Observatório Alviverde

12/11/2015

COPA DO BRASIL: ALEA JACTA EST!


Resultado de imagem para alea jacta est


Júlio César, o conquistador, retornava da Gália Cisalpina (a atual Espanha) e estacionara as suas tropas às margens do Rio Rubicão. 

Sabedor que ele e seus homens não seriam bem recebidos em Roma, o grande general era invadido por crucial dúvida: 

Deveria ou não marchar para a capital, onde encontraria pela frente as tropas de Pompeu, supostamente mais fortes do que as que ele comandava.

Cismava e refletia Júlio César quando, num determinado momento, ouviu o som de uma trombeta emitindo o toque de avançar característico de seu exército

Um estranho arrebatara a trombeta de um de seus soldados e da outra margem do rio tocou alto e forte a melodia de avançar que Júlio César interpretou como um chamado dos deuses para ir para o confronto.

Como que por encanto, instantânea e imediatamente mobilizado para a luta, Júlio César montou em seu cavalo, desembainhou a espada e gritou bem alto para o seu "estado maior" a célebre frase que dá título a esta postagem: 

"Alea jacta est" que, ao pé da letra significa, "os dados estão lançados" mas que em tradução não literal significa, "a sorte está lançada".

Domingo passado, no vestiário, Paulo Nobre, ao comparecer pessoalmente ao vestiário e, mais do que cobrar, exigir que cada jogador cumpra o seu dever, fez as vezes de Júlio César.

Foi muito salutar e importante que o comandante palmeirense tenha dado uma de Júlio César, (deveria ter feito há muito mais tempo, mas, antes tarde do que nunca) e lançado no ar o "alea jacta est" palmeirense.

Ficou muito claro à boleirada que o Palmeiras não é um clube acéfalo como podem deixar transparecer os comandos tíbios e hesitantes de Oliveira e de Mattos.

Alea jacta est, repito, a sorte está lançada.

Vamos precisar muito dela nos dois confrontos contra os santistas!

COMENTE COMENTE COMENTE

IMPORTANTE:
Gostaria de, paralelamente, fazer uma enquete entre aqueles que me dão a honra de suas participações neste espaço.

Vocês notaram que a queda de rendimento dos sucessivos times do Palmeiras ocorre sempre do meio de cada competição para a frente?

Notaram que a partir do momento em que o time atinge um certo patamar físico, técnico e emocional de uma hora para outra tudo cai por terra?

A verdade é que na maioria das vezes iniciamos os anos e as competições muito bem, até que os jogadores (nem todos, mas a maioria) começam a pegar corda em face dos elogios da mídia e da própria torcida palmeirense, e passam a se julgar, mais do que jogadores, autênticos artistas.

Envolvidos por esse complexo começam a frequentar a traiçoeira noite paulistana, lá deixando as suas reservas físicas e financeiras, tanto e quanto as necessárias noites de sono que devem nortear a vida de quem vive do próprio corpo.

A partir daí multiplicam-se as contusões, os problemas de relacionamento interno e a indisposição para o jogo, cujas consequências coincidem com o declínio da equipe e com o fracasso nas competições 

A que você atribui tudo isso e o que o Palmeiras poderia fazer para melhorar em relação a tudo isto?

DEIXE A SUA OPINIÃO!(AD)


27 Comentários:

  • Às 12 de novembro de 2015 às 05:44 , Anonymous Matheus S.J.do Rio Preto-SP disse...

    O que fazer para evitar noitadas dos atletas? Digo sem medo de errar.. contratar pessoas de caráter e que tenham além da qualidade técnica a qualidade moral e exemplar como pessoa e cidadão. Não é difícil em hipótese alguma fazer isto, todos nós somos um livro aberto, é só folhear as páginas anteriores que saberemos como começa a história e mais ainda... como desenvolve o enredo. Temos raríssimas exceções, é certo, aqueles que aprenderam com o erro e são outros, mas são uma agulha no palheiro.
    Não temos aquela famosa frase: "Digas com quem andas que te direi quem tu és".

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 05:53 , Anonymous Luciano Trevisan São Paulo/SP disse...

    Atitude de Paulo Nobre é louvável, más contratou o Mattos que caberia a este ter feito o que o presidente fez, na minha opinião já tarde. Jogadores sem identidade para com o Palmeiras e torcedores é tamanha, não possuem vergonha na cara e digo mais o técnico não possui perfil de líder, pegou um monte de cabeça de bagre e isto temos que ser ponderados em eximi-lo de culpa.
    Paulo Nobre é torcedor e dos fanáticos, falta-lhe bom senso e razão em cobrar daqueles que já devem e não é de hoje.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 06:08 , Anonymous Lindomar disse...

    Retiro em Atibaia resolve o que? Já sei, o problema financeiro da pousada.!!!
    Uma vergonha, será que convidaram Luxemburgo para participar? Ele adora este lugar....cambada de fdp e pilantras.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 06:45 , Anonymous Luiz Fernando disse...

    Nós torcedores que somos coração, às vezes arrumamos desculpas para nós mesmos para encobrir o que é sabido. Falta união, comprometimento do grupo, liderança, dedo na cara dos devedores, falta na verdade o Valdívia neste time e elenco, digam o que quiserem, principalmente os que foram favoráveis por sua saída e que hoje reclamam de um meia de criação, calem a boca e assistam a este espetáculo sem falar nada. A todos estes, vão a pqp, sem exceção!!!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 07:11 , Blogger BORGO disse...

    QUE COMPROMETIMENTO EXISTE NESSE GRUPO? A NÃO SER QUE APÓS ESSA "DEDADA EM RISTE" DE NOSSO PRESIDENTE POSSA SURGIR ALGO DE DIFERENTE, O QUE NÃO ACHO PLAUSÍVEL, MAS POR QUE NÃO ACREDITAR! NÃO SEI SE SOU TROUXA, MAS ACREDITO MUITO NAS PESSOAS, E, ACABO POR AINDA ACREDITAR NESSA "CAMBADA". SOMENTE ESSA CAMBADA PODE DAR UMA RESPOSTA, E, ESPERO QUE SEJA POSITIVA, SENÃO NOSSO SONHADO 2.015 TERÁ IDO PRAS CUCUIAS. QUEM SABE O MÁGICO M. O. NÃO TIRA UM COELHO DA CARTOLA E DESMENTE TUDO ISSO. ALCIDES, VAI VER QUE O JÚLIO CESAR JÁ TINHA PREDISPOSIÇÃO PARA SER PALMEIRENSE, NÃO!!!!!!!!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 07:18 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Alcides: Não se pode erguer a cabeça acima da água, sem jamais esticar o pescoço !
    As legiões de Júlio César o esticaram, conquistando Roma!
    Resta saber se os nossos "soldados", com seu tibioso " líder " Marcelo, o farão......

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 07:26 , Anonymous jj disse...


    PRA ESSE PROBLEMA DAS BALADAS: NÃO CONTRATAR
    JOGADOR QUE TEM HISTÓRICO DE BALADAS.

    NÃO CONTRATAR JOGADOR QUE POSSA NÃO SE DAR BEM (RELACIONAR) com outro já contratado e que esta no elenco.

    ACHO QUE TER EM MÃOS O CURRÍCULO DO JOGADOR
    JÁ É UM COMEÇO!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 07:27 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Há anos peço um treinador, que chegue dando tapas com a mão aberta nessa turma. Vieram o boçal Kleina, o desorientado (embora muito bom) Gareca, o gentleman Osvaldo, e, agora, o tíbio e fraquíssimo Marcelo, a "cara oficial do desânimo". Assim fica difícil! E dá-lhe noite !!!!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 08:16 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Cansei de ler os jornalistas tendenciosos ocultarem seus diplomas sob as camisas de times de futebol.

    Ao "analisar" a superioridade de um clube frente o seu adversário, não encontro nos "jornalistas" algo similar ao conhecimento tático - não vende e não polemiza; na verdade, um time sempre será melhor que o outro e pronto. Claramente impera o abuso de terminologias satíricas, desdenhando a fragilidade de um em favor da força encontrada no outro.

    Entenda, ilustre leitor, para eles (os jornalistas), o Brasil não foi derrotado pelo "patriótico" Uruguay (1950); a Hungria não foi superada pela "estratégica" Alemanha (1954); a Holanda não foi derrotada pelo "próprio deslumbre" e pela "competência" alemã (1974); o Brasil não foi desclassificado pelo "sangue nos olhos" italiano (1982); a "Sociedade" não venceu as finais da "Copa Rio-SP", frente os preferidos da "Poderosa" (1993); a "Sociedade" não venceu a Copa dos Campeões do Brasil, ao desclassificar "Cruzeiro", "Flamengo" e "Sport" (2000); a "Sociedade não venceu a "Copa do Brasil" frente os "coxas" (2012). Enfim...

    Digno de nojo, hoje assistimos a tentativa de "espanholizar o futebol brasileiro".

    Com a ferramenta do "populismo" em uso, os espectadores que fogem ao lugar comum passaram a não assistir TV e buscar divertimentos alternativos - "Poderosa", nós não somos imbecis!

    Final é disputa acirrada; é não se dar por vencido; é guerra! que não envolve luta armada, mas é guerra! Assim sendo chega de desmerecer o nosso elenco, a suposta falta de fibra e amor à camisa. Seremos diferenciados e valorizaremos cada metro quadrado dos dois campos de batalha. Desde já, ilustres palestrinos, eu garanto!

    A "Sociedade" será novamente o "alviverde imponente".

    A luta começou! Estou nessa! E você?

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 08:23 , Anonymous TORCEDOR REALISTA disse...

    Tem que jogar mais compactado, fechado mesmo.

    Não adianta ir pra cima deles na Vila, nosso sistema de marcação é falho no meio de campo e na defesa, portanto não adianta se expor mais ainda.

    Temos que jogar pela bola do jogo lá.

    Marcar bem é fundamental.

    Marcelo tem que cobrar entrega, determinação e muita disciplina tática do elenco nesse jogo.

    Me preocupa o preparo físico. Segundo tempo o time morre.

    Vamos que vamos !!!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 08:54 , Anonymous Miguel disse...

    Acreditam em papai Noel e coelhinho da páscoa? Problema vosso!!! Eu? não!!!!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 09:34 , Anonymous Hugo Vecchi disse...

    Como explicar a maravilha das cores a muitos que não enxergam a luz? Como dizer que Mago é craque da bola a muitos que mal conseguem abrir seus olhos? Que insistem em mantê-los fechados por uma imprensa tendenciosa e desonesta uma mídia sem caráter!!!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 09:56 , Anonymous Juliano Fernandes disse...

    Muita badalação, glamour e ostentação só poderia dar nisso. Decepção.!!
    Pés no chão e humildade a solução.
    Avanti Palestra!!!!!!!!!

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 11:53 , Anonymous Anônimo disse...

    A galera que fala do Valdisney esteve onde nos 5 anos de contrato em que ele jogou menos da metade dos jogos ? Se aqui estivesse agora, as chances de estar jogando seria pequenas. Memória curte hein galera.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 13:20 , Anonymous Elcio disse...

    Isso porque a muito temos adotado a política de não contratar jogadores e sim promessas e todos por emprestimo, se o cara vai bem, contratamos às vezes, se não vai, nem pensar. Assim sendo, conforme o tempo vai passando, vão sendo criados os grupos dos que não prestam e não serão contratados de forma alguma, e os que talvez seja. Essa é a formula perfeita para se criar um ambiente desagradavel, com mais da metade dos componentes preocupados com o seu futuro longe do Palmeiras.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 13:40 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Em verdade vos digo: O Palmeiras não tem nenhum jogador que tenha produzido um futebol no ano sobre o qual eu poderia afirmar que jogou um bolão ! Nenhum ! E temos uns 5/6 bons/ótimos jogadores! A culpa: daquele que tira o melhor do atleta, o Treinador.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 13:42 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Quero Muricy !

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 13:49 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Saiu na Fox. Jean já está contratado pelo Palmeiras. Um ótimo jogador !

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 14:22 , Blogger Unknown disse...

    O problema é a diretoria, e isto há 30 anos. Não estão nem ai para o futebol, só querem saber do $$$$ que o futebol leva para o clube. E não adianta cobrar o Mattos, tem que ser alguém que não seja empregado. Jogador faz o que quer no clube, joga quando quer. Ninguém dá uma porrada na mesa e acaba sobrando para o treinador.

    MO não presta, OO não presta, Dorival não presta, Gilson K não presta (não presta mesmo), Gareca não presta, Felipão não presta, Muricy não presta, Luxa não presta.....ninguém presta, os únicos que entendem de futebol são os maravilhosos dirigentes do clube. E isto há 30 anos. Quando a parmalat colocou gente competente e COM PODER para mandar prender e mandar soltar, não tinha mimimi....ou corria ou RUA. O mustafa ficava contanto o $$$$$ que entrava e não dava pitaco. Quando fica não mão dos conselheiros, que viram diretores, é o caos. Vira a casa da mãe Joana bêbada....uma zona que já nos levou a série b duas vezes, inúmeras goleadas, campanhas e eliminações ridículas, perda de título ganho (2009) e todo o repertório de vergonhas que o palmeirense já está acostumado.

    Falam do tite nos maloqueiros (para mim é um tremendo 171) que reconheço ter seus méritos no campo. Mas o maior mérito é da diretoria que "dá" costas quentes para o técnico. Jogador começa a se achar e vai para a RUA.....vide o guerreiro e sheik. Ninguém cresce para cima do clube. Se o tite colocar qualquer um no banco não tem mimimi porque sabem que o cara não vai cair, tem as costas quentes com a diretoria. tem um monte de "mais ou menos" no time mas os caras correm e obedecem o técnico.

    Vejam o flamengo! Troca de técnico a cada 3 meses....quem vai se impor? Jogador kh na cabeça do técnico, qualquer técnico. E não adianta o Rodrigo Caetano querer cantar de galo que os vagabundos puxam o tapete dele, que também é um empregado do clube.

    Ou o Palmeiras passa a ter gente de pulso que dê respaldo aos profissionais sérios que querem trabalhar pelo clube e eliminem os vagabundos, ou será sempre este caos. Uma hora é o emocional, outra é o elenco que é fraco, o técnico, os juizes, o gramado.....

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 15:28 , Blogger vladimir rizzetto disse...

    Já foi dito acima e eu reforço que todos os problemas tem uma mesma origem: diretoria.
    Uma diretoria incapaz, hesitante e completamente distanciada da realidade do futebol, dentro e principalmente, fora de campo.
    Tudo se resume a inexperiência e ingenuidade para gerir elencos e seus problemas decorrentes: panelinhas, corpo mole, insatisfações diversas, inveja e ataques internos e externos.
    Neste ano, especificamente eu arrisco a dizer, de uma forma geral que estes foram os problemas que minaram as forças do elenco:

    1 - a contratação do lerdo e inútil Lucas Barrios, ganhando (pelo que dizem...) salários fixos, diferentemente do restante do grupo que ganha po objetivos atingidos.

    2- a manutenção da titularidade de um jogador lento que não reúne a mínima condição para prática do futebol moderno, mas que tem um papinho suave que agrada a diretoria e torcedores incautos: Zé Roberto.

    3- Lembrando que a titularidade desses jogadores também devem ter causado muita insatifação no grupo em relação ao técnico, que pretere jogadores melhores, tudo para manter seus "ungidos" em campo.

    4 - A divulgação de uma suposta lista de dispensas e contratações por parte da imprensa (sempre ela...). Inclusive, não podemos descartar a possibilidade desses factóides terem sido plantados em conluio com os quinta-colunas encastelados dentro do clube. É óbvio que isso causou e está causando insegurança em muitos atletas. Para piorar, ninguém do clube se apresentou para desmentí-las categoricamente.

    5 - a morosidade e desinteresse do clube em definir a permanência ou não de Rafael Marques.

    6 - E, finalmente, o de sempre: a renitente ação deletéria dos árbitros contra o clube.

    Enfim, faltam dirigentes de pulso firme e astutos o suficiente para identificar problemas e resolvê-los.
    Já está provado que mesmo com os rios de dinhheiro que correm no Palestra, se não houver pessoas do ramo no comando, o resultado será sempre este.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 15:39 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Concordo com os comentários precedentes. De fato, todos têm culpa. Essa é a verdade. O Palmeiras é uma torre de babel há anos. Falta ao Nobre, além do dinheiro e da capacidade como gestor de Finanças, aprender a ser um gestor de Futebol. Claro, gestor de Futebol brasileiro. Com as peculiaridades necessárias ao contexto daqui. Mas que, na atual conjuntura do Time, que sequer tem um mínimo padrão tático, Marcelo é o Maior culpado, não há qualquer dúvida. Mesmo porque, supõe-se que Nobre e Mattos não treinam, não escalam e não substituem.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 16:03 , Anonymous Edson disse...

    Deu na tribuna da imprensa.

    INVESTIGAÇÕES SOBRE CRIMES NO FUTEBOL SE APROXIMAM DE BRASILEIROS
    Posted on novembro 12, 2015 by Tribuna da Internet Leave a comment
    Charge Super 04/11Deu no Jornal do Brasil

    Há informações de que a Polícia Federal norte-americana (FBI), que investiga os crimes ligados ao futebol mundial, teria se aproximado de brasileiros. Na última sexta-feira (6), a Globo anunciou que Marcelo Campos Pinto, que há 20 anos comandava a área de direitos esportivos da emissora, deixará a empresa no fim do ano.

    Em maio, sete dirigentes da Fifa, entre eles, José Maria Marin, ex-presidente da CBF, foram presos. Assim como o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, Marin é suspeito de ter recebido propina na venda de direitos de transmissão da Copa do Brasil.

    Publicação de maio deste ano no Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, ressaltava que Marcelo Campos Pinto é o “homem da Globo” que negocia e compra os direitos de “transmissão televisiva”, segundo a expressão do FBI.

    A matéria destacava que Marcelo Campos Pinto seria o embaixador da Globo na Fifa e na CBF. “Não fosse a exclusividade para transmitir a Copa e o Brasileirinho, a Globo já tinha quebrado”, destaca. “O Marcelo trabalha dentro do cofre dos filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio.”

    (texto enviado pelo comentarista Paulo Peres)

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 17:01 , Anonymous Jonathan disse...

    Quero e desejo de coração que tudo pegue fogo e queime sem dó. Que nem sobre cinzas para contar história.
    O futebol é uma nojeira, um poço sem fundo de corrupção e bandidos.
    Que haja vaga na cadeia para todos os malandros e que seus clubes beneficiados sejam punidos no rigor da lei.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 17:05 , Anonymous Matheus S.J.do Rio Preto-SP disse...

    Edy Pessini e Vladimir Rizzetto meus parabéns pelos vossos comentários, sem dúvidas alguma uma aula para nossa reflexão e mudança de direção.

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 19:03 , Anonymous Anônimo disse...

    ALGUEM QUER APOSTAR QUE SE CLEITON XAVIER E FELIPE GABRIEL SAIREM DO PALMEIRAS EM 10 DIAS ESTÃO JOGANDO EM OUTRO CLUBE?

     
  • Às 12 de novembro de 2015 às 19:11 , Anonymous Anônimo disse...

    VOLTA EL MAGO

    https://www.youtube.com/watch?v=yaBVTucXdJ0,

     
  • Às 13 de novembro de 2015 às 06:45 , Anonymous Palmeirense disse...

    Diretorias incompetentes, essa é a explicação.
    Não adianta trocar treinador e jogador. Trocam todos os anos e não resolve.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial