Observatório Alviverde

06/03/2015

VALDÍVIA REACENDE A FOGUEIRA DAS VAIDADES E DIFICULTA AS NEGOCIAÇÕES DE RENOVAÇÃO!!


Valdívia é imaturo!
 Image result for imaturidade
 Tomara que seja isto!


Ninguém deseja tanto que Valdívia renove com o Palmeiras, quanto este velho escriba, que aprecia o futebol bem jogado, de muita criatividade e improviso, tanto e quanto, sei, a maioria absoluta dos que escrevem neste Blog.
 

Não significa, porém, que todos nós, apaixonados torcedores do Palmeiras,  fechamos os olhos quando Valdívia assume atitudes frívolas e posturas incompatíveis com a sua condição de ídolo, desrespeitando a torcida palmeirense que o idolatra. 

Reconhecemos seu imenso talento como jogador, mas temos, todos nós, consciência plena de que o chileno, na qualidade de cidadão e de ser humano, é, muitas vezes, volúvel e  imperfeito.

Por tudo isso, o defino assim:

 " Valdívia não encarna, nem de longe, o demônio que a mídia pinta e declara, mas, está longe de pertencer às sacrossantas hostes do arcanjo Miguel"!
 

Valdívia, inteligentíssimo é dotado de um QI estratosfericamente além da média dos companheiros de profissão.

Talvez por isto que os homens da mídia, o tacham de sabido, finório e aproveitador.

Pelo que depreendo, ele, ao contrário, revela-se imaturo e portador de uma personalidade acentuadamente juvenil.

As minhas suspeitas materializaram-se depois que ele postou na Internet a foto de uma caneca em que se lia  "Rio de Janeiro", coincidindo com as declarações de Luxemburgo e dos dirigentes do Flamengo, de que o time carioca estaria interessado em seu futebol.

Soou como se ele quisesse comunicar à torcida do Palmeiras, que ele não estava satisfeito no Verdão e que toparia uma transferência para o rubro-negro carioca.

Em meu entendimento, considerando-se que o futebol é profissional, é um direito líquido e certo de todo o atleta jogar onde bem lhe aprouver. 

Mas, por que e em razão de que colocar uma situação de renovação nesse patamar? Para efeito de autovalorização? Para pressionar a diretoria? Para espezinhar a torcida que o tem como ídolo?

Quero continuar voltando no tempo, até o carnaval.

Eu e a maioria que opina por aqui, desaprovamos a atitude do mago, quando ele viajou (a soldo da Band TV) para participar do carnaval baiano.

Detalhe: ele estava no auge do tratamento da lesão que, há meses, o afastava do time. Muitos não ligaram importância ao fato, considerando que o jogador estava de folga!

Dias após, ocorreu outro fato, em meu entendimento, muito grave, que fez com que aflorasse, novamente, a personalidade infanto-juvenil do jogador.

Aliás, o fato que vou contar, muito longe de revelar personalidade ou autossuficiência, revela a insegurança de Valdívia, sendo que, fato, aliás, com o qual, não concordo e, definitivamente, não compactuo! 

Fique claro, não é pelo fato de Valdívia ser um craque e o melhor jogador do Palmeiras, que ele pode tudo! 

Craque algum é maior do que um clube que o contrata ou do que a torcida que o aplaude, seja a do Palmeiras ou a do Ibis pernambucano, que se intitula o pior time do mundo!

Em suma, não posso compactuar com a atitude do jogador, que, de forma imatura e irresponsável, -coisa de moleque,mesmo-, criou, sem e menor necessidade, uma polêmica em torno de sua renovação, ora em curso.  

Infelizmente, de nada e do nada, o jogador criou um dispensável mal-estar em todos os segmentos da torcida, desde as organizadas, que o abominam mas reconhecem-lhe o talento, ao torcedor comum que o adora! Era preciso agir assim?

A maioria dos integrantes da Leal, que admira o futebol do chileno e torce, ardentemente, para que ele renove com o Palmeiras, ficou, num primeiro momento, chocada, e, depois, perturbada, triste e frustrada com a publicação.

A minoria, cega, tutelada pela mídia inimiga, (que torce para que Valdívia deixe o Palmeiras e reforce os adversários), aproveitou o ensejo para dirigir ao jogador todos os xingamentos, ofensas e diatribes que fazem parte de seu inesgotável e nada recomendável repertório de agressões verbais! Um horror!

Interessante é que os organizados, que se julgam cobras criadas, os maiorais e que se colocam acima do bem e do mal,  inocentemente, vassalamente, bovinamente, nem suspeitam que são massa de manobra da ardilosa mídia.

Eles não percebem que, ao mesmo tempo em que, por exemplo, a Band critica o Mago nos programas esportivos, colocando-o na condição de mau elemento e de um jogador incompatível para o Palmeiras, na prática, age diferente.
 

Reconhecendo-lhe a inegável condição de craque e de ídolo, tanto e quanto o seu enorme prestígio e popularidade, investiu alto no conceito de que desfruta o palmeirense em todo o país.

Assim, cooptou-o, concedendo-lhe passagem aérea, hotel cinco estrelas e, certamente, um altíssimo cachê, para que ele vestisse a camisa da Band e desfilasse à frente de suas câmeras pelas ruas, no carnaval de Salvador! 

Entrementes, em pleno no ar, seus comentaristas, sobretudo os boquirrotos Neto e Ronaldo, o colocavam, nos programas esportivos, como "mau elemento" e altamente nocivo aos interesses do Palmeiras. 
 
Por tudo isso eu pergunto: alguém tem condições de esclarecer o mistério que envolve Valdívia, a mídia e a nossa torcida? Nem Freud!

Se, por sua constatável e indiscutível condição de craque, Valdívia foi escolhido e contratado para vestir a camisa da Band em seu time de carnaval, por que é que, no ar, os comentaristas esportivos da emissora (enganadores, facciosos, inconsequentes e incompetentes ex-jogadores) o querem longe da camisa do Palmeiras?
 
Logo após o episódio da postagem da palavra Rio de Janeiro na Internet, o jogador começou a ser ofendido, pois a imagem do que publicou foi, como era esperado, associada a uma possível e imediata transferência dele para o Flamengo.


Nesse ponto, não há desculpas para Valdívia. Ficou muito claro que ele, infantilmente, imbecilmente, quis, de fato, provocar a torcida. Esse não pode ser, nunca, jamais e em tempo algum, o comportamento de um ídolo! 

Ou Valdívia ainda não se deu conta de que desfruta dessa condição e, ainda, desconhece o incomensurável valor que representa para a torcida do Verdão?

Quem tentar afirmar algo diferente das realidades citadas por este bloguista visando a defendê-lo estará, apenas, tentando tapar o sol com o alambrado! 

Na certa, muitos dirão, -é uma tese compreensiva e plausível-, ele quis brincar com a torcida, mas deve ter constatado e aprendido de que isso não se faz!

Penso que ele visava atingir às organizadas que tanto (estupidamente) têm trabalhado contra a sua renovação de contrato.

Mas, ao tentar atingir aquele segmento da torcida, Valdívia acabou vitimando milhões de palmeirenses -a maioria absoluta- que o admiram e o querem, novamente, curado, são e saudável, vestindo a gloriosa "maglietta" alviverde, a mais linda do planeta.

Ao apagar, quase que de imediato, a primeira publicação que gerou tantos protestos e, ao divulgar, logo em seguida, palavras de apreço e carinho à torcida e ao clube, Valdívia, em parte, resgatou e recuperou o moral com a maior parte daqueles que o reverenciam como craque de primeira grandeza e principal jogador e ídolo do Palmeiras.

Quando se esperava que as polêmicas terminassem e que o assunto renovação se encaminhasse, resumindo-se ao diálogo entre o clube e o jogador, eis que Valdívia, mais uma vez, coloca as mangas de fora e presta declarações polêmicas à mídia perfeitamente evitáveis, reacendendo a fogueira das vaidades, principal entrave para a sua renovação. 

Algumas dúvidas ficam no ar relacionadas a essa entrevista de Valdívia.

1) Estaria, ele, frustrado com o desinteresse manifesto de Nobre e Alexandre Mattos pela renovação?

2) Estaria ele, indignado e ferido em seu amor-próprio pelo fato de o Palmeiras não o ter (ainda) procurado?

3) Estaria, Valdívia, já acertado com outro clube e, a esta altura, procurando uma desculpa que o possa encaminhar para deixar o clube de bem com a torcida e pela porta da frente?

EU, conforme antecipei em outras postagens, creio que Valdívia, em pouco tempo, será uma página virada na vida do Palmeiras.

Encontrei, casualmente, com um diretor do Cruzeiro nas imediações do forum de BH e do antigo estádio do Cruzeiro.

Ele me garantiu que o ego de Mattos é maior que o de Valdívia e do que a soma de todos os egos dos jogadores do Palmeiras.

Mattos, num primeiro momento, golpeado verbalmente pelo Mago, que cometeu, estrategicamente, um erro infantil , dificilmente perdoará a "ousadia" do chileno, renovando-lhe o vínculo com o Verdão!

A não ser que, mediante os apelos da torcida e de Oswaldo de Oliveira, o presidente intervenha e resolva manter no elenco seu único craque e o mais técnico dos jogadores em atividade no futebol brasileiro.

COMENTE COMENTE COMENTE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial