Observatório Alviverde

17/08/2016

QUEM TEM TRÊS TEM DOIS, QUEM TEM DOIS TEM UM E QUEM TEM UM NÃO TEM NENHUM!



Jailson, o sucessor "torto" de Fernando Prass no gol do Palmeiras -ninguém no clube acreditava nele-, é a prova provada de que grandes jogadores podem estar ocultos em um time qualquer do futebol brasileiro, ainda que seja no banco de  reservas.

Jailson, esse que vem demonstrando que é um goleiro acima da média e em nível de um clube da magnitude do Palmeiras, era reserva e esquentava o banco no Ceará Sporting, da segunda divisão brasileira. 

Não sei de quem partiu a ideia de buscar Jailson, mas quem o fez tem de ser parabenizado pelo garimpo de um goleiro que passou por sucessivas equipes do interior paulista, sobretudo do Vale do Paraíba, sem ter sido visto ou notado.

A contratação de Jailson, inexplicável, enigmática, que colide com os princípios elitistas palmeirenses, pode significar o epílogo de um ignorante preconceito que ainda domina boa parte da torcida palmeirense, que, mesmo sem saber, é influenciada e até tangida pela mídia adversária.

Explico: se o Palmeiras contrata um jogador desconhecido os comentários negativos se sucedem desde o momento em que ele chega ao clube, gerando no atleta um ambiente psicológico negativo e ele, invariavelmente, acaba fracassando.

O fenômeno se repete quando o Palmeiras lança jogadores da base, criticados e exigidos -sempre- de maneira desproporcional em relação aos jovens lançados por outros clubes e com excessiva dureza, como se "não tivessem eles condições de jogar no time principal sob a imaginária alegação que a camisa pesa". 

O pior é que tem muito palmeirense que acredita nessa falácia do peso da camisa e acredita que, na realidade, isso ocorra ...

E acredita talvez porque mexa com o ego de muitos, e pressuponha  superioridade em relação aos adversários. 

Na verdade, ninguém precisa nos ensinar que a "maglia" palestrina é, de fato, a maior entre todas, mas essa conversa de que os jogadores sem marketing que chegam, sentem-se incapazes de vesti-la é lançada ao ar simplesmente para dificultar a vida do clube explorando a vaidade incontrolável da torcida e seu grande amor pelo clube . É preciso acabar com isso!

Em contrapartida, se são os Gambás ou os Bambis que contratam atletas jovens desconhecidos ou promovem alguém da base, as camisas nunca pesam, não há críticas antecipadas aos mesmos e ninguém os ameaça com histórias de terror.

Em relação ao Santos chegam a cobrar da diretoria o aproveitamento da base a quem chamam de "garotos da vila" dando sempre ao clube o tempo necessário para que lance novos valores, estimulando a torcida e sempre pedindo paciência nos momentos de crise.

O que se verifica claramente em todos os clubes (noves fora o Palmeiras) é uma recepção diferenciada da maior parte da mídia aos jogadores que chegam ou aos que sobem das categorias de base.

Mesmo que nas primeiras atuações ele não apresentem bom rendimento têm as condutas em campo sempre relevadas sob a argumentação de que estão ainda em observação.

Mas se isso tudo ocorre no Palmeiras eles já têm clichês prontos que já conheço de cor e salteado há muitos anos: 
"o Palmeiras só contrata jogador meia-boca", 
"já chega de bonzinhos no Palmeiras", 
"a camisa é muito pesada para jogadores sem nome", 
"o Palmeiras não necessita de principiantes". 
"a base do Palmeiras é muito fraca e o clube não tem nenhum jogador de destaque para esta temporada" e assim sucessivamente...

Sabem o resultado disso? O Palmeiras nunca tem craques! Além de custarem caro é difícil descobri-los e, sobretudo, contratá-los pois a concorrência é brutal.

Quando o Palmeiras descobre por mero acaso um Valdívia, a mídia arranja um jeito de "queimar" o jogador e colocá-lo para fora do clube, colocando-o contra a torcida! 

Da mesma forma o clube nunca dispõe de ninguém para vender e fazer $$$, entrando cada vez mais no vermelho contábil!

Este ano -ainda bem-, além da inesperada "revelação" do veterano goleiro Jailson, Gabriel Jesus fez a "cronistaiada" (com poucas exceções) engolir a língua e as palavras e o futebol palmeirense já está em superavit, dentro e -principalmente- fora de campo.

É preciso que acabe o elitismo que domina boa parte de nossa torcida, que tem de parar com essa história de chamar de "refugo" qualquer jovem atleta que chegue ao clube em busca de uma oportunidade.  

Em relação a Jailson, (destaco que ele fez apenas dois jogos e sob meu critério de análise ainda está sob teste).

Domingo contra o Atlético ele sentiu dores no músculo posterior da coxa direita, mas, ao que tudo indica, não deve ser problema para o jogo de domingo na Allianz Arena contra a Ponte.

A reavaliação da contusão deve ocorrer ainda hoje, mas mesmo com a garantia de que Jailson entre em campo no domingo, fica uma preocupação em pleno ar: 

"E se ele não puder jogar?" 

Eu, particularmente, acredito no reserva Vagner e considero que embora ele tenha falhado, trata-se de um goleiro capacitado a vestir a camisa palmeirense a qualquer momento, desde que ele se recicle psicologicamente, sem se deixar abater pelas críticas da mídia, da torcida e por todas as circunstâncias que geraram o seu afastamento.


Apesar de todo o aparente apoio que recebeu, Vagner deve estar se sentindo neste instante o pior goleiro do mundo ao tomar conhecimento de que o Palmeiras está procurando um novo camisa um e que parece até já ter acertado com Felipe Alves, o goleiro do Audax.

Nobre, não o censuro por isto, parte do princípio que titulou o blog nesta quarta-feira, segundo o qual 

"QUEM TEM TRÊS TEM DOIS, QUEM TEM DOIS TEM UM E QUEM TEM UM NENHUM!"

O Palmeiras está certo em contratar um terceiro goleiro?

COMENTE COMENTE COMENTE

16 Comentários:

  • Às 17 de agosto de 2016 às 06:41 , Anonymous Daniel Palestra disse...

    Erik com 3º cartão amarelo fará muita falta ao time, é incisivo e determinado, atacante imensamente perigoso, está com confiança e deve manter o foco, o time necessita dele.
    24 mil ingressos vendidos de maneira antecipada para domingo...necessitamos dizer mais alguma coisa? Que torcida é esta?
    Avanti Palestra!!!!

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 07:45 , Blogger Unknown disse...

    Temos outro goleiro excelente e que veio da base, o Daniel Fuzatto.
    O problema é que ele vem sendo convocado seguidamente.
    Assim, temos três, mas no momento só temos um.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 07:48 , Blogger Unknown disse...

    Prefiro que se contrate um MEIA DE CRIAÇÃO, como todo mundo.

    Quem não tem nenhum, tem alguém improvisado no lugar!

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 08:01 , Blogger Unknown disse...

    Quanto ao tratamento da imprensas com os jogadores que chegam ao Palmeiras vou além.... Não só jogadores jovens ou desconhecidos, porem os jogadores com certa grife também, cito dois exemplos: recentemente Dudu e a maior injustiça que vi da imprensinha... Evair.

    Dudu até o sábado antes de sua contratação era o melhor é mais habilidoso do Brasil, após sua contratação pelo Palmeiras, Dudu passou a ser chamado de "artilheiro de um gol só", " xiliquenta" , "marqueteiro", " pipoqueiro", até ser (junto com Prass) o herói da conquista da Copa do Brasil.

    Evair, por outro lado era mais conhecido no interior por ter jogado pelo guarani (time que foi roubado e por consequência, vice brasileiro). Evair chegou da Itália numa troca envolvendo careca bianchesi, a imprensa "caiu de pau" principalmente dizendo que "era bixado", e este foi perseguido até a final de 93, a qual todos já sabemos o desfecho.
    O próprio Evair cita em seu livro (sobre 1993) do tratamento da imprensa com o PALMEIRAS e seus profissionais, recomendo a leitura, livro muito bom onde Evair coloca muitos valores de vida.

    Vamos pegar as novas para usar a " imparcialidade" da imprensa...
    Quantos jogadores passaram por lá nesses últimos anos, ficaram pouco tempo e o clube não conseguiu sequer recuperar o investimento, ou se ficaram , não jogam, Kardec, por exemplo.

    Tomara que Jaílson não esteja machucado e jogue, pois parece ter mais identidade / personalidade para jogar no Verdão.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 08:01 , Blogger Unknown disse...

    Li que o Palmeiras esta atrás do Hyioran da Chape, sinceramente não o vi jogar e não posso opinar. Até acho interessante essa política de garimpagem, jogadores jovens e promissores, porém, o verdão nesse momento precisa de um medalhão no meio de campo. Sou mais economizar esse dinheiro e trazer alguém que de fato resolva.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 08:03 , Blogger Unknown disse...

    Novas, leia-se bibas

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 09:20 , Anonymous Marco disse...

    Tchê Tchê, Moisés e Thiago Santos, jogadores que jamais seriam contratados pela opinião de torcedores e conselheiros que só enxergam "grife".

    ==================

    Observem o noticiário do Palmeiras em todos os portais. Sempre apresenta matérias em destaque ressaltando (ou forçando) algum aspecto negativo.
    Um exemplo: atualmente, uma dessas matérias mostra o treinador Cuca com as mãos no rosto (insinuando desespero) pela ausência do Erick, suspenso pelo terceiro cartão.
    Entretanto, é preciso reconhecer que esse comportamento abutre da imprensa encontra respaldo em parte da torcida que adora comprar desgraças. Ela vende por sabe que muita gente compra!

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 11:35 , Anonymous Anônimo disse...

    A imprensa fez um clima de já perdeu contra o patético. Não teremos paz até o fim do campeonato. Acho que o Palmeiras tenta blindar bem o elenco, mas não tem como controlar a baboseira da imprensa que influencia os inocentes úteis da nossa torcida.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 12:10 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ainda sobre a "polêmica" Tirone, assunto sobre o qual eu não pude me manifestar, da forma como gostaria, em decorrência de viagem profissional, ontem empreendida, venho agora colocar "minha cabeça" à prêmio, pois compartilho da opinião do Alcides, "ipsis litteris".
    Tirone, apesar de muitos erros em sua administração, nunca deixou de demonstrar o seu "Palmeirismo", que lhe foi transmitido por seu saudoso pai.
    E isso, para mim, por si só e só por si, já lhe garante um conceito muito maior do que eu atribuiria ao "corretor" Mattos, um mero negociador de atletas, muitos deles questionáveis, mas que jamais possuiu ou possuirá um coração VERDE !
    De mais a mais, Tirone, mesmo com sua gestão paupérrima de aportes financeiros, nos trouxe a Copa do Brasil. Tal como o badalado Nobre, que até agora só nos brindou com igual título !!!
    E enfrentou anos difíceis, com o Palestra fechado, e sem o Allianz. Sem Crefisa, e sem Avanti. Não é para qualquer um !!!
    Reflitam sobre isso, e verificarão que Tirone, um homem calmo e ponderado, seria um bom diretor de Futebol, vez que, para o exercício desse mister, a alma palestrina precisa reverberar.
    No que se refere a Kleina, junto com MO um dos piores da nossa História (ainda não concluí sobre qual foi o mais incompetente), este foi contratado por Tirone, mas irritantemente mantido por Nobre, por vários e imerecidos meses. Uma tortura !
    Em sendo assim, entendo que as críticas ácidas em desfavor de Tirone não possuem absoluta pertinência.
    Quanto ao banho de sol no balneário carioca, posteriormente ao rebaixamento, e considerando que Tirone é um cidadão e Palmeirense bom caráter, será que não passou pela análise de ninguém que ele teria ido à praia para relaxar, e procurar se tranquilizar um pouco em face do autêntico "tsunami" que, diretamente, lhe atingia, sendo presidente alviverde ? Penso que um pouco de solidariedade não faz mal a ninguém. Mesmo a um torcedor revoltado, como todos nós ficamos na oportunidade.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 17:48 , Anonymous Cleiton disse...

    Boa tarde amigos. Me perdoem, respeito muito a opinião de vocês, mas quero fazer uma pergunta ao Insuperável. Você teria ido à praia após o rebaixamento do nosso Palmeiras ? Acho que aí cabe aquela frase histórica de que à mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que parecer honesta. Por mais que eu tente entender e humanizar aquele ato, infelizmente, talvez por ter sido tão sofrido pra mim aquele momento, só consigo enxergar descaso. Abraços.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 18:07 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Em entrevista ao Lance!, o presidente da Chapecoense revelou que o Palmeiras fez uma proposta pelo meia Hyoran, que se destacou pela equipe catarinense nas últimas rodadas do Brasileirão (tem 2 gols e 1 assistência na competição).

    "Estamos conversando, eles ofereceram um valor, nós pedimos outro. Não está encerrada, começamos a tratar agora, só achamos que a quantia foi abaixo do que ele vale" disse Sandro Pallaoro.

    Mesmo que a negociação avance, não seria para 2016, uma vez que Hyoran já disputou mais de 7 jogos pela Chapecoense no nacional (fez 13).

    O meia, de 23 anos e com passagem pela base do Corinthians, tem vínculo com a equipe de Chapecó até agosto de 2017. Sua multa rescisória é de 4 milhões de euros. Santos e Fluminense também estariam interessados em seu futebol.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 21:22 , Blogger Alexandre disse...

    Jaílson de titular já é o suficiente!

    Bandeiras do Palmeiras no Maracanã, Engenhão e até no estádio Lava Jato.

    Chupa imprensa de idiotas!

    Ao colega Tredenski, o site que vi as fotos da reforma da Academia, está no LANCE!


    Volta G. Jesus!

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 22:18 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Boa noite!
    Reconheço que nunca escrevi aqui com o talento e a concordância ortográfica dos respeitáveis Senhores Alcides e Verde Insuperável. Faço aqui uma reverência ao Senhor Marco. Grande pessoa. Inteligentíssimo! Respeitável, tanto quanto outros tantos que aqui postam. Continuando, sempre tentei comportar, e, participar, respeitar, dentro dos parâmetros do blog, da melhor maneira possível a todos. No entanto, por ter postado algo (sobre nossa inferioridade jogando no Paraná), que de cunho pessoal, foi de encontro e desagrado ao que determinado bloguista/ forista (anônimo/ ausente, forasteiro, por sinal) entendia, eu fui bastante desrespeitado. Muito. Muitíssimo e o foi com palavras torpes, sujas, pequenas. Este Sujo, diria sujeito, suspeitou até mesmo do meu próprio "palmeirismo"! ISTO, talvez deve se "manchista". Algo bem diverso de " palmeirista". Este insano, insuficiente, imprestável, deve acreditar que o Palmeiras não tem, ou não pode ter, torcedores além das fronteiras paulistas, ou paulistanas (pelo "nível" cultural ele não deve saber qual a diferença). Ledo engano. Sou MINEIRO, sim Senhor! Talvez, ele deve acreditar que a torcida imensa do Palmeiras se limita ao "pequeno" Estado de São Paulo. Analfabeto! Não deve saber que em termos de território os maiores Estados do Brasil são Amazonas, Pará e Mato Grosso. RIDÍCULO! Me perdoem a caixa alta em alguns termos. Más, foi só para realçar mesmo. Isto posto, percebendo e aproveitando o que estou vendo nas torcidas das olimpíadas, na qual vejo A LEGÍTIMA FALTA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ao extremo, peço desculpas aos "legítimos" palmeirenses e que me desconsiderem, diria, perdoem. Repito, mesmo sendo MINEIRO, de BH, não sou o MAIOR, nem o menor DE TODOS OS PALMEIRENSES, porém sou muito PALMEIRENSE! Talvez maior, muito maior, do que muitos IDIOTAS que nasceram em "pauliceia".

    PS: Acho que não voltarei mais aqui, infelizmente, porque mesmo sendo eternamente palmeirense, fico triste porque alguns "palmeirenses" são muito provincianos. Vergonha!

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 22:38 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 17 de agosto de 2016 às 22:43 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Alcides Drummond, o editor disse...

    Prezado Cláudio

    Não tenho condições de conferir os comentários a toda hora e fiquei surpreso ao ler a sua última manifestação

    Entendo os seus motivos, mas, com todo o respeito, nada justifica a atitude extrema de parar de postar.

    Gosto(todos gostam) -muito- de sua presença no blog.

    Você, apesar de novo no espaço, é um debatedor de altíssimo nível que EU E TODOS deste OAV apreciaríamos muito se continuasse por aqui conosco.

    Creio que a sua resposta foi mais do que suficiente para dar um "chega pra lá" em quem eventualmente o agrediu, seja lá quem for. Você foi direto ao ponto e bateu com firmeza!

    Aqui todos são convictos de que você é um grande palmeirense, conhece o espírito do blog e é sempre muito bem-vindo neste OAV. Continue conosco!

    Um grande abraço

     
  • Às 18 de agosto de 2016 às 09:40 , Anonymous Marco disse...

    Caro Cláudio,

    Agradeço suas palavras e peço que reconsidere sua posição.
    Caso todos os participantes deste espaço parassem de publicar suas opiniões por ler manifestações desagradáveis, este blog já teria acabado. Infelizmente acontece, mas acaba fazendo parte das discussões sobre futebol.

    Em relação ao que foi comentado sobre o jogo contra o Atlético, podemos pensar de forma positiva. Mesmo por vias tortas, acabamos tendo a oportunidade de observar uma situação a ser evitada.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial