Observatório Alviverde

04/04/2015

O RETORNO DE VALDÍVIA!


Image result for atitude


Não encaro a inclusão de Valdívia entre os relacionados para o jogo de hoje, às 18,30H no Allianz Parque contra o Mogi, como insegurança ou fraqueza, de Oswaldo de Oliveira.

Essas levianas acusações, assacadas de forma injusta contra o treinador, em nada ajudam o Palmeiras, mas foi o que eu vi estampado na web.

O Palmeiras, que está entrando na fase decisiva do Paulistão, necessita vivenciar  um ambiente calmo, tranquilo e carregado de energia positiva para poder brigar pelo título.
--------------------
Mas, como negar a realidade? Ainda há rejeições fortes a Oswaldo,  da ala xiíta da torcida aquela que, muito mais, torce contra o Curintia, do que, propriamente, pelo Palmeiras e para o Palmeiras.

Muitos não admitiam -ainda não admitem- e nem se conformam que o clube tenha contratado um treinador supostamente identificado com o Cu-rintia, onde Oswaldo, por méritos e competência profissional, teve passagem marcante e significativa.

Infelizmente, alguns palmeirenses agem como se vivêssemos, ainda, os tempos do amadorismo, se esquecendo que o futebol tornou-se profissional em 1933 e o primeiro campeão paulista dos novos tempos, foi o próprio Palmeiras .

Vejo que o tempo passou  mas que a mentalidade predominante em parte ponderável da torcida ainda é retrógrada e anacrônica, carecendo de revisão de conceitos, reforma de atitudes e de um banho de modernidade.

Como vivenciamos um momento de reflexão, pois estamos em plena "semana santa", e ingressando, neste momento, no sábado de aleluia, permitam-me a seguinte analogia:

Esses torcedores se assemelham a algumas igrejas neoevangélicas, que preferem falar, muito mais, no inferno e no diabo, do que, propriamente, em Jesus!

Assim tem procedido certos palmeirenses em relação ao maior adversário!
 --------------------
A resoluta atitude de Oswaldo Oliveira, da reinclusão de Valdívia, merece nossos encômios, elogios e sinceros aplausos.

Faça-se justiça, porém, atitude essa respaldada por Mattos, não sei se sugerida, aconselhada ou determinada, pois não me interessa e nem vem ao caso.

Oswaldo, a quem sempre considerei sensato e coerente, de um QI compatível para o bom exercício da profissão que abraçou, mostrou inegáveis virtudes na releitura dos últimos episódios dessa novela "O Direito de Nascer", digo, "O Direito de Jogar" protagonizada por Valdívia.

Ao meu sentir, tomou uma atitude, através da qual impôs sua liderança e exorbitou de sabedoria, espargindo sobre o grupo muita energia e muita luz... 

Como dizia, sempre, o inesquecível Milton Peruzzi, que, muitos não sabiam, citava Lobsang Rampa, "é melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão".

Com isso, Oswaldo resgata a autoconfiança de muitos jogadores, que, a partir de agora,  sabem que estarão em campo reforçados pela presença de um craque de verdade, desequilibrante e muito acima da média, aumentando-lhes a confiança.

A presença do Mago facilitará o trabalho de todos, tanto e quanto trará motivação, alento, praticidade e objetividade ao grupo, e melhor capacitação do ataque para a feitura de gols, justamente na fase crucial do Paulistão.

Em resumo, o retorno de Valdívia coloca o Palmeiras na condição de protagonista e de forte candidato ao título, na hora certa, quando se chega à fase final do Paulistão
 --------------------
Esta semana houve quem denunciasse Valdívia como nocivo ao grupo e como um fator de rompimento e divisão no elenco, acusando-o, injustamente, levianamente, de destruidor de ambientes.

Essas inverdades e sofismas foram contestadas pelas iniciativas de muitos jogadores do elenco palmeirense, (destaco as entrevistas de Prass e Lucas), apelando a Nobre para renovar com Valdívia...

Da mesma forma assim procedeu, também, a unanimidade dos ex-jogadores, ao menos aqueles entrevistados na festa dedicada a Alex, que defenderam o retorno imediato do Mago ao futebol e ao time do Palmeiras 
--------------------

Os detratores de Valdívia, na certa, estarão, a partir desta noite, cruzando os dedos e torcendo para que ele não renda satisfatoriamente e, muitos, até,  para que ele, novamente, se contunda! 

Já,  a partir do jogo de hoje, na certa, vão "secar" o Mago, a fim de que prevaleçam as suas sombrias teses e teorias. Essa gente não torce pelo Palmeiras, torce, exclusivamente, egotisticamente,  por sí!

Por isso, fosse eu, Oswaldo, não colocaria Valdívia de cara, logo mais contra o Mogi, a fim de desviar, um pouco, as cargas mentais negativas direcionadas contra o jogador.

Além disso, considere-se que ele, seguramente, está, ainda, fora de seu melhor ritmo, após uma inatividade de quatro meses ou cento e vinte dias.

É de melhor tom que ele entre no time, a partir do momento em que o adversário estiver um pouco mais desgastado, fisicamente. Facilita-lhe o retorno!
--------------------

Embora uma vitória do Palmeiras seja importante para efeito de um resgate moral do elenco e de melhora na classificação geral, a fim de que o time possa beneficiar-se do regulamento, um indesejável empate ou uma impensável derrota para o Mogi, fique claro, não será um "Deus nos Acuda".

Em razão disso, em face da importância apenas relativa da partida desta noite, Valdívia pode (e deve) usar o jogo para readquirir a sua melhor cadência, ao mesmo tempo em que tem de evitar -ainda- as jogadas mais ríspidas, até que se recupere totalmente e as coisas sejam colocadas em seus devidos lugares.
--------------------

Este OAV tem cobrado fortemente de Oswaldo a definição final do time titular e, convenhamos, as respostas do treinador têm ocorrido da melhor forma possível, pois, certo ou errado, agradando ou não a crítica e a torcida, ele já tem seu time perto do ideal e mais provável.

É óbvio que, de acordo com a velha máxima, "cada cabeça com sua sentença", o time de Oswaldo será diferente daqueles da maioria dos torcedores, do meu, inclusive, mas ninguém poderá criticá-lo, por isto.

Aliás, outro dia, eu disse neste espaço que o time de Oswaldo tinha algumas discrepâncias em relação àquele que eu montaria, mas rendia-me à formação por ele escolhida, melhor que a minha, para o momento vivenciado pelo Palmeiras.

O fato é que, exceção feita à lambança de poupar, desnecessariamente, oito jogadores (após o jogo em Vitória da Conquista), no jogo contra o Bragantino, fato que, como previ quebraria o ritmo do time (e como quebrou!), Oswaldo tem procurado manter o time base!

A partir de agora, reforçado e, principalmente, respaldado pelo retorno de Valdívia o Verdão tem tudo para se tornar um time altamente criativo, competitivo e vencedor.

PARA VOCÊ, O QUE PODE MUDAR, NO TIME DO PALMEIRAS, COM O RETORNO DE VALDÍVIA?

COMENTE COMENTE COMENTE

8 Comentários:

  • Às 4 de abril de 2015 09:22 , Anonymous JJ disse...

    O MAGO GANHARA MAIS POR PRODUTIVIDADE NO PALMEIRAS DO QUE O PRETENDIDO EM
    OUTRO CLUBE ( TEM CLUBE QUE NÃO PAGA)

    O PALMEIRAS GANHARA MAIS COM O MAGO
    AINDA QUE ELE JOGUE APENAS 45 MINUTOS.

    COM O MAGO NO TIME FICA ESSES GRINGOS
    QUE CHEGAM SE SENTEM MELHOR.

     
  • Às 4 de abril de 2015 10:01 , Anonymous Anônimo disse...

    Simples comentário ...T U D O !!!

     
  • Às 4 de abril de 2015 10:08 , Anonymous Anônimo disse...

    Já citei aqui várias vezes e hoje veremos como reagirá a saída de bola sem o TOBIO, porque com ele é péssimo , juntando-se a ele Victor Ramos tb durão sem molejo.
    ESSE É O NOSSO PRINCIPAL DEFEITO , E QTO AO ATAQUE É FÁCIL POIS TEM VÁRIAS OPÇÕES .
    NATHAN DEVE RETORNAR AO TIME PRINCIPAL JUNTAMENTE COM JOÃO PEDRO.

     
  • Às 4 de abril de 2015 12:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho que finalmente será testado o 4231 do OO. Espero que com a chegada de Valdívia e depois de CX, esse esquema nos traga glórias.

    A atitude de OO pode ser vista de 2 formas: fraqueza ou força. Fraqueza porque demostra falta de planejamento. Força pois mostra mente aberta e agilidade.

    Fato é que passou um furacão pelo setor de meia. Isso merece análise. Perdemos A. Patrick, Allione e Ryder, este último foi ver o filho nascer.

     
  • Às 4 de abril de 2015 12:30 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    PALMEIRAS SEMPRE FOI OUTRO COM A PRESENÇA DO VALDÍVIA, É FATO, ASSIM SENDO,HOJE COM JOGADORES DE MELHOR TÉCNICA NO ELENCO, TUDO INDICA QUE FICAREMOS BEM MELHORES. JAMAIS SEREMOS PIORES COM ESTE CRAQUE NO TIME, CHAMA A RESPONSABILIDADE E JOGA EM DIREÇÃO AO GOL.

     
  • Às 4 de abril de 2015 14:16 , Anonymous VALDÍVIA ATÉ MORRER!! disse...

    SERÁ QUE É TAO DIFÍCIL ENTENDER ISSO ??? GÊNIO não tem preço e VALDÍVIA É GÊNIO !!!.

     
  • Às 4 de abril de 2015 14:24 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Muitos o tem como jogador acima da média, outros como jogador de lampejos, outros como normal, más na verdade os que apreciam o futebol arte, aquele que enche os olhos de emoção o definem como craque da bola, irreverente, o mágico, o diferenciado e soberano no seu talento, para mim é e sempre será "craque", aquele que desequilibra, aquele que faz a diferença como ninguém, é também meu ídolo. Aos que não o veem como o vejo e aos que o criticam, apreciem estas imagens e tirem vossas conclusões:

    Ex1: http://i1.wp.com/blogdaclorofi...

    Ex2: https://www.youtube.com/watch?...

    O que vocês acharam? Continua sendo normal?
    É CRAQUE E MUITO CRAQUE....COM TODA A CERTEZA.!!

     
  • Às 4 de abril de 2015 16:05 , Anonymous Anônimo disse...

    traindo as normas do clube

    http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Gatas-FI/noticias/2015-04/Centurion-perde-viagem-do-Sao-Paulo-para-curtir-loira-Daniela-Annabell

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial