Observatório Alviverde

04/05/2016

CREFISA X PALMEIRAS. AS DIFERENÇAS ENTRE AS PARTES PODEM TERMINAR NESTA QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO!

 
 Resultado de imagem para palmeiras crefisa camisa
 Que as partes possam, ENFIM, se entender!

Por sugestão do amigo blogueiro Adriano Freire da Silva, falo da tumultuada relação do Palmeiras (leia-se, Paulo Nobre) com seu principal patrocinador e parceiro, Crefisa (leia-se José Lamacchia e esposa, grandes palmeirenses).

Abordei pouco esse tema por não dispor de elementos e argumentos concretos que me levassem à uma análise técnica, real e justa de uma situação que a princípio me parece um pouco mais do que uma renhida batalha de egos e de vaidades. 

A verdade é que Crefisa e Palmeiras enquanto empresas, apresentam -reciprocamente- queixas do parceiro, numa relação absurdamente tumultuada, que foge completamente às normas que deveriam nortear o acerto. Parafraseando a música de Nelson Motta cantada por Guilherme Arantes, são "Coisas do Verdão"!

Por tudo isso abordo o assunto à luz de minha experiência e por aquilo que ditam a razão, o bom-senso e a própria sequência dos fatos que vou obtendo através de minhas observações e por tudo o que é publicado pela mídia.

Segundo a imprensa são vários os motivos decorrentes da situação, todos causados e motivados pelo clube, ocasionando a suspensão dos pagamentos já por três meses, tanto e quanto a exigência do patrocinador na elaboração imediata de um aditivo ao contrato existente entre as partes:

Queixa-se a Crefisa que tudo começou quando o Palmeiras ganhou a Copa do Brasil. 

Após derrotar o Santos, a equipe deu a volta olímpica e posou para as fotos de campeão da Copa do Brasil ostentando uma camiseta de ocasião (vestida sobre a camisa usada no jogo) que apresentava a marca Crefisa em dimensão reduzida, quase invisível a quem a olhasse de longe ou visse pela televisão.

Quando, em fevereiro, o Palmeiras jogou contra a Ferroviária, outra vez fez uso de camiseta sobreposta, desta vez ao entrar em campo, a fim de divulgar o programa de sócio-torcedor Avanti, em detrimento da marca do patrocinador.

Sou convicto, porém, de que os problemas tem várias causas, indo muito além da simples birra entre as partes ou da incomensurável vaidade de todos protagonistas, vaidade essa, aliás, que parece não caber em seus respectivos egos. Mas essa é, apenas, uma das razões dos conflitos!

Na verdade, ninguém quer ceder um milímetro que seja nessa encarniçada batalha de personalidades ainda que todos saibam que o grande prejudicado seja, afinal, o próprio Palmeiras.

Sem querer ampliar o leque dos inúmeros motivos causadores da situação, quero acrescentar um, apenas um, justamente aquele que em meu modo de entender, prepondera sobre os demais: o problema político decorrente da sucessão de Nobre.

Sem estabelecer qualquer paralelo entre a riqueza de Paulo Nobre e dos proprietários da Crefisa, creio que a influência, a importância e, sobretudo, a abastança do parceiro patrocinador deve tê-lo conduzido aos braços da oposição palmeirense que tem como objetivo apear do comando o atual presidente. 

Só isso, em sã consciência, tem o condão de explicar as atitudes do clube em relação ao patrocinador, que parecem ilógicas irracionais e desprovidas de senso.

Por tudo o que -administrativamente- realizou Nobre até agora em sua gestão, qualquer chapa de oposição, sem o apoio de alguém ou de algum grupo abastado, dificilmente vencerá qualquer chapa encabeçada por Nobre ou por ele apoiada. 

As vetustas mas ladinas lideranças palmeirenses sabem, perfeitamente, dessa verdade e para mim não será surpresa se já houverem cooptado politicamente o maior patrocinador do Verdão, ocorrendo daí as retaliações, mas essa é, apenas, uma teoria

O sinal mais evidente e revelador do que estamos dizendo foi o fato de ninguém da Crefisa (segundo noticiou a mídia) ter sido convidado ou ter marcado presença na festa da conquista da Copa do Brasil, ano passado! 

Por acaso faria, Nobre, gratuitamente uma desfeita dessa magnitude a quem tanto o ajuda e contribui para sustentar o futebol? É óbvio que não!

Tanto é verdadeira a motivação política que vem separando o Palmeiras de seu maior patrocinador que a Crefisa (se é que são fundados os tantos motivos que a empresa tem a reclamar) só faz protestar e atrasar os pagamentos do patrocínio sob esta, essa ou aquela razão, mas não passa, jamais, disto. 

Cadê que a Crefisa fala em denunciar o contrato e deixar de patrocinar o Palmeiras?

Pelo contrário, a Crefisa segue firme com o seu nome e logomarca gravados na "maglia verde" mais famosa do planeta.

Por outro lado, não houvesse -como desconfiamos- o componente político, cometeria a diretoria palmeirense tantos equívocos em série ou promoveria tantos erros e desrespeitos em sua relação com o patrocinador-master?

Reciprocamente pode-se dizer que não estivesse a Crefisa alinhada à oposição, de há muito já teria cortado relações e rescindido o seu contrato publicitário diante de tantos abusos, sempre anunciados publicamente com críticas muitas vezes fortes ao presidente, como aquela da máxima mandatária da empresa que falou até em levar o patrocínio para o Flamengo.

E, no entanto, a Crefisa não rescinde, mas, ao contrário, continua, persiste e vai em frente sem cortar o cordão publicitário que a prende ao clube, pois parece ser de seu interesse a continuidade desse vínculo, visando às próximas eleições.

Nobre, de sua parte, mantém a compostura presidencial e a dignidade do cargo. Nada diz, nada reclama e nada comenta, posicionamento aliás corretíssimo e merecedor de encômios e aplausos. 

"Al di la", o presidente vai além, muito além, pois lança mão de seu próprio capital e efetua a cobertura do montante que a Crefisa teria a obrigação de depositar na conta do Verdão, impedindo, assim, que o clube passe por necessidades.

Nobre já garantiu que não será candidato nas próximas eleições. Nem sei se os estatutos preveem essa condição, parece-me que não! De uma forma ou de outra, presidente ele não será!

Porém parece claro que Paulo Nobre participará da chapa da situação objetivando obter um cargo que o permita estar sempre perto da dinheirama que investiu na S.E.Palmeiras e que será reincorporada ao seu patrimônio paulatinamente, em suaves prestações e a juros muito mais módicos do que aqueles praticados pelo mercado.

Não quero, ao dizer isso, acreditar que ele coloque um laranja à frente da chapa que vai lançar, que, certamente, concorrerá na qualidade de favorita, mas que vai colocar alguém de seu estreito relacionamento e confiança, certamente, irá. 

Que ninguém o censure por isso em face de tudo o que realizou em sua administração, tirando o clube do buraco negro da insolvência financeira e (quem sabe) da falência!

Apesar de tantos erros palmares, sobretudo no futebol profissional, independentemente de quaisquer resultados passados, presentes e futuros, Nobre tem de ser inserido com todas as honras, no patamar dos melhores presidentes do Palmeiras.

Da mesma forma, ostentará o título de "maior mecenas" da saga alviverde ao menos desde que conheço o Verdão, da década de 50 do século passado aos dias de hoje!

Creiam, porém, há um forte componente político permeando essas tumultuadas relações entre Crefisa e Palmeiras. 

É impossível que a incompetência chegue ao ponto de o Verdão cometer as intermináveis besteiras que tem cometido, tanto e quanto também é impossível que um patrocinador torne públicas tantas broncas e demandas contra o clube que patrocina, ou como se diz na gíria, "atire caca no ventilador".

Menos mal que as demandas desta semana tiveram um transcurso ameno e sem tantas especulações com tudo levando a crer que a crise seja resolvida incontinenti, isto é, prontamente e sem maiores delongas ou filigranas.

Dizem que hoje, quarta-feira, 04 de maio, o Palmeiras assinará o aditivo contratual proposto pela Crefisa no qual haverá a inclusão e melhor especificação dos casos omissos do contrato original, a bem do bom relacionamento que tem de existir entre contratante e contratado e vice-versa.

Esperamos, sinceramente, que as partes cheguem a um consenso e que o Palmeiras possa receber imediatamente os seus três meses de cotas retidas!

COMENTE COMENTE COMENTE

20 Comentários:

  • Às 4 de maio de 2016 às 07:00 , Anonymous Miguel disse...

    O que reza as partes? Contrato? Então, que faça valer para ambas as partes envolvidas.
    Simples assim.
    Dai-me paciência!!

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 07:04 , Anonymous Bruno disse...

    Paulo Nobre vai rasgar dinheiro? Não acredito que faça isto, não é tão ignorante e imbecil como muitos dizem, aliás é do ramo, não é mesmo? Na minha opinião é briga de "putas" velhas por ponto.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 08:20 , Anonymous Anônimo disse...

    Curioso que estamos a 6 meses das eleições e PN não divulgou e não dá exposição a seu candidato.

    A Crefisa tem motivos pra reclamar, o Palmeiras precisa ter atenção com quem paga tanto.

    Só precisamos tomar cuidado com situações em que o patrocinador extrapola suas atribuições. Não quero um Palmeiras refém de jogadores do patrocinador, como ocorreu com a Unimed no fru.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 09:09 , Anonymous victor tredenski disse...

    NAO NÃO

    TUDO COMEÇOU COM A BENDITA CAMISA

    RETRO DA PARMALAT QUE O PALMEIRAS-ADIDAS QUERIA LANÇAR

    AÍ AZEDOU A RELAÇÃO PALMEIRAS-CREFISA

    AÍ A DONA LEILA, VASCAÍNA DECLARADA

    RESOLVEU LAVAR A ROUPA SUJA VIA IMPRENSA (NO JORNALECO LANCE!)

    DIZENDO IMUNDOS E SUJOS DE PAULO NOBRE

    DAS CONTRATAÇÕES DE 5° CATEGORIA

    INCLUSIVE FALANDO QUE SE FOSSE POR ''VISIBILIDADE''

    ELA NÃO PENSARIA MEIA VEZ DE ESCOLHER O FLAMENGO

    MAS QUEM QUIS FOI SEU MARIDO, ESSE SIM PALMEIRENSE VERDE-ROXO

    AÍ PAULO NOBRE QUIS DAR O TROCO NO TITULO DA COPA DO BRASIL

    COM A CAMISA E COM O LOGO MINUSCULO DA CREFISA

    E AGORA ESSE TAL DE ADITIVO DE CONTRATO (E EU ACHANDO QUE ADITIVO ERA SÓ GASOLINA)

    ESSA BIRRA, ESSA GUERRA DE EGOS DE DOIS

    OU TRES BILIONÁRIOS

    SÓ O PALMEIRAS PERDE

    TUDO COMEÇOU POR CAUSA DE UMA CAMISA

    FALANDO EM CAMISA

    E A ADIDAS HEIN, MAIS UMA VEZ CAGOU E ANDOU NO NOSSO UNIFORME

    O PIOR QUE QUEM APROVA ESSAS SANDICES QUE FAZEM COM NOSSA CAMISA É A DIREÇÃO

    HÁ ANOS A ADIDAS VEM ESCULACHANDO NOSSA CAMISA

    SERÁ QUE É TÃO DIFICIL PEGAR UM MODELO DE UNIFORME DA DECADA DE 50, AQUELE VERDE NEM MUITO ESCURO E NEM MUITO CLARO

    COM O ''P'' NO PEITO

    OU AQUELA DA DECADA DE 60/70, AQUELE VERDÃO ESCURO LINDO, JÁ COM O ''PALMEIRAS'' NO PEITO

    OU AQUELE MODELO DA DECADA DE 80

    DA ''COCA COLA''

    QUE VENDE ATÉ HOJE NA INTERNET

    SERÁ QUE É TÃO DIFICIL USAR ALGUNS DESSES MODELOS LINDOS, MARAVILHOSOS

    E ADAPTAR COM AS TECNOLOGIAS QUE AS CAMISAS DE FUTEBOL TEM HOJE

    O CHAMADO ''CLIMACHILL'' ''CLIMACOOL'' CLIMA NÃO SEI O QUE QUE A ADIDAS USA?

    A CREFISA PAGA QUASE 70 MI PRA GENTE E O PESSOAL BRIGA

    A ADIDAS VOMITA NO NOSSO UNIFORME E ESTÁ TUDO BEM

    BOM DIA A TODOS

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 10:01 , Anonymous Elcio disse...

    Olá.
    Eu já vi na mídia que o dono da Crefisa tem interesses políticos.
    Me pareceu que ele gostaria de ser o sucessor, o que foi negado pelo Paulo Nobre e então começaram as desavensas.
    Uma pergunta para pensar.
    Alguém já viu algum patrocinador aparecer tanto na imprensa quanto o nosso? Não digo a marca mas o dono dela.
    A mim me parece que podem ser duas coisas, a imprensa que quer aproveitar a oportunidade e desestabilizar o relacionamento Palmeiras/Crefisa, que deve estar incomodando os adversários, ou é as aspirações políticas do mandatário da Crefisa.
    O problema é que ainda temos uma semana de fofocas até começar o campeonato, quando começar, esse assunto some.
    Abs

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 12:31 , Blogger Unknown disse...

    Elcio acho que é um pouco dos dois.

    Tanto o problema político (relação entre Nobre e Crefisa) quanto a imprensinha que está com medo dessa nova fase do PALMEIRAS.

    Quanto à sucessão de Nobre, a própria esposa do Lamachia disse que eles queriam ser presidentes do PALMEIRAS no futuro. A prova disso é que injetaram dinheiro no clube, fazendo reformas (hoje paradas) no CT, também será construído um hotel, mas Nobre não quis ajuda da Crefisa. Acredito que Nobre indicará outro e a CREFISA se aliará a outra base para em futuro próximo Lamachia ou sua esposa ser presidente do PALMEIRAS.

    Espero sempre o melhor para o PALMEIRAS.

    Faço minha parte:

    - Me mantendo inscrito na TV PALMEIRAS;
    - Pagando em dia meu AVANTI;
    - Indo aos jogos;

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 14:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho difícil o casal entrar no Palmeiras do jeito que está o estatuto. Eles nem são conselheiros, não é? E essa seria uma mudança bem drástica, exigiria muitos votos, convencimento, etc. O mais lógico seria o casal comandar botando um cone como presidente. Não é difícil pelo histórico de cones que já tivemos.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 14:24 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Seria um privilégio e um sonho indescritível termos um Nobre, e depois, um Lamacchia. Não é para qualquer um tão benfazejo destino !!! Ambos Palmeirenses fanáticos, prósperos empresários do setor financeiro e pessoas honestas. O que podemos querer mais? Futebol é Money and Business. Este seria o melhor final para o drama. Entretanto, também podemos juridicamente antever nessa conduta da Crefisa, aditando o contrato, uma forma de se preparar para poder "abandonar o navio". Um contrato, para ser executado ou distratado, deve ser bem feito e prever todas essas referidas situações. Impondo penalidades e sanções. Talvez por perceber isso, que Nobre esteja protelando ao máximo a assinatura. Mas, claro, de minha parte, tudo são meras suposições.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 14:29 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Quanto à camisa, confesso que poucas vezes vi o Manto Sagrado tão belo ! Suas listas se patecem com o degradê das arquibancadas do Allianz. Para mim, uma obra de arte transposta para o uniforme. Não vejo a hora de vesti-la e sair para a minha caminhada diária, ao alvorecer.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 14:29 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Se parecem.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 14:34 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Tendo o verde das florestas tropicais, para mim, é o que basta. Não aprecio o vermelho, o amarelo e o prateado. Palmeiras é Verde ! De todas as tonalidades ! Afinal, somos tão grandes que um só tom de cor é insuficiente para emoldurar a nossa glória.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 14:46 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Nobre poderá, um dia, chegar no patamar onde se encontram Delfino Facchina e Paschoal Walter Byron Giuliano, nossos maiores Presidentes. Não se pode falar da história do Palmeiras sem se mencionar precitados cidadãos.

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 20:34 , Anonymous Edson disse...

    Gostei da nova camisa

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 23:28 , Anonymous Alysson disse...

    Vendo esses resultados da libertadores definitivamente o grupo do palmeiras era o mais difícil

     
  • Às 4 de maio de 2016 às 23:51 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    Eliminado!!! Hahahahahahahaha!!!!!!!

     
  • Às 5 de maio de 2016 às 00:05 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Palmeiras fez escola. Nossa camisa massacra e deixa sequelas. Os cornuintianus tornaram-se pateticos. O time dos auto-maloqueiros e sofredores MORREU ! É muita arrogância desse TITE teatral. E que venha o Lava Jato! O pior está por chegar !

     
  • Às 5 de maio de 2016 às 00:06 , Blogger Unknown disse...

    Arena Eliminates já virou tradição!
    Hoje vou dormir feliz, hahahahahah

     
  • Às 5 de maio de 2016 às 00:08 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Que essa derrota faça com que retornem os velhos bloguistas, que sumiram daqui. Ser Palmeirense é ser Palmeirense, em qualquer situação. Quanto mais uma eliminação de nosso maior inimigo (não é adversário).

     
  • Às 5 de maio de 2016 às 00:08 , Anonymous Anônimo disse...

    Nem roubando? Chupa curintia! Seu orgulho é nosso entulho.

     
  • Às 5 de maio de 2016 às 00:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Infelizmente a nossa unica felicidade e graças aos rivais, isso e muito pouco para a nossa grandeza

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial