Observatório Alviverde

10/05/2016

NOBRE E MATTOS GARANTEM: VERDÃO SÓ VAI CONTRATAR, SE NECESSÁRIO, COM O BRASILEIRÃO EM ANDAMENTO!

 Cleyton Xavier em alta!
 Resultado de imagem para cleiton xavier
 Para Cuca, o Palmeiras já tem o armador!

Três reforços chegam esta semana para a alegria de Cuca que multiplica as suas alternativas táticas e, principalmente, as de escalação: 

1) Juninho, jovem meio-campista palmeirense que esteve emprestado ao Audax.
2) Tchê Tchê, jogador versátil, destaque do próprio Audax. 
3) Yerri Mina, zagueiro revelação do futebol colombiano, do Santa Fé.

Sem permanecer sobre o muro, adianto que não acredito em Juninho, ao menos em curto prazo. 

Por quê? 

Simplesmente porque ele não se insere nas características de empenho constante, participação e velocidade exigidas por Cuca para obter a titularidade.

E pensar que entusiasmado por suas excelentes atuações na Copa São Paulo o tomei e coloquei -equivocadamente- em um nível superior a Gabriel Jesus...

Juninho, fantástico com a camisa sub-20 do Verdão na Copa São Paulo, se não me decepcionou ao vestir a camisa do Audax, frustrou as minhas melhores expectativas de um futuro aproveitamento dele no time principal do Verdão, ressalvados os seus inegáveis e indiscutíveis predicados técnicos.

Sua participação em circuito profissional, leia-se, no Paulistão  pareceu-me, ao menos até agora, tão tímida quanto aquelas -poucas-, em que foi escalado no time principal do Palmeiras. 

Isto levou-me a rever o meu conceito inicial de que ele teria bola suficiente para entrar no time principal do Verdão e arrebentar! Cheguei a dizer isto e mantive essa impressão até vê-lo jogar no Paulistão!

Pelo que vi, depreendi e concluí de suas atuações no Audax, sobretudo na entrega do gol ao Santos no primeiro jogo da fase decisiva em Osasco, por falta de maturidade e de equilíbrio emocional, já não penso mais assim! 

Tomara que Cuca o transforme e que eu -mais uma vez- esteja errado! Torço muito por Juninho, mas sem querer dar uma de Mãe Diná creio que em pouco tempo ele será emprestado a outro clube do Brasileiro!

Tchê Tchê tem tudo para "chegar chegando", entrar, se ajustar e se fixar como titular. 

Não apenas pelo fôlego, pelo invejável preparo físico e pela mobilidade em campo, mas, principalmente por sua versatilidade de jogo.

Ademais, na condição de curinga e ambidestro, Tchê Tchê pode ser aproveitado, minimamente, em quatro posições diferentes. No mínimo será um "bancário" diferenciado!

Quanto a Yerri Mina, não o conheço suficientemente para a emissão de um juízo de valor acerca de suas perspectivas como zagueiro do Palmeiras, posto que devo tê-lo visto atuar apenas duas vezes. 

O que notei é que se trata de um zagueiro muito alto, exímio cabeceador (defendendo ou atacando), de muita velocidade, poder de antecipação e, sobretudo, de recuperação. 

Yerri vai, com certeza, fazer uma excelente dupla com Vitor Hugo que, não sei porque, tantos criticam tanto, sem considerar que ele sempre foi muito exigido pela falta de marcação do setor esquerdo da equipe com Zé Roberto e Egídio. Viram quanto ele melhorou com a volta de Gabriel?

E se pensam que vou concluir esta postagem pedindo o meia-esquerda, quero dizer que, embora reconhecendo a necessidade premente desse jogador, desta vez vou passar batido.

Para isso, fio-me na promessa de Cuca segundo a qual ele montará um meio de campo de qualidade lastreado na experiência e na categoria de Cleyton Xavier a quem ele reputa um dos melhores do país na posição e na função.

Outra declaração do técnico palmeirense tem de ser levada em conta, segundo a qual, na ausência de um armador de ofício e considerando-se as peças de que dispõe ele pode alterar o sistema de jogo da equipe e alcançar resultados muito favoráveis, nem que seja com Dudu e Allione.

Se ele vai ou não atingir os objetivos pretendidos é outra conversa, mas Nobre e Mattos adiantaram que se o Palmeiras tiver de contratar algum reforço o fará no decorrer do campeonato.

Concordo, inteiramente, com a medida pois considero que, antes de gastar dinheiro com reforços o Palmeiras tem de dar oportunidade e testar os atuais componentes do elenco sob os novos prisma tático e filosofia de jogo de Cuca.

COMENTE COMENTE COMENTE

11 Comentários:

  • Às 10 de maio de 2016 às 02:26 , Blogger Unknown disse...

    Alcides, faltou na sua lista o reforço número 4: o meu xará.

    Evidentemente ele ainda está sem ritmo de jogo, mas mais pra frente também pode jogar como meia.
    Tem experiência e foi capitão do time na Croácia.

    Tomara que o Cuca também esteja pensando num esquema com dois meias como alternativa tática.
    CX e Moisés (ou Régis) seria bem interessante à frente da dupla Gabriel Pitbull e Jean (ou Matheus Sales).

    Um abraço VERDE E BRANCO a todos!

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 07:37 , Anonymous Matheus São José do Rio Preto-SP disse...

    Bons jogadores estes que somam ao elenco.
    Más queria dizer uma coisa: Que saudades do Mago Valdívia!!!
    Avnati Palestra!!!

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 09:21 , Blogger Unknown disse...

    Alcides:
    Aqui nesse blog nos debatemos muito da necessidade de um 'MEIA ESQUERDA" tanto aclamado por todo..... Mas devemos refletir uma coisa: "QUAL MEIA ESQUERDA" que temos no brasil e que se acessivel financeiramente, que o Palmeiras poderia contratar e colocar pra jogar? Não adianta trazer jogadores tipo teste pra ver se vai dar certo escala-lo. Temos o exemplo do ERIC, atacante, promessa, revelação, alto custo, e não emplacou no Verdão. Assim, acho que para o meio de campo e ataque o Palmeiras tem varios jogadores talentosos que ja estão adaptados no clube e poderão fazer um bom campeonato. É so encaixar o esquema.

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 09:50 , Anonymous Anônimo disse...

    http://www.palmeiras.com.br/noticias/ler/37642-apos--baque-grande---moises-retorna-antes-do-previsto-e-elogia-dm---excelente-

    Contratado em dezembro de 2015, o meia Moisés chegou ao Palmeiras para ser uma peça importante no meio de campo da equipe, mas, por conta de uma grave lesão logo no início da temporada, o jogador de 28 anos não conseguiu se apresentar como queria à torcida do Verdão. Pouco mais de dois meses depois e bem antes do que estava previsto, o palestrino já se vê preparado para vestir a camisa alviverde novamente, e agora como planejava desde a sua chegada ao clube.

    “Confesso que não foi fácil. Me machuquei logo em minha estreia oficial, no sábado, sendo que na terça-feira já seria a estreia na Libertadores. Foi um baque grande, você tem de se apegar a Deus e à família. A primeira semana foi doída, e eu acabei descontando na comida. Era um jeito de me distrair um pouco, mas logo em seguida você começa a pensar para a frente. Faz parte da profissão, e aí comecei um trabalho psicológico. Queria voltar o quanto antes, e em dois meses e 20 dias já estou preparado para voltar, sendo que a previsão era de quatro meses”, contou o camisa 28, que rasgou elogios aos profissionais do Departamento Médico palmeirense.

    “Deus me abençoou muito, claro que tenho de agradecer também ao Departamento Médico do Palmeiras, que me deu suporte e teve um cuidado tremendo em minha recuperação. Tenho de agradecer muito ao Palmeiras. Fizemos um trabalho excelente com o Jomar, o Rosan (ambos fisioterapeutas) e todo o pessoal. Eles me deram uma atenção muito grande, e tenho de agradecer os atletas também, que me desejaram sorte e disseram que eu ajudaria o grupo quando voltasse. Eu uni forças para me dedicar ao máximo e voltar o quanto antes”, falou.

    E o período afastado das quatro linhas não foi fácil para o atleta. “Parece que fiquei quase um ano parado, a ansiedade é grande. A gente treina em dois períodos todos os dias, não tem folga. Às vezes as pessoas acham que quem se machucou não fará nada. Voltarei normalmente e me dedicarei ao máximo, assim como fiz nos primeiros jogos”, declarou. “Brinquei com a minha esposa que eu farei a minha terceira estreia pelo Palmeiras. Foi uma no Uruguai (amistoso), outra oficial contra o Linense (pelo Paulistão) e agora mais uma. Considero um recomeço, e espero recomeçar da melhor forma possível, sem lesões, com vitórias e grande apresentações”, emendou.

    Indicado por Marcelo Oliveira, mas agora podendo ser utilizado por Cuca, Moisés admite o nervosismo para retornar aos gramados. “Fica um pouco de ansiedade, saber se serei utilizado ou não. Antes de me machucar, fiz muito bem o meu papel, estava muito bem no dia a dia. Me sentia confiante pelo que eu tinha demonstrado, e eu confio muito em meu trabalho. Espero voltar com tudo e me firmar com esta camisa maravilhosa”, afirmou, projetando, porém, a grande disputa para se firmar entre os 11 titulares do comandante.

    “Terá uma concorrência muito grande no grupo, já tem desde o começo do ano. Agora, com este mês de treinamento, o Cuca está implantando o pensamento dele. Quem estiver em campo é porque fez um grande dia a dia e poderá demonstrar nos jogos o quão grande é a qualidade do Palmeiras”, disse. “Brigarei entre volante e meia, gosto de jogar como um volante que sai mais ou um meia mais à frente, mas depende de como o Cuca quer me utilizar. O que eu posso dizer é que estou muito preparado e me prepararei ainda mais para dar o meu melhor e atingir o nível do Palmeiras”, finalizou.

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 09:59 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Prezado Moisés

    Seu xará encontra-se, ainda, em recuperação. Por isso não o incluí na lista. Você, diligentemente, o fez. É assim que deve ser.O bloguista esquece ou omite e o blogueiro complementa. Gostei muito das declarações de Moisés que dá mostras de que respeita a camisa, a instituição e que deseja vencer.

    Mateus, em relação ao Mago, muitos agora usam agora a frase daquela música de Ataulfo Alves: "eu era feliz e não sabia".

    Eduardo Luís. O que você disse foi exatamente o que eu publiquei; Veja:

    ..."na ausência de um armador de ofício e considerando-se as peças de que dispõe ele pode alterar o sistema de jogo da equipe e alcançar resultados muito favoráveis, nem que seja com Dudu e Allione".

    Mas o Palmeiras seguirá à procura desse jogador: Leia

    ...se ele vai ou não atingir os objetivos pretendidos é outra conversa, mas Nobre e Mattos adiantaram que se o Palmeiras tiver de contratar algum reforço o fará no decorrer do campeonato.

    Continuamos na expectativa, embora, para Cuca (é o raciocínio dele) CX-10 é o cara. Para mim é quase o cara de que tanto precisamos. Abs a todos (AD)

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 10:09 , Anonymous Marco disse...

    Algumas considerações:

    Não existe a imposição de se contratar jogadores somente no Brasil. Nossos concorrentes contratam jogadores para a função de meio de campo no exterior e o próprio Palmeiras já contratou.
    Então, caso não existam opções para a meia esquerda no Brasil, que se busque fora do país. Muito simples, como todos fazem!

    Não importa se o jogador deva ser contratado, esteja no elenco ou venha da base, o importante é que se tenha opções para a posição.

    Muito mais preocupante do que não buscar o tipo de jogador que falta ao elenco, dentro ou fora do clube, é não ter a noção de que ele é necessário. O Palmeiras foi o clube brasileiro que mais contratou jogadores nos últimos anos, trouxe goleiros, laterais, zagueiros, volantes e atacantes, mas para o setor de meio de campo não teve a mesma atenção.

    Claro que é possível ajustar o esquema de jogo de acordo com os jogadores disponíveis. Porém, se tivermos opções em todos os setores o trabalho fica mais fácil e a perspectiva de resultados melhora. Não vamos fechar as portas porque julgamos que não temos jogadores para um setor do time ou que eles são em número limitado. Vamos jogar com o que temos, pois hoje nosso treinador é competente e a qualidade dos nosso jogadores é muito boa, acima da média dos concorrentes.

    Começaremos o campeonato com Cleiton Xavier, a volta do Moisés, Juninho, o garoto do Audax, a subida do Vitinho, além de em breve ter de volta Alione. Com os problemas técnicos que tivemos na armação do time, jogadores como Dudu e Alecsandro passaram a ajudar o setor, proporcionando mais alternativas. A perspectiva para 2016 é bem melhor do que o quadro de 2015.

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 10:52 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Em verdade vos digo: Não estou curioso. Estou, sim, CURIOSÍSSIMO para ver o Time que Cuca escalará no sábado. Como nunca dantes. Isto porque, através dos jogadores que entrarão no Santuário Verde, se poderá avaliar o que se passa pela cabeça do grande treinador. Conto os minutos.

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 11:31 , Anonymous Elcio disse...

    Olá Alcides
    Se me permite, meus comentários sobre os seus. :)

    Eu também fiquei com essa impressão do Juninho, mas ainda o considero melhor que o Gabriel Jesus, simplesmente porque os dois não fizeram nada no profissional.
    O Gabriel Jesus em um time bem mais qualificado e com muito mais oportunidades está vivendo de dois gols contra o Cruzeiro, no mais, foi só perder gols cara a cara com o goleiro em partidas decisivas.
    Gostaria de ver o Juninho no Palmeiras com o mesmo número de oportunidades que o Gabriel vem tendo e atuando como condutor do time como o fez na Copa SP 2015.
    Pense que o Audax é um time totalmente voltado para o coletivo, e qualquer jogador avaliado isoladamente é meio perigoso, temos que vê-los em outros times.
    Note que você foi crítico com Juninho no primeiro gol do Santos mas não menciona o Tche Tche no segundo, que me pareceu bem mais ridículo.
    Se o Juninho tiver as oportunidades, acho difícil que as terá, seguramente nos surpreenderá, tenho certeza.

    Agora, Vitor Hugo, ainda o considero o nosso melhor zaguerio, mas ele é muito estabanado, ele é veloz e quase sempre dá o bote certo, mas por ser afoito, quando chega atrasado é sempre um desastre.
    O Penalti ridículo conta o Central não me sai da cabeça.
    Quando ele fica com aqueles olhos arregalados, parecendo um drogado, já sei que vem M....

    Temos vários meias e opções de substituição, mas nenhum clássico como CX.
    Se ele se machucar será o mesmo problema de sempre, e a estatística está contra nós, vamos aguardar.

    Abraços

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 15:28 , Anonymous Bolero disse...

    Olá Élcio...Concordo com a sua linha de raciocínio com relação ao V.Hugo, com boa qualidade nas divididas pela força e altura, entretanto deixa a desejar na saída de bola e constantes ligações diretas a esmo.
    Me preocupa muito o miolo da nossa zaga até que chegue o Mina e tomara pelo foi publicado, o Grêmio esta tentando junto a CBF antecipar a janela de transferência oque seria muito bom para todos os clubes , dando assim condições para estrearem seu contratados já no inicio do campeonato.
    Eu fosse o Cuca testaria o Thiago Santos no miolo da zaga , já que para volante ele pode ficar sobrando com tantas opções.
    Falando do ótimo jogador G. Jesus citado aqui, esse precisa de uns conselhos do Cuca, pois ele já desperdiçou cara a cara vários oportunidades de gols pela sua afobação.
    Quanto a contratação de novos jogadores é "ver para crer" como o time se apresentara nos primeiros jogos da Brasileirão.

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 17:57 , Anonymous Nei Verde disse...

    Edu Dracena,não esta mais em Atibaia, voltou para São Paulo, esta com desconforto muscular, Zé Merda nem foi....!!!
    Salario em dia, e um bom resort...kkkkkkk!
    Cambada de FDP..

     
  • Às 10 de maio de 2016 às 18:25 , Anonymous Nei Verde disse...

    Começou a temporada, Edu Dapena com desconforto muscular, seu ultimo jogo foi na fase de classificação do Paulista, enterrou o time, semana passada três dias de folga, agora elenco foi para Atibaia, Zé Merda ficou para resolver problemas particulares, VTNC com essas merdas, ficam rasgando dinheiro com esses enganadores.
    Junta esses dois mais Luan, salários passa de hum milhão, depois era o MAGO que dava prejuízo, sem falar em Leandro Almeida, Regis Cardoso, tem que fazer o diretorzinho pagar esses caras com dinheiro do seu bolso .Contrata, contrata, contrata, entre mês e sai mês, vira para lá, vira para cá, e la esta o time treinando com João Pedro na lateral, não ia ser emprestado????? PLANEJAMENTO DE MERDA..., CAMBADA DE AMADORES..!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial