Observatório Alviverde

28/01/2015

QUEM É BOM JÁ NASCE FEITO!



 

A toda a hora tenho tido o desprazer de ler e ouvir depoimentos equivocados de palmeirenses, que afirmam, enfaticamente: 

"os garotos do time de juniores precisam ser lançados bem devagarinho e com todo o cuidado, porque ainda não estão preparados para a titularidade"!

A essa estúpida afirmativa acrescentam outra: "lançá-los de imediato no time principal pode, definitivamente, queimá-los". 

E complementam com a ridícula frase: "a camisa do Palmeiras pesa"!

Quem conhece futebol sabe que nada disso é verdade! 

O que pesa, mesmo, no processo é a política equivocada do clube, da mídia, da torcida e da diretoria que não criam um ambiente favorável ao lançamento de jovens jogadores!  Afinal, quem é bom já nasce feito!

As promoções recentes de Nathan, Vitor Luís e João Pedro, (todas por necessidade) colidem, frontalmente, com a política superada de excesso de zelo, cuidados e procrastinação de lançamento dos jovens, desmentindo-a, completamente.

A prova maior é que esses três atletas, sem cuidados especiais, sem nenhuma preparação psicológica ou coisa assim, emergiram, diretamente, da base para o time titular do Verdão em um único salto e  deram, plenamente, conta do recado.

Quem, se não eles, ajudaram, mesmo que a duras penas, a retirar o Verdão do rebaixamento? 

Alguém tem dúvida de que o descenso sobreviria, houvesse o Palmeiras mantido "ad-aeternum" no time principal, os Lúcios, Vitorinos, Egurens e tantas outras tranqueiras defensivas que o time havia contratado, a maioria a peso de ouro?

Vou mais longe: se o retranqueiro Dorival houvesse tido o descortino de promover os jovens atacantes da base (ele não teve peito, coragem e disposição para tal) o Verdão teria escapado do descenso com antecipação e ampla facilidade!

O Palmeiras está iniciando, este ano, um processo de promoção massiva de seus jogadores da base, embora com o atraso de 50 anos, ou um século. Antes tarde do que nunca!

É uma pena que o exagero numérico das contratações de Mattos vai inibir,  o lançamento de tantos jogadores espetaculares oriundos da base.

De qualquer forma, a simples presença dos jovens talentos sub-20, Guilherme, Juninho, Gabriel Leite, Gabriel de Jesus e Chistófer junto aos titulares, já se constitui em um passo gigantesco, para uma mudança total de mentalidade.

Com Alexandre Mattos no futebol profissional, ele que é egresso de Minas Gerais, estado campeão em revelar jogadores, espero que o Palmeiras possa ter, a partir de agora, a suficiente coragem para lançar, em hora apropriada, a garotada da base, de forma contínua e perene.

Mas, para isso, é preciso superar os mitos inverossímeis do excesso de cuidado, da falta de amadurecimento e, principalmente, aquele da camisa que pesa.

Tudo isso representa entraves absurdos que impedem o Palmeiras de obter dividendos técnicos e pecuniários nessa que é a mais rentável e promissora faixa do mercado do futebol.  

VOCÊ ACREDITA QUE OS JUNIORES PROMOVIDOS  POR OSWALDO TERÃO CHANCES NO TIME PRINCIPAL?

OU TUDO VAI FICAR, COMO SEMPRE, PARA O ANO QUE VEM?

COMENTE COMENTE COMENTE

15 Comentários:

  • Às 28 de janeiro de 2015 07:04 , Anonymous Fernando disse...

    Aquela estória de que "santo de casa não faz milagre" é a mais hipócrita e mentirosa que conhecemos, basta tão somente os meninos terem a devida oportunidade e não entrarem pressionados como que serem cobrados por excelentes exibições, no devido tempo e com entrosamento farão o que sabem, o resultado virá com certeza. Dorival perdeu excelente momento em lançar os meninos, não teve peito em fazê-lo pois tinha panela de jogadores como Wesley e outros que dominaram o ambiente e manipulavam a situação, gerando insegurança e divisão entre os atletas que honravam a camisa contra os que se aproveitavam da camisa. Com Oswaldo acredito em tratamento diferenciado com os jovens valores e aqueles que tiverem maior personalidade se destacarão em menor tempo. Avant Palestra!!!!

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 07:33 , Anonymous Fernando disse...

    Palmeiras e Botafogo são preteridos pela Globo no início dos Estaduais.
    Continuamos sofrendo a discriminação da imprensa e RGT(não merece ser citada como fizera com o nome do nosso estádio Allianz Parque e Red Bull Brasil). Canalhas e safados!!

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 08:32 , Blogger William Vila Nova disse...

    Concordo com você Alcides, quem eh bom nasce pronto e o que nos diferencia dos demais eh uma só coisa: OPORTUNIDADE.
    Santo (sempre), São Paulo e Corinthians dão oportunidades para que seus jovens ingressem nos profissionais, mas aqui eh sempre a mesma historia.. esta cedo, não pode queimar e coisas do tipo..
    Se o cara eh bom, tem que dar chance dele mostrar isso jogando, ele precisa pegar experiência.. Nathan/J. Pedro e V. Luis foram expemplos claros que quando se eh bom, não tem pressão.

    Mas acredito que isto deve mudar um pouco com o Oswaldo, ele gosta de trabalhar com os jovens, a nossa base esta be, visada, e ele vai testar os meninos

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 11:04 , Anonymous MestredosMagos disse...

    PESSOAL, PODEM ATÉ NÃO ACREDITAR, MAS...

    Mas ontem era por volta de quase 1 hora da manhã e eu estava assistindo o programa do SPORTV.

    A moça que estava apresentando então disse:

    - Gente uma bomba, o Alexandre Mattos está nesse momento em reunião com o representante e o próprio atacante Vagner Love.

    O que vocês acham?

    =======

    OUTRA BOMBA

    O atacante João Paulo e o Joanderson dos veados estão negociando com o Palmeiras também.

    João Paulo teve o contrato terminado dia 25 e tem 18 anos e foi vice artilheiro da copinha.

    Já o Joanderson foi escondido pelos veados, mas como o empresário é o mesmo de João Paulo, ofereceu os dois de uma vez e o Palmeiras gostou.

    Vamos ver.

    O que o Palmeiras está fazendo em relação aos jovens está certo.

    Vai lançar devagar pra que daqui 1 ou 2 anos eles possam substituir os jogadores com contratos recentes.

    Saudações.

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 11:52 , Anonymous JJ disse...

    TENHO DÚVIDAS QUANTO A UMA PROVÁVEL
    CHEGADA DO WAGNER LOVE PELA TERCEIRA VEZ AO PALMEIRAS JÁ NA SEGUNDA PASSAGEM SAIU DO CLUBE APOS LEVAR UMAS
    BOLACHAS NA CARA JUNTO COM OUTROS JOGADORES Á ÉPOCA.

    VAGNER LOVE! CLEITON XAVIER ACHO QUE
    NÃO DARIAM CERTO VEJAM O MAGO E ÓTIMO
    JOGADOR MAS NÃO DESLANCHOU!...

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 11:57 , Anonymous JJ disse...

    PREFIRO O MARCELO MORENO QUE TA SAINDO DO GAYMIO E QUE DESDENHOU O PALMEIRAS POR FALTA DE EXPERIÊNCIA NA VIDA AO
    VAGNER LOVE.

    REPATRIAR JOGADOR NO CASO DO PALMEIRAS
    NÃO DA CERTO! NÃO REPITAM CERTOS ERROS DO PASSADO É BURRICE!

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 12:47 , Anonymous MestredosMagos disse...

    ERRATA

    O canal que eu estava assistindo a quase 1 da manhã era o BANDSPORT Interativo.

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 13:09 , Anonymous Fernando disse...

    Caro amigo, mestredosmagos, não tem o que se desculpar, na verdade o cheiro é diferente más a m... é a mesma!!! Donos da bola, bate bola, Fox Rádio, etc... são programas comandados por profissionais sem credibilidade alguma.

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 13:12 , Anonymous MestredosMagos disse...

    rsrsrs.

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 19:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Sou leitor de sua coluna e me identifico com as sua análises sobre o tratamento da mídia em relação ao maior Campeão do Século XX, a Sociedade Esportiva Palmeiras.

    Estava no site da grobo e vi a seguinte manchete: "Como o Palmeiras superou o spfc e conseguiu os R$ 23 milhões da Crefisa", de um tal de rodrigo capelo.

    Achei que eu fosse ler uma análise jornalística sobre as razões financeiras de o gigante Palmeiras dar repetidos chapéus nos bambis, mas o que vi foi um apenas o texto de outro bambi degustador de bananas com uma tremenda dor de cotovelo.

    O "jornalista" explica o chapéu com frases tais como esta: "O valor mínimo do spfc foi o que a Crefisa decidiu pagar ao Palmeiras", isto é, na opinião do bambi "jornalista", o Palmeiras valeria o mínimo do spfc.

    Além disso, segundo este mesmo "jornalista", o tal do Vaidar, além de apreciar uma banana e só falar asneiras, também tem, segundo o "jornalista", "gosto pela polêmica". Assim o "jornalista" explica as declarações mentirosas do presidente bambi acerca do contrato entre Palmeiras e Crefisa.

    Por fim, a conclusão do prócere bambi é a de que, apesar da proposta dos bambis ser MUITO SUPERIOR à nossa, a Crefisa só fechou com o inferior Palmeiras porque Lamachia é palmeirense, "pesaram o emocional e as circunstâncias de ambos os clubes".

    Pelamordedeus. Até onde nós vamos ter de ver estes torcedores escrevendo como se fossem Jornalistas?

    Fica a sugestão para a tua leitura e comentários. Link pra "reputagem":
    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/dinheiro-em-jogo/post/como-o-palmeiras-superou-o-sao-paulo-e-conseguiu-os-r-23-milhoes-da-crefisa.html

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 19:40 , Blogger Miguel disse...

    Concordo em parte. Flávio Conceição, Amaral o coveiro, Rogério e outros, não foram lançados de repente. Firmaram-se e renderam muito. É que o time do profexô era tão bom que qualquer um se daria bem, até o Claudio (lateral direito) teve bons momentos até o Cafú chegar. Quando o time é bom tudo ajuda, mas recomendo cuidado com os jovens que não tem preparo psicológico com as altas cifras do futebol. Chega de Wagner Love, é um gazeteiro que já deu o que tinha que dar, prefiro o Joanderson e o João Paulo. Vamos aguardar !

     
  • Às 28 de janeiro de 2015 20:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Valeu pela constatação do anônimo. Sendo chato, gostaria de sugerir que o colega não suje o blog do Alcides com links da RedisGoTo. Não ajude a dar pageview pra site lixo, de jornalismo lixo.

    Está na hora de mudar o jeito de aproveitar a molecada.

    Retirado do PTD:

    Elenco profissional atual, 64 jogadores:

    Goleiros: Fabio, Fernando Prass, Jailson, Raphael Alemão e Vinícius
    Laterais direito: Ayrton, Bruno Oliveira, João Pedro, Lucas e Weldinho
    Zagueiros: Fernando, Gabriel Dias, Jackson, Lúcio, Luiz Gustavo, Nathan, Tobio, Victor Ramos, Vitor Hugo, Thiago Martins e Wellington
    Laterais esquerdo: Zé Roberto, Guilherme, João Paulo, Matheus Muller e Victor Luís
    Volantes: Andrei Girotto, Bruninho, Gabriel, João Denoni, Rafael Litholdo, Renato, Wesley e Amaral
    Meias: Alan Patrick, Allione, Chistopher, Diego Souza, Juninho, Gabriel Leite, Gilsinho, Valdívia, Julen, Lucas Morelatto, Luiz Gustavo Rato, Patrik, Robinho, Ryder Matos e Mendieta
    Atacantes: Tutinha, Caio Mancha, Dudu, Edilson, Emerson, Gabriel Jesus, Cristaldo, Leandro Pereira, Kelvin, Miguel, Mouche, Maikon Leite, Rafael Marques, Tiago, Vinícius e Leandro

     
  • Às 29 de janeiro de 2015 11:52 , Anonymous Anônimo disse...

    A ideia não é demitir profissionais, mas reforçar a equipe. Tanto que Jomar Ottoni, fisioterapeuta do Cruzeiro, está sendo contratado para auxiliar José Rosan e João de Souza, que já estavam no clube. Um fisioterapeuta da base será promovido.

    - A gente identificou que as deficiências não são humanas, são tecnológicas. Se o sujeito não tem recurso para trabalhar, não consegue fazer em excelência - disse Altamiro Bottino, coordenador ciêntifico contratado neste mês.

    TAVA NA HORA

    M.M.

     
  • Às 29 de janeiro de 2015 12:31 , Anonymous Anônimo disse...

    SÓ PRA LEMBRAR:

    Belluzo havia firmado acordo com uma empresa de saúde que disponibilizava equipamentos e aparelhos para o departamento de fisiologia do Palmeiras.

    Um dos primeiros atos de Tirone ao assumir a presidência foi encerrar esse acordo.

    De lá pra cá...

    Dinho Maniasi

     
  • Às 29 de janeiro de 2015 16:38 , Anonymous Anônimo disse...

    Fim da novela: Santos, Palmeiras e Arouca chegaram a um acordo na tarde desta quinta-feira. O volante de 29 anos irá retirar a ação na Justiça que move contra o Peixe, que aceitou liberá-lo ao rival com a condição de seguir com 40% dos direitos econômicos dele. Além disso, o clube da Vila Belmiro ficará livre de uma dívida de cerca de R$ 1,4 milhão que tem com o atleta, entre luvas, salários e direitos de imagem, que deve ser assumida pelo Verdão.
    O Palmeiras, que tem um acerto verbal com Arouca desde o início de janeiro, considera que ainda há alguns detalhes a serem acertados, mas já comemora o desfecho. Com o acordo, o clube do Palestra Itália não corre o risco de não poder contar com o jogador por conta de uma eventual guerra jurídica. Além disso, o Verdão ficará com 40% dos direitos econômicos do volante. Os outros 20% seguirão com a Teisa (Terceira Estrela Investimentos). O fundo parceiro do Peixe tinha 61%, mas 41% eram garantias de um empréstimo feito ao Santos em 2014 de aproximadamente R$ 4 milhões, que terá de ser pago ao grupo no futuro pelo Santos.

    Depois de ter dois pedidos de liminares negados, Arouca terá audiência nesta sexta-feira na Justiça do Trabalho. Na ocasião, os advogados do atleta vão comunicar que ele chegou a um acordo com o Santos e irá retirar a ação.

    Assim, o volante abre mão de brigar para receber todos os salários que teria direito até o fim de seu contrato, que vai até dezembro do ano que vem. A indenização poderia ultrapassar R$ 8 milhões.

    O acordo entre os rivais paulistas havia esfriado após o Peixe não aceitar alguns jogadores oferecidos em troca pelo Verdão. No entanto, as conversas evoluíram após um contato na manhã dessa sexta-feira entre os presidentes Modesto Roma Júnior e Paulo Nobre, que se encontraram em Brasília.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial