma enquete só de brincadeira e verá que esse Osvaldo não tem nosso perfil. Traz o Abelão, o Mancini, o Leivinha,o César Maluco mas não esse Osvaldo. Não tente nos derrubar novamente...

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 07:37 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    Não gosto do trabalho do Oswaldo. Tenho admiração pelo trabalho do Cristovão Borges, acho que ele daria certo no Palmeiras.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 07:41 , Anonymous Marco disse...

    O fato desse cara ter ligação com o gambá é o de menos.

    Ele é
    I N C O M P E T E N T E

    Não tem a menor capacidade para dirigir o Palmeiras.

    Não chegaremos a lugar algum com ele. É só muita conversa e nenhum resultado.

    I N C O M P E T E N T E
    Foi mandado embora do Santos por incompetência.

    Tudo indica que o Palmeiras fará boas contratações e terá enorme possibilidade de acertar o elenco e o time.
    Não pode jogar tudo fora contratando esse cidadão como treinador.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 08:35 , Anonymous Renan Teles disse...

    Alcides, bom dia!

    Comentei com meu pai semana passada sobre este quadro que vc descorreu no blog, estão fazendo um circo pra anunciar diretor e gerente de futebol (usei esses termos "banana ta comendo macaco, não entendendo mais nada de futebol").
    Impressionante como as prioridades são outras...cade o maestro 10, o matador 9...o velocista 7??

    Não desanime Alcides, neste deserto escaldante chamado Torcida Palmeirense ainda há ouvidos atentos ao que vc publica.

    Grande Abraço.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 08:45 , Anonymous Flavio Barboni disse...

    Desisti do futebol, só to acompanhando o basquete palestrino agora. Maxi Stanic é meu ídolo, e é isso aí!

    Oswaldo de Oliveira não, pelo amor de Deus! PELO AMOR DE DEUS! Traz o Gareca de volta, é isso que vira!

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 09:16 , Anonymous Anônimo disse...

    Vergonhoso em pronunciar o nome Oswaldo para comando técnico, será que não viram o que ele fez no peixe e foi demitido, não tem pulso, não tem autoridade, não tem talento, não possui liderança, será que ninguém enxerga isto? Paulo Nobre, não faça mais esta com nós torcedores, chega de erros..o tempo está aí para acertos. Este cara em entrevistas fala para dentro ninguém entende o que diz, falta tudo para ser técnico nosso, volta para os gambás...aqui não!!

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 10:26 , Anonymous Anônimo disse...

    Façam contratações como fizeram a época da parmalat que técnico passa a ser secundário, do contrário, pelo amor de Deus, este Oswaldinho não!! Alexandre Matos também não apitava como dizem não, muito cuidado com todo este prestígio que estão colocando nesta pessoa, o tempo dirá o que digo agora. Não podemos errar como fizemos, assim sendo, tempo de construção e reparos, não comecem com erro estúpido com este técnico.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 10:38 , Anonymous Anônimo disse...

    Prezados Palmeirenses
    a começar pelo técnico também tenho meus receios, porém qual seria o técnico ideal, confesso tenho dúvida.
    qto aos jogadores, o Amaral vem com boas referências e um contrato de 2 anos seria interessante
    no meio uma parceria com a UNIMED pelo Conca, vale a pena!!!
    ainda mais Valdívia e Conca juntos, que time!!!
    no ataque, gosto de jogadores rápidos e agudos, então vai: Marcelo (Atletico PR) e Erick (Goias)
    o que você acha?
    abraços
    Marcelo Dinardi

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 11:24 , Anonymous J.J disse...

    PRECISAMOS DISSO:DIRETOR E GERENTE DE FUTEBOL! OU DIRETOR OU GERENTE UM É SUFICIENTE!

    OSVALDO DE OLIVEIRA TA SEM CLUBE E DEVERIA CONTINUAR SEM!.. ASSIM COMO O LUXA, É APENAS MAIS DO MESMO!
    TREINADORES VELHOS E MILIONÁRIOS QUE TÃO NO FUTEBOL POR MAIS DINHEIRO NA CONTA, SOU A FAVOR D GENTE NOVA E COM
    COMPETÊNCIA.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 11:31 , Anonymous j.j disse...

    EU APOSTARIA NO ALBERTO VALENTIN QUE JÁ
    TA NO CLUBE PRO PAULISTÃO OU NO ARGEL
    DO FIGUEIRENSE.
    GOSTARIA DE TREINADOR JOVEM QUE TENHA FEIRO BOM TRABALHO EM ALGUM CLUBE.

    CHEGA DE TREINADORES VELHOS E VELHOS
    TREINADORES VELHO TEM QUE JÁ TA MILIONÁRIO TEM QUE APOSENTAR.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 11:46 , Anonymous victor tredenski disse...

    OSWALDO DE OLIVEIRA

    ALGUEM AQUI NO BLOG ESCREVEU:

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    E É ISSO MESMO

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 11:58 , Anonymous Marco disse...

    Técnico ideal?
    No lugar do oswaldinho, até um cone.
    Pelo menos o cone não vai ter chiliques

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 12:08 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    É incrível como o Palmeiras gosta de contratar meio campistas e defensores.

    O Alcides discorre sobre isso constantemente neste blog, e realmente é uma grande verdade!

    Parece uma síndrome, uma doença, um tic nervoso!

    Se for confirmada a contratação(pode ser especulação da imprensinha) deste jogador do Goias( Amaral)o qual não tenho como avaliar seu futebol,é o grande sinal de que nada vai mudar!

    PRECISAMOS DE ATACANTES, ALTOS, RÁPIDOS ,VELOZES, e não de defensores!

    Temos um monte de meio campistas defensores e jogadores de defesa!!

    Precisamos de gente para fazer companhia a Valdívia e atacantes decentes e decisivos!!

    Com um meio de campo e ataque forte, veloz, incisivo, rápido e goleador, a bola não chega em nossa defesa! Não precisamos de mais brucutus e marcadores.

    Estou só esperando!! Pelo visto o sujeito que foi reeleito continua patinando, e mais perdido que cego em tiroteio!

    Será ordens de DOM MUMU, o inominável?

    MAS VOU DAR TEMPO AO TEMPO E VER QUE ELENCO ELE VAI MONTAR PARA 2015!

    Só espero que entre Oswaldo de Oliveira e Argel ele faça a opção pelo ultimo!

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 12:30 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Eu prefiro Caio Jr. que Osvaldo de Oliveira.

    Se for pra contratar Osvaldo, que esperem a eleição do Internacional pra ver se o Abel continua.

    Essa diretoria tem que saber separar o joio do trigo.

    Agiu certo em contratar os diretores, cada um com sua função. O Alexandre na parte de contratação, contatos, intermediações, ou seja, a máfia das contratações e o Cícero que será o "chapa", o cara próximos dos jogadores e coordenador da parte extra vestiário.

    É pra isso que, no meu entender servem os dois e por isso concordo com suas contratações.

    Mas técnico, eu não acredito em hipótese alguma, o Osvaldo ser indicação do Alexandre Mattos.

    Eu acho que isso é coisa mandada, do tipo Mustafá Contursi.

    Acredito ser uma imposição do Mustafá, até porque como disse, o Alexandre vai cuidar especificamente de contratação e dispensa de jogador.

    Ele pode até concordar com o Presidente, dizendo: - Olha Nobre, acho um bom nome.

    Nada mais que isso. Duvido que seja ele, pois conheço esse tipo de profissional e ele não se envolveria com a escolha do técnico.

    Depois de escolhido, aí sim começa o trabalho dele em buscar os reforços solicitados.

    Nada impede porém que o Alexandre contrate jogadores independente do técnico, por exemplo, precisa de técnico para ir atrás de Fred e Conca?

    Óbvio que não.

    Por isso, digo que o Palmeiras tem que ter paciência para fechar com um técnico, pois não pode errar mais.

    Se for verdade que teremos mais jogadores de ponta, estes devem obrigatoriamente serem treinados por um técnico de ponta, pois se for um técnico na nova safra ou mediano tipo Dorival, será engolido.

    Osvaldo não é o fim, mas na minha opinião, não é o técnico que precisamos nesse momento.

    Tem Cuca, Mano Menezes, Abel Braga, que são nomes que me agradam mais.

    Saudações.

    *ALCIDES = muitas vezes tenho o mesmo sentimento que você, pode acreditar. Mas temos que seguir tentando, quem sabe uma hora a gente acerta. Abraço Capitão.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 12:45 , Anonymous MestredosMagos disse...

    SÓ PRA LEMBRAR

    A ELEIÇÃO DO INTERNACIONAL É AMANHÃ, SÁBADO.

    DAS 9:00 AS 17:00

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 20:23 , Anonymous Marco disse...

    Podia ser trote:

    http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Palmeiras-Oswaldo-aguarda-resposta-tecnico_0_1265273623.html

    Se for verdade, estão aumentando a oferta????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 21:01 , Blogger Alexandre disse...

    Queria o Cuca, jogou no Palmeiras, é o melhor, agora, tem palmeirense sonhando com Argel. O Figueirense é minúsculo, perto do Alviverde imponente, será um: Estevam Soares, Bonamigo da vida.
    O Argel caiu com Guarani, não deu certo na Portuguesa, não dá.
    Oswaldo De Oliveira é um bom nome, sabe trabalhar com as categorias de base.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 21:03 , Anonymous victor tredenski disse...

    E PELO JEITO VAI SER ELE MESMO (OSWALDO DE OLIVEIRA)

    COMO DIZ O AMIGO AI ACIMA

    SOU MAIS CUCA

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 22:31 , Anonymous Marco disse...



    Por raciocínio semelhante a esse, Luxemburgo nunca seria contratado pela Parmalat.
    Era da Ponte Preta e antes do Bragantino. Também foi mandado embora de clubes desse nível.
    Por esse tipo de pensamento não conseguimos trazer mais um Paulinho do Bragantino, porque é do Bragantino. Ou contratar um Luan da Ponte Preta, porque é da Ponte Preta.
    Esquecemos a nossa história, esquecemos como foram montadas as Academias. Qual o clube de Rubens Minelli, antes de chegar ao Palmeiras e promover a reestruturação da equipe após 68?
    Não há visão e capacidade para se perceber o mercado da bola e a situação do momento.
    Oswaldo de Oliveira, se chegar virá com prazo de validade vencido. Resta saber quando será seu primeiro "chilique" contra a torcida.
    O cara está sem mercado e ainda quer ganhar uma fortuna e o Palmeiras corre atrás dele! Ele ganhou o que no Brasil sem a ajuda de bastidores e extra campo?
    Ganhou bom dinheiro com multas rescisórias!!!!!!
    Cuca, até pouco tempo atrás era visto como azarado e perdedor. Agora é bom nome porque jogou no Palmeiras.
    Foi cogitado pelo Palmeiras e rejeitado pela mesma razão que se rejeita o Argel. Quem apostou nele, ganhou!
    Argel também jogou no Palmeiras e jogou no Grêmio, como o Cuca. Teve carreira vencedora e hoje mostra personalidade. Não se manifesta em público chorando ou dormindo.
    O nome dele deve ser considerado pelo momento e pelas opções. Se for para optar por nome, temos o Abel ou o Luxemburgo.
    Quanto ao Guarani é um time falido que não tem mais a menor condição de disputar nada. Não é referência. Guardiola seria rebaixado com o Guarani. Vão perder até o estádio.
    O Figueirense é realmente minúsculo comparado ao Palmeiras e quem consegue fazer esse time jogar bola, com o elenco que tinha, merece respeito.
    Porém uma coisa é certa, considerando que o Palmeiras tem essa imprensa contra ele e essa parte da torcida, será muito mais difícil a caminhada comparada a do Figueirense.
    Espero que as contratações sejam de qualidade para superar o tal Oswaldo, um Dorival bem mais caro.
    Claro que Argel pode não dar certo, todos sabemos como o Palmeiras tem gente contra dentro e fora do clube, mas tem grande chance de acertar. O tal oswaldinho pode até acertar também, mas com qual probabilidade 100 para 1, 1000 para 1?
    Sua chance de ter sucesso no Palmeiras se resume na manutenção dos “verdadeiros treinadores” e na contratação de “outros”.
    Prass, Valdívia, Fred, Conca, algum Messi, algum Cristiano e mais alguns outros, seriam os verdadeiros treinadores. Ai, até o cone, com a vantagem de não ter os “pits”.
    Se esse Oswaldo for contratado, não vou torcer contra como muita gente já fez por causa de um treinador ou de um jogador. Quero estar errado. Não pretendo voltar aqui, depois desse cidadão fracassar e dizer que estava certo, pois sempre critiquei esse comportamento. Quero que o Palmeiras volte a ser vencedor, volte a ser campeão e pode conseguir isso, pois sua história mostra que o time sempre superou os maiores obstáculos e um deles pode ser agora ter que fazer uma temporada com um treinador medíocre como esse oswaldo.

     
  • Às 12 de dezembro de 2014 às 23:43 , Anonymous MACUCO NO EMBORNAL disse...

    o debate que agora se deve ter é: UNIMED VEM OU NÃO VEM ??

    UNIMED PODE SER A NOVA PARMALAT, ALIADA AO NOVO ESTADIO. É MACUCO NO EMBORNAL

    SE VIER TRÁS FRED, CONCA, SÓBIS, CAVALERRI, VAGNER.

    TÁ BOM ??

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial