Observatório Alviverde

06/08/2015

MARCELO X LUXA, UM DUELO À PARTE NOS TRÊS ENCONTROS PALMEIRAS X CRUZEIRO DAS PROXIMAS SEMANAS!


  Image result for DUELO
 DUELO DE MESTRES! MARCELO X LUXA!


Cruzeiro e Palmeiras se encontram domingo, 09/08, às 16 H, no Mineirão, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro.

Será a primeira das quatro partidas que terão pela frente, três das quais em futuro bem próximo. 

Na quarta-feira, 19/08, às 22 H, reencontram-se no Allianz Parque, no jogo de ida da Copa do Brasil.

O jogo de volta ocorrerá na semana subsequente, dia 26/04, no Mineirão, também às 22 Horas.

Aliás, nos dois jogos da Copa do Brasil, não haverá a presença da TV aberta, leia-se Rede Globo para o estado de São Paulo e para o Brasil, exceção, talvez, para Minas Gerais, região de Belo Horizonte. 

Apenas os canais a cabo, transmitirão o evento, com a grande vantagem de que a maioria de seus  narradores não coloca olho gordo ou peso no Verdão (digam vocês o que quiserem mas acredito nisso) e são muito mais agradáveis aos ouvidos palmeirenses.

O quarto e último encontro dos dois maiores times brasileiros de sotaque italiano, ocorrerá quase no fim do ano, em Sampa, num domingo,  22/11, na 36ª rodada do Brasileiro.

O aspecto preliminar mais importante dos Palmeiras x Cruzeiro aos quais vamos assistir é que os dois times vão duelar comandados  por treinadores que fizeram parte da história recente do rival.

Luxemburgo conquistou pelo Verdão, o bicampeonato brasileiro, o bi legítimo de dois anos consecutivos (1993 e 1994), não aquele de anos esparsos inventado convenientemente por Galvão Bueno para enaltecer clubes duas vezes campeões em anos distantes.

Marcelo conseguiu repetir a façanha de seu colega de Seleção porém, como técnico do Cruzeiro, levando o time mineiro ao bi-brasileiro legítimo de 2012 e 2013. 

O primeiro duelo pela Copa do Brasil, será travado no Allianz Parque e o de volta na semana seguinte, no Mineirão. 

O jogo de domingo próximo, valerá, literalmente, como um aperitivo do confronto, pois a partir de 09/08 está liberada a venda de cerveja no Mineirão nos dias dos jogos. 

Um aspecto importante dessa disputa, será o desafio particular entre Marcelo e Luxa, (eles sabem que o caminho mais curto para disputar a Libertadores é a Copa do Brasil) cujas ligações profissionais estão intimamente ligadas aos dois clubes.

Luxa é o passado do Palmeiras e o presente do Cruzeiro, na mesma medida em que Marcelo é o passado do Cruzeiro e o presente do Palmeiras.

Vanderlei era o treinador do Palmeiras, quando o Verdão foi derrotado pelo Cruzeiro na decisão da Copa em 1996. 

Dois anos depois foi derrotado, novamente, pelos mineiros à frente, não do Palmeiras, mas do Corinthians, nas quartas de final da competição.

Entretanto, em 2003,  sagrou-se campeão em cima do Flamengo. Seu cartel na Copa do Brasil indica que Luxa participou de 16 edições da Copa do Brasil, ganhando um título e ficando duas vezes em segundo lugar.

Marcelo tem um histórico de ótimas participações na Copa do Brasil, embora falte-lhe o essencial, isto é um título. 

Foram quatro participações nas quais MO foi três vezes finalista, ficando, apenas com vice-campeonatos. Aconteceu ao tempo em que ele dirigia o Coritiba (2011 e 2012) e, também, em 2013, quando, dirigindo  o Cruzeiro, perdeu a decisão para seu arquirrival, o Atlético. 

Coincidentemente o seu segundo vice campeonato ocorreu quando o Coxa disputou as finais da Copa do Brasil justamente contra o Palmeiras, dirigido, à época por Luiz Felipe Scolari, que ganhou em São Paulo e empatou em Coritiba, gol de Betinho. 

Segundo os estatísticos, é esta a relação entre Luxa e Marcelo no que se refere à Copa do Brasil:

Luxemburgo:
Participou 16 vezes da competição e disputou 94 jogos.
Ganhou 58, empatou 21 e perdeu 15 vezes.
Ganhou o título com o Cruzeiro em 2003.
Foi vice-campeão com o Palmeiras, em 96 e Cu-rintia em 2001.
Chegou às semifinais com o Fla em 95 e 2014 e Grêmio em 2012.
Foi eliminado nas quartas de final com o Palmeiras em 93 e Fla em 2011
Foi eliminado nas oitavas com o Flamengo 1994, Santos 1997, Corinthians 1998, Santos 2006, Palmeiras 2008, Atlético 2010 e Fluminense 2013
Foi eliminado na primeira fase com o Palmeiras em 2002
 Seu aproveitamento é de 69%.

Marcelo Oliveira:
Participou 4 vezes da Copa do Brasil, com um total de 31 jogos.
Ganhou 19, empatou 5 e perdeu 7 vezes.
Chegou 3 vezes às finais, Coritiba 2011, Coritiba 2012 e Cruzeiro 2014.
Foi eliminado nas oitavas de final com o
Cruzeiro em 2013.

Cruzeiro 2013
Seu aproveitamento na Copa do Brasil 66% de aproveitamento na Copa do Brasil.

DETALHE HISTÓRICO:
Vanderlei Luxemburgo e Marcelo Oliveira jogaram na Seleção Brasileira de Novos tendo atuado juntos no Torneio de Cannes, em 1973. 

Decorridos quarenta e dois anos, se reencontram e se enfrentam em três jogos entre Cruzeiro e Palmeiras um pelo brasileiro e dois, de vida ou morte, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

QUEM LEVARÁ A MELHOR NESSE DUELO?

COMENTE COMENTE COMENTE 

23 Comentários:

  • Às 6 de agosto de 2015 às 17:07 , Anonymous VALDIVETE ATÉ O FIM disse...

    sou mais, muito mais Palmeiras. Luxa?? já foi o tempo dele!!

     
  • Às 6 de agosto de 2015 às 17:17 , Anonymous SANGUE ITALIANO. disse...

    Se entrar com Girotto no lugar do Gabriel e Rafael Marques voltar a jogar, pois contra alético-pr não esteve presente, tem tudo para ao mínimo voltar como 1 ponto, ideal seria uma vitória para que os demais não escapem dos olhos.
    Avanti Palestra!!!
    # Pelo visto no treino ou será Amaral ou Clayton Xavier... preparem-se para fortes emoções.!!!

     
  • Às 6 de agosto de 2015 às 20:57 , Anonymous Anônimo disse...


    http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2015/08/pm-pede-e-cbf-altera-horario-do-jogo-entre-palmeiras-e-flamengo-em-sp.html

    PM pede, e CBF altera horário do jogo entre Palmeiras e Flamengo em SP

    Partida, que seria realizada às 16h, será às 11h, por recomendação da Polícia Militar

     
  • Às 6 de agosto de 2015 às 21:13 , Anonymous Fernando disse...

    vai ser melhor para o palmeiras jogar pela manhã. o time já está adaptado e o flamengo não.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 00:02 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    O Luxa não ganha um mata-mata desde 1993! Quando vencemos os gambás!

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 03:53 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Para mim, o duelo mais importante é o do próximo domingo. Explico: Se perdermos, a crise se instalará, refletindo, inclusive, nos outros dois jogos. Domingo é o dia de sabermos se o sonho de um Palmeiras vencedor é uma realidade.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 06:57 , Anonymous SANGUE ITALIANO. disse...

    Luxemburgo é estrategista e na opinião de muitos atletas foi o melhor técnico que trabalhou, assim sendo, não podemos negar suas qualidades, M.O. está no início de carreira perto de Luxemburgo, hoje tem melhor elenco nas mãos e time em formação, tentando implantar esquema tático, isto o dá vantagem pois o cruzeiro foi desfeito e está em início de reformulação. Vamos aguardar o desfecho.
    Futebol é caixa de $urpre$a!!!!!!

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 08:41 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Somente agora li os comentários feitos ontem. Estava em viagem. Tenso. Muito tenso. Nunca podemos nos esquecer que aqui somos TODOS PALMEIRENSES, sem exceção. E como bom Palmeirense, uma torcida com nível intelectual medio superior às demais, temos, cada qual, nossa Opinião. E nada mais legítimo, democrático, moral e constitucional do que o direito de expressá-la, mesmo que sua emissão esteja em desacordo com uma maioria interna. O Blog é para isso, discutir e refletir. Raciocinar. Ninguém é dono da verdade. Se assim o fosse, para quê serviria este blog ? Desde que civilizadamente, a discordância deve ser aceita e até incentivada. Pois se vê o "tamanho" dos participantes na medida em que se observa sua tolerância com as opiniões contrárias e divergentes. Assim eu penso. Assim eu aprendi a pensar. Já vivi os tempos da Ditadura. E para lá não quero voltar!

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 10:10 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Verde insuperável, também penso desta maneira, onde assino?

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 10:20 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    Ver em Valdívia um jogador diferenciado e craque da bola tem algum crime? Não o achar como mau caráter como muitos postaram é ser mal intencionado ou desinformado? Respeitar as opiniões contrárias é um estado democrático de direito, bata panela quem quiser, eu continuarei a bate-las até que me provem do contrário, com fatos e não suposições.
    Sou torcedora fanática pelo meu Palmeiras, desejo o melhor para meu time, e sou sim "Valdivete" até que provem com fatos de que sua ausência seria o melhor ao que amo que é o Verdão. Até hoje, não tivemos a qualidade nos passes, dribles e assistências daqueles que vieram por substituí-lo.
    Avanti Palestra!!!
    PS- Se não fosse a presença dele associada aos garotos da base no ano passado estaríamos vivendo este momento?

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 11:06 , Anonymous Anônimo nosso de cada dia disse...

    Parabéns insuperável! Esse deve ser o espírito, mas sem bagunça também. Existem anônimos mulekis. Acho que o povo perde muitas linhas desvirtuando, arranjando picuinha. Acabam deixando o Verdão em segundo plano.

    Sobre o pofexô, não o vejo como antigamente. Está na descendente. Achei uma boa as marias terem dispensado o MO.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 11:15 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    São profissionais de sucesso, um que já atingiu o auge, foi até treinador do ícone Real Madri, inúmeros títulos nacionais, o outro vem se firmando e com as conquistas que vem obtendo é tido como um dos melhores do país, pessoa integra, de caráter e extremamente profissional. No momento o M.O. leva ligeira vantagem, já que o elenco em mãos é superior ao de seu adversário.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 11:21 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    Eu, além de bater panela, bato na mesma tecla: VERDÃO SERÁ CAMPEÃO SE NÃO O FOR DO BRASILEIRO O SERÁ DA COPA DO BRASIL DESTE ANO.
    Eu?? Só acredito!!!! E você????

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 11:56 , Anonymous PAIXÃO CLOROFILA disse...

    Luxemburgo é centralizador e isto o fez sair do flamengo, não aceita ser questionado e faz parte de seu perfil opinar em todos os pontos dos clubes, quer ter soberania máxima.
    Ao contrário, Oliveira é calmo, educado, sabe o que faz e tão somente se preocupa com o que se dá dentro das quatro linhas sabe como poucos falar a linguagem dos profissionais da bola, ponderado e justo como poucos que aí existem.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 11:56 , Anonymous VERDE MUITO MAIS QUE PAIXÃO disse...

    Luxa? Luxa ja era pessoal!!!decadencia a olhos vistos e teve gente aqui do blog que queria ele no Palmeiras!!!! ai depois quem não entende de futebol sou eu.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 12:01 , Anonymous PADRE QUEVERDE disse...

    Marchello Oliveira non trena o Verdon ........Marchello Oliveira rege o Verdon !!!

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 15:55 , Anonymous TORCEDOR CORNETA disse...

    M.O. como Luxemburgo tem seus méritos como treinadores que são, muda o perfil pessoal de um para outro, um é autoritário e outro é democrático. Vemos até em suas entrevistas como agem em diferentes pontos, jamais ouvi M.O. deixar a calma na fala e de maneira ponderada, na minha opinião o faz ser ser superior ao Luxemburgo.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 15:58 , Anonymous TORCEDOR SENSATO disse...

    Estou curioso em saber qual time o nosso Marcelo Oliveira levará a campo no domingo, como conhece o cruzeiro como ninguém, sabe onde deve melhor explorar o adversário, pois uma vitória seria de enorme importância na continuidade do campeonato brasileiro e copa do Brasil.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 17:14 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    Torcedor sensato, me parece que Amaral será substituto de Gabriel, Barrios vem treinando a dois dias como titular, hoje Leandro Pereira treinou no 3º time, não entendi nada, muito estranho tudo isto.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 17:29 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Treino em dois períodos com equipes diferentes:
    1)Prass 2)
    Lucas
    Ramos
    Almeida
    Egídio
    Arouca
    Amaral Claiton Xavier
    Robinho
    Dudu
    Rafael Marques
    Barrios Leandro Pereira
    No segundo período houve troca de Amaral por Claiton Xavier e Barrios por Leandro Pereira. Assim verde roxo, o Pereira treinou sim entre os titulares na segunda parte ok?

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 17:32 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Até o dia 17 o Mago tem contrato com o verdão, chamem ele para conversar, ele não quer ir embora, o Palmeiras precisa dele e ele do verdão, vamos parar de ser ignorantes e arrogantes porra!!
    Avanti Palestra!!!!!!!!!!

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 17:41 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Boca Dura: Percebo que se Nobre quiser, Valdívia fica. Está bem claro que ele não quer ir embora. Nunca podemos deixar de lembrar que Valdívia sempre quis um bom Time para jogar. Pede há anos. Agora que temos, ele vai embora. Não tenham dúvidas que absolutamente frustrado.

     
  • Às 7 de agosto de 2015 às 18:36 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Verde Insuperável, concordo contigo, é fato pelas entrevistas que o Mago está extremamente abatido, muito mais que Dilma...aliás esta terá infarto. Mago até falou de sua camisa 10 estar com outro, sentimento de que ainda era seu lugar.
    Pena que por egoísmo e ostentação de um pseudo-diretor, vemos o que vemos.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial