Observatório Alviverde

28/07/2015

HUMILDADE E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL Á TORCIDA DO PALMEIRAS!


 Image result for humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém

Volto a discorrer sobre a humildade, ainda que pertencendo a uma torcida orgulhosa, altiva, muitas vezes arrogante e que, definitivamente, não cultiva (jamais cultivou) essa virtude.

Eu sempre ouvi dizer que humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguém e, pude constatar, no decorrer de minha longa vida, que se trata de prova provada e de indesmentível realidade.

Sem querer estabelecer polêmicas (todos têm o direito à livre manifestação, até de discordar do bloguista), quero dizer o seguinte: 

talvez o único blogueiro que entendeu "in totum", isto é, integralmente, o meu recado de ontem, tenha sido Ney Verde. 

Como eu e tantos palmeirenses antigos, Ney se revela otimista, porém realista, menos atirado do que os palmeirense mais jovens, ao recomendar que "devemos comer pelas beiradas". Endosso-lhe as palavras, sapientíssimas!

Só quem vivenciou tantas decepções pretéritas em circunstâncias muito mais favoráveis do que esta, excelente, com a qual estamos em "lua de mel" pode avaliar e avalizar o que estamos afirmando.

Muitos interpretaram as minhas advertências de ontem como lances de pessimismo o que, garanto-lhes, não é verdade. 

Trata-se, apenas, de precaução decorrente de tantas outras situações que ficaram marcadas pelas frustrações.

Como esquecer a decisão do Paulistão com a Inter de Limeira, na década de 80, quando tínhamos muito mais time?

Dá pra esquecer a virada que tomamos do Vasco na Copa Mercosul, (ano 2000? 

E a decisão do Mundial de clubes em que o Palmeiras reunia melhores condições do que o adversário para sair-se vencedor?

Em todas essas ocasiões eu fui um incorrigível otimista! Por tudo isso e outras ocasiões que consegui retirar da memória, tenho muitos motivos para estar sempre com um pé atrás.

Ademais, o Brasileirão é um certame longo, temos ainda um turno e quatro jogos pela frente e tudo pode acontecer. 

De minha parte eu prefiro, apenas, afirmar que o tempo é bom, que o ambiente é propício e que são ótimas as perspectivas do Palmeiras.

Fique claro que, como (quase) todos, estou bastante otimista e acreditando na perspectiva do título. 

Sou (sempre fui) um pensador da possibilidade. 

Aliás, a esse respeito, há um livro sobre o assunto, o qual tive a sorte de ler, há anos, que marcou, de forma indelével, tanto a minha conduta pessoal quanto a minha vida. 

Faço questão de citar-lhe (despretensiosamente) o nome e o recomendo aos mais jovens pois se trata de uma fonte benfazeja de ensino, entusiasmo, de otimismo e de viver:

'O PENSAMENTO DA POSSIBILIDADE CONDUZ AO EXITO'. 
O autor é Robert H. Shuller, americano.

Tantas vezes, em situações muito mais sólidas que a de hoje, o Palmeiras frustrou-me, embora nessas oportunidades eu houvesse exercitado, vivenciado e esbanjado otimismo em relação ao time.

Respeitando o sentimento de cada palmeirense e as atitudes de todos, eu quero ratificar o que disse ontem, sem tirar ou por nenhuma vírgula às minhas palavras.

Mantenho o meu discreto otimismo em relação ao time e ao trabalho de Marcelo Oliveira e considero todos os elogios e loas que lhe têm sido dirigidos, merecidos, porém inconsistentes que não resistirão ou sobreviverão na hipótese (Deus nos livre) de o time tropeçar. "A mão que afaga, é a mesma que apedreja (AA)"

Conheço Marcelo pessoalmente (ele também me conhece) e, sei que, ainda, é um treinador em fase de aprendizado (apesar das ótimas campanhas no Coritiba e do bi-brasileiro pelo Cruzeiro) que tem tudo para se consagrar por sua condição de ex-craque de futebol (ele foi o maior parceiro de Reinaldo José de Lima).

Que essa consagração a exemplo do que ocorreu com o mestre de Marcelo, Telê Santana, também ocorra a partir de um grande trabalho na S.E. Palmeiras! 

COMENTE COMENTE COMENTE

26 Comentários:

  • Às 28 de julho de 2015 07:42 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Você está certo, Alcides. Também passei por desilusões nesses anos todos, muitos anos ! Vi ao vivo nossa derrota contra a Inter, em um Morumbi lotado. E tantas outras. Mas muitas vitórias também, na década de 70 e depois 90. O Time de 2009 prova sua tese. Perdemos o título no final. Quanto ao jogo do Vasco fomos muito bem, vontade, aplicação e técnica. O Time está evoluindo rapidamente. Tomara que chegue ao auge bem no final, para não virarmos novamente o "fio". O mais correto, para nós torcedores sem qualquer humildade, uma característica do Palmeirense, é cantar e vibrar durante e após o jogo, mas no dia seguinte sempre pensarmos que dezembro está muiiito longe, incorporando um pouco aqueles nossos velhos fantasmas passados, que nos recomendam sempre dizer que o jogo é jogado e o lambari é pescado. Até o minuto final !

     
  • Às 28 de julho de 2015 07:56 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Ontem foi um verdadeiro "Dia do Palmeiras". Fomos a pauta principal de vários programas, TV, rádio, jornais, internet. Todos elogiando o Verdão. Isso é bom, mas pode ser ruim. E depende de MO conscientizar o Time para receber bem as vitórias e absorver ainda melhor as derrotas. Desse modo se faz um Campeão. Se assim não fosse, não existiria um Barcelona, tantos vezes seguidas vencedor. Essa " gana" por melhorar dia a dia, deve estar incutida na cabeça de cada jogador. Aí, seremos protagonistas até o final.

     
  • Às 28 de julho de 2015 08:03 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Ontem confirmei (mais uma vez) minha velha tese de para a RGT, a ideologia é a dos vencedores. Eles são a emissora do "oba oba". Vão sempre com quem está na frente ou chegando lá. Isso ocorreu na Ditadura e depois na Democracia. A RGT quer apresentar o sucesso, nem que tenha que lamber e bajular o " assunto do momento ". A RGT é infame. Sua " crítica" é o IBOPE". Sua fé é a audiência. Ontem mesmo MO estava no Bem Amigos. A continuar assim, os curintianus vão começar a reclamar.

     
  • Às 28 de julho de 2015 08:05 , Anonymous TORCEDOR CLOROFILA disse...

    O porque continuarei acreditando e jamais perdendo a humildade no que diz respeito aos adversários e separando a realidade de uma visão cega e sem parâmetros básicos.
    1) Não possui elenco inferior a qualquer dos demais que estão em disputa, ao contrário, ao mínimo se equiparam.
    2)Se não possui o melhor técnico do campeonato está no mesmo nível, perdendo tão somente em experiência ao Levir,com uma visão mais madura e por passagens que o fizeram e fazem ser diferencidado.
    3) Não possuimos meia de criação com as qualidades que dispunha o Valdívia, más a dedicação do elenco supera tal dificullade.
    4) Comprometimento e união do grupo, é fundamental e sintonia com comissão técnica, querer fazer história como nossa camisa é enorme diferencial, isto existe e fica a cada jogo mais claro.
    5) Deixamos a desejar em relação a tão somente dois times hoje em disputa: Atlético-MG e Internacional-RS no meio de criação, vale lembrar que estes estão formados a mais de ano, Palmeiras é recente e em evolução, Internacional está anestesiado ainda pela liberta. Nossas opções são de melhor qualidade em relação a estes.
    6) Adversários hoje nos veem com outros olhos, passaram a nos respeitar como a muito não se via, é certo que com Valdívia a coisa seria muitíssimo melhor, más mesmo assim, somos Palmeiras, temos atitude e determinação que a muito não se via.
    7) Arena Allianz Parque nos faz temido pelos adversários, pois com o apoio incondicional do torcedor nos faz ainda mais forte, não comparável a nenhum outro.
    8) Nunca estivemos tanto em evidencia na imprensa escrita, falada e televisiva, apesar de às vezes ser noticiários com a finalidade de conturbar o ambiente, más tal atitudes, só tem uma justificativa: sabem que passamos a ser um dos protagonistas e isto os assustam, e muito.
    Crer em dias melhores é bem diferente ter fé cega, sem base ou fundamento, longe de ter humildade no respeito a todos e saber muito bem de nossas limitações, vivi várias decepções nestes anos passados, com perdas de títulos e rebaixamentos, serviu e serve de lição e ter os pés cada dia mais ficado no solo.
    Eu acredito e jamais deixarei de crer.
    Avanti Palestra!!!! Ingresso na mão... eu estarei lá no domingo e você??

     
  • Às 28 de julho de 2015 08:37 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Quero sempre ter coerência para saber discernir sonho de realidade e apostar no momento do clube, somos carentes e tínhamos baixa autoestima, hoje a coisa se modificou, e porque não acreditar em novos horizontes, sem deixar de fazer uso da humildade? Somos verdadeiramente representados por nossos atletas em campo e fora dele também, estamos extasiados é verdade, más com os olhos bem abertos.
    Avanti Palestra!!!!!!!!!!!!

     
  • Às 28 de julho de 2015 08:55 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    E quanto mais ganharmos, mais vão querer ganhar da gente. Os bambis, o time do Pato tocador de piano (não seria flauta?) e os curintianus de itaquera estão loucos por vingança. Mas vão levar outra esfrega!

     
  • Às 28 de julho de 2015 09:17 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    Li alguns comentários após a vitória sobre o Vasco e uma me chamou a atenção:
    " Bater em bêbado é feio, más apanhar de bêbado é pior ainda".
    Torcedor este que está sempre insatisfeito, como a imprensa pilantra que é, pois antes do jogo quem diria que a coisa seria como foi? Nem o maior dos otimistas poderia supor, bastou ganhar como foi para colocarem o time adversário como o "safado" da história, não se valorizou em nada nossas qualidades técnicas...coincidência?

     
  • Às 28 de julho de 2015 09:21 , Anonymous Anônimo disse...

    VERDÃO INQUESTIONÁVEL

    Análise perfeita. O mesmo palmeirense que se revolta e considera o fim do mundo 3 derrotas seguidas (e já quer trocar elenco, técnico, cor da camisa) é o mesmo que já está sentindo a mão na taça.
    Tb sou palmeirense antigo. Acredito que os mais novos carecem de vivência, coisa que neste século praticamente não tivemos. Campanhas horrorosas, 2 rebaixamentos, rivais ganhando títulos importantes, jogadores medianos elevados a condição de craque entre outros. Quem viveu o período de 17 anos sem títulos (vivi só a fase final) reconhece várias dessas características. Contudo, até pelos rebaixamentos, acredito que mesmo ganhando um ou outro título, esses 15 anos foram os piores da nossa história. É até compreensível por isso o frenesi com o atual momento. Vão acabar aprendendo da mesma forma que nós aprendemos.
    Mas reconheço: é difícil não ficar otimista.

     
  • Às 28 de julho de 2015 10:06 , Anonymous Alexandre Palma disse...

    Bom dia ..

    Por falar em crescimento de nosso espaço na mídia, alguém de vocês sabe a razão de nossa posição no ranking de sócios-torcedores estar estacionada há dias?

    Poderia ser uma estratégia de a qualquer tempo aparecer com um número bem mais alto e surpreender os colorados ?

    Palmeiras minha vida é você !!!!!!!!

     
  • Às 28 de julho de 2015 10:15 , Anonymous JJ disse...



    PALMEIRAS PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL!! FATO!
    PALMEIRAS vestiu a camisa da Seleção Brasileira contra a seleção do URUGUAI e venceu!! Isso não é ser grande e sim GIGANTE!...
    Construir o PALESTRA ITÁLIA e o Allianz Parque sem grana do povo e ser Gigante!..

     
  • Às 28 de julho de 2015 10:19 , Anonymous jj disse...



    O PALMEIRAS é tão Grande que até Salvou os BAMBI da Falência nos anos 1938+- é tão grande que até ajudou o Meio Ambiente ao DOAR todo o ENTULHO do PALESTRA DEMOLIDO aos GAMBÁS ÉÉÉ!!!!.....

    O PALMEIRAS É TUDO DE BOM MESMO!...

     
  • Às 28 de julho de 2015 10:25 , Anonymous victor tredenski disse...

    ALCIDES

    DESCULPA DE SER CHATO E INCOVENIENTE

    MAS EM 2000

    PERDEMOS PARA O VASCO NA EXTINTA COPA MERCOSUL

    ABRAÇOS

     
  • Às 28 de julho de 2015 10:30 , Anonymous victor tredenski disse...

    GALVÃO BUENO ONTEM

    DEITOU ELOGIOS AO PALMEIRAS

    FALOU DA IMPORTANCIA DO PALMEIRAS NA SUA VIDA PROFISSIONAL

    E MOSTROU UM CERTO CONHECIMENTO DA NOSSA HISTORIA

    FALANDO DE ESCALAÇÕES HISTORICAS

    DE TUPANZINHO

    DA FINAL DO PAULISTÃO-59

    FALOU ATÉ ALLIANZ ARENA

    É, PARECE QUE A MARÉ MUDOU

     
  • Às 28 de julho de 2015 10:39 , Anonymous alcides drummond, o editor disse...

    Tredenski

    Corrija mesmo o que eu escrever errado, embora na vez anterior o erro tenha sido de digitação pois digitei o 9 e não o 0.

    DESTA VEZ FOI POR NÃO LEMBRAR MAIS MESMO!

    O importante que o blog não erre. Vou corrigir na matéria.

    Sinta-se a vontade (Você e todos) para as correções de outros erros que por ventura eu vier cometer.

    Abs e saudações esmeraldinas (AD)

     
  • Às 28 de julho de 2015 10:52 , Anonymous Renan Teles disse...

    Bom dia Alcides!

    Sabias palavras, concordo com tudo que disse!

    Acho a humildade a mais linda forma de respeito e sentimento social que uma pessoa possa ter! A soberba...como diz na biblia, nos leva a destruição!

    Acredito que assim como eu, vc tbm está com um sentimento esperançoso enorme, felicissimo e totalmente euforico qto ao momento do Palmeiras,contudo assim como eu (sendo repetitivo) temos de ter nesse momento a serenidade de manter td isso adormecido dentro de nós...pois como palmeirenses sofridos que somos, só teremos o direito de comemorar alguma coisa depois do apito final da 38ª rodada desse BR-15. Queira Deus...que tenhamos o que comemorar

    Resumindo, as derrotas, as humilhações, as vergonhas e as surras que tomamos nas ultimas decadas, nao nos deixam ou melhor nao é recomendavel que nesse momento possamos extrapolar tudo que temos guardados neste momento qto ao nosso time!

    Acho que, como bom mineiro, aquele q come quieto...devemos comer quietos e pelas beiradas...até prq, ja começamos a chamar atençao daqueles que adoram nos atirar pedras...e infelizmente influenciam grande parte de nossa torcida!! Que pena...

    Avanti Verdão...estamos loucos pra soltar o grito!!

    Abraços Alcides...

     
  • Às 28 de julho de 2015 12:20 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Amigo palmeirense, o domingo tem tudo para ser mais um belo dia, até a manhã de hoje foram vendidos 16 mil ingressos antecipadamente para o café matinal no Allianz Parque.
    O meu já garantido, e você? Vamos nos encontrar para incentivar ao verdão.
    Avanti Palestra!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  • Às 28 de julho de 2015 12:24 , Anonymous Palmeiras todo dia disse...

    Direto do PDT hoje pela manhã: Fim da folga: diferentemente da semana passada, quando folgaram por dois dias, os jogadores do Palmeiras voltarão ao batente hoje, em treino marcado para começar às 15h, na Academia de Futebol.

    Reforço: antes da atividade o meia Fellype Gabriel, anunciado em maio, será apresentado oficialmente. O jogador, de 29 anos, assinou contrato por duas temporadas; ele já foi regularizado e está à disposição do técnico Marcelo Oliveira.

    Quase lá: o atacante Leandro deve definir entre hoje e amanhã sua transferência para o Santos. A transação só não foi concluída ainda porque o a equipe da baixada quer pré-definir um valor caso queira comprar os direitos de Leandro ao final do empréstimo, em dezembro.

    Sem novidades: Adidas e Palmeiras seguem sem se acertar e a novela caminha para o divórcio. Especula-se que a Puma seja a principal interessada em assumir o lugar da empresa alemã, no clube desde 2006.

    Processo: Wlademir Pescarmona, candidato derrotado à presidência na última eleição, está processando o Palmeiras. O motivo é a taxa extra que os sócios do clube social terão de pagar mensalmente para equipar os prédios erguidos pela WTorre.

     
  • Às 28 de julho de 2015 14:38 , Anonymous TORCEDOR CORNETA disse...

    Na minha opinião os nossos maiores "adversários" serão como conviver com os holofotes que por hora se apresentam e exposição a mídia seja ela escrita, falada e televisiva e a principal delas é a "ostentação", sinceramente não sei até onde a manutenção da humildade pode e DEVE prevalecer.

     
  • Às 28 de julho de 2015 15:22 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Semeie um pensamento e colhereis um desejo, semeie um desejo e colhereis uma ação, semeie uma ação e colhereis um hábito, semeie o hábito e colhereis um Caráter. Galileu Galilei....com toda certeza era um palmeirense.....Avanti Palestra!!!!!!

     
  • Às 28 de julho de 2015 15:31 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Posso confessar uma coisa? Então vai...
    - Estou tremendamente preocupado com o que possa acontecer no Allianz Parque no domingo pela manhã, estamos otimistas em demasia e isto pode fazer com que o inesperado possa acontecer e sairmos de lá.........................
    Felizes como nunca e soltando rojões que a muito não fazíamos, pois aqui é Verde.
    Pegadinha do malandro!!! gluglu...eié..eié..gluglu!!!!!
    Avanti Palestra!!!!! Eu acredito!!

     
  • Às 28 de julho de 2015 16:09 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Só para informar: 21 mil ingressos já vendidos de maneira antecipada, o meu já está garantido.

     
  • Às 28 de julho de 2015 17:22 , Anonymous MestredosMagos disse...

    A PRECAUÇÃO TEM RAZÃO

    Pois o Palmeiras não trouxe um meia de extrema categoria para substituir o Valdívia.

    O Arancibia é jovem e tem que ser lapidado.

    O Felipe Gabriel hoje deu entrevista dizendo que já sofreu infiltrações e tratamento com bife no pé lesionado lá nas arábias, portanto é uma super incógnita.

    Cleiton Xavier é um mistério parece que também tratava lesão com bife na Ucrânia, não é possível que tiricia.

    Zé Roberto é o coringa e será muito útil, mas não é o titular.

    Falta ainda um meia que desequilibre, porque os jogos mais a frente não dependerão só de força como tem sido até agora.

    Pra furar a defesa adversária vai ter que ter o cara, o visionário, ou seja, o meia, o cara que pensa o jogo.

    Nosso time vem jogando na força, impondo sua maior condição técnica, mas principalmente física.

    Por isso a precaução.

    Só falta um meia.
    Um meia que possa mudar um jogo.
    Dar uma opção a mais a equipe.
    Uma maior qualificação no elenco.

    Saudações.

     
  • Às 28 de julho de 2015 17:39 , Anonymous MestredosMagos disse...

    ALCIDES MAIS UMA COISA

    Nesse campeonato não podemos reclamar da falta de atacantes.

     
  • Às 28 de julho de 2015 20:07 , Anonymous Edson disse...

    Deixa chover...
    Deixa a chuva molhar...

    O palmeirense tem o direito de sonhar e ser feliz...
    Acho que todos os torcedores têm a consciência de que podemos não chegar ao título e, ao mesmo tempo, todos têm também a consciência de que podemos fazer um grande campeonato e talvez chegar ao título.
    É a função do torcedor:Torcer, sofrer, alegrar-se, incentivar e ser feliz.

    Deixa a vida me levar, vida leva eu...

    Amanhã? Bem... amanhã vai ser outro dia.

     
  • Às 28 de julho de 2015 22:05 , Anonymous Anônimo disse...

    ESPN filmes " Osmar Santos "
    O grande pai da matéria é Palmeirense.
    Sem comentários.

     
  • Às 28 de julho de 2015 23:59 , Anonymous Anônimo disse...

    Empolgou! 31 mil ingressos vendidos tão rápido. Até eu fiquei com vontade de ir. Sou Avanti mais pra dar uma força.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial