Observatório Alviverde

22/01/2015

AINDA NÃO VI OU OUVI NENHUM LOCUTOR DE TV QUE TRANSMITE A COPINHA TER CORAGEM SUFICIENTE PARA REGISTRAR QUE O PALMEIRAS É O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES DA COPA SÃO PAULO!



 

Neste momento, o time de juniores do Palmeiras, está mais importante do que o time principal, a um jogo de decidir o título da Copa São Paulo. 

Muitos dizem que a finalidade da Copinha é o descobrimento de novos talentos e a formação de jogadores para o time profissional.

Eu concordaria com esses muitos, houvessem os garotos do Palmeiras sido desclassificados e engrossaria a turma daqueles que defendem a conveniente, oportuna e apropriada tese.

Mas o fato é que o time júnior do Palmeiras, neste momento, transcende, exorbita e ultrapassa a esfera de simples fornecedor de matéria prima ao time principal e vira protagonista.

A apenas dois jogos de levantar sua segunda Copa São Paulo, o Verdinho nos intima a pensar alto e, pensar alto, significa pensar, muito mais, no título do que, propriamente,  no aproveitamento de jogadores, o que se pode ver depois. 

Neste momento o meu pensamento é positivo em relação ao título. Creio que nunca estivemos tão próximos, mesmo nas vezes em que passamos para as finais. O pensamento positivo conduz ao êxito! 

Sem excesso de confiança, penso, de forma positiva, em relação ao título entendendo-o como possível, alcançável, factível.

Acredito, muito, no potencial do time de Diogo Giacomini, o único time ofensivo que vi o Palmeiras lançar, até hoje, na Copinha, eu que trabalhei em muitas delas e assisti, ao vivo ou pela TV, a todas as edições!

Em razão disso, não tenho nenhum receio em afirmar que, o mais importante a esta altura, é o título que, espero, o Palmeiras ganhe, pela segunda vez.

O que desanima é constatar que nem  mesmo o presidente Paulo Nobre parece sabedor de que o Palmeiras venceu a Supercopa São Paulo de 1995, a maior e mais importante entre todas já disputadas entre as copas comuns e as duas supercopas!

A edição disputada em 2005, que teve o Palmeiras como convidado, reuniu todos os campeões da competição até então. 
 
Para que Nobre aprenda a história do Palmeiras, informo que neste ano de 2015, completam-se 20 anos que o Verdão tornou-se o "Campeão dos Campeões dos vencedores da Copinha".

Aconteceu, em um jogo tumultuado, no Pacaembu, no qual o Verdão derrotou, os bambis por 1 x 0, na prorrogação, gol de Rogério!

Fiquei pasmo quando vi e ouvi Nobre declarar na Fox Sports que o Verdão buscava um título "inédito", e pude aquilatar o gráu de amadorismo que sempre permeou as relações do clube com a mídia e com o chamado mundo exterior.

Na verdade, o Palmeiras sempre se constituiu em uma sociedade esportiva autossuficiente, fechada em si mesma, sem dar o mínimo valor à projeção de suas conquistas.

Aos nossos dirigentes, nunca importou o que a mídia disse ou deixou de dizer, o que comentou ou deixou de comentar, o que publicou ou deixou de publicar o que repercutiu ou deixou de repercutir.

Em questões dessa natureza, o Palmeiras sempre manteve uma postura de orgulho, impávida, arrogante e burra, exalando ares de superioridade, sem cobrar ou exigir nada dos jornalistas, aos quais considera figuras ridículas, desprezíveis e sem o menor valor, independentemente do gráu deletério das matérias que podem veicular contra o clube.

Querem um exemplo: na década de 80 os jornalistas descobriram que os sanduíches de pão com mortadela servidos nas cabines de rádio e Tv e nas tribunas, eram preparados sobre um balcão localizado na entrada de um banheiro atrás das cabines pelo próprio garçom que as servia.

Pagamos, hoje, por essas e por outras mancadas, um preço altíssimo! Tem de existir uma maior empatia e integração entre a mídia e o clube!

Ao tempo em que eu cobria os clubes paulistanos, vi jornalistas coagidos por dirigentes, até na Portuguesa.

No Cu-rintia, um repórter do extinto jornal "Notícias Populares" esteve em vias de ser agredido fisicamente -parece que foi- por divulgar notícias que contrariavam os interesses gambáticos.

Na "bambinera", assisti aos dirigentes do SP peitarem vários colegas de jornal em face de matérias as quais consideravam desfavoráveis.

Lá, mesmo, no gramado, vi, muitas vezes, o "mestre" Telê  (mestre pra eles, claro) chamando a atenção, veementemente, de vários profissionais da imprensa, como se fossem seus empregados.

Da mesma forma, fui testemunha de uma tentativa de agressão de Cilinho (técnico), a um colega de jornal, embora ele tenha sido contido, quando partia para o desforço. Detalhe: ninguém divulgou o episódio!

Tudo isso ocorria, fora as reclamações paralelas dirigidas à direção de jornais, tv e emissoras de rádio, pelas diretorias de todos os grandes, exceto o Palmeiras, sempre tido como um clube fraco, desimportante e despersonalizado no seio da imprensa.

Hoje, pagamos um alto preço pela covarde e conveniente omissão de nossos dirigentes, do passado remoto ao mais recente, na impositiva  transição pela qual o clube vem passando em direção à modernidade.

Quero deixar claro que não estou industriando os dirigentes palmeirenses, nem os aconselhando a exercer cobranças fortes, mediante ameaças de qualquer espécie à mídia, quando divulga notas e comentários que prejudicam o clube. 

Na ordem natural das coisas, estou apenas exigindo que os nossos dirigentes, civilizadamente, ao menos questionem os jornalistas e que não se omitam, covardemente, em questões dessa natureza.

É por isso que somos tão prejudicados nas competições das quais participamos. 

Quantos pênaltis foram marcados para o Palmeiras nesta copinha? E para o Curíntia e para os bambis?

Quantos pênaltis são marcados ao final de cada campeonato que disputamos, (a favor e contra o Palmeiras), em relação aos bambis e gambás?

Mas essa estatística ninguém nunca vê a mídia publicar em rádio, jornal, TV e nem na Web! Você já viu?

Hoje, o Palmeiras não vai fazer a semifinal da Copinha em Limeira, como, por questões de coerência e justiça, deveria ocorrer. 

Jogará em Barueri, no estádio em que o Cu-rintia vinha jogando e que só não jogará lá porque seu adversário são os bambis, que, certamente, chiaram e exigiram o jogo em campo neutro.

Na falta de um estádio melhor, e sob a desculpa de que poderia haver uma guerra entre as torcidas em Barueri, a FPF levou o jogo para Limeira, sem se importar em tirar o Palmeiras de lá, onde o time joga desde que começou a Copinha.

De qualquer forma, a medida de exceção da Federação, em vez de prejudicar, creio, vai beneficiar o time palmeirense.

Na qualidade de um dos times mais técnicos da competição, o Palmeiras, certamente, vai se dar bem com o ótimo estado do gramado em relação ao Major José Levy Sobrinho em Limeira, um autêntico pasto mal roçado!

 Se o craque do Palmeiras, Juninho, estiver recuperado, o melhor time que o Palmeiras pode lançar esta noite contra o Botinha é este:

João Paulo, Leo Cunha, Lucas Rocha, Brendon e Guilherme. Zé Mateus, Mateus Sales, Daniel e Juninho. Gabriel de Jesus e Gabriel Leite.

A campanha do Botinha é esta: 6 jogos, 14 pontos,  4 vitórias e 2 empates. 16 gols pró, 8 contra, saldo de 8.

A campanha do Palmeiras: 6 jogos, 16 pontos, com 5 vitórias e 1 empate. 19 gols marcados, 3 sofridos, saldo de 16.

Os números evidenciam que o Palmeiras é melhor, mas todo o cuidado será pouco.

Eu acredito no Verdinho! E você?

COMENTE COMENTE COMENTE

13 Comentários:

  • Às 22 de janeiro de 2015 08:53 , Anonymous Anônimo disse...

    Não coloco nem como favorito muito menos como azarão, pois acredito na igualdade entre os classificados. Aquele que tem ataque deixa a desejar no meio ou defesa e vice-versa, os meninos do verdinho devem ter gostado da mudança de estádio pois com todo respeito ao limeirão está mais para show de montaria do que campo de futebol, gramado e estado de conservação do estádio é uma vergonha. Acredito que com gramado em melhores condições o futebol tende a ser melhor e apareça a técnica dos mais qualificados. Avant Palestra!!!
    Fernando

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 09:38 , Anonymous Edson disse...

    http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Palmeiras-completa-Paulo-patrocinio-master_0_1289871053.html

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 09:54 , Blogger jader rodrigues disse...

    O palmeiras tem que tomar cuidado se passar para final, primeiramente devem colocar aquele irmão do PC para apitar o jogo, depois devem fazer algum esquema para nossa torcida não assista o jogo no estadio.
    A imprensa já esta falando do primeiro do paulista que sera no alianz, dizendo que o mando do red bul não foi respeitado, mas foram eles mesmo que pediram a mudança do mando de jogo.
    Sempre que o palmeiras chega em alguma condição de titulo eles sempre afirmam que o futuro presidente da CBF e palmeirense, palmeirense como? se ate torcer pro gambas eu já vi na televisão, quando o estadio do Corinthians foi anunciado para a abertura da copa do mundo. Ele só faltou cantar o hino dos curinthianos.

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 10:43 , Anonymous JJ disse...

    O PALMEIRAS CONQUISTOU SIM A COPA SÃO PAULO TALVEZ O NOBRE PRESIDENTE DESCONHEÇA! MAS CABERIA AO MARKETING DO
    PALMEIRAS E AO HISTORIADOR DO CLUBE AQUELE CARA QUE SABE TUDO DO VERDÃO!..
    CHEGAR JUNTO E INFORMAR A TODOS.

    SÃO TANTAS AS CONQUISTAS DO VERÃO EM TODOS OS NÍVEIS QUE ALGUMAS ATÉ PASSAM
    DESAPERCEBIDAS.

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 10:49 , Anonymous JJ disse...

    ESTA É A MANCHETE! PALMEIRAS VENCE OS BAMBI EM LUTA POR PATROCINADOR>

    BAMBI É POR MINHA CONTA E RISCO!kkkkkk

    CLARO QUE É MAIS UM CHAPEU! O ARGUMENTO
    DOS BAMBI É QUE ELES SÓ FECHARIAM POR
    28 OU 30 MILHÕES kkkkkk chupa CHUPAULINOS kkkkkk A DESCULPA NÃO CONDIZ COM O MOMENTO DO MERCADO.

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 10:56 , Anonymous JJ disse...

    FECHAMOS COM A CREFISA POR R$23 MILHÕES
    GRAÇAS AO NOBRE PRESIDENTE TEMOS PATROCÍNIO!...

    UMA COISA EU DIGO!...ANTES UM PATROCÍNIO DE UMA EMPRESA PRIVADA DO QUE UMA ESTATAL:
    ESTAMOS VENDO TODO DIA A ROUBALHEIRA QUE ESTA NA PETROBRAS E LOGO SERÁ A CAIXA QUE VAI TA NAS PAGINAS POLICIAIS

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 11:22 , Anonymous Anônimo disse...

    Por favor me esclareçam...

    A Copa dos Campeões da Libertadores vale por uma Taça Libertadores?

    O título mais importante da SEP foi a Copa Rio de 1951, 1º Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, reconhecida pelo órgão maior do futebol mundial, mas ignorada por parte dos torcedores palmeirenses, 100% da imprensa e desdenhada pelos adversários...

    Dinho Maniasi

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 11:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Linhares Jr informou durante a transmissão que o Palmeiras havia ganho a Super Copa dos Campeões em 1995.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 11:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Com o novo patrocinador "Crefisa" já começaram as piadas no meio do nosso futebol, como dá crédito para negativados vamos ter inúmeros parceiros como clientes, entre tantos, Botafogo, Curintia, Bambis, Fluminense, Vasco...a lista é enorme a pergunta que fica é como a CAIXA que é patrocinadora de tantos vai entender a procura pela "CREFISA"? Nossos parabéns ao PN por mais este chapéu nos bambis e pela boa perspectiva que estamos tendo no ano que se inicia. Avant Palestra.
    Fernando

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 16:25 , Anonymous Edson disse...

    Não reconhecer o primeiro mundial de clubes do Palmeiras é ignorar a história e a FIFA, mas a imprensa faz.
    Reconhecer o Bambi como tricampeão mundial é ignorar a FIFA(que reconhece apenas um), mas a imprensa faz.
    Reconhecer o torneio de verão como título mundial Gambá é obedecer a FIFA e a imprensa faz.
    Enfim, essa bosta de imprensa fala só o que interessa aos torcedores de redação.
    Justiça seja feita:Linhares citou que o Palmeiras foi campeão da copa dos campeões da copa S. Paulo, na última transmissão.

    Agora vejam o seguinte, que copiei e colei.

    APRESENTA 22 TITULOS ESTADUAIS EM SUA CONSAGRADA HISTÓRIA:
    FORAM NOS ANOS:
    1931, 1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000 e 2005.
    O SÃO PAULO GANHOU O SUPERCAMPEONATO PAULISTA NO ANO DE 2002.

    O primeiro titulo foi conquistado pelo são paulo da floresta que mais tarde se fundiria para formar o atual são paulo fc.

    É só contar e ver que o Bambi tem 21 campeonatos, embora propalem 22, isso porque incluem o supercampeonato paulista de 2002 na conta.
    São tratamento diferentes ou não são?

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 16:28 , Anonymous MestredosMagos disse...

    É O QUE VENHO FALANDO HÁ ANOS

    Academia L!: 'Palmeiras volta a ter credibilidade no mercado com time mais competitivo'

    Especialista da Academia LANCE! em Análise Financeira, Amir Somoggi, acredita que a Crefisa está apostando no Verdão, que fez muitas contratações para 2015

    RADAR/LANCEPRESS! - 22/01/2015 - 16:59 São Paulo (SP)
    Peça L!Academia

    Depois de dois anos, o Palmeiras anunciou um patrocinador master. O acordo com a Crefisa foi assinado por dois anos, renderá ao clube R$ 23 milhões por temporada, e se deu após uma nova disputa nos bastidores com o São Paulo. De acordo com o Especialista em Análise Financeira da Academia LANCE!, Amir Somoggi, com as muitas contratações neste início de temporada, o clube ganhou mais credibilidade no mercado.

    AMIR SOMOGGI - consultor de marketing e gestão esportiva e Membro da Academia LANCE!

    “O clube com o time mais competitivo tem mais credibilidade no mercado. Isso mostra que a marca está apostando no Palmeiras, está confiante no time. Se os resultados dentro do campo aparecerem, a marca vai ficar ainda mais contente. Isso também pode atrair mais parceiros.”

    E NÃO VAI PARAR POR AÍ.

    SE O PALMEIRAS ACERTAR UM CAMISA 9 DE PESO É MACUCO NO EMBORNÁ.

    Saudações.

     
  • Às 22 de janeiro de 2015 16:31 , Anonymous MestredosMagos disse...

    O PALMEIRAS COPINHA

    Os atacantes vem fazendo a diferença.

    Mas ainda não confio no time.

    Não confiar não quer dizer não torcer.

    Individualmente essa safra é boa.

    Mas isso é outra história.

    Saudações.

     
  • Às 23 de janeiro de 2015 07:41 , Anonymous Anônimo disse...

    Não temos como negar que os gambás com melhor campanha nos jnrs são os favoritos ao título e com mérito. Verdinho pelo visto entrou em campo achando que estava ganho, faltou articulação ao meio de campo com a ausência de juninho camisa 10, fica para a próxima temporada, agora é ver o que acontecerá com o "verdão" que está próximo de estrear no campeonato paulista. Acho bom o PN levar uma mãe de santo pois Mago, Leandro, Mouche e centroavente recém contratado machucados sem início da temporada é muito olho gordo!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial