Observatório Alviverde

24/08/2016

HOJE, APRESENTO UMA SUGESTÃO! VAMOS, TODOS, BAIXAR O TEOR DAS CRÍTICAS E DAR TRANQUILIDADE AO TIME!



É normal e compreensível que todos nós, sem qualquer exceção -este editor, inclusive- apaixonados pelo Palmeiras, tenhamos sempre uma certa tendência às críticas contundentes e atribuamos, correta ou indevidamente, múltiplos fatores as derrotas do Verdão.

Cada qual no seu estilo e a seu próprio "modus faciendi", a verdade é que todos nós "abrimos a caixa de ferramentas" (royalties para o falecido repórter palmeirense Roberto Silva " o olho vivo"), batemos, forte no time e temos, sempre, um veemente protesto a lavrar nos momentos de crise.

Mas, se isso é humano, o exercício contínuo desse "modus operandi" acaba se tornando desumano, na medida em que mexe com o brio e com o amor-próprio de todos os jogadores, direta ou indiretamente.

Quem acompanha este blog, sabe, perfeitamente, que não exercemos sobre as opiniões emitidas pelos participantes a menor pressão, seja ela editorial, ditatorial ou de censura. 

Todos os que se manifestam neste OAV também sabem que se respeitarem as chamadas "regras sociais do jogo", isto é, se não partirem para os xingamentos e ofensas pessoais, não terão os seus comentários censurados ou excluídos.

Aqui qualquer participante pode dizer, por exemplo, que Paulo Nobre ou qualquer membro da diretoria ou do futebol  (hipoteticamente) é um "inepto, um incapaz, um deslumbrado pelo poder, um despreparado para a função, que não entende nada de bola, que errou grosseiramente ao fazer isto, aquilo e aquilo outro" e sua opinião será sempre respeitada.

Até palavrões de desabafo decorrentes de situações vividas pelo time, inseridos no contexto daquilo que qualquer "blogueiro-comentarista" esteja abordando este blog permite! 

Muitas vezes, (quantas vezes? Até perdi a conta!), até este editor, certamente abrindo precedentes e transmitindo maus exemplos, também se manifestou dessa forma em alguns fatos ou eventos.

Mas, se permitimos tudo isso, quero dizer que, muitas vezes, não posso concordar com certas posições opinativas, embora, na qualidade de proprietário do blog evite contestá-las, o que certamente não faria fosse eu um blogueiro.

Refiro-me às críticas amplificadas, muitas delas desproporcionais, a tantos jogadores muitos dos quais acabam sucumbindo diante da força de tantas argumentações raivosas e odiosas...

Sobretudo os atletas mais jovens e aqueles menos dotados de autoconfiança e personalidade que não sabem como lidar e reagir contra considerações extremamente severas, pesadas, doídas e desclassificantes.

Tomando como exemplo Victor Hugo, é compreensível que muitos afirmem que o atleta está mal, que não tem se apresentado bem, e, se querem carregar mais nas observações, digam até que suas atuações estão fracas e abaixo das demandas atuais do time.  Fique claro que essa não é a minha opinião!

Entendam, porém, que este não é o momento de colocar o atleta abaixo dos cachorros e dizer que ele tem de ir embora, que já não serve mais e coisa e tal, porque, queiramos ou não, será ele um dos principais zagueiros com quem o Palmeiras terá de contar para brigar por este título.

Da mesma forma, ainda que o critiquemos forte num primeiro momento, reconheçamos-lhe o bom trabalho quanto ele se apresentar bem. 

As críticas definitivas, ou sejam, aquelas dirigidas a qualquer pedindo para que o jogador A, o B, o C ou qualquer outro seja mandado embora do time têm de ser feitas ao final da temporada ou a partir do momento em que o time não almeje ou dispute mais nada que interesse no campeonato.

Se os bloguistas se dignarem a me ouvir, gostaria de sugerir que apenas as críticas das atuações pontuais (as de cada jogo) de cada atleta fossem feitas daqui até o desfecho das rodadas que decidirão a vida do Palmeiras neste Brasileiro.

Quero que todos considerem que o momento é grave e exige que formemos uma corrente de pensamento positivo proporcionando um ambiente (vocês dirão psicológico e eu direi espiritual) que proporcione a tranquilidade suficiente para que cada jogador possa render não apenas tudo que sabe, porém mais. 

O Palmeiras daqui para a frente vai precisar, além de ação, de superação!

Juntos chegaremos lá! 

Lá onde está o título!

COMENTE COMENTE COMENTE

28 Comentários:

  • Às 24 de agosto de 2016 às 14:57 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Concordo, nosso time é bem competitivo e merece nosso apoio.
    É o lider do campeonato.
    Poderia ser melhor com contratações pontuais no inicio ou no meio do ano. Mas não rolou.
    Vamos assim pra dentro deles.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 15:15 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Concordo, na íntegra, com o oportuno artigo da lavra do Blogueiro Mayor. Penso que tudo o que interessa, ou se relacionar ao Palmeiras, deve ser abordado neste Blog. Claro que o foco nas questões de arbitragem, deve sempre ser mantido, por necessário e também por ser uma "marca" desse espaço. Aliás, marca original, e, portanto, a ser preservada, por si só e só por si ! Lembremo-nos SEMPRE: Não existe o Ludopedio sem treinador, jogadores, arbitragens e cartolas. Em assim sendo, a análise sempre deve considerar esses fatores, sob pena de alterar -se o produto final. Mas nada impede, como muitas vezes se sucede comigo, que um forista aborde um ou outro aspecto, mas sempre paradigmatizando as outras interações e temas pertinentes. No entretanto, urge racionalizarmos as críticas diretas aos atletas, no sentido de torna-las mais amenas, evitando-se a supervalorização dos erros e malfeitos, sempre passíveis de ocorrência, nos jogos. Em assim sendo, estaremos efetivamente contribuindo para o êxito de tão dificultosa missão, a ser empreendida por nosso time, e finalizada no último dozeavo do ano corrente. A paz espiritual e psicológica pode depender de nós. Façamos a nossa parte ! Com a convicção de que todo os demais estarão com suas tarefas exatamente dirigidas para o lado contrário, qual seja, contra Nós.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 17:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Se tudo que falamos aqui tivesse tanta força, acho que a roubalheira contra nosso time já estaria pelo menos diminuindo.
    Já torci muito para o Palmeiras "largar" a RGT e partir para o Esporte Interativo, más confesso que vendo as narrações e alguns esporádicos programas deles comecei a mudar de ideia. Os caras para ficarem ruins ainda precisam melhorar muito, isto porque são simplesmente péssimos e mesmo o SFC, entre outros clubes, terem assinado com eles, os caras só falam do futebol carioca. É impressionante! A narração deles é tão ruim que perdi totalmente o pouco interesse que tinha pela UEFA C. L. Esta emissora, por mais que esteja nadando em dinheiro, terá vida curta e logo voltará ao ostracismo se não fizer uma mudança radical na filosofia e jeito de trabalhar com esporte.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 17:06 , Anonymous Marco disse...

    Na mesma linha do editor, acrescento a observação sobre a cobertura da Palmeiras na imprensa.
    Comecem a notar a publicação de notícias ou matérias, aparentemente inocentes, que dia a dia tentam lançar algum tipo de problema para o time.
    Nesta semana já tivemos jogadores dispensados, jogadores descontentes com o treinador, destaque para os jogos que não serão no Allianz Parque, desfalque do time por convocações, etc...
    Vai piorar muito até o final do campeonato, com o Palmeiras brigando pelo título.

    Não vamos ajudar e muito menos fazer o mesmo.
    O torcedor, apesar de ser quem paga o espetáculo comprando ingressos, sendo sócio torcedor, comprando os produtos do patrocinadores, pagando pacotes de TV é o que tem menor influência no andamento das competições e no seu time. Mesmo assim, assim exerce um papel pequeno e esse papel precisa ser positivo.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 17:12 , Anonymous Marco disse...

    Concordo com o anônimo acima. Fica para o torcedor a sensação de impotência. Mesmo fazendo tanto barulho, parece que nada muda. Porém, imaginem se o silêncio fosse total?
    Seria liberação geral, uma verdadeira Sodoma e Gomorra.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 17:48 , Anonymous Daniel Palestra disse...

    Marco, perfeito.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 18:44 , Anonymous Nei Verde disse...


    Como não meter a lenha com umas noticias dessas, o safado diretor deve ter ganho na contratação e agora na saída.

    Tem que ter 500 mi sócios no avant para aguentar tandos desaforos..!

    http://www.90min.com/pt-BR/posts/3663222-palmeiras-pode-perder-volante-que-nem-estreou?a_aid=36555

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 19:06 , Blogger ester abea disse...

    Do PTD(colunista Catedral de Luz):

    O equilíbrio é uma das características marcantes dos grandes campeões.

    Vitórias frequentes e empates pontuais diferenciam o joio do trigo.

    Porém, nas derrotas ficam evidenciados os traços dos grandes conquistadores.

    Hábeis em assimilar golpes, os grandes conquistadores demonstram uma capacidade gigantesca em evitar crises. Fases negativas não duram mais que dois jogos.

    A "Sociedade" diferencia-se do modelo acima? Longe de ser ufanista, não!

    Cumprindo o mesmo desempenho do turno inicial, a "Sociedade" estabelecerá um total de ''22" vitórias, "6" empates e "76" pontos. Dificilmente deixará o título escapar, mesmo porque não temos um time adversário sobrando além.

    Baseado nos números acima, embora esteja na média prevista, não acredito no total de "10" derrotas.

    Mais um insucesso no "Allianz Parque" nos parece improvável e poucos mandantes demonstram competência para superar-nos dentro das quatro linhas.

    Mundo perfeito? Desconsidere! Trabalho com números e eles apresentam frieza ao analisar.

    CONCORDO!!!!

    SEREMOS CAMPEÕES!!!!

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 19:39 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Saiu no blog do Menon, há uns 4 meses. Nada mais atual, especialmente quando verificamos a presente inanição do corretor Mattos:
    "O Palmeiras tem muitos erros. Os principais, em minha opinião são:

    1) ausência de protagonistas – Há muitos jogadores de bom nível, pode-se até falar – talvez um pouco exageradamente – que o clube tiopatinhastem três times prontos para entrar em campo, mas quem é mesmo que resolve? Que assume a bronca? Que diz “deixa comigo''?
    2) ausência de um armador – Valdivia saiu e veio Cleiton Xavier. Ou seja, o chileno foi substituído por alguém que joga menos que ele e que se machuca por mais tempo.
    E a culpa?
    É de Alexandre Mattos, sem dúvida.
    O cara recebe uma montanha de dinheiro do milionário Paulo Nobre e gasta contratando jogadores de baciada. Foi assim em sua chegada, quase 30 incorporações. E reposições aos montes. Agora, em 2016 chegaram oito: Dracena, Rodrigo, Erik, Jean, Moisés, Roger Carvalho e Vagner. Quem joga? Quem pode mudar algo?
    Imagino se Paulo Nobre, que é piloto sem sucesso, contratasse Alexandre Mattos para montar uma escuderia de Fórmula 1. Quantos pilotos, quantos engenheiros, quantos cozinheiros viriam a cada semestre.
    A verdade é que Alexandre Mattos esbanja o dinheiro de Paulo Nobre. E quem vai pagar a conta é o Palmeiras".

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 19:50 , Anonymous Marco disse...

    Criticas á direção e aos diretores não interferem no rendimento do elenco, na minha avaliação. Devem ser feitas para que eles tomem conta da situação. Devem ser cobrados e muito, até porque é preciso que acordem para o fora de campo, por exemplo.

    Outro fator importante é que para este campeonato não dá mais para acertar elencos. Quem contratou, contratou. Comparado aos demais, mesmo com política errada de contratações, temos totais condições de chegar ao título e devemos lutar por isso.

    Para 2017 é outra história, mas não é hora, agora, do clube tratar disso publicamente.

    Poderíamos estar mais à frente da tabela, não estamos e mesmo assim somos líderes. Temos problemas e carências, mas os concorrentes também as têm.

    Notícia plantada, falsas polêmicas, especulações, tentativa de explorar o negativo é que não vai faltar em cima do Palmeiras, ao contrário da política de estímulo e incentivo aos rivais, principalmente os oficiais.

    Uma sugestão: passem a acompanhar todos os dias as manchetes nos principais portais de internet a cobertura do Palmeiras e do Flamerda. Comparem o enfoque dado a cada clube.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 21:00 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Nosso grande inimigo é a RGT. Os outros são pintos saídos da casca, perto da imoral e canalha emissora do falido balneário. Esse é o ponto e o contraponto no que pertine à recorrente campanha em desfavor do Palmeiras. Estejamos, assim, sempre atentos !

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 21:20 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Com todo respeito mais que merecido ao criador do blog, ouso concordar em partes e discordar com partes. Discordo, por exemplo, quando ele escreve que "Sobretudo os atletas mais jovens e aqueles menos dotados de autoconfiança e personalidade que não sabem como lidar e reagir contra considerações extremamente severas, pesadas, doídas e desclassificantes". Olha, com todo respeito, mas todos nós aqui do blog, pelo menos a maioria, creio, também temos nossas mais variadas profissões e tenho certeza que a grande maioria delas são tão ou até muito mais estressantes e importantes do que a de jogadores de futebol. Imaginem a responsabilidade, pressão, tensão que exerce dia-a-dia um piloto de voos comerciais, um médico cirurgião, um engenheiro de uma grande empresa (olha o exemplo da Samarco), entre tantas outras profissões tão valiosas, porém menos glamourosas. Acho que se estes "garotos" que jogam bola são tão sensíveis assim, deveriam também ter medo e insegurança de "pilotar" verdadeiras máquinas poderosíssimas pelas ruas das cidades, como fazem os "meninos" Thiago Martins com um carro de mais de 150 mil (é reserva do palmeiras), o Rildo (quem? joga onde?) com um que vale mais de 200 e o Valdívia (garoto que começou a jogar "ontem" pelo Inter) com seu possante veiculo que vale mais de 462 mil. Foi um site esportivo de grande acesso que publicou uma relação, com nomes de vários atletas e seus veículos com os respectivos valores. Antes que alguém comece com bobagens de falar em inveja e coisas do tipo, adianto que concordo plenamente que cada um ganhe e possua aquilo que merece, desde que tenha adquirido honestamente, com trabalho e também adianto que não tenho nada o que reclamar da minha condição financeira. Em muitos pontos concordo com o tema e na condição de torcedores acho bom que apoiemos sempre, mas problemas, pressão e cobrança todos nós temos.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 22:06 , Anonymous Marco disse...

    Claudio,

    Muito bom você ter voltado a escrever. Sempre uma opinião a considerar.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 22:15 , Anonymous Marco disse...

    Quanto ao texto do blog, acho que o ponto central é o momento e a necessidade de cada critica.
    O que pretendemos alcançar com elas e o que podemos ter de resultados?

    Exemplo:
    Por mais que se tenha restrições à formação desse elenco, o que pode ser feito agora, com a janela de transferências encerrada e com o mercado fechado?

    Podemos estar cobertos de razão em tudo que criticamos, mas em 24 de agosto de 2016, não há mais nada o que fazer para ajustar o elenco do Palmeiras para este campeonato.
    Elenco, critérios de formação, se discute para 2017, quando for a hora.

    Para lutar para ser campeão brasileiro, temos que lutar com oque temos, contra os adversários que também têm sua situação definida. Concordando ou não com o que foi feito até o momento.

    Nesse sentido, entendi o texto de hoje.

    Contra tudo e contra todos e contra os erros cometidos, vamos ser campeões!

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 23:01 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Marco: Não concordo que o texto de Cláudio MG seja "sempre um texto a considerar". Para mim, a exemplo de todos os demais textos, dos nossos grandes blogueiros Palmeirenses, prefiro dizer "um texto SEMPRE a considerar" ! Um pouco de humildade com os companheiros não faz mal a ninguém.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 23:04 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Como disse Mestre Alcides, aqui não existe ditadura. As palavras nem sempre soam como deveriam soar. Especialmente as suas, o Guardião do Blog.

     
  • Às 24 de agosto de 2016 às 23:09 , Blogger Alexandre disse...

    Agora chegou a hora da onça bebe água!

    É com esses jogadores que o Palmeiras vai brigar pelo título ou eles se abraçam, se fecham pra ser campeão ou vai ser mais um daqueles grupos de jogadores pipoqueiros e paneleiros que passaram pelo Palmeiras.

    Vamos descobrir se era o Lucas, Robinho e o M.O. o problema do Palmeiras, se não for, tem mais pipoqueiros neste elenco.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 06:36 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Dos 54.665 torcedores que foram ao estádio Mané Garrincha no dia 05 de junho para assistir ao jogo entre Flamengo x Palmeiras, pelo menos 20 mil eram Palmeirenses.

    Após praticamente dividir o estádio com a tão bajulada torcida flamenguista, a torcida alviverde de Brasília terá nova oportunidade para prestigiar o Verdão, desta vez diante do Fluminense, que concordou em disponibilizar setores mistos. A expectativa, agora, é que o Verdão tenha apoio da maioria do público.

    "A torcida se torna o nosso 12º jogador, e acredito que a nossa torcida será maior, até porque o estádio ficou dividido contra o Flamengo" recordou o atacante Erik, em entrevista coletiva.

    O camisa 14 reforçou a importância do time sempre contar com o apoio do torcedor, mesmo quando atua como visitante: "A gente fica feliz por jogar fora de casa com a torcida presente e dando apoio, assim como foi contra o Atlético-PR. Foi muito importante a ajuda deles, e nós buscaremos um grande resultado".

    Ciente de que apoio vindo das arquibancadas não faltará, Erik espera que o Verdão recupere em Brasília os pontos perdidos em casa para a Ponte Preta no Allianz Parque: "Não podemos mais perder pontos. Acabamos oscilando. Agora é manter o foco para recuperar no próximo jogo" encerrou.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 06:54 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Pressão todos nós sofremos seja qual a profissão exercida, no esporte não será diferente em hipótese alguma.
    Assim sendo, críticas são recorrentes ainda mais no verdão, torcida que apoia e diferente de todas as demais, incomparável em todos os sentidos.
    Às vezes somos demasiadamente críticos e descarregamos a insatisfação por maus resultados em cima de atletas e técnicos, não é diferente... más uma coisa concordo:
    Não é momento, e sim de apoio e de maneira incondicional, quem é melhor do que o verdão? Galo? Ontem não empatou também com a Ponte em casa? Dai-me paciência!!!
    Seremos campeões com a ajuda ou não destes corneteiros de plantão.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 08:09 , Anonymous Marco disse...

    Verde Insuperável,
    Lamentável seu comentário das 23:01
    Aprenda a entender os que os outros escrevem. Não deturpe!

    Cláudio, seja muito bem vindo de volta ao blog. Tenho certeza de que você entendeu o que comentei.
    Quando você escreveu que iria se afastar, em outro tópico, respondi pedindo que reconsiderasse.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 08:12 , Anonymous Marco disse...

    Bambis perdendo em casa para um time da terceira divisão;
    Atlético empatando em casa com a Ponte (eles também empataram com a Ponte);
    Menguinho levando de quatro do Figueirense;

    Parece que os concorrentes do Palmeiras também têm seus problemas.
    É outra competição, é! Mas, mostram que não jogamos no Brasil com as "seleções europeias".

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 08:31 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Eu entendi, caro Marco. Apenas quis mostrar o meu ponto de vista, reforçando a necessaria importância de todos os blogueiros. Apenas isso. Sem qualquer provocação. Portanto, nada a lamentar. Esse blog é pluralista, e como disse seu titular, não havendo exacerbaçoes, vulgaridades extremas e ofensas pessoais, o demais é permitido. Até criticar um tradicional, importante e competente participante, como você.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 08:38 , Anonymous Verde insuperável disse...

    De fato, a rodada de ontem mostrou que aqui não tem nenhuma "seleção européia", mas um monte de time ruim, inflado pela mídia "capacho", tais como bambis, flamerda e atRetico do "pãozinho de queijinho".

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 11:36 , Anonymous Marco disse...

    Verde Insuperável, o problema no seu comentário é que você criticou por interpretar errado um ELOGIO que fiz ao Cláudio.
    Caso tivesse criticado algum comentário equivocado, tudo bem, é normal, eu não responderia. Você ou qualquer outro participante tem todo o direito. Porém, "cornetar" sem a menor necessidade, quando elogio um participante não dá para entender.
    saudações palestrinas!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 11:37 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Marco e Insuperável, não há magoas. Aliás, retornei porque de modo geral me sinto muito bem aqui no blog, justamente pelo alto nível dos posts aqui publicados, tanto pelo Alcides, quanto pela esmagadora maioria dos bloguistas.
    Confesso que ontem não acompanhei nenhuma partida de futebol porque, além de não ter jogo nosso, também não tinha nenhum em que fossemos diretamente interessados. Assim, preferi assistir um bom programa na Nat Geo com minha esposa. No entanto, como a paixão futebolística e como dizem: "Se a curiosidade matou um gato", porque não matar um "Porco", também (kkkkkkk)? Assim, hoje pela manhã fui checar na internet os resultados de ontem e, para minha surpresa, três poderosos se lascaram feio na noite anterior: SPFC, CRF e CAM. Mas, como a imprensa sempre trata todos "imparcialmente" vejam as manchetes postadas na página principal de cada um deles no site UOL Esportes:

    CAM: "Só uma grande valorização para o Galo negociar o campeão olímpico (ué, mas a noticia não deveria ser: Galo tropeça feio em casa diante da Macaca e se complica na Copa do Brasil?)

    CRF: "Técnico do FLA acredita que será possível reverter derrota" (ué, más não deveria ser: Flamengo é goleado em Santa Catarina e cai de 4 diante o Figueirense?)

    SPFC: "São Paulo perde de novo no Morumbi e se complica na Copa do Brasil" (ué, más não deveria ser: São Paulo dá vexame em pleno Morumbi diante de time da Série C e fica distante de conquistar sua PRIMEIRA Copa do Brasil?)

    Palmeiras (no dia seguinte ao empate com a Ponte Preta, no mesmo site): "Palmeiras tropeça na Ponte e vê liderança ameaçada" (ué, más não poderia ser: Mesmo com tropeço em casa, Verdão mantém a liderança isolada do brasileirão!

    Notaram a "sutil" diferença de tratamento que é dada a nós e a que é dada aos demais clubes?

    Reflitam!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 11:52 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Diante dos maus resultados do Fla e demais a rgt só colocou os gols no bom dia Brasil, depois das 8:30.Ou seja quase ninguém viu.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 11:59 , Blogger Unknown disse...

    É exatamente isso Cláudio MG queagente sempre fala aqui, a imprensa agride somente nós.

    Não temos que criticar mesmo, uma vez que o time é líder e vacilou contra a ponte (como vem vavilando ultimamente contra este timinho).

    Acredito que vamos recuperar já contra o fluC

    Particularmente detesto pontos corridos, principalmente no Brasil, país da corrupção e manipulação, é mais fácil darem um jeito de o Palmeiras "tropeçar" no campeonato brasileiro do que na copa do Brasil.

    Tomara que esses lixos já caiam logo na Copa do Brasil, e os gambás já tem mata mata em Itaquera...............

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 12:54 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ok, Marco, analisando bem, vi que vc tem razão. De fato, vc quis elogiar. São os percalços da hermenêutica. Abraços.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial