Observatório Alviverde

01/08/2015

EXCLUSIVO: PORQUE MATTOS NÃO QUIS FICAR COM VALDÍVIA!


 Image result for jomar ottoni
Começou neste departamento a dispensa de Valdívia!

Ao passar, ontem à tarde, em frente ao velho estádio do Cruzeiro aqui em BH, encontrei-me com um antigo dirigente do Palestra Mineiro, cujo nome omito por ter-me, ele, pedido sigilo ao saber que o que me revelava eu transporia para este blog.

De fato, conforme antecipou e informou este OAV, Alexandre Mattos foi o responsável único e direto pela sumária demissão do Mago, cuja continuidade no elenco interessava a Oswaldo de Oliveira e ao próprio presidente Paulo Nobre.

Com a saída de Oswaldo, Mattos, sem ser contestado por ninguém, ficou livre para decidir o destino de Valdívia,  jogando essa sinuca com um longo taco de dois bicos.

Publicamente afirmava que Valdívia era o máximo e que pretendia ficar e contar com o jogador...

Internamente, nada fazia e nem movia uma pena ou uma palha nesse sentido. Seguiu assim, até conseguir atingir o seu único e real objetivo; a dispensa sumária do chileno.

Após haver se desentendido com o Mago, fato que gerou entres eles "une petite guerre verbal" via Internet, com a troca de algumas palavras ásperas (ofensas educadas e contidas), Mattos aproveitou-se da transição decorrente da saída de Oswaldo e da chegada de Marcelo Oliveira e consumou, como pretendia desde o início, a debandada do chileno do elenco palmeirense.

Como é recorrente aqui em Minas, sobretudo na política e no futebol, Mattos agia assim: concedia entrevistas afirmando e garantindo que gostaria de renovar com o jogador, perepepé, pão duro, abobrinha e caixa de fósforos... Pura conversa pra boi dormir!

Na realidade ele se preparava para, no momento mais propício, mais adequado e mais favorável, meter-lhe os pés nos fundilhos. Meteu, "de e com força", como se diz por aqui! Foi isso, sem tirar e nem por, o que aconteceu. Como sugere o ditado, "A vingança é um prato que se ingere, frio"!

Detalhe importante: Oliveira queria contar com o Mago! 

Fique claro, então, que tudo, agora, está devidamente consumado, já faz parte do passado e não se fala mais nisso! 

Valdívia deixa -definitivamente- o Palmeiras ao final de seu contrato dia 17 deste mês de agosto.

Segundo declarou Paulo Nobre, o chileno se transfere (tomara que sim) não para um time brasileiro, mas  para o Al Wahda dos Emirados Árabes.

Lá o esperam um futebol tosco e incipiente porém tranquilo, um clima escaldante e desértico porém festivo e, o que é mais importante, um generoso contrato em dólares.

Definido o "affair" Valdívia, o Palmeiras, em face dos bons resultados e da larga série invicta estabelecida, vive, agora, ainda mais, a tranquilidade climática, ambiental e espiritual dos times vencedores.

Tudo, no Verdão (que ótimo e que continue assim!) anda calmo, plácido, sereno e tranquilo, para o que muito contribuiu o fato de o time ter se acertado nas quatro linhas, a partir da chegada de Marcelo Oliveira, que, repito, a princípio, desejava -muito- contar com o chileno, mas foi impedido por Mattos de fazê-lo.

Como tudo está posto e resolvido, quero publicar (sem saudosismo ou lamentações), mas com o intuito exclusivo de que a torcida tome ciência e conhecimento dos fatos, aquilo que (efetivamente) levou o Palmeiras a dispensar os serviços do melhor meia-armador das Américas.  

O fator desencadeante do conflito letal que levou Mattos, primeiro, à briga internética, depois, ao rompimento de seu elo de simpatia por Valdívia, e, finalmente, à dispensa do chileno, foi -pasmem- um evento esdrúxulo e banal, ocorrido nos bastidores, que não envolveu diretamente nem um, nem o outro.

O preparador físico Jomar Ottoni (profissional da confiança plena de Mattos que o havia levado, do América para o Cruzeiro e do Cruzeiro para o Palmeiras) desentendeu-se e quase foi às vias de fato com José Amador, massagista e fisioterapeuta cubano que Valdívia pagava do próprio bolso, como uma espécie de "personal da saúde", em razão de atitudes e pontos de vista conflitantes em relação ao tratamento do jogador!  

Mattos tomou as dores e partido de seu protegido, possivelmente por preservação da ordem hierárquica que tem de nortear as relações entre o clube e os jogadores.

Se houve ou não exagero na atitude de Mattos fica por conta da visão de cada torcedor.

Embora morando em Minas por mais de quarenta anos, eu, que ainda não aprendi a ficar em cima do muro, entendo que S-I-M!  

Em meu entendimento faltou a Mattos algo também muito importante em que os habitantes destas plagas são autênticos mestres: o diálogo!

Jogar com pau de dois bicos, proteger (com ou sem razão) os inferiores hierárquicos de confiança, falar uma coisa e fazer outra são mineirices. 

O diálogo conciliador e construtivo, em antítese, é mineirismo. 

Faltou a Mattos uma boa dose de mineirismo, justamente aquilo que têm de melhor os seus co-estaduanos!

COMENTE COMENTE COMENTE  

28 Comentários:

  • Às 1 de agosto de 2015 às 06:19 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Com todo o respeito que todos merecem, Valdívia hoje é como um panetone guardado em um armário, em um mês de janeiro qualquer.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 06:22 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Na verdade, se Mattos não queria Valdívia, Valdívia também não quis o Palmeiras. Pois se aceitasse a produtividade estaria dentro. Mas preferiu os petrodólares. Quem pode contestar isso???

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 06:26 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Não censuro Valdívia por ter preferido os árabes. Afinal, está em fim de carreira. Mas peço: sem hipocrisias! Se ele amasse o clube como eu amo, ele ficaria.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 08:42 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Verde insuperável, pergunto o seguinte: Quem seja ele quem for ama seu clube? Dias desses, ouvi falar no Tevez que largou Europa para o Boca Jrs time de seu coração, tudo mentira, sabe qto ele tem de salários no Boca? Pasmem!!! 1 milhão e quatrocentos mil, seria inferior ao que receberia na Itália, más o custo de vida da Argentina é infinitamente inferior, compensando o valor, será que este ama o Boca ou Los Ermano$$$ que o troxeram?
    Já foi a época de Ademir da Guia, Pelé, Leivinha, Marcos, Guarrincha...etc. Hoje só vale o poder do $$$$$, # pto falei!!!!!!!

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 08:50 , Anonymous TORCEDOR PONDERADO disse...

    Verdão hoje só deixa a desejar na armação de jogadas, meio de campo ainda não é criativo, com Mago seria totalmente diferente não temos como negar dado suas qualidades e craque que sempre foi. Hoje não faz mais parte do elenco, por ignorância, egoísmo e vaidade de um diretor de futebol, se isto for verdade, por ter comprado discussão entre profissionais fica evidenciado que é mais fraco do que supunha ser, quem perde é o clube e o futebol como um todo, ele é o melhor meia em atividade no Brasil, o Palmeiras seria o time com o melhor meio de campo disparado de todos os demais. Hoje não somos inferiores, mas com Mago não haveria comparação, é fato.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 08:54 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    Meu craque? Craque do time Palmeiras, aquele que não dá dinheiro a torcida organizada, aquele que não dá audiência a programa esportivo, aquele que diz o que pensa, aquele que impõem respeito do adversário ao time quando joga, aquele que ninguém gosta de marcar pois não sabe como fazê-lo,aquele que possui identidade para como o verdão...aquele
    em que imprensa marrom reluta em chamar más interiormente e conscientemente sabem que se trata de
    "craque da da bola". Quem é este???
    Valdívia......El Mago!!!!!
    Quem é Alexandre Mattos??????????

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 09:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Lá vem o copy paste de novo...rs

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 09:47 , Blogger Unknown disse...

    Valdívia é passado

    O que importa é o PALMEIRAS

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 09:51 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Posso ser até um sonhador ou coisa que o valha, más os bambis perderam inúmeras chances no jogo de 4ª, antes que o galo fosse mais uma vez feliz nas finalizações, o porque digo isto? Fiquei imaginado a camisa verde como adversário, será que nossos atacantes perderiam tais oportunidades? Nosso meio não é superior ao do Atlético ou ao menos equiparado? Com toda certeza faremos um excelente jogo contra o galo, imperdível, uma coisa é certa.. nosso elenco é superior ao do galo pelo que vi, só o time ainda não tem o entrosamento que estes dispõem, más chegaremos lá. Eu? Só acredito!!! E você???? Avanti Palestra!!!!!!!

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 09:57 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Emanuel Campana, discordo totalmente de você, Valdívia não é passado, é presente sim, sem sua participação não estaríamos vivendo tal momento seríamos serie B com todas as letras. Não que tenha sido o protagonista pois tivemos os meninos da base como João Pedro, Nathan, Vitor Luis, Fábio...etc que se empenharam tanto qto o Mago, assim sendo, este como todos que foram gigantes não são passado são e sempre serão presentes.!!!!

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 10:14 , Blogger Unknown disse...

    Valdivia saiu pois qualquer mané sabe que pagar 500 mil por mes para o cara jogar nem 1 jogo por mês não é vantagem. Valdivia saiu pois só queria saber da seleção chilena e não do Verdão. Valdívia saiu pois fazia mágia quando queria, e como queria pouco...Valdívia saiu pois era craque da mídia, mas dentro do campo desde 2008 rareava, Valdívia saiu pois gostava de chacaça de putaria, ao invés de treino e jogo. Por fim Valdívia saiu pois era um chinelo ao invés de ser só chileno.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 10:21 , Anonymous Anônimo disse...

    Assunto requentado.
    Bola prá frente.
    Queria que ficasse, não ficou.
    Vamo que vamo!

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 11:14 , Anonymous Anônimo disse...

    VERDÃO INQUESTIONÁVEL

    Há males que vem pra bem. Com Valdívia nunca teríamos a paz, o foco e a integração que a equipe tem hoje.
    Sempre haveria polêmicas, problemas extra-campo e tudo aquilo que estamos cansados de saber. E isso jogando poucos jogos. Infelizmente o Valdivia da seleção chilena praticamente não jogou no Palmeiras.
    Se tem algo que os gambás provaram em 2012 é que um time pra ser campeão não precisa ter um craque extraordinário. Precisa de bons atletas, e um ou outro acima da média. Mas que acima de tudo joguem com comprometimento, raça e vontade.
    Temos um técnico de alto nível e atletas que se não estão nesse estágio, chegarão.
    Agora é apenas esperar...os resultados virão.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 12:36 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Como explicar a maravilha das cores a muitos que não enxergam a luz? Como dizer que Mago é craque da bola a muitos que mal conseguem abrir seus olhos? Que insistem em mantê-los fechados por uma imprensa tendenciosa e desonesta. Hoje não faz mais parte do nosso elenco, como torcedor que sou e amar o futebol arte, este como tantos outros estarão na minha memória dos que me senti representado dentro das quatro linhas. Agradeço ao Mago, desejo sucesso a ele e ao Palmeiras. Avanti Palestra!!!!

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 12:53 , Anonymous Marco disse...

    Valdívia é passado, sem a menor dúvida, mas a mentalidade medíocre de alguns setores ligados ao Palmeiras continua presente, abafada pelo excelente momento do time.
    Mentalidade de quem fica de tocaia esperando o primeiro vacilo para voltar a atacar.
    Bola para frente, mas sempre atentos aos "inimigos dentro da trincheira".

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 13:04 , Anonymous Marco disse...

    O ponto importante do texto de hoje é que ele revela a informação que confirma as publicações deste blog desde o início da novela de renovação de contrato. Uma informação que esclarece e conclui o assunto.

    Daqui para frente, teremos outros personagens para discutir, como Prass, Dudu e quem se destacar.

    Citando Prass, nada melhor do que tentar desestabilizar o goleiro titular do time que pode se tornar líder do campeonato em poucas rodadas.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 15:13 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Alexandre Mattos é o cara que, depois de ANOS, está mudando o patamar do Palmeiras, e o COLOCANDO no lugar de onde JAMAIS deveria ter saído. Palmeirense de verdade APOIA Mattos.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 15:19 , Anonymous verde insuperável disse...

    Precisamos parar com essa mania de perseguição. Essa paranóia desenfreada que possuem certos setores da torcida. Valdívia é passado, como o é Edmundo, Roberto Carlos, Evair.....Bola prá frente que atrás vem gente. E deixemos de soberba, pois só assim venceremos!

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 15:25 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    E como eu já disse: Eu sempre quis Valdívia. Torci por Valdívia. Admirei Valdívia. Mas ele trocou as milhares de picanhas do PALMEIRAS por milhoes de esfihas árabes. Que se vá! Seu ciclo acabou. Para mim, sendo Palmeirense, apenas um quadro pendurado na parede.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 15:42 , Anonymous Anônimo disse...

    O PN não quis renovar por valor razoável pq o Mago não joga. O que poderia garantir a presença dele nas partidas seria a tal da produtividade. Sei que a proposta veiculada foi bem peculiar, e que o jogador preferiu receber mais por menos nas arábias. Vida que segue.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 15:43 , Blogger Unknown disse...

    Boca dura Marco e outros o futebol do valdívia é inquestionável. E pra mim Evair Edmundo e Alex (sem esquecer de tantos outros como o Marcão por exemplo) é mais o presente do PALMEIRAS q o Valdívia. Pois declaram seu respeito e participam de mais eventos que o Valdívia.
    Mattos esta começando a gestão e se excluir o Valdívia é necessário para se ter sucesso, eu apoio.
    Se o Valdívia pensasse no PALMEIRAS como muitos dizem pq ele não pediu para não receber salario como fizeram marcos e o Pedrinho?
    Acredito ainda que o garoto da base o Juninho tem potencial para ser melhor que o Valdívia sem contar cristofer e aranciba

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 15:50 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Eu já desconfiava disso, esse gordo é mala, tomara que o MAGO não venha fazer mais falta do que já esta fazendo.

    Com Valdivia nesse time, iria ser de arrepiar, mas fazer o que né..!!

    Gostaria de saber dos entendidos que ajudaram o gordo a livrar se dele, quem tem um custo beneficio melhor, MAGO, que junto com PRASS nos livrou do rebaixamento, Quando jogava era um colírio, craque identificado com o clube, ídolo da criançada (*) OUUUU, ESSE ZR. em fim de carreira que quando joga, ou melhor entra em campo e ganha 400 paus..???
    (*) um dia eu presenciei no final de um jogo entre Palmeiras e bambis, um banbizinho (garoto) em pleno panetone, gritar o nome do MAGO e pedir lhe a camisa, no qual foi atendido educadamente pelo craque...! os adversários os respeitava, mas uns pseudo torcedores do palmeiras não..!
    SE NÃO FORMOS CAMPEÕES COM ESSE TIME, A CULPA É PURAMENTE DE QUEM APOIOU E QUEM DISPENSOU NOSSO CRAQUE.., ai seus cabaços outra oportunidade dessas vai demorar, e muito..!mas um dia vocês aprendem..!!

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 17:11 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Nei Verde, o fato de ser craque nunca foi levado em relação ao custo benefício como colocou, sempre foi visado pela imprensa que o desejava fora do verdão, pois sabiam e não é preciso ser mestre pra deduzir que com ele o Palmeiras seria imbatível no meio de campo, não teria melhor no campeonato e no Brasil. Como disse, faz falta ao verdão, setor de criação é carente, só não vê quem não quer. Tanto que o termo custo benefício a que se refere jamais foi dito relativo a Ganso, Pato, Damião, Nilmar, Vagner Love, Renato Augusto, Cristian..etc, é interessante não acha?
    Eu particularmente acredito que fosse jogador que não é bem visto pela grde maioria dos atletas que são do elenco, isto eles não demonstram publicamente, só Prass falou algo contrário a imprensa, demais...vamos dizer..tão somente concordavam. Muitos vieram de outros clubes com visão do Mago vendida por pseudo-jornalistas, com sua saída, abriu-se enorme leque para outros pudessem disputar titularidade, estes abraçaram para que a sua ausência não fosse sentida, houve proximidade dos elementos do grupo e integração.
    Más na minha opinião fará falta e muito ao elenco.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 18:22 , Anonymous Marco disse...

    Escrevemos demais sobre o Valdívia durante todo esse processo que tivemos de renovação ou não do seu contrato. Informações e avaliações claras sobre o que acontecia e a importância desse jogador. O assunto termina com esse texto esclarecedor.
    Para quem não quis entender ou quem não teve a intenção de entender, nada do que foi argumentado ou esclarecido foi suficiente. Por mais que os fatos fossem revelados a visão míope prevalecia e não seria diferente nesta última abordagem.

    A vida segue, o Palmeiras segue como sempre seguiu após a saída de jogadores muito mais significativos na sua história. Resta apenas uma situação para ser concretizada ou não sobre esse jogador, ver qual a sequência da sua carreira, ganhando muito dinheiro no futebol árabe ou voltando em breve com outra camisa do futebol brasileiro.

     
  • Às 1 de agosto de 2015 às 18:32 , Anonymous Marco disse...

    A revolução no futebol palmeirense tem um nome, a do atual presidente, que por sorte (não ter sido rebaixado em 2014) e por ajustar as finanças fez o Palmeiras mudar de patamar. Contratou pessoas e as deixou trabalhar em suas funções, assumindo o risco de suas decisões para o bem ou para o mal.
    A saída foi de um só jogador, que passou como tantos outros, mas todos os circunstâncias que cercaram essa saída continuam presentes. Portanto, o tema continua sendo muito atual.
    Quanto ao restante, ser palmeirense de verdade é ficar atento ao trabalho das pessoas, apoiar quando preciso e exigir explicações quando necessário.

     
  • Às 2 de agosto de 2015 às 03:15 , Anonymous Paulo Curtiba disse...

    se o Mattos fez tudo isso, é pq realmente é o mito... A muito tempo não temos diretoria com personalidade...

    Valdivia, a incerteza nos ultimos anos no Palmeiras...


    agora Palmeirense falar que o Valdivia ia da certo esse ano, como podem ter certeza?
    vendo que os ultimos anos era o mesmo discurso....

    vamos parar com apaixonismo...

     
  • Às 2 de agosto de 2015 às 18:38 , Anonymous Marco disse...

    Como tem juvenil na torcida do Palmeiras!
    Depois do jogo de hoje, ficaria melhor assinar Paulo Atlético Paranaense.

    Sem um meio de campo criativo, nem sempre o Palmeiras enfrentará um rascunho de time como foi o Vasco. E ai, como fica a criação diferente no meio de campo?

     
  • Às 2 de agosto de 2015 às 22:58 , Anonymous Anônimo disse...

    A informação que tenho não confere, a saída do Valdívia estava pavimentada muito antes da chegada do Mattos, Nobre não aceita nada menos que profissionalismo no seu time e Valdívia era carta fora do baralho. De qq forma já foi.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial