Observatório Alviverde

12/08/2016

OTIMISMO E PENSAMENTO POSITIVO!


Otimismo e pensamento positivo não ganham os jogos, mas, está provado,  ajudam a ganhá-los.

Entendo, perfeitamente, que é difícil ser otimista em relação a um clube em que a incoerência e o amadorismo estão presentes na maioria de suas ações no futebol, mas, ao menos, não sejamos pessimistas.

Pessimismo e pensamento negativo não perdem os jogos, mas, está provado, ajudam a perdê-los! 

O fator psicológico já está mais do que provado, consagrado, é vital no futebol ou em qualquer outro segmento da atividade humana.

Por tudo isso, temos a obrigação de cultivar em torno do Verdão uma aura de otimismo e de esperança, procurando blindar o time e os jogadores, tanto do pretensioso "já ganhou" como do desanimante "já perdeu".

Sei que é difícil manter a confiança em um elenco desprovido de regularidade e que começa (ao contrário do que manda o figurino da bola) por um goleiro que, apesar dos dois anos de militância no clube, ninguém conhece.

A quem pensa dessa forma respondo que também desconhecíamos Prass até que ele nos provou que era o melhor goleiro em atividade no país. 

Esse fenômeno pode, perfeitamente, acontecer também com Jailson que veio precedido por enorme cartaz, que já tem uma certa idade, uma razoável bagagem e se trata de um atleta exemplar e dedicado. 

Disse-me um colega da mídia cearense que ele tem certeza de que Prass terá muito trabalho para voltar à titularidade. Espero que aconteça!

Também sei que estamos sem o concurso de um lateral direito de ofício para aumentar e aprimorar o apoio e a ultrapassagem, porquanto Jean é -muito mais- um volante de contenção com melhor chegada ao ataque bem melhor quando atua pelo meio.

No entanto, ainda assim Jean consegue ser eficiente e dar -limitadamente- conta do recado, tendo marcado três gols até agora.

A quem tem dúvidas da possibilidade de chegarmos ao topo com um lateral bom e, no entanto, limitado eu respondo que, de fato, estaríamos, certamente, mais bem servidos com um especialista da posição.

Entretanto eu lhes digo que há de se considerar as boas performances desse atleta no primeiro turno, tanto e quanto a sua excelente preparação física,  não obstante as suas conhecidas qualidades de seriedade e responsabilidade.

Temos tido, também reconheço, alguns problemas na definição da miolo da zaga, em razão de seguidas contusões de tantos zagueiros.

Aos que desconfiam da competência da zaga, respondo que dispomos do melhor zagueiro interior de área pela esquerda, Victor Hugo, mas não para por aí. 

Contamos ainda com o experiente Dracena e com o jovem Thiago Martins, mas, a partir de hoje, ambos devem esquentar o banco para o gigante colombiano Mina que, além de dar um up-grade ao setor, será importantíssimo no jogo aéreo,  pra defender e para atacar.

Como deixar, finalmente, de reconhecer a vulnerabilidade, a lentidão e as limitações para apoiar, de Zé Roberto?

Em contrapartida, como deixar de reconhecer também nos últimos quatro ou cinco jogos, o visível crescimento do vetusto atleta que, a partir daí, não pode mais ser responsabilizado isoladamente pelas falhas defensivas da equipe?

É óbvio que, da mesma forma que ocorre pelo lado direito, se o Palmeiras dispusesse de um lateral jovem, mais bem dotado fisicamente e que pudesse se apresentar -mais- para o apoio o tempo todo e não limitadamente, como ocorre com Zé Roberto, o poder de fogo da equipe seria muito maior.

Domingo que vem o Palmeiras terá condições de jogar de testar essa opção, em face de ZR estar suspenso e oficialmente fora do jogo contra o Atlético Pr. .

Da defesa para o meio de campo, esse é um setor em que o Palmeiras é um time rico. 

Dispõe de "N" alternativas individuais porém com desequilíbrio, pois tem muito mais gente para defender do que para atacar. 

Uma das isoladas peças de armação de jogadas é o incansável Moisés, ainda assim improvisado,  já que essa não é a sua especialidade.

Cleyton Xavier, o outro armador é um jogador mediano, apenas com lampejos de craque.

Além disso é óbvio, fisicamente frágil e sujeito a contusões crônicas, como a maioria dos jogadores que o luminar Mittos, digo, Matos, contratou.

O maior exemplo é aquele "Felipe não sei mais das quantas", ex Botafogo, repatriado por alguns milhares de dólares do futebol árabe direto para o Depto Médico, que só estreou, voltou para o DM e depois sumiu até do noticiário.

Por falar em Mattos, como deixar de mencionar o presente de grego que deu à torcida,  "fazendo o favor" de dispensar Valdívia, o único craque de que o Palmeiras dispunha, pela simples necessidade de abrir um espaço no elenco e justificar as suas patéticas incursões como diretor-empresário pelo mercado da bola.

Só Palmeiras, mesmo, para tolerar tanto amadorismo e, ao mesmo tempo, alimentar a ganância de gente que não tinha, não tem e não terá -nunca- qualquer vínculo com o clube que não seja o financeiro.

O jogo contra o -literalmente- pesado meio de campo do Atlético Mineiro expôs bem e explica o quanto é leve e frágil no duelo de corpos o meio de campo palmeirense que, a rigor, só tem dois jogadores aptos ao confronto físico exigido por determinadas partidas, Thiago Santos e Moisés.

O ataque, dependente direto do talento, da individualidade e do improviso de Gabriel Jesus, deixa muito a desejar pela indefinição tática da equipe que cada jogo se apresenta de uma forma e com escalações diferentes, dificultando o entrosamento.

Não imaginem que Gabriel Jesus sozinho, mesmo com sua imensurável categoria e inegável condição de artilheiro do Brasileiro, tem condições de resolver os problemas ofensivos do time.

Aliás até ele, que viu de perto a mesma situação na Seleção Olímpica com Neymar, sabe, perfeitamente que nome não ganha jogo e que andorinha solitária não faz verão!

Por fim, achamos estranho que Cuca, que perdeu GJ para a Seleção, tenha prescindido de um jogador da qualidade de Róger Guedes.

Róger Guedes cumpriu performances impecáveis em quase todas as partidas deste Brasileiro e mesmo sacrificado pelo esquema de marcação que lhe foi imposto (ele atuou taticamente como lateral ajudando Jean na cobertura sem fazer o que mais sabe, atacar), chegando a ser apontado como uma das revelações do Campeonato.

Outro aspecto importante é a indefinição do centro-avante, decorrente, muito mais, do esquema de jogo adotado por Cuca.

A preferência de Cuca por Leandro tem a ver com a característica de jogo desse atleta e por seu modo de atuar, mais em tabela com a bola no chão.

A existência de três centroavantes expõe claramente a ineficiência e o desconhecimento de mercado de quem contrata. 

Teoricamente, o clube tem três, mas todos eles limitados ao jogo aéreo, às jogadas óbvias e com pouca capacidade de driblar e improvisar. 

Não foi à toa que quando dispôs de peças suficientes para montar uma linha rápida e insinuante, Cuca não quis saber de um centroavante de ofício.

Malgrado todos esses problemas e tantos outros que fogem à minha capacidade de captação e interpretação...

Em que pesassem e pesem os erros absurdos de arbitragem que arrebataram do clube a perspectiva de ganhar, minimamente, uns dez pontos...

Apesar das contusões sequentes que transformam o DM em um autêntico posto do INSS...

Apesar da falta de um armador autêntico e categorizado que, como um maestro, possa reger a equipe em campo...

Apesar de tudo e de todos, ainda assim o Palmeiras levantou o título simbólico do primeiro turno, com a sobra de um ponto...

Diante de tudo isso, como não acreditar?

Eu sou otimista e acredito, muito!

Vamos fazer uma corrente pra frente e  com toda a força de nossa mente!

Otimismo e pensamento positivo não fazem mal a ninguém!

COMENTE COMENTE COMENTE 





  




14 Comentários:

  • Às 12 de agosto de 2016 às 13:53 , Anonymous Anônimo disse...

    O time tem plenas condições de vencer o arrumado, porém fraco, patético-pr. Vai depender da vontade de ser campeão, evitar as entregadas e jogar competitivamente. Ataque com Dudu, Guedes e Erik é, mesmo com tantas baixas, dos mais fortes do campeonato.

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 14:41 , Anonymous Anônimo disse...

    Se não conseguimos ganhar lá nem do Coritiba que é infinitamente mais fraco que o Atlético, porque devo achar que será mais fácil vencer agora? Um empatezinho lá já é de bom tamanho e torcer pro Santos e Galo ficarem no 0X0, ou, até mesmo vitória da piaba.

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 17:45 , Anonymous Cleiton disse...

    Me desculpe mas as circunstâncias contra o Coritiba tem que ser levadas em conta. Sem a paralisação da partida e sem um gol em impedimento, teríamos vencido a partida.

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 17:47 , Anonymous Cleiton disse...

    Sem contar que é isso que o torcedor faz. Torce pelo seu time sempre acreditando.

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 18:14 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Novo capitão do Palmeiras, o atacante Dudu concedeu entrevista coletiva na tarde de quinta-feira para falar da sua expectativa para a partida de domingo contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, onde o adversário está invicto (é o melhor mandante do Brasileirão em aproveitamento).

    Para o camisa 7, o Verdão só trará um bom resultado de Curitiba se tiver personalidade, não mudando a forma de jogar.

    "Tem de jogar como a gente vem jogando. Não podemos mudar nosso estilo só porque eles ainda não perderam lá. Temos de jogar como jogamos contra Flamengo e Inter, mantendo a posse de bola. Acredito que temos tudo para fazer um bom jogo" disse o atacante.

    Dudu lembrou que mesmo que o time jogue sem um centroavante, já que todos do elenco estão indisponíveis, não poderá alegar falta de hábito: "Todo mundo gosta, quando tem dois pontas, de ter alguém na área. Mas nosso time jogou bastante assim, sem centroavante, quando o Jesus estava. Quem o Cuca colocar, vai estar capacitado para fazer um bom jogo".

    O camisa 7 também ressaltou a importância da partida para as pretensões alviverdes no campeonato: "Estamos com pouca diferença na tabela. Até o sexto, a diferença é de dois, três pontos. A gente espera começar esse segundo turno bem, como começou o campeonato. Esperamos continuar na liderança".

    Por fim, Dudu falou sobre o fato de ter sido escolhido para ser o capitão do Verdão na ausência do goleiro Fernando Prass: "Fico feliz pela confiança do Cuca e do grupo. Espero poder repetir isso em outros jogos. Sabemos que os capitães são o Prass e o Zé, mas fico feliz".

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 18:20 , Anonymous Matheus São José do Rio Preto-SP disse...

    Cazzo, que torcedor é você anônimo? Dai-me paciência...você não passa de mais um massa de manobra que veste a camisa desta imprensa canalha e fdp, eles pensam por você.
    Por que não temos condições de vencer e que comparação é esta porque não vencemos o coxa, sendo que este foi beneficiado pela arbitragem ou vai me dizer que não ocorreu?
    Fanatismo é enormemente diferente de ser racional, más ser pessimista amigo..está infinitamente distante de ser Palmeirense!!
    Avanti Palestra!!!
    Vamos vencer sim lá no paraná com grama sintética e tudo mais para desespero de toda imprensa fdp e que todos vão a pqp!!

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 19:53 , Anonymous Marco disse...

    Entendo que um torcedor seja pessimista, desconfie do seu time e julgue que não vá alcançar os resultados. Trata-se da questão pessoal de cada um.
    Porém, não entendo qual o objetivo desse torcedor espalhar o seu negativismo, o seu derrotismo, por mais fundamento que possa ter sua desconfiança.

    O que leva um torcedor tentar passar clima ruim para outras pessoas? O que ele espera alcançar? Qual o resultado positivo ele pode obter com esse comportamento para ele, para os demais torcedores e para seu clube? Não estou me referindo às criticas construtivas, sempre necessárias e muito menos a análises do seu time, mas ao sentimento masoquista de buscar sempre o “quanto pior melhor”.

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 20:59 , Blogger ester abea disse...

    amigos Matheus e Marco

    parece que o torcedor pessimista mostra o quanto nossa torcida é excessivamente bipolar.

    Mas nosso amigo Clayton deu resposta a altura

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 21:01 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    O Palmeiras tem plenas e totais condições de ser CAMPEÃO

    do Brasileiro

    e da Copa do Brasil

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 21:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho que é influência pra desacreditar o time por ter condições de título. Muito providencial logo após terminamos o turno em primeiro.

    Isso é futebol, qualquer resultado é normal, ainda mais pelos retrospectos recentes de superação. Agora ficar vuduzando, é esquisito. Eu faria outra coisa da vida se agisse tão negativamente.

    Tudo depende do comprometimento do time. Se fosse um adversário de peso, um confronto tradicional, seria bem melhor. Agora esse patético, pode não haver aquela gana, apesar que pra mim, a liderança é motivação suficiente.

     
  • Às 12 de agosto de 2016 às 21:42 , Anonymous Marco disse...

    Acredito que tudo que fazemos na vida precisa ter um objetivo, por mais simples que ele seja.
    Não quero entrar no mérito das condições do time, das chances de ser campeão, mas julgo importante analisar o que leva uma pessoa a pregar a derrota antecipada, a entrega do jogo antes de jogar e tentar convencer outras pessoas de que tudo está perdido.
    Quem pensa e age assim, como se comporta na sua vida pessoal? É um derrotado, é um fracassado, que não consegue um só objetivo e se entrega na primeira dificuldade?
    Não conhece a história de superação do Palmeiras, campeão contra tudo e contra todos?

    Pessoas assim não acrescentam nada. Não quero dizer com isso que seremos campeões e muito menos que vamos vencer facilmente o Atlético. Quero dizer que vamos jogar o jogo enquanto estivermos na disputa. Se perder, perdeu, mas nunca antes de jogar!
    Vou torcer pelo Palmeiras e jamais esperar o pós jogo, com uma derrota do nosso time para voltar ao blog e escrever de forma covarde e oportunista: “estão vendo, eu estava certo”!
    Somos torcedores do Palmeiras ou não? Ou estamos fazendo um estágio para buscar algum espaço no jornalismo esportivo?

    Criticamos a imprensa, mas serão justas essas críticas? Será que a imprensa conhecendo parte da torcida do Palmeiras não escolheu vender desgraças sobre o time porque sabe que existe mercado para as desgraças?
    Queriam ou não, com méritos ou defeitos, fomos campeões do primeiro turno. Parece que terminamos o turno no Z4.
    Caso o Palmeiras perca, vou ficar decepcionado. Por outro lado, quem torce pela derrota, ficará feliz ao ver suas teses confirmadas?

    ======

    Para que esse comentário não seja deturpado: Não estou ignorando as dificuldades, a qualidade dos rivais, nossos defeitos e carências, os problemas extra campo, comento o comportamento negativo que não ajuda em nada e não acrescenta nada. Críticas, cobranças e análises racionais visando o melhor para o time sempre vão existir e sempre devem existir.

     
  • Às 13 de agosto de 2016 às 08:00 , Anonymous Anônimo disse...



    http://www.gazetaesportiva.com/campeonato-brasileiro-serie-a/cbf-anuncia-que-jogo-entre-palmeiras-e-flu-sera-disputado-em-brasilia/

    CBF anuncia que jogo entre Palmeiras e Flu será disputado em Brasília

     
  • Às 13 de agosto de 2016 às 09:33 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Após comandar o treino tático de sexta-feira, o técnico Cuca concedeu entrevista coletiva para falar da preparação do Verdão para a partida de domingo contra o Atlético-PR, na casa do adversário.

    Com dúvidas para montar o ataque, o treinador não quis adiantar a formação que vai utilizar; ele também revelou que não poderá contar com os zagueiros Yerry Mina e Edu Dracena, nem com o atacante Leandro Pereira.

    "Trabalhei com Róger Guedes, com Rafael Marques, trabalhei com o Erik... Essa formação (com Erik) foi a que mais me agradou, talvez a gente comece com ela" disse o comandante Palmeirense.

    "Tenho amanhã (sábado) ainda para treinar. Qualquer formação que vier a utilizar estará bem trabalhada" completou Cuca, que quando questionado se poderia contar com Dracena, Mina e Leandro Pereira, respondeu de maneira curta e grossa: "Não".

    O técnico deu a entender que se não fossem os vários desfalques, não teria motivo para fazer mistério: "Prefiro ter um time definido e, esporadicamente, dar uma mudada. Eu treino diversas formações, tento montar o adversário e entender o que melhor se ajusta. Eu discuto com a comissão técnica o que ficou melhor. A semana foi boa, produtiva e tomara que o jogo seja assim também" encerrou.

     
  • Às 13 de agosto de 2016 às 09:43 , Anonymous Daniel Palestra disse...

    Pessimismo ou coisa que o valha? Uma coisa é certa: NÃO é e nunca foi palmeirense, em hipótese alguma!!! Dai-me paciência.
    Venceremos no paraná, com placar apertado pois é complicado jogar lá, mas venceremos.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial