Observatório Alviverde

22/08/2015

A FALTA DE EQUILIBRIO DO ELENCO NA HORA H DAS DECISÕES!


 https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSJpVlRaRgFjuQMX5s24WYsbQYBtOY--bCPzRb2i9vaPDGm4WGhJw

Não fica pedra sobre pedra quando falta o equilíbrio!

 As contusões e a falta de reposições à altura, expõem cruelmente a falta de método e de planejamento na montagem do elenco do Palmeiras, da lavra, não de Oswaldo, mas de Mattos. Todos os atuais problemas vivenciados pelo time, decorrem, exatamente, disso!

Mattos, noviço e deslumbrado tanto com o novo clube como com a carteira recheada de Nobre, apostou na quantidade, não na qualidade, na montagem do elenco do Palmeiras, para o que muito contribuíram a sua exclusiva visão comercial do futebol e sua incontrolável vocação por realizar negócios.

Na ânsia de mostrar serviço, ignorou um princípio básico do futebol hodierno, a necessidade de montar times altos e fortes, haja vista que, o futebol que é praticado no Brasil, hoje é, muito mais, de atrito e força física. 

Seus erros maiores resumo-os a dois: a não renovação com Valdívia e não ter priorizado a contratação de homens-gol.

Não vou, porém, irresponsavelmente, voltar a criticar as contratações de Mattos, já que o fiz à época em que foram concebidas. Agora seria (e é) extemporâneo!

Da mesma forma não quero causar uma desnecessária celeuma em torno do assunto, que em nada contribuirá para a melhoria e ascensão equipe no maior campeonato do planeta...

Afinal,  é com o grupo de que dispõe, o mesmo formado por Mattos, que o Palmeiras terá de cumprir, para a derrota ou para a consagração, a sua trajetória na competição!

Não custa, entretanto, para o conhecimento e governo de Nobre, sem qualquer espírito crítico, mas simplesmente informativo, mostrar um dos vários caminhos disponíveis que poderia (deveria) ser trilhado por Mattos na montagem do elenco palmeirense para este ano.

Quem não sabe que o arcabouço do time de 2014, com todos os defeitos, deveria servir de base para a montagem do elenco deste ano? Só Nobre não sabia, embora fosse matéria elementar...

O elenco do ano passado era este:

GOLEIROS:
Prass, Fábio, Deola e  Jailson (quatro).

OBS- Com quatro goleiros, mais as revelações da base, mesmo emprestando Deola, por que o Palmeiras contratou Aranha? Nem Jailson e nem a garotada da base, haviam sido testados!

DETALHE: Aqui, a culpa não cabe a Mattos, mas a Oswaldo de Oliveira.
===========================
ZAGUEIROS:
João Pedro, Wendel, Eldinho, Vitor Luis, Juninho, Lúcio, Vitorino, Wellington, Tobio, Natan, Gabriel Dias e Marcelo Oliveira (doze zagueiros)

OBS: Lúcio e Vitorino sequer deveriam ter sido contratados. Foi burrice no caso de Lúcio e falta de informação no caso do uruguaio, um contundido crônico que Mattos, então dirigente do Cruzeiro, maquiavelicamente empurrou para o Palmeiras. 

Eldinho, Juninho e Gabriel Dias deveriam ser dispensados.

Ficariam, ao meu critério, Wendel (por sua versatilidade, para o banco) Vitor Luís, Tobio, Natan e Marcelo Oliveira (também versátil que joga na lateral, na quarta-zaga e no meio de campo, jogadoraço que está brilhando no Grêmio, com quem a torcida implicou ou, sabe-se lá se havia alguma rusga pendente entre ele e Mattos do tempo do Cruzeiro. Pode ser, pode ser...

Seriam contratados, então apenas cinco: Lucas, Vitor Ramos,Vitor Hugo e João Paulo ou Egídio e mais ninguém.
=============================
VOLANTES:
 Eguren, Renato, Bruninho, Washington, Wesley, (cinco volantes)

OBS: Só Renato merecia ficar para o banco e para efeito de aprendizado pois tem potencial. 

O Palmeiras contrataria Gabriel, Arouca, alguém mais experiente do Girotto e, exagerando, mais dois, sempre de olho na base.
==============================
MEIO CAMPISTAS
Allione, Mazinho, Bernardo, Felipe Menezes, Mendieta,  Bruno Cesar, Diogo, Patrick Vieira, Mouche e Valdivia (dez meias)

OBS: Bernardo e Bruno César foram jogadores absolutamente desmotivados os quais Dorival Jr não soube motivar. Tinham de sair mesmo.

Mazinho, Felipe Menezes e Mendieta tecnicamente ótimos, têm, os três,  o mesmo defeito.  Só conseguem render satisfatoriamente em times de menor importância e responsabilidade. Tinham de sair. Sairam.

Patrick Vieira, jogador promissor, foi queimado por Felipão, mas merecia uma oportunidade em outro contexto. 

Allione e Mouche, os argentinos, continuam no elenco, mas se contundiram e continuam como incógnitas. A mim me parece que Allione, tecnicamente, é, entre todos os argentinos indicados por Gareca (todos sérios e resposáveis, aliás, aquele de melhor capacidade técnica.

Sobre Valdívia, o único armador entre todos esses meio-campistas, Mattos não teve a visão para, antes da dispensa do chileno, contratar um bom substituto. 

Se não existe ninguém no elenco com as características do chileno, por que o Palmeiras não dá moral ao garoto Juninho, o maior destaque do Palmeiras na última Copa São Paulo e melhor até do que Gabriel de Jesus?

No caso específico dos meio-campistas, de fato, justificaram-se, plenamente, as contratações de Dudu, Cleiton Xavier, Robinho, Kelvin e, principalmente de Rafael Marques, hoje, do ponto de vista tático e da liderança em campo, o principal jogador do Palmeiras.

A contratação de Zé Roberto, em meu entendimento, era evitável em face da idade desse jogador, tanto e quanto Alain Patrick, limitadíssimo, cedido ao Flamengo, não deveria ter sido contratado.

============================

ATACANTES
Leandro, Cristaldo e Henrique (Três atacantes)

OBS - Só Cristaldo, que sabe jogar pelos cantos do campo e tem velocidade, com ressalvas, poderia continuar.

Os três contratados, Leandro Pereira, Barrios e Alecsandro, são todos lentos, pesados e pivôs de entrada de área, o levemente mais versátil é Alecsandro. 

Leandro Pereira (razoável contratação) tem bom potencial, é novo e pode progredir, mas ainda não é a realidade de que o Palmeiras tanto precisa.

Barrios, pelo que vi na Copa América e pelo que mostrou até agora no Palmeiras, parece-se um jogador excessivamente lento. 

É preciso ver em que ele vai melhorar, a partir do momento em que readquirir a forma física e o ritmo de jogo. Arrisco-me a dizer que ele tem mais nome do que bola! Tomara que eu esteja errado!

Se, como dizem, Mattos contratou 32 jogadores, jogou muito dinheiro fora sem resolver, in totum, os problemas do Palmeiras, embora forçoso seja reconhecer que ele acertou, também, em muitas ações.

Sou convicto, porém de que se ele considerasse, como mandavam a prudência e o bom profissionalismo, o elenco anterior, teria sido melhor para o Verdão e nossas expectativas e possibilidades  neste Brasileiro e nesta Copa do Brasil seriam muito melhores.

Bastaria que retocasse o elenco em suas necessidades com, no máximo, 15 jogadores de experiência e categoria comprovadas, sem inchá-lo e sem uma folha de pagamento tão avultada.

E ainda que fossem feitos apenas ajustes pontuais ele teria formado um grupo muito mais forte e competitivo do que o atual e mesmo com as atuais contusões de tantos, o Palmeiras teria as peças de reposição a altura de suas necessidades mais prementes.

Concordando ou discordando deste velho bloguista palmeirense, deixe a sua opinião!

COMENTE COMENTE COMENTE



  

23 Comentários:

  • Às 22 de agosto de 2015 às 06:49 , Anonymous Mtx disse...

    Concordo!!ainda nos falta um camisa 10 algo raro hj em dia. Tenho esperança no Cleiton e no fellype Gabriel q eles comecem a jogar tdo q nós esperamos q eles joguem. Kkk

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 09:17 , Anonymous Matheus S.J.do Rio Preto-SP disse...

    As melhores contratações feitas até o momento foram aquelas em que O.O. indicou ao "pop star diretor", sendo que os demais só vieram para encher o já inchado elenco sem qualidade, uma vergonha!!
    Só fizeram por jogada de marketing, enganar e iludir inúmeros torcedores, quantidade está longe de capacidade é só analisar os diversos nomes que não fazem nem por serem reservas do verdão.
    O melhor meia do país foi descartado por egoísmo e orgulho deste diretor estrela, prejudicou ao elenco como um todo, O.O. e M.O. eram a favor da permanência do craque, será que estes são ignorantes? M.Mattos sempre utilizou da mentira para justificar a não renovação, nunca demonstrou interesse desde o início, fez o que a torcida organizada desejava e torcedores que sempre foram utilizados como massa de manobra da imprensa que jamais desejou a permanência deste pois sabia que o verdão seria o melhor time entre todos com o meia diferenciado.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 09:25 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Tem alguns bons jogadores do profissional que vieram da base:
    João Pedro, Gabriel J e Lucas Taylor

    Tem alguns bons emprestados:
    Muller (melhor que João P), Luís Gustavo, Gabriel Dias e Thiago Martins

    Alguns bons da base:
    Juninho, Salles, Lucas Rocha, Daniel, Guilherme, Gabriel Leite e Chistopher.
    Todos treinadores que passam tem receio de usar esse garotos, que sem dúvidas jogam bem, podem não ser craques, mas são melhores que alguns perebas que vem sendo contratados.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 09:30 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Para o jogo contra o Atlético-MG amanhã.
    Eu iria de: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo, Egídio; Daniel, Andrei Girotto, Kelvin, Cleiton Xavier, Dudu; Alecsandro.

    O Kelvin além de voltar e ajudar na marcação, é rápido e seria uma peça importante no contra ataque. Aproveitar a fraqueza do galo.

    E o Daniel por ser um volante rápido e saber sair jogando. O Amaral na maioria das vezes que jogou foi mal e consequentemente o time também.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 09:35 , Anonymous Hugo Vecchi disse...

    Creio que se tivesse uma faxina no elenco para ano que vem ficariam:

    Fábio, Prass (se reduzir o salário) e Jaílson
    João Pedro, Taylor e Lucas
    Vitor Hugo e Nathan
    Ramos
    Egídio

    Gabriel
    Arouca e Girotto

    Allione, Fellype G e Zé Roberto

    Cleiton X e Robinho

    Marques, Cristaldo e Jesus
    Barrios, Alecsandro e Pereira

    Ou seja, sairiam:

    Aranha, João Paulo, Jackson, Leandro Almeida e Mouche.

    *Kélvin deve ser ''obrigado'' a voltar ao Porto

    * Dudu deve receber uma bela proposta.

    Contratações

    1 Goleiro, 1 LE, 1 Zagueiro, 1 Volante, 1 Meia e 1 Atacante.

    Grohe, Renê, Maurício, Otávio, Gourcuff(Livre) ou J. Damm(Tigres) e Aquino(Tigres) ou Clayton (Figueirense)
    _______Traz de Volta: Thiago Martins, Luís G, Muller e Chico

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 10:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Não vamos falar do próximo ano. Estamos em duas competições.
    Outra vez, não!

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 10:36 , Anonymous Hugo Vecchi disse...

    Anônimo, falar do próximo ano é planejamento, este ano se ficar no G4 com este time estará bom, tem que arejar o elenco urgentemente, ter menos jogadores com maior qualidade, hoje possui condições financeiras, coisa que não existia em anos anteriores. Demais adversários estão com problemas financeiros que não sessarão por longo período, levamos vantagem neste quesito.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 11:04 , Anonymous Matheus S.J.do Rio Preto-SP disse...

    Esta diretoria e principalmente este canalha Mattos, não deixou o Valdívia jogar até o término de seu contrato com medo do que este faria e tinham convicção que seria o astro como fora na copa america pelo Chile, na verdade se omitiram ao que seria bom ao clube Palmeiras para manter seus reais interesses.
    Hoje seríamos líderes deste campeonato e com margem, a verdade é esta, que não renovasse posteriormente, duro seria justificar a não renovação, más abrir mão do craque e jogador diferenciado que é foi demasiadamente amador e sem escrúpulo algum para com a entidade Palmeiras.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 11:44 , Anonymous sep1914 disse...

    Discordo frontalmente do bloguista. Mattos ta fazendo um ótimo trabalho de estruturação/montagem de elenco, Nobre ta arrumando a casa e o palmeirense tem que parar de mimimi. Enquanto o palmeirense fica procurando polemica, os rivais conquistam titulos e disputam-o todo ano

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 12:09 , Anonymous Nei Verde disse...

    Se tudo ocorrer de acordo com nossa péssima administração, conforme disse o Alcides, contratação e dispensa sem critérios, frequentes contusões físicas, que ninguém explica, departamento medico ruim, reposição d e jogadores que não são a altura dos titulares, pontos perdidos em casa de graça, aliado a desorganização tática, para chegarmos a garantir uma vaga para libertadores só se houver uma reviravolta muito grande, o que não acredito. Não se surpreenda se não voltarmos de minas eliminados da copa do Brasil, e com uma sapecada do galo, mais jogadores machucados e uma pre crise para o resto do campeonato, vamos ficar comemorando a permanência na serie A. Acredito que é mais um ano perdido por puro amadorismo, amadorismos que já vem a anos, fortificado, pela arrogância e incompetência que os cabaços daqui chamam de mitos.
    Que me desculpem, não estou secando, sou palmeirense doente, quando o time perde perco o dia de tanto mal humor, mas não acredito em nada para esse ano, esta se vendo muito oba,oba, o palmeiras por onde passa é só festa, torcida eufórica, arena d e primeiro mundo lotada, dinheiro sobrando..blá, blá, blá, jogadores se achando, pensam que estão no barcelona, mas não tem nenhuma que assume, poe a bola debaixo do braço e raça no bico da chuteira e o palmeiras no coração.., só querem saber de cartões amarelos, e sala de fisioterapia, e grana no final do mês..!

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 14:09 , Anonymous Thiago Lucas disse...

    Amigo, o que muitos não tem a sinceridade em falar: Valdívia faz muita falta a este time, sejamos sinceros!! Não deixá-lo jogar até o término do contrato foi amadorismo sem igual, sem comentar em impedir de treinar com o grupo, tinham medo do que este faria com certeza. Hoje seríamos líder com ampla margem, é fato.
    Concordo plenamente com o Matheus, assino embaixo, perfeito.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 14:33 , Anonymous TORCEDOR CLOROFILA disse...

    Acredito que hoje teremos resultados que serão em nosso benefício, figueirense deve vencer o sport e no domingo o urubu vence os bambis como também o jac deve vencer ao fluminense e curica empata em casa. Assim sendo, basta termos uma vitória no domingo para entrarmos e não sairmos do G4.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 15:27 , Blogger Codart.R disse...

    Fooooooooooooooooooooooooom!

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 15:30 , Anonymous Só palmeirense disse...

    A confissão de culpa da direção foi abrir mão do futebol do Valdívia enquanto ele tinha contrato. Pagaram para ele não jogar porque tiveram medo. Teriam que engolir seco.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 16:07 , Anonymous Marco disse...

    O Palmeiras tem tudo para chegar, apesar dos erros na formação do elenco. Vendo os adversários, dá para acreditar.
    Amanhã o jogo é decisivo contra o líder de verdade, o mais forte candidato ao título. O gambá não vai se sustentar um turno inteiro em cima do apito.

    Nosso elenco é incompleto, mas está acima dos seus concorrentes, basta ter mais vontade, coragem, ambição e inteligência para jogar.
    Não podemos mais perder a posse de bola para todos os adversários, desde o pessoal do Z4 ao do G4.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 16:40 , Anonymous Heitor Lucas disse...

    Marco, concordo contigo, analisando time por time deste campeonato não existe bicho papão algum, são todos inferiores ou equiparados ao nosso time, pois elenco somos superiores a quase todos.
    Basta ter a determinação, vontade e identidade para com clube e torcedor que a muito vem demonstrando que é diferente de tantos outros.
    Não é necessário fazer milagre, tão somente ter postura de time que quer ser campeão e parar com holofotes, deixe isto para qdo comemorar o título.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 16:57 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    A bola cantada pelo presidente Paulo Nobre está perto de se concretizar: Thiago Santos, volante do América-MG, tem negociações avançadas com o Verdão.

    O jogador, de 25 anos, é um dos destaques da equipe mineira da disputa da Série-B (é o maior ladrão de bolas da competição); ele chegaria para suprir a ausência de Gabriel, que só voltará a atuar em 2016.

    Thiago Santos já não enfrentou o Bahia neste sábado, em Salvador. Em Belo Horizonte a informação é de que a negociação com o Palmeiras será finalizada nas próximas horas.

    O vínculo do volante com o América-MG vai expirar no final do ano e a liberação antecipada pode custar R$ 1 milhão ao Verdão.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 17:10 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Só o pessoal de minas pode opinar sobre as qualidades ou não deste Thiago Silva, eu sinceramente fico na minha.
    Dizem que é o melhor ladrão de bola da série B, agora a pergunta que fica é:
    será que não temos da base alguém que possa suprir esta carência? Girotto é bom vocês verão, agora Amaral depois da contusão não vem bem, questão de tempo e confiança.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 20:13 , Anonymous João Pedro disse...

    Cá entre nós, Viva o Vasco do Chacrinha é série B, pelo visto o Eurico Miranda vai para bem longe pelo que prometeu.
    Dá gosto de ver a molecada do peixe jogar, toque de primeira, sem frescura, visando sempre o colega melhor colocado, pena que sua defesa não acompanha os atacantes, vendo o gramado da vila dá inveja, nosso Allianz Parque tem gramado de baixíssima qualidade é vergonhoso.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 20:18 , Anonymous Rogério Andrade. disse...

    PORQUE JOGAR EM S.J.CAMPOS, SE TEMOS AS DUAS MELHORES ARENAS DE SP, O FANTÁSTICO ALLIANZ PARQUE, NOSSA SEDE, E O NOSSO SALÃO DE FESTAS DA ZL, O VERGONHÃO DE ITAQUERA??? SÓ PARA JUDIAR DO TORCEDOR EM VER O SUB-20. DAI-ME PACIÊNCIA!!!

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 20:31 , Anonymous Anônimo disse...

    O mando era dos gambás. O Palmeiras não é o Juventus com torcida só no bairro. A força que proporciona a ele grande contratos de patrocínio é devido a gigantesca torcida que o clube tem em todos os lugares.

     
  • Às 22 de agosto de 2015 às 23:02 , Anonymous Anônimo disse...

    CX ta fora amanha...estiramento na coxa...6 semanas fora...hora de aumentar a qtde de sal grosso pq ta (continua) foda.

     
  • Às 23 de agosto de 2015 às 11:59 , Blogger Carlos disse...

    Por não haver um meia com as características do Valdivia, disponível no mercado, acredito que valia a pena tê-lo mantido.
    Não vi referência ao Kelvin, que acredito seja um bom jogador. A conferir!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial