Observatório Alviverde

12/05/2015

APESAR DA GOLEADA, O PALMEIRAS SE CLASSIFICA NA BACIA DAS ALMAS PARA A SEQUÊNCIA DA COPA DO BRASIL!


 Image result for bacia das almas
Mattos e Oswaldo quiseram assim!
Apesar da goleada o Palmeiras ganhou 
"Na bacia das almas"!

Quando afirmo que o Depto Técnico do Palmeiras é imaturo, muitos imaginam que estou fazendo oposição gratuita a Cícero e Mattos, responsáveis pelo setor. 

Longe de mim, implicar com eles ou com quem quer que seja, embora esteja convencido, cada dia mais, de que esteja coberto de razão. 

Ontem, ao criticar a lamentável ausência de Valdívia, justificada pela informação de que estaria sendo poupado, discorri sobre a inversão total de valores e de prioridades por parte do clube, em relação aos dois jogos desta semana.

Após afirmar e provar que o jogo contra o Sampaio, era mais importante do que o do próximo domingo em Joinvile, falei da necessidade premente do aproveitamento do chileno contra o Sampaio.

Mas, a imaturidade das guerrinhas de ego ou a falta de visão técnica de Mattos e Cícero, nos levaram, outra vez, ao equívoco e, tanto e quanto, o chefiado Oswaldo de Oliveira.

Infelizmente, o Palmeiras foi a campo, ontem, para decidir uma vaga em torneio eliminatório importantíssimo, com um time que não representava, exatamente, a sua força máxima. 

Em razão disso, as necessidades obrigaram OO a ajustar o avião verde em pleno voo, a partir do aproveitamento de Egídio (não anunciado antes do jogo) e da entrada de Robinho como titular, depois, com o jogo em andamento.
 

Assim, as dificuldades enfrentadas pelo Palmeiras, ontem, no Palestra, foram imensas e intensas e a ameaça de o time não se classificar, que chegou a estar perto de se concretizar, tiveram essa raiz!

Não dá para entender como, em um jogo decisivo, daqueles que decidem a vida e valem a permanência da equipe em um torneio que conduz à Libertadores, o Palmeiras se dispusesse a disputá-lo, usando um time que não representava a sua força máxima.

Houvesse, o Palestra, vencido o jogo de ida, em São Luís, com placar elástico e autoridade, ainda assim a escalação de um time que não representasse a força máxima, seria um caso a ser estudado, amadurecido, pensado e só adotado diante de uma diferença numérica muito segura.  

Não era, efetivamente, o caso de ontem, haja vista o 1 x 1 apertadíssimo do primeiro embate, que proporcionava ao Sampaio a condição de, marcando um gol, passar a ameaçar, seriamente, a classificação do Palmeiras. Acabou acontecendo!

Ontem, eu publicava:

"Sem a alta qualificação e a condição de um craque desequilibrante como Valdívia, o "time óbvio" ou o "óbvio time"de Oswaldo para esta noite, deverá ser este:

Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Wellington e Zé Roberto; 
Gabriel, Robinho, Alan Patrick e Rafael Marques; 
Dudu e Cristaldo".  


O Palmeiras, até a entrada de Robinho e a passagem de Zé Roberto à condição de armador, foi e esteve exatamente como previ que estaria sem Valdívia, isto é, "um time óbvio" ou "um óbvio time".

Na verdade, Oswaldo começou o jogo com um time quase titular, ligeiramente diferente daquele que anunciara e com a defesa reforçada. 

Na hora H ele deve ter refletido e concluído que corria grandes riscos viesse a escalar um mistão.

Assim, Prass, Lucas, Wellington, Vitor Hugo, tiveram o reforço de Egídio, lateral de ofício, na ala esquerda, o que serviu para fechar uma ampla e larga avenida, de há muito existente denominada Av. Zé Roberto. Foi muito bom, para o Palmeiras!

Gabriel, desta vez, não ficou isolado na marcação, pois teve a companhia de Amaral, que voltou ao time sem ritmo de jogo, razoável no desarme e na cobertura, mas péssimo na entrega de bola.

Com o Palmeiras sofrendo o gol de abertura e rendendo muito pouco, ofensivamente, Oswaldo, antes mesmo de terminar o primeiro tempo, mandou Robinho para o aquecimento e, no intervalo, o colocou no lugar de Amaral. Felicíssima decisão!

Robinho, então, entrou em campo e mudou, completamente, o ritmo do Palmeiras e do próprio jogo, constituindo-se no jogador mais importante da partida. 

Zé Roberto que atuara enfiado, no primeiro tempo, sem render satisfatoriamente, no segundo tempo passou a jogar vindo um pouco mais de trás e, do ponto de vista individual, foi o melhor em campo, assinando dois gols.

Ficou provado, outra vez, mais uma vez, como dissemos tantas vezes, que Zé Roberto, pela sua condição de craque, tem de ser aproveitado como meio-campista, já que ele não tem o menor cacoete de lateral, posição na qual ele não passa de um quebra-galho, de um a mais ou de mais um.

Prass, como sempre, esteve firme e eficiente. Como os bons, são, sempre, acompanhados pela sorte, chocaram-se duas bolas contra as suas traves em lances nos quais estava, irremediavelmente, batido.

O melhor dos defensores do Palmeiras foi Lucas, a melhor média de produção do time. Notaram que ninguém mais ousa pedir o garoto João Pedro?

Wellington, esteve bem sem ser brilhante e sem aparecer para a torcida, melhor no segundo que no primeiro tempo.

Vitor Hugo, entortado por Pimentinha no lance do primeiro gol, redimiu-se durante o jogo e foi uma das boas peças do time do Palmeiras. 

Aos puristas e aos críticos implacáveis de VH, eu pergunto: "acaso existiu, na história do futebol, algum zagueiro que não houvesse, um dia, tomado um drible, levado uma passada, uma entortada ou que não houvesse marcado um gol-contra? 

Ontem foi a vez de Vitor Hugo levar uma finta desconsertante que redundou em gol, o que não significa, que, por isso, ele tenha de deixar a equipe. 

Vitor Hugo é um jovem zagueiro, de muito futuro, que, com certeza, ainda vai dar muitas alegrias à torcida do Verdão! Quem viver, verá!

Egídio, como o conhecemos, é muito melhor atacando do que defendendo. 

Ontem cumpriu bem as duas funções e contribuiu bastante para que o Palmeiras deixasse o campo com a vitória, sendo o autor da assistência para um dos gols de Zé Roberto.

Gabriel, a exemplo de Lucas e de Rafael Mendes, ostenta elevadíssima nota média, desde que passou a ocupar a cabeça de área palmeirense. 

São três jogadores operários, de trabalho de equipe, que sempre rendem muito, menos para o público, e, muitíssimo, em termos de conjunto! 

Cristaldo e Dudu compuseram o ataque palmeirense, que, ontem, alcançou a cifra dos cinco gols e esteve bem. 

Cristaldo foi substituído por Kevin, mais articulador e mais driblador, embora o argentino, nas jogadas de área, seja mais experiente e decisivo.

Leandro, após larga ausência por contusão, retornou ao time e, espera-se, possa voltar à forma que ostentava assim que chegou do Grêmio para o Palmeiras.

Particularmente, gostei muito da atuação de Dudu, jogador ainda estigmatizado pela perspectiva de ser apenado com uma suspensão exemplar que não se deixou abater pelo problema e jogou com personalidade.

O Palmeiras, como se sabe, conseguiu adiar o julgamento de Dudu para a semana que vem e o atleta está apto a enfrentar o JEC domingo em Joinvile.

COMENTE COMENTE COMENTE

27 Comentários:

  • Às 12 de maio de 2015 às 22:22 , Anonymous victor tredenski disse...

    NÃO É NEM FORA OSWALDO

    VAZA, OSWALDO

     
  • Às 12 de maio de 2015 às 22:43 , Anonymous Edson disse...

    Primeiro tempo.
    Pior jogador em campo: Egídio
    Segundo pior: Amaral
    Menção honrosa: Osvaldo de Oliveira
    Onde já se viu escalar um mixtão em jogo tão importante.
    Agora tem que correr atrás do prejuízo.

     
  • Às 12 de maio de 2015 às 23:01 , Anonymous n disse...

    Termina o primeiro tempo, o que se pode achar???? é que falta somente uma lona por sima da arena para o palmeiras virar um circo....
    O time esta cheio de toalhinhas, jogadores sem compromisso algum, sente uma dorzinha na beira do c.., e ja não quer saber..., sera que tem salario atrasado..??????
    O.O já disse aqui varias vezes, o cara ta pedido, o time não sabe jogar, é só chutão....
    AGORA...!!! ESSE VITOR HUGO, É UMA PIADA, CADA JOGO UMA ENTREGADA, VAI TEIMAR ATE QUANDO COM ESSA ANTA...
    Agora deixa o Valdivia embora...!!!
    Já disse aqui, esse técnico vai queimar todas essas contratações que foram feitas, levou baile do técnico do santos, do levir, e agora desse cara do Sampaio que nem técnico é...
    Esta tudo encaminhado para serie B, aguardem...!!

     
  • Às 12 de maio de 2015 às 23:53 , Anonymous Edson disse...

    Nossa defesa continua batendo cabeça.
    Depois que saiu o Amaral melhorou muito.
    Nunca vi um time que toma tantos contra-ataques.
    Egídio foi o pior em campo.
    Lucas e Gabriel, os melhores.
    Kelvin entrou bem e mostrou qualidades.

     
  • Às 12 de maio de 2015 às 23:53 , Anonymous Nei Verde disse...

    -Apesar dos 5 X 1 , não me iludo, e não retiro nada no que comentei acima...!
    -Time mal treinado, exposto, defesa desprotegida, buraco no meio, sem cobertura...!
    -Levou sorte tomou duas na trave, fora as defesas milagrosas do PRASS...
    -Se pegar time bem composto e bem armado, passa sufoco...!
    -Vem obtendo resultados mais na raça, e no potencial do elenco, que faz um pouco a diferença...!
    -Essa goleada, vai somente esconder e tapar as fragilidades e provaR cada vez mais que o time esta mal armado, e sem padrão...
    PREOCUPANTE...!! GANHOU MAS NÃO GOSTEI DO QUE VI EM RELAÇÃO AO FUTURO NO BRASILEIRÃO...!!!

     
  • Às 12 de maio de 2015 às 23:56 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...


    Estou satisfeito com a vitória, mas nem de longe satisfeito com o time. Tomamos um belo sufoco de um time do quarto escalão. Time muito mal posicionado, exposto, precisa melhorar muito.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 00:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Resultado enganoso. Noto que o técnico está buscando opções, muitas delas correspondendo ao que alguns pedem.

    O Zé deixou a lateral, Amaral para desafogar o Gabriel. Nisso não dá para reclamar. Talvez apenas não esteja pronto.

    Não acho que o técnico esteja tão mal, talvez os jogadores não queiram marcar, compactar nesse esquema. Assim nunca dará certo mesmo.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 07:13 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Goelada ilusória e enganosa!! Tomamos sufoco com a defesa batendo cabeça.
    Time sem posicionamento, sem padrão tático, pessimamente distribuido em campo, nervoso, parecendo abalado psicologigamente!
    Ser envolvido por jogadores com o nome de pimentinha, tomar 02 bolas na trave e ver Prass fazer defesas milagrosas contra o Sampaio Correa, é mais do que sinal vermelho!
    Ganhamos pelo nivel um pouco mais alto dos jogadores, e não por ajuste tático!!
    Desculpem, este O.O é um merda!!

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 07:26 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Dudu jogou muito bem, Zé Roberto foi o melhor, que jogador !! Não tem ninguém melhor do que ele no Palmeiras. Ninguém ! Robinho mudou o time. E Lucas mostra que finalmente temos uma LD. Só falta um técnico, para fazer coisas que os técnicos precisam fazer, como posicionar a defesa. Dar padrão ao time. Ensaiar jogadas. Enfim, TREINAR ! Algo que OO faz mal, pois é um eterno auxiliar.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 08:37 , Blogger BORGO disse...

    Complementar o que todos os companheiros já disseram: Temos um amontoado de bons jogadores com um técnico que não sabe o que fazer com eles. Vendo outras equipes, percebemos que conseguem agredir sem correr tantos riscos.
    Aqui é um Deus nos acuda. Pedimos insistentemente que colocasse outro volante para ajudar o Grabriel, solitário na marcação.
    Entrou o Amaral. E o que tivemos, novamente o sufoco tomando conta. Precisou retornar com o Robinho para dar mobilidade e retirar o brucutu. Sobre a NÃO escalação de Valdívia que pé no saco em Osvaldo! Concordo com todos que temos urgentemente que ter outro treinador, não vai 30 dias.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 09:25 , Anonymous Anônimo disse...

    PARA VC, O.O. E DESCULPEM A EXPRESSÃO...VAI POUPAR JOGADORES NA CASA DO CAR......
    UM JOGO VALENDO CLASSIFICAÇÃO E POSSÍVEL TÍTULO DA COPA DO BRASIL MAIS VAGA A LIBERTADORES ESSE CARA VEM POUPAR???
    A ZAGA É MUITO RUIM COM VITOR HUGO E PRINCIPALMENTE COM WELLINGTON QUE SÓ SABE CABECEAR E REBATER A BOLA , E ONTEM MAIS UMA VEZ FALHOU JUNTAMENTE COM O VH APESAR DE DER FEITO UM GOL.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 09:40 , Anonymous jj disse...

    GOSTEI DO DUDU AO DOMINAR A BOLA DIANTE DE 2 ZAGUEIROS DENTRO DA ÁREA PAROU A BOLA POR 3 SEGUNDOS TEVE CALMA E DEU O PASSE PRO AMIGO FAZER O GOL NÃO SE AFOBOU.

    TIVESSE HENRIQUE (ex-palmeiras) ESSA CALMA DENTRO DA ÁREA TAVA NO CLUBE AO MENOS COMO BANCO.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 11:08 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Vamos reconhecer, emprestando as palavras de Vilaron, na transmissão: o Palmeiras fez um segundo tempo de Almanaque !

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 13:16 , Anonymous JS93 disse...


    O Palmeiras é o único clube brasileiro que quando aplica uma goleada de 5 x 1 é criticado pela imprensa esportiva.

    Com nenhum outro a avaliação é tão criteriosa e firme desse jeito...

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 14:44 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Meu craque? Craque do time Palmeiras, aquele que não dá
    dinheiro a torcida organizada, aquele que não dá audiência a programa
    esportivo, aquele que diz o que pensa, aquele que não tem nada preso com
    ninguém, aquele que impõem respeito do adversário ao time qdo joga, aquele que
    ninguém gosta de marcar...aquele em que imprensa marrom reluta em chamar más
    interiormente e conscientemente sabem que se trata de "craque da
    bola". Quem é este?
    Valdívia,,,,,,,,,,,El Mago!!!!!
    Indiscutivelmente o melhor tecnicamente falando do elenco do nosso verdão.
    O.O. em entrevista ontem, fez várias combinações com meias do elenco, e em nenhuma delas o Mago foi citado, levando a crer que este já está fora dos planos do verdão.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 14:46 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    A maioria dos comentários quase todos iguais, custo beneficio, chinelinho, corpo mole...bal bla bla Esses infelizes aturaram uma cambada de jogadores medíocres por anos sem fim e hoje acham moderninho criticar a única ESTRELA do time : VALDÍVIA. O MAGO e o único jogador que incomoda os antis, quando ele joga a zaga contraria fica aberta, 2 ou 3 jogadores ficam marcando o MAGO na base da pancada e sobra espaço para ele enfiar a bola e deixar os atacantes na cara do gol. SERÁ QUE É TAO DIFÍCIL ENTENDER ISSO ??? GÊNIO não tem preço e VALDÍVIA É GÊNIO !!!.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 15:12 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Alô OAV!!! Uma triagem se faz necessário com urgência.
    Se cobrir é um circo, se cercar é um hospício...Avanti Palestra.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 19:16 , Anonymous Anônimo disse...

    ok,ok,ok!!!

    Vitor Hugo foi driblado mas eu ví, Luiz Pereira, Mozer, Aldair, Cleber, Antonio Carlos também serem diblados.

    Agora, zagueiro que marca a bola e deixa o atacante se antecipar...

    Wellington tá procurando o atacante até agora.

    Egídio precisa melhorar, ontem acertou um cruzamento, mas errou 598 passes...

    Dinho Maniasi

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 20:43 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Esse vagabundo do Wesley, no Palmeiras, errava passe de 2 metros. Hoje, contra o Cruzeiro, está dando passe de 3 dedos. Um canalha.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 20:48 , Anonymous SEU CREYSON disse...

    SEUS PROBREMAS ACABARAM SEUS ABESTADOS

    FRED NO PARMERA

    http://www.foxsports.com.br/videos/444832323574-palmeiras-tem-grande-chance-de-contratar-fred-diz-ricardo-martins

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 22:21 , Blogger Alexandre disse...

    Renato,vaza pro Joinville, aos poucos o Palmeiras vai limpando a área de ratos, e jogadores que vivem mamando e sem jogar.
    Fred, boa! Esse joga, não fica no D.M. tem um certo sugador, que fica o ano inteiro,e reclama querendo um tal de cubano, não vou nem perder tempo de falar desse inútil.

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 22:54 , Anonymous Anônimo disse...

    Manchado detected

     
  • Às 14 de maio de 2015 às 00:15 , Anonymous Anônimo disse...

    A GLOBO TOMOU NO CU

     
  • Às 14 de maio de 2015 às 00:18 , Anonymous Anônimo disse...

    REAL MADRID - TRIO BBC - BALE - BENZEMA - CRISTIANO
    BARCELONA - TRIO MSN - MESSI - SUÁREZ – NEYMAR
    GAMBAZADA - TRIO GLS - GUERRERO - LOVE - SHEIK

     
  • Às 14 de maio de 2015 às 00:24 , Anonymous GAMBÁ FALIDO disse...

    TOLIMINADO PELO NOVOHORIZONTINO PARAGUAIO

     
  • Às 14 de maio de 2015 às 00:57 , Anonymous Cícero disse...

    Tragam o Valdivia do Inter, muito melhor que o genérico!

     
  • Às 14 de maio de 2015 às 02:10 , Anonymous Anônimo disse...

    -Noticia vinculada num jornal grego e dada pelo Ceretto agora pouco no Sportv Valdívia ja tem acordo firmado com o Olimpiakus da Grécia para um contrato de 3 anos,a contratação do chileno seria um pedido do técnico Nikolahas PHeidhanhus que já trabalhou com o jogador quando ele jogou na Espanha em 2005.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial