Observatório Alviverde

10/12/2014

UMA QUESTÃO FILOSOFAL!



 

Já cravam, a mídia e os opositores de Nobre, pesadas críticas ao presidente por um suposto contato com Argel Fucks, a grande revelação entre os treinadores da série A do Brasileiro, este ano. 

Ex-zagueiro do Verdão, extremamente líder, muito boleiro, recém saído dos campos, ele salvou o Figueira da Série B, com sobejo, proficiência, muitas revelações e poucas contratações.

Eu que ousei indicar Argel, via blog, para o lugar de Gareca, procedimento que, certamente, nos teria poupado de uma série enorme de  aborrecimentos, defendo e defenderei, novamente, neste instante, a contratação dele, Argel por uma série enorme de fatores.

Mas, faço isto, embora sabendo que, não será, jamais, tranquila, como pode imaginar a nossa vã filosofia, a contratação de Argel, ainda que seja ele o objetivo maior de Nobre e de sua administração.

O alvo preferido de parte preponderante da mídia e dos adversários políticos do presidente, é a depreciação e o esvaziamento do Palmeiras.

Até que Nobre venha a definir o nome do novo comandante, -Argel ou outro- ele e o clube ficarão expostos a toda a sorte de críticas, cabíveis ou não, razoáveis ou não, pertinentes ou não, verdadeiras ou não, procedentes, ou, não. Quem viver, verá, constatará... Vivenciará!

Não, não serão leves ondas, mas, autênticos, tsunamis os que PN terá de enfrentar até conseguir recolocar a casa em ordem. 

Acostumem-se, pois, todos vós, palmeirenses, ao que está se configurando nesta hora! Está no mar, no ar, em todo lugar! Só quem não quer ver, não vê nem haverá de ver!

Por que indiquei e por que indico Argel Fucks?

A começar por sua juventude, garra, motivação, amor ao futebol (e ao Palmeiras).

Em seguida, em razão de sua indesmentível competência, realçada por sua robustíssima e inquebrantável vontade de vencer, até chegar às raias de sua incontestável liderança. 

A tudo isso, alie-se uma necessidade premente e imperiosa de mudança e renovação no Palmeiras, sobretudo em termos de mentalidade e de filosofia, estas, sim, mais importantes do que qualquer nome, seja lá quem for, até do que o próprio Fucks.

Sem querer estabelecer comparações ao pé da letra, quero dizer, porém, que a situação atual de Argel traz-me à mente, a época em que, em circunstâncias semelhantes, o Palmeiras foi buscar o, então, obscuro Vanderley Luxemburgo, na Ponte Preta, a fim de assumir o clube.

Aproveitando a chance, Luxa tornar-se-ia, a partir de então, disparadamente, o melhor técnico das gerações dos anos noventas, e um dos melhores que se conhece, de lá até aos dias de hoje.  

O fato de eu sugerir e apresentar Argel como "Startname" de uma relação que, sou convicto, será ampla e recheada de inúmeros nomes competentes e importantes, não significa, porém, necessariamente, que o considere uno, único, absoluto, preponderante ou insubstituível. 

Não, e, fique claro, apresso-me por dizer que Argel representa, neste momento, neste momento, apenas neste momento, a minha prioridade, de acordo com os meus exclusivos princípios filosofais, certamente diferentes daqueles que norteiam ou permeiam a preferência da maioria dos palmeirenses. 

Nada, porém, de minha parte é inflexível, incondescendente, imutável ou que não possa ser mudado mediante melhores argumentação, realidade e números! Em bons termos, aceito discutir! Da discussão, nasce a luz! 

Em meu critério de análise, a campanha palmeirense em 2015, terá de ter um caráter, essencialmente, de recuperação e recobra do status e do prestígio abalados ou perdidos. 

Quem assumir a direção técnica da equipe terá de desenvolver um planejamento sério nesse sentido, independentemente da conquista de títulos, aspecto que terá de ser encarado como mera e simples consequência de trabalho.

O título deste post é : "Uma questão filosofal"!

Antes de definir nomes, o Palmeiras precisa, prioritariamente, definir a sua filosofia de trabalho, isto, é, a forma através da qual irá se armar para enfrentar a temporada e de que forma vai colocá-la em prática.

Será com um time renovado, barato, formado a partir de sua base por jogadores menos badalados? 

É um caminho, é óbvio! Tem a minha preferência desde que se opte por uma mescla inteligente!

Ou, será com um time consagrado, repleto de estrelas como esse que já estão definindo e anunciando, com Fred, Vagner e renovando com Valdívia? 

Também é um caminho consistente e até de riscos menores que a filosofia anterior.

Isso tudo, porém, só pode ser definido após a chegada do novo treinador que, espero, seja jovem, propenso ao lançamento de jovens e que encontre nas categorias de base a maior parte das soluções  para as contínuas e prementes necessidades palmeirenses.

E, antes que eu esqueça, que ele, sim, muito sim, esqueça de privilegiar escolas de goleiro e demais filosofias defensivistas!

COMENTE COMENTE COMENTE

20 Comentários:

  • Às 10 de dezembro de 2014 às 07:21 , Blogger BORGO disse...

    Acho que nosso Presidente já percebeu que o buraco é mais embaixo e não vai dar sopa ao azar. Tenho plena convicção que já aprendeu o bastante para não fazer mais "caca", não tornará a repetir a bobagem de 2.014. Temos muitos nomes para técnico, entretanto penso que não cairia bem esse tal de Mano Menezes. Já tivemos exemplo suficiente de retranca e certamente esse cara não serve. Acho até que o Vagner Mancini é superior ao Dorival e os Manos da vida. Argel é um bom nome. Tem site divulgando a possibilidade de Abel Braga, mas acho que é muito "cavalo" para dirigir o Palmeiras. Enfim, aguardemos para ver o que acontece.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 07:46 , Anonymous Marco disse...

    Mano Menezes está sendo empurrado pela imprensa ao Palmeiras.

    Usaram o nome dele em primeiro lugar para tumultuar o ambiente antes deste último jogo na esperança do time ter mais problemas ainda e cair.
    Agora, querem que o Palmeiras contrate um treinador que sabem trará problemas ao clube.

    Considerando que temos no Palmeiras muita gente que é ligada a treinador e jogador de nome, esse pessoal "compra a ideia" muito fácil.

    Por essa mesma razão, o nome do Argel é rejeitado por essa turma.
    Para eles qualquer nome abaixo do Guardiola, Messi e Cristiano Ronaldo não serve.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 07:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Desde que não tragam jogadores em ambição é válido, jogadores como Fred, Sóbis...etc que já passaram é andar para trás. Técnico que venha os que tenham autoridade e capacidade, Mano como tantos outros figurões não tem tesão em trabalhar e mostrar serviço. Que contratem pessoas com tesão em serem reconhecidos pelo trabalho, não a estes acomodados e donos da verdade que se escondem quando são questionados e não possuem sequer caráter. Renovação sem ostentação.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 07:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Não precisamos de craques, temos que seguir linha do cruzeiro que com contratações sem repercussão deram e darão resultados tanto como elenco bem como possíveis negociações. Chega de Manos..Freds..Sóbis.. que estes permaneçam longe do verdão e que venham profissionais que sintam orgulho em defender e vestir a camisa do nosso verdão. Não podemos inventar temos que copiar e modelo hoje é cruzeiro.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 08:00 , Anonymous Marco disse...

    Formação do elenco pela base. Ponto fundamental para início de trabalho.
    Formando pela base, o clube parte para as contratações de jogadores que venham para ser titular.

    Fábio - G - 24
    Vinícius - G - 20
    João Pedro - LD - 18
    Nathan - Z - 19
    Welligton - Z - 23
    Gabriel Dias - Z - 20
    Thiago Martins - Z - 19
    Vitor Luís - LE - 21
    Renato - V - 22
    Bruninho - V - 22
    Patrick Vieira - MA - 22

    Jogadores com baixa idade no elenco:
    Leandro - A - 21
    Alione - MA - 20

    Jogadores que voltam:
    João Denoni e Luis Gustavo

    São 15 jogadores que podem iniciar a formação do elenco, com Prass, Valdívia e os estrangeiros que chegaram em péssimo momento do time.

    O mais importante agora é acertar o novo treinador e o gerente de futebol para que o elenco seja montado com a participação deles.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 09:56 , Anonymous Anônimo disse...

    Como já havia postado ontem, Argel é o meu preferido, não porque seja jovem, nem porque seja Palmeirense.

    Sim ele é isso tudo, mas me baseio em sua atuação no último brasileiro.

    Argel pegou o Figueira na rabeira do campeonato, seu forma e cor a um amontoado de jogadores sem direção.

    O Figueirense enfrentou de igual para igual todos os times de cima da tabela e não deu moleza aos times de baixo que na realidade eram seus adversários diretos.

    No time do Figueira, Argel montou um esquema que privilegiou as características e competências dos atletas que compunham sua equipe base.

    Argel recuperou um centroavante que era até motivo de deboche, o "Marcão", vindo do Atlético de Goiás.

    Apesar da fama de Xerifão, nunca baseou seu trabalho exclusivamente na defesa, na retranca, mas sim no equilíbrio, ou seja, retomada de bola e ataques rápidos.

    Ou seja, fez sua obrigação, um feijão com arroz mas com um tempero de causar inveja a muitos times que se situaram, inclusive, na parte de cima da tabela.

    O segundo ponto, que me chama atenção, é sua personalidade forte.

    Tenho certeza que não veríamos mais a imagem de "ô coitado" que o Dorival passava na hora da coletiva.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 09:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Ops!

    Argel pegou o Figueira na rabeira do campeonato, seu forma e cor a um amontoado de jogadores sem direção.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 09:59 , Anonymous Anônimo disse...

    Ops!
    Agora vai...

    Argel pegou o Figueira na rabeira do campeonato, DEU forma e cor a um amontoado de jogadores sem direção.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 11:59 , Anonymous Marco disse...

    Treinador do Palmeiras não pode dar entrevista "chorando".
    E quando o time é prejudicado? Treinador não pode ter medo até da sombra e pedir mil desculpas para denunciar o que aconteceu.
    O time que tem um treinador mostrando covardia e insegurança não desperta respeito de adversários e perde toda a sua confiança.
    ==========
    Jogador e Treinador do Palmeiras tem que parar de puxar o saco do SP em entrevista (herança maldita do Marcos, que fazia isso para ficar com imagem de bonzinho e politicamente correto com jornalistas).
    Chega de citar esse time para fazer média com jornalista e usar os caras como referência. Isso é mentalidade de quem não tem noção do que é o Palmeiras.
    Alguém já viu jogador dos bambis citar o Palmeiras de maneira positiva? E jogador do time da marginal, cita o Palmeiras a não ser que seja para provocar?
    Citei o Marcos e lembro que nunca ouvi o Rogério Ceni durante toda a carreira dele falar do Palmeiras de forma positiva.
    Falta alerta e orientação aos jogadores e treinadores porque não temos há muito tempo Assessoria de Imprensa. Essa atual não é de palmeirenses, mas a anterior era igualmente fraca, pois ficava bajulando a Globo.
    ==========
    Diretores e Presidência precisam aprender a não levar problemas internos para a imprensa e parar com os discursos sobre dificuldades financeiras e salários. Problemas internos são internos e não para exposição pública.
    Outra situação que vivemos há várias diretorias devido à mentalidade do clube. Paulo Nobre apenas repete o procedimento de todos os seus antecessores.
    A imprensa provoca as situações e os diretores não sabem contornar. Observem que em qualquer outro time, quando são feitas perguntas sobre situação financeira interna, seus dirigentes cortam de imediato.
    No Palmeiras, para justificar medidas ou a falta delas, o primeiro argumento é o financeiro. Falar para a imprensa não aumentará a renda do clube ou diminuirá seus custos, só serve para criar tumulto.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 12:09 , Anonymous Anônimo disse...

    Rebaixado 2015

    http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2014/12/fluminense/unimed-encerra-parceria-com-o-fluminense-apos-15-anos-de-patrocinio.html

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 12:15 , Anonymous Anônimo disse...

    É isso mesmo Marco, perfeito!

    O Palmeiras não é menor do que ninguém!

    O maior campeão brasileiro, o estádio mais belo, a história (com H mesmo) mais rica.

    Alguém lembra da 1ª entrevista do Barcos ao Globo Esporte?

    Os engraçadinhos da TV Oficial tiveram de engolir até um "seu boludo"!

    O Palmeiras é grande e precisa voltar a ser FORTE, dentro e fora de campo.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 12:24 , Anonymous J.J disse...

    QUEM SÃO OS BAMBI PRA TERMOS ELES COMO REFERENCIA NÃO PRECISAMOS DESSE TIPO DE MÉDIA!... TANTO OS BAMBI QUANTO OS GAMBÁS NUNCA EXALTARAM O PALMEIRAS E NEM FAZEM REFERENCIAS POSITIVAS SOBRE O
    PALMEIRAS A NÃO SER PRA ZOAR!...

    infelizmente os caras do palmeiras não
    tem NOÇÃO DA rivalidade entre clubes.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 12:34 , Anonymous Carlão - Santos/SP disse...

    NOSSO VERDÃO PRECISA RESGATAR O FUTEBOL CLASSICO, ELEGANTE, TOQUE DE BOLA ALIADO A RAÇA E MUITA VONTADE DE GANHAR.
    Sempre foi a nossa marca desde o tempo das academias até os times do LUXA na era Parmalat e em 2009. Felipão foi um vencedor na SEP mas seus times sempre foram retranqueiros.
    Minha opinião é que o PALMEIRAS tenha sua FILOSOFIA de FUTEBOL como parte do estatuto e quem vier a dirigir o clube terá que seguitr esta filosofia que seria implantada até na base.
    Tenho muitas criticas a gestão PN, principalmente pelo fato dele ter planejado a recuperação financeira que por sinal parece exitosa e no FUTEBOL preferiu fazer apostas não sendo exitoso em nenhuma, fato que demosntra nossa situação, um clube com um futuro financeiro promissor, mas com o futebol arrasado tendo que ser reconstruído praticamente do ZERO, a unica parte do futebol que se encontra num bom estagio aparente são as categerias de base.
    Concluindo: Temos plenas condições de reconstruir o FUTEBOL PALMEIRENSE desde que se tenha um projeto e pessoas capacitadas para realiza-lo.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 12:35 , Anonymous J.J disse...

    ABEL BRAGA, MURICI, FELIPÃO, LUXA, JOEL
    MANO SERÁ QUE EU VOU TER QUE VER ESSES
    VELHOS MERCENÁRIOS COMO TREINADOR NO PALMEIRAS!..

    QUE SEJA UM TREINADOR JOVEM E COMPETENTE NO CASO O ARGEL OU OUTRO COM IGUAL COMPETÊNCIA e jovem.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 18:29 , Anonymous MestredosMagos disse...

    ALCIDES

    NÃO CONCORDO COM QUASE NADA QUE FOI DITO.

    É uma pena que não tenha como recuperar um post que fiz a anos, nem sei se era no Palestrinos ainda.

    Pois bem, o post era sobre Mano Menezes.

    Argel caberia para o mesmo time que lutou esse ano para não cair.

    Certamente faria melhor que Dorival, pois tem esse perfil de amontoar jogadores medíocres e fazer resultado.

    Mas não se pode ignorar o Feedback sobre seus trabalhos, pois foram até hoje 19 equipes que treinou e nada de resultado significante que justifique essa bajulação toda.

    Gente, futebol é coisa séria e não podemos mais permitir o efeito Garêca de novo.

    O Palmeiras já esgotou todo repertório de brincadeiras, invenções e laboratório.

    Volto a frisar, 19 equipes desde 2008 e nenhum resultado expressivo, pois considero que tirar time de rebaixamento o condiciona ao nível do técnico do Chapecopense e Coritiba por exemplo.

    O jovem técnico do Coritiba por exemplo, tem títulos, um campeonato paranaense 2013 e um campeonato baiano em 2014, ou seja, tem muito mais Portfólio que Argélico Fucks (é o nome dele).

    O Palmeiras é um time grande e precisa de um treinador que seja respeitado inclusive pelas arbitragens.

    Sinceramente eu acho que o Paulo Nobre está de olho no Osvaldo Oliveira (que ganhava 400 mil no Santos), infelizmente ele está de olho, pois já o quis no começo de 2014.

    Mas em minha opinião, acreditando no trabalho de Alexandre Mattos, ele vai procurar um técnico que já tenha trabalhado com ele, que tenha controle sobre vestiário e saiba trabalhar com jogadores de ponta.

    Alexandre Mattos já trabalhou com Mano Menezes em 2007 no Grêmio.

    Portanto, acredito que Mano Menezes será o novo técnico do Palmeiras.

    Gosto muito do trabalho do Mano.

    Mano montou o esqueleto, a base, a espinha do time do curintia e deu de bandeja ao Tite.

    Tite foi demitido pois o curintia estava indo pro brejo e Mano Menezes chegou, recuperou o time e ainda deixou na Libertadores e novamente vai deixar o time montado para o Tite Bandeira de novo.

    Mano é um ótimo treinador em minha concepção e acredito que na seleção o Brasil jamais teria sido surrado daquela maneira.

    Torno a repetir em minha opinião, acreditando no trabalho de Alexandre Mattos, ele vai procurar um técnico que já tenha trabalhado com ele, que tenha controle sobre vestiário e saiba trabalhar com jogadores de ponta.

    Mano Menezes em sua coletiva de saída disse que prefere ganhar por produtividade e chegou a citar que prefere ganhar 450 mil e prêmio por conquista do que outros técnicos que ganharão 900 mil sem compromisso com resultados.

    Portanto por mim, seja bem vindo Mano Menezes.

    Eu particularmente já queria tê-lo visto em ação no Palmeiras há muito tempo.

    Saudações.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 20:50 , Anonymous victor tredenski disse...

    M. DOS MAGOS

    EM RELAÇÃO AO ARGEL

    CONCORDO COM O QUE DIZ

    ELE PODE ATÉ SER ESFORÇADO, TRABALHADOR ETC E TAL

    MAS DIRIGIR O PALMEIRAS, HOJE

    SERIA MAIS UM ''CAIO JR '' DA VIDA

    E O PALMEIRAS NÃO TEM MAIS TEMPO A PERDER

    SOBRE MANO MENEZES

    SOU MAIS CUCA

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 21:56 , Blogger Alexandre disse...

    Fluminense, encerrou o convênio médico, com isso deverá fechar as portas em breve.
    Opa! Mas tem o programa; "Meu patrocínio, minha vida. Bancado pela Caixa, banco federal, que joga dinheiro no ralo, bancando times de futebol que estão a beira do abismo.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 22:30 , Anonymous Edson disse...

    Cuca é o meu preferido.
    Argel seria uma boa.
    Mano Menezes não me agrada pelo estilo retranqueiro.
    Abriria mão do Cuca, apenas pelo Luxa, que é disparado o melhor.

     
  • Às 10 de dezembro de 2014 às 23:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Vou ter que concordar com o Mestre dos Magos.

    Não gosto do Mano por ter história nos gambás, porém quem levou as glórias foi o Empatite.

    Também não gosto do estilo retranqueiro do Mano, nem do Empatite. Só que no futebol cocô atual, FUNCIONA.

    Adoraria ter o Palmeiras da era Parmalat, metade da seleção, insinuante, goleador. Isso não existe mais. Talvez se criassem uma super geração, tipo "meninos da vila" ao quadrado, de longe lembraria um Palmeiras da era Parmalat, bem de longe, mais pela ofensividade.

    Se é pra economizar, contratem um cara sem pose, que tenha currículo. Falaram do cara do Coritiba, o Patético-PR tem um zé lá que dizem ter feito o melhor 2o turno.

    Quando ganhamos a final do Coritiba, o técnico deles era um zé roela chamado Marcelo Oliveira, acho que agora bicampeão com o Cruzeiro. Talvez bi-vice da Copa do Brasil, hehehe. Na contra vice, o trabalho foi bem feito.

    O Palmeiras precisa de outro $$$para-raio$$$, só o Valdivia não dá. Lúcio não conta, passar bem...

     
  • Às 11 de dezembro de 2014 às 00:06 , Anonymous Fernando disse...

    Emerson Leão ou Oswaldo de Oliveira... Será um desses dois!
    Aguardem.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial