Observatório Alviverde

29/07/2015

INJUSTOS COM OSWALDO DE OLIVEIRA!


Quero ascultar a opinião de todos pelo invisível estetoscópio da razão, o "desconfiômetro".

 Image result for desconfiometro

Antes de ouvi-las, porém, ascultem a minha! 

---------------------------------------

Indigno-me com alguns palmeirenses, praticantes contumazes do estúpido joguinho do "oito ou oitenta"!

Como são numerosos em nossa torcida tais indivíduos, radicalíssimos, para os quais o meio-termo não existe!

Sem o menor constrangimento e na maior cara de pau, sustentam que qualquer jogador do Palmeiras, das duas, uma: é um craque ou um pereba, um gênio ou um jegue, um suprassumo ou um merda (com perdão pelo palavrão)... 

O pior é que esses caras, que têm força na palavra e influência na comunicação, insistem tanto em suas teses, que acabam impondo a muitos, os seus medíocres pontos de vista! 

Tudo, no Palmeiras, então, acaba se transformando em dicotômico e o exemplo mais recente é o de Oswaldo de Oliveira que, ao chegar era uma uva e, ao sair, virou um abacaxi.

Oswaldo, ficou provado e reconheço, não era o treinador ideal para (como se diz em linguagem contábil) um passivo circulante e exigível a curto prazo, que atende em campo pelo nome de Palmeiras!

Em contrapartida e, da mesma forma, não é o apedeuta, o idiota, o sabe nada, o zé ninguém e, muito menos, o anacrônico e despreparado técnico que esses torcedores pintam em seus comentários imotivadamente irados e raivosos em tantos sites e blogs. 

A impressão que fica é a de que querem fazer de Oswaldo um novo Kleina, que a torcida (com exagero) transformou em um "bostel" do futebol, quando se sabe não é bem assim e que ele, também, tem seus méritos. 

Inexperiente, Kleina chegou em hora errada para um conturbado Palmeiras quase rebaixado e que acabou dando com os costados na segunda divisão!

Ainda assim, há de se reconhecer que ele conduziu o time com acerto na Serie B, levando-o ao título. 

Se Kleina não foi ou não era (sei que não é) o técnico ideal para um clube do jaez, da importância e do relevo do Palmeiras, trata-se de outra conversa, que não deveria, jamais, passar por sua desconstrução pessoal e profissional. Só não o queremos no Palmeiras, ponto.

Sobre Oswaldo, é preciso que haja mais reconhecimento e respeito em relação a um técnico profissionalíssimo, honesto, decente e competente, cuja saída desagradou quase todos os jogadores.

Negar que Marcelo encontrou a casa palmeirense, senão arrumada, mas encaminhada e semipronta, é faltar com a verdade. 

Ou o time mudou e os jogadores escalados por Marcelo são diferentes daqueles escalados por Oswaldo?

É preciso acabar com essa mania que têm alguns de nossos torcedores, de não reconhecer méritos e de reduzir as pessoas que não lhes agradam a uma injusta e perversa insignificância.

Oswaldo tem de ser respeitado (e muito) pela aplicação e pelo profissionalismo que dedicou ao Palmeiras.

Há que se dizer, também, fazendo justiça, que, todas as suas indicações de contratação, rigorosamente, foram felizes, o que evidencia a sua capacidade, honestidade e visão futebolística. 

Reparem que, mesmo sob a batuta de Marcelo Oliveira, Gabriel, Lucas e Rafael Marques continuaram como titulares absolutos e se constituem em três expoentes do elenco, importantíssimos e imprescindíveis. 

Outra pergunta: a liderança em campo nomeada por OO foi alterada, ou, ainda é a mesma escolhida por ele, isto é, Rafael Marques?

Lucas, um dos símbolos da garra e da eficiência palmeirense e novo capitão, foi indicado por quem?

Entre os recomendados por Oswaldo que ainda não jogaram, necessitaria, Aranha, qualquer apresentação?  

Ou suas performances com a camisa do Santos não falam muito mais alto do que qualquer experiência?  

Mas, convenhamos, seria justo se ele entrasse no lugar de Prass? 

Aliás, não sei porquê (é incrível,fantástico e inacreditável), Prass, apesar de ser um dos goleiros menos vazados do Brasileiro, tem contestadores e críticos ferozes, conforme se pode verificar e constatar em quase todos os sites da Web!

Ontem, enfim, foi apresentado oficialmente pelo Palmeiras Fellype Gabriel, de 29 anos, outra indicação de Oswaldo, que já está, devidamente, incorporado ao elenco e pronto para estrear. 

Disseram-me que se trata de excelente jogador, com capacidade suficiente para substituir -em bom nível-, Valdívia. 

Ainda que não o conheça tenho expectativa de que a tenha, sim, em face de Fellype Gabriel ser outra indicação segura do honestíssimo OO. 

Ainda bem que Marcelo é um homem de caráter e já discorreu sobre tudo isso, realçando e ressaltando a importância de seu antecessor. 

Já disse -vou repetir- que eu e Marcelo nos conhecemos bem e estivemos juntos várias vezes, até em uma excursão do Galo ao exterior! Não me admira que ele tenha reconhecido o valor e a importância de Oswaldo! 

Nem isso, porém, cala a boca ou diminui a maldade, a intensidade e a frequência das críticas da turma do oito e oitenta, a Oswaldo Oliveira a quem negaram, injustamente, até a condição de técnico mediano! 

Se a passagem e a performance de OO no Palmeiras não o credenciaram como um treinador excepcional, há que se fazer justiça, ao menos, a sua contribuição de  profissional trabalhador, correto, competente e honesto que levou o time a decisão do título paulista, apesar da derrota nos pênaltis. Não foi ele que errou o pênalti!

Correto e honesto esses valores são tão raros no mundo em vivemos que, hoje em dia, transformaram-se em virtudes!

Não sejam injustos com Oswaldo de Oliveira!

COMENTE COMENTE COMENTE

32 Comentários:

  • Às 29 de julho de 2015 às 07:13 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Alcides, concordo plenamente com o descrito por vossa pessoa, jamais como muitos fazem em criticar o O.O. pois em seu tempo tem seu valor pois tem caráter e índole irreparável, não tão brilhante tecnicamente como também não foi nome de consenso a época de sua chegada. Convenhamos que tem participação decisiva pelo que hoje se apresenta, M.O. deu tão somente sequencia, tecnicamente superior e que pegou um elenco muitíssimo bem montado e escolhido a dedo pelo O.O. devemos sim reverenciar este pois como dito anteriormente possui caráter, honestidade e integridade sem dizer de que possui uma esposa (Jeniffer Setti) maravilhosa que faz inveja a muitos tidos como garanhão e pseudo-técnicos do nosso Brasil.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 07:24 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Até a noite de ontem, foram vendidos de maneira antecipada 32 mil ingressos para o jogo de domingo. Que torcida é esta?
    Avanti Palestra!!! Estarei lá, sem falta.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 08:08 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Alcides, a saída de OO desagradou tanto os jogadores, que bastou ele sair para começarmos ganhar. Com Kleina era a mesma coisa. E vimos no que deu. Dois técnicos mefioicres (literalmente), sendo Gk ainda pior. Bem pior. OO falhou em momentos cruciais, entre os quais permitir que Dudu cobrasse aquele pênalti contra o Santos, ao não determinar antecipadamente os cobradores, e dizer que ficaria feliz caso o Santos vencesse. Se entrarmos na parte técnica, as escalações equivocadas. As substituições erradas. A mudez dentro de campo. E a prova maior da mediocridade de OO foi a própria chegada do Marcelo e os resultados que obteve com o mesmo time. Tenho anos de Futebol. Sou torcedor de campo, rádio e TV. Também sei do que estou falando. E posso afirmar: GK foi nosso pior treinador. OO passa bem perto.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 08:09 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Medíocres.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 08:18 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Quero deixar bem claro: falo do Oswaldo profissional. Para tomar um whisky ao cair da tarde, ao som de um belo jazz, conversando assuntos amenos e profundos, até não ter mais hora para acabar, Osvaldo é o meu sonho de consumo...Mas no Allianz lotado, com toda aquela energia, prefiro Marcelo. Ou Abel, Muricy, Sampaoli, Guardiola, e assim vai....

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 08:26 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    A título de esclarecimento, Medíocre é o mesmo que mediano, ou seja, Osvaldo é mediano, medíocre, médio, mais ou menos, nem prá lá e nem prá cá, OU SEJA, tudo o que não precisa um gigante como o Palmeiras. E, como tudo no Futebol, os agradecimentos são as milhares de "picanhas" que ganhou nesse tempo todo, que pagam até eventuais constrangimentos que possa ter sofrido, como de fosse uma autêntica reparação civil.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 08:27 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Como se fosse.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 09:04 , Anonymous Anônimo disse...

    A imprensa não quis e não gostou da troca. Ela não deixa o palmeirense esquecer isso para não dar o braço a torcer.

    Eu não conhecia o trabalho do OO e agora que vi, não gostei. Talvez nem seja a questão futebolística dele, mas a atitude e algumas escolhas.

    Confesso que o apoiei o máximo possível, incrédulo que ele não era suficiente. Concordo em parte com quem cita a troca constante de técnico como ruim, mas não nesse caso.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 09:16 , Anonymous JJ disse...

    VOCÊ SABIA QUE NA INAUGURAÇÃO DO MORUMBI O PALMEIRAS EMPRESTOU AO XUPAULO 2 JOGADORES O CÚRINTIA 2 JOGADORES E O SANTOS UM JOGADOR!

    NAQUELE ANO 1960 O XUPAULO NÃO TINHA UM TIME
    FORTE E PRA NÃO FAZER FEIO FRENTE AO NACIONAL DO URUGUAI EMPRESTOU JOGADORES DE OUTROS CLUBES! KKKKK QUE LIXOS ESSES BAMBI

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 09:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,

    Digamos que ele foi o Otacilio Chapinha de 93.

    Abraço!! Hudson

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 10:08 , Anonymous alcides drummond, o editor disse...

    Meus amigos

    Este blog (eu) não recomendou a contratação de Kleina e nem criticou a saída de Oswaldo.

    Quero deixar claro que a princípio fui favorável à contratação de Oswaldo, mas reconheci que a mudança seria para melhor

    A diferença entre Marcelo e Oswaldo é que Marcelo jogou futebol e conhece mais, muito mais do que OO em termos técnicos, táticos e de posicionamento.

    Para quem não sabe, ele do foi um jogadoraço e o melhor parceiro de Reinaldo Lima que jogou o Verdão em fim de carreira, um jogador que se não fosse quebrado, teria sido (foi) melhor do que Ronaldo Fenomeno.

    O que se pede, apenas, é que haja respeito aquilo que de bom fez Oswaldo nesta arrancada do Palmeiras, semelhante, como postou muito bem o Hudson, ao que fez Otacílio no tempo da Parmalat.

    Que tal, hoje, um empate entre o Galo e os Curicas? É tudo o que de melhor poderia acontecer para o Verdão. Pode acontecer! (AD)

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 10:44 , Anonymous TORCEDOR CORNETA disse...

    O.O. tem seu valor sim, de maneira incontestável, hoje ainda citado pelo próprio M.O. em suas entrevistas, não tem perfil de comandante, líder e motivador, vimos na disputa do paulista que sentiria feliz com a vitória do peixe, um absurdo, que pense más não diga como o fizera.
    Whisky 12 anos ao som de jazz e com Jeniffer Setti são para poucos, confesso que pediria socooooooooorrrrrooooooo!!!
    M.O. é muito mais técnico, foi jogador e sabe como se dirigir ao grupo e não deixar que desânimo apareça ocupando reserva, brigar e disputar sempre é seu lema e não tem privilegiados, joga quem estiver melhor, e "melhor" está todo elenco com suas virtudes.
    Na minha opinião, galo e gambás vencem.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 11:36 , Anonymous alcides drummond disse...

    Correção
    Ficou mal eu ter usado a expressão empate (entre) Galo e Curicas.

    Na verdade seria melhor eu ter dito um empate (do)Galo e (dos) Curicas.

    No Galo x Bambis, o empate é o melhor resultado, na medida em que não deixa nenhum dos dois subir na tabela.

    Qualquer deles que perca também é bom para o Palmeiras e não sei dizer o que é pior.

    Prefiro, no entanto, que os bambis percam e entrem em crise.

    Quando digo que espero um empate no Curica x Vasco é porque sei que o time carioca tem poucas chances de vencer.

    O ideal, mesmo, seria que o Vasco vencesse e segurasse a gambazada no lugar em que está, a fim de que os ultrapassássemos já nesta rodada. (AD)

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 12:03 , Anonymous Edson disse...

    Apoio total ao post.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 12:15 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Ia até escrever algo, mas o Hudon resumiu melhor.

    Digamos que ele foi o Otacilio Chapinha de 93.

    Abraço!! Hudson

    ====

    Os méritos da montagem do elenco são inegáveis.

    O problema é mais ou menos que nem fazer churrasco.

    Você faz e não consegue sentir o gosto.

    Quem está esperando, consegue se satisfazer melhor, sente diferente o gosto.

    Vlw Osvaldo. Boa sorte.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 12:17 , Anonymous Elcio disse...

    Ainda bem que erramos o penalti, se não, talvez estaríamos dando uma vida maior ao OO e, metendo o pau no Egídio que não joga nada, aturando o Zé Roberto com sua lentidão e passes de lado, todos os centro-avantes não prestam, ficamos com a bola 80% do tempo e damos só um chute ao gol. Ele é um bom carater, indicou somente bons jogadores, sabe como o time tem que jogar, mas não sabe como conduzir os jogadores a jogarem como ele sabe que tem que ser. Ele me pareceu um especialista em cama-sutra virgem.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 12:45 , Anonymous Marcel SEP disse...

    Alcides, adoro e na maioria sempre concordo com seus textos e, por isso, estou sempre por aqui. Porém, hoje, concordarei plenamente com o VERDE INSUPERAVEL, sei que o Torcedor Palmeirense é Dia ou Noite, 8 ou 80, porém ele também sabe valoriza o Medíocre (mediano) e o ruim, quando este faz por merecer em campo, casos como Tonhão, Galeano, Munhoz, Mancuso, entre tantos outros jogadores que, de alguma forma, suam dentro de campo, brigam, e mostram raça. Oswaldo até entende de futebol, mas não tem DNA de ganhador, quando falo isso, quero dizer daquele cara que não aceita perder nem em jogos de pelada, que não se conforma com derrotismo, que vibre, e muito, com as vitórias... alguém que chora e que dê rizadas, ou seja, 8 e também 80. O São Marcos é o maior exemplo disso (sem comparações com OO pelo amor de Deus).

    Eu estava no campo contra o Goiás este ano... retribuindo o que meu pai fez comigo na década de 80, ou seja, o levei pela primeira vez no Allianz Parque... poderíamos ter perdido, como perdemos, faz parte do jogo, mas não sem antes vibrar na beira do campo, não sem antes se importar com a derrota... não sem antes gritar... não era só mais um jogo, era O Jogo. (pelo menos para mim e mais um monte de torcedores q estavam pela primeira vez no Allianz num domingo de manhã).

    Sinceramente, OO para mim é um pretensioso, com a falsa filosofia oriental para esconder sua arrogância e posar de menino bonzinho.

    Abcs

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 14:28 , Anonymous Nelson Araujo disse...

    Boa tarde Alcides,

    Concordo com você quanto ao respeito que se deve dar ao OO, apesar de nao me agradar o estilo dele e não ter gostado da contratação.... Não posso negar que ele começou esta transformação do Palmeiras, indicando boas contratações (Rafa Marques, por exemplo, que queimou minha língua), e montando uma base que ao ser mantida pelo Marcelo, está dando frutos... Concordo também com sua opinião sobre o Kleina, inexperiente demais para tocar um gigante como o Palmeiras, mas devemos também lembrar que ele foi o técnico que mais sofreu nos últimos anos no Palmeiras, com falta de jogadores. Foi contratado quando já estávamos no abismo em direção para a serie B e em franco desmanche. No inicio de 2013, ele sequer tinha jogador para montar um time, devido o desmanche feito no fim do ano anterior, e o mesmo voltou a acontecer em 2014, no inicio, e proximo de sua queda, com a saída de dois jogadores importantissimos naquele plantel, o zagueiro Henrique e o Kardec. Acredito que o Kleina possa se tornar um bom tecnico, com mais rodagem e o OO seria um bom diretor de futebol, ou pelo menos, olheiro, pois conhece jogadores de qualidade...

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 15:03 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Se não fosse Valdívia e Prass, e dependessemos tão somente de GK, não teríamos subido à Série A. Como diz "Tia Dora", que escreve nos blogs do UOL, Kleina e um cone, é a mesma coisa. Ele ainda está em times da " A", por causa do upgrade do Palmeiras.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 16:28 , Anonymous Edson disse...

    Engraçado como o Felipão ficou à margem da queda do Palmeiras para a série B.
    Aliás, ele teve essa estratégia: saiu após já ter afundado a nau e ficou caladinho.
    Kleina assumiu e ficou com a pecha de que derrubou o Palmeiras para a série B, tal qual o indivíduo que sai de um banheiro por último, e fica dono do cheiro que lá já estava.
    Poupem o Kleina, que tentou manter o Palmeiras na série A e fez um trabalho campeão na série B, apesar de ter em mãos um elenco horroroso.
    O verdadeiro culpado pela derrocada palmeirense foi o casal jumento, como dizia Ney verde, com o seu cobrador de faltas(função única, para tática única), Assunção.
    O Palmeirense, tem mesmo que parar de demonizar profissionais que passam por aqui, apenas e tão somente porque não têm grife.
    Kleina e OO, muitas vezes melhor que Felipão.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 16:36 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Com o elenco que tínhamos na época do Kleina, onde todos caiam perto da área para ver se Assunção acertava uma cobrança, e vibrávamos em escanteios e cobranças de falta é simplesmente ridículo. Se Guardiola alí estivesse teria morrido de infarto, não podemos falar do Kleina, prometeram jogadores a ele e não veio ninguém para tirar o time de tal situação. Vamos ser ponderados, outra coisa, não tinha perfil para comandar time como Palmeiras.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 16:38 , Anonymous jj disse...


    EU PASSEI SÓ PRA LEMBRAR OS AMIGOS QUE O XUPAULO ATÉ TENTOU TOMAR O PALESTRA MAS NÃO CONSEGUIU!!...

    ELES CONSEGUIRAM TOMAR A ASSOCIAÇÃO ALEMÃ de ESPORTES CONHECIDA COMO DEUSTSCH SPORTIVE que ficava na região do CANINDÉ.

    Que história!!!... LIXOS !!!

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 18:34 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Vejam: Bruno; Artur, Mauricio Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor (Marcio Araújo) e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho.

    Esse foi o Time Campeão da Copa do Brasil de 2012. Meu Deus !!! Eu não estou falando de Série B, mas COPA DO BRASIL !! E ainda tem Palmeirense que fala mal de Scolari........

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 18:40 , Anonymous Carlão -Santos/SP disse...

    Na contratação do OO, ele era a opção de mercado que melhor se encaixava para a SEP, tanto tecnicamente como financeiramente, nunca fui seu fã, porem, no inicio até que estava me convencendo até perdemos o titulo paulista mais facil dos ultimos tempos, mais facil até que o de 86 para inter de limeira.
    Marcelo Oliveira esta muito bem neste inicio de trabalho se mostra em um nivel superior ao OO.

     
  • Às 29 de julho de 2015 às 21:05 , Anonymous Careca disse...

    Scolari fez grandes trabalhos no passado.
    De Portugal para cá, só a copa do Brasil com o Verdão
    Hoje serve para o kurdiquistão e/ou China.
    Até com o bom time do Grêmio foi mal e perdeu o emprego.
    Afundou nosso Palmeiras na série B de 2012.
    Merece ser lembrado pelos títulos que conquistou no Palmeiras, mas não pode ser esquecido, como já foi dito anteriormente, pela queda para a série B.



     
  • Às 30 de julho de 2015 às 01:16 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Prezado Careca: Vc se lembra do Time que o Felipao treinava? Lembra-se que ele pedia alguns camarões ? Não vieram. Nem lambaris. Não se faz omeletes sem ovos. Felipao até que fez....

     
  • Às 30 de julho de 2015 às 07:04 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Felipão mais um enganador como tantos outros que passaram pelo verdão, na minha opinião mais um dos que contribuíram para o agravamento da contusão do Mago, com aquela história de "precisamos de você", isto é fato, ninguém comenta sobre o caso, para conquista do título da copa do brasil vale tudo, nem se for para comprometer a carreira do jogador diferenciado tecnicamente que era. Os pilantras da imprensa que defenderam a permanência do sonolento O.O., até o momento não comentaram mais sobre o assunto, será que tiveram problema de memória.??

     
  • Às 30 de julho de 2015 às 07:12 , Anonymous TORCEDOR CORNETA disse...

    Comentei na rodada anterior que Lucas Pratto havia sido o grde nome do jogo entre Atlético-MG e Figueirense-SC e ontem novamente mostrou e comprovou o que havia dito, avante monstro!!! Pelo seu porte fisico e estatura às vezes temos a impressão de ser lento e falta de habilidade, tem mostrado o contrário, sobrou na reta e luta como poucos pela posse da bola, surpreendentemente e que posso dizer uma maravilhosa contratação por parte dos mineiros.

     
  • Às 30 de julho de 2015 às 07:58 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    O trauma foi tamanho ontem pelos bambis que hoje farão suas refeições sem fazer o uso do "Pratto", não querem nem ouvir falar disso....é incrível!!!!!!

     
  • Às 30 de julho de 2015 às 08:09 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Posso ser até um sonhador ou coisa que o valha, más os bambis perderam inúmeras chances no jogo de ontem, antes que o galo fosse mais uma vez feliz nas finalizações, o porque digo isto? Fiquei imaginado a camisa verde como adversário, será que nossos atacantes perderiam tais oportunidades? Nosso meio não é superior ao do Atlético ou ao menos equiparado? Com toda certeza faremos um excelente jogo contra o galo, imperdível, uma coisa é certa.. nosso elenco é superior ao do galo pelo que vi ontem, só o time ainda não tem o entrosamento que estes dispõem, más chegaremos lá. Eu? Só acredito!!! E você???? Avanti Palestra!!!!!!!

     
  • Às 30 de julho de 2015 às 08:44 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Vamos ficar de olho no Retranca Paulista. Ontem ele fez 3 gols no Vasco. Alguém precisa parar esses marginais, para a gente poder passar.

     
  • Às 30 de julho de 2015 às 08:51 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Verde insuperável, os bambis farão este serviço, tenho plena certeza.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial