Observatório Alviverde

17/05/2018

PALMEIRAS 3X1 JÚNIOR DE BARRANQILLA . INVICTO, O VERDÃO ESPERA O ADVERSÁRIO DAS OITAVAS DE FINAL DA LIBERTADORES/18.



A vitória do Palmeiras sobre o Júnior colombiano fez com que o Verdão atingisse a meta colimada da melhor campanha da fase classificatória da Libertadores/18.

A partir de agora, em todos os confrontos da competição, sejam das oitavas, das quartas, das semifinais e até das finais, onde quer que o Palmeiras chegue, fará sempre o segundo jogo do mata-mata em pleno gramado do Allianz contra qualquer clube que vier a enfrentar.

Essa é uma condição a que reputo como valiosa, preciosa mesmo, e que tem tudo para fazer a diferença em prol do Verdão que nunca chegou a tanto em quaisquer das libertadores que disputou.

Em se falando de tática e técnica, que ninguém se iluda em relação ao time. 

Se Róger continuar (ele merece continuar!) o Palmeiras continuará jogando fechado, retrancado, com pouca iniciativa de jogo e preso à tática meramente reativa que caracteriza o trabalho do atual treinador.

Não gosto do esquema e do sistema de trabalho de Róger, mas tenho de admitir que não eu, mas ele é que está está certo, a confrontarmos a sua campanha até agora com aquelas de técnicos mais renomados em outras Libertadores, Felipão campeão, inclusive.

Assim, não esperem um Palmeiras como se diz hoje (eu não gosto da expressão) , "propondo" o jogo, mas esperando, primeiro, as iniciativas do adversário para, apenas depois, ver como vai jogar. 

Em relação ao jogo de ontem, nem quero falar sobre o primeiro tempo opaco e sem o menor brilho do time do Palmeiras, fruto do impacto psicológico negativo do elenco, determinado pela derrota de domingo. Prass confirmou isto após o jogo!

Prefiro analisar o que vi no 2º tempo quando o time correspondeu às minhas expectativas e jogou, senão com a garra e o espírito de superação que eu supunha, mas, ao menos, não foi aquele corpo inerme, inerte e sem alma que se viu domingo passado e que "entregou-se" vergonhosamente no "derby".

No cômputo geral foi um excelente resultado obtido pelo time misto que  Róger colocou em campo, na medida exata das necessidades palmeirenses na competição.

O jogo em si, paralelamente à cristalização do objetivo, serviu para mostrar a Róger algumas coisas que se sabia e outras que não se sabia.

Entre as que se sabia a primeira é que Prass provou outra vez que continua sendo o melhor goleiro dos três com que o Palmeiras pode contar e um dos melhores do país.

Então você me pergunta: mas o Jailson é ruim? Ele deve sair do time?

E eu respondo: Jailson, muito bom goleiro, neste momento, merece a titularidade,
e tem de continuar jogando porquanto chegou lá por seus próprios, méritos. 

Se isto é verdade, não é menos verdade que ele ainda está muito longe da condição técnica de Prass. 

Prass é um  líder nato, um emérito pegador de pênaltis e pode-se dizer, sem medo de errar que se trata de um craque das balizas.

Ontem ele não apenas provou mas comprovou com uma atuação perfeita e com o detalhe de estar proporcionando ao time uma melhor saída de bola, até então o seu maior defeito. 

A minha conclusão é que se Prass, por sua liderança, carisma  e capacidade de defender pênaltis estivesse sob as traves no jogo contra o Curica, ele teria, muito mais que Jailson, condições de mudar o viés daquela decisão .

Finalmente, gostei do que disse Prass no fim do jogo, em resposta aos que o chamam de velho, superado e incapacitado para ser o primeiro goleiro do Verdão. 

Ele afirmou que os departamentos médico e fisiológico do Palmeiras dispõem profissionais capacitados, munidos de aparelhos e embasados por múltiplos conhecimentos para provar que ele tem, sim, condições de estar jogando em alto nível mesmo num time como o Palmeiras. Por isto renovou contrato!

Isso me remete, da mesma forma, a outros torcedores que afirmam, sem o menor embasamento, mas por puro achismo ou antipatia ao profissional, que Wanderley Luxemburgo é velho, decadente, superado (?) e que não teria condições de dirigir o atual time do Palmeiras.

Ora, meus amigos, se Marcelo Oliveira, se Osvaldo Oliveira, se Eduardo Batista tiveram essas condições, se Cuca de currículo inferior teve, se Róger Batista tem, por que Luxa não tem? Só por que a Mancha e outras uniformizadas não querem?

Lembrem-se sempre que uma das primeiras decisões de Paulo Nobre ao iniciar a sua gestão vitoriosa, foi a de defenestrar os torcedores profissionais, eternos aproveitadores (com raras exceções) que infestavam o clube ...

Essa gente sempre transferiu peso psicológico e um negativismo descomunal ao clube e ao time. Ou vocês já se esqueceram de tudo o que fizeram (fazem) a mando do turco? Ou já não se lembram mais das agressões insanas ao time e ao melhor jogador que o Palmeiras teve nos últimos quinze anos, Valdívia? 

Voltando ao cerne do assunto em debate, o que eu sempre disse e tenho dito a respeito de Borja? 

Eu assinalei e sublinhei N vezes que, houvesse um esquema que o explorasse em sua melhor característica e o colombiano seria um jogador extremamente útil e decisivo. Ninguém é, por mero acaso, campeão e artilheiro de uma competição tão difícil como a Libertadores!

Outro detalhe: será que não deu para que Róger percebesse que Victor Luís dá mais força ofensiva ao time? 

Que com a boa cobertura que existe no lado esquerdo da defesa pela presença (equivocada) de muitos jogadores no setor, ele pode subir à vontade e aumentar o poder de fogo do time?

O que eu não sabia (apenas desconfiava) é que Maike, que apoia bem, embora não tão bem quanto Marcos Rocha, supera Marcos Rocha no quesito defensivo!

Dá, também, para que se pense numa alteração, também na lateral direita, justamente o ponto mais vulnerável do time palmeirense. 

Um lateral mais marcador que apoie apenas na hora certa dará a consistência defensiva que o time não apresenta naquela parte do campo e mais equilíbrio ao time.

Àqueles que não gostam do venezuelano Guerra eu aplico o mesmo raciocínio referente a Borja, o artilheiro colombiano. Ninguém, por obra do acaso, consegue ser o melhor jogador de uma competição forte como a Libertadores.

Tá certo que Guerra não seria um jogador pelo qual eu pagaria tanto dinheiro quanto o Palmeiras pagou, mas já que a negociação aconteceu, vamos oferecer-lhe todo o nosso apoio, até porque trata-se de um jogador que não se esconde em campo e sempre dá tudo de si quando é escalado. 

Como o própria Guerra disse em entrevista após o jogo, ele precisa de uma sequência de jogos. Sua briga pela titularidade pode ter o dom de despertar um jogador tecnicamente acima da média do elenco palmeirense, Lucas Lima, que não tem se apresentado bem, embora, em meu entendimento, LL esteja sendo vítima do esquema de jogo de Róger que o obriga a realizar tarefas para as quais ele não tem o menor pendor. 

Sobre Tchê-Tchê, na semana passada eu cobrava a sua presença no time principal . Ele voltou e não decepcionou. É um jogador que precisa ser motivado para que ganhe confiança e brigue pela titularidade. (AD)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 1 JUNIOR BARRANQUILLA
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 16 de maio de 2018, quarta-feira
 
Árbitro: 
Enrique Cáceres (PAR) Marcou um pênalti não existente e validou um gol irregular NOTA 5.
Assistentes:  
Eduardo Cardozo (PAR) O único lúcido do trio de arbitragem. NOTA 8. 
Juan Zorilla (PAR) Não marcou impedimento no gol do Júnior e errou demais  o jogo todo NOTA 4.

Cartões amarelos: Emerson Santos (PAL); Piedrahita (JUN)

Público: 25.787 torcedores - Considerando-se as circunstâncias, ÓTIMO.
Renda: R$ 1.621.350,28 - Só o Palmeiras arrecada assim. Parabéns à "Leal"!

GOLS:
para o PALMEIRAS: Borja, aos 6, aos 14 e aos 26 minutos do 2º tempo.
para o JUNIOR BARRANQUILLA: Téo Gutierrez, aos 21 minutos do 2º tempo.

TIMES:
JUNIOR BARRANQUILLA:  
Viera; Piedrahìta, Jorge Arias, Jhonatan Ávila e David Murillo (Rafael Pérez); Leonardo Pico e Victor Cantillo; Yimmi Chará (Luiz Ruiz), Barrera e Yonny González (Luis Díaz); Teófilo Gutierrez
Técnico: Julio Comesaña

PALMEIRAS:

Mayke - Candidato sério à titularidade. Torcida tem de apoiar. NOTA 8

Emerson Santos - Receoso, de cara não segurou a onda. Melhorou depois. NOTA 6.

Luan - Bom sem brilhar. Jogou com seriedade e disposição. O pênalti a ele atribuído não existiu. NOTA 7.

Victor Luis - Está pronto para a titularidade. Diogo Barbosa que se cuide.

Thiago Santos - Qualquer clube gostaria de ter um Thiago Santos. Joga para o time. NOTA 7.

Tchê Tchê - Precisa readquirir seu melhor ritmo de jogo. Boa atuação. NOTA 7.

(Bruno Henrique) - Esteve pouco tempo em campo, mas bem, como sempre. NOTA 7.

Guerra - Carece de ritmo, embora tenha dado mais ritmo ao time do que Lucas Lima. NOTA 7,5.

(Deyverson) - Jogador de grupo, mas ainda sem dizer o que veio fazer no Palmeiras. NOTA 6.

Dudu - Sentiu demais o peso das críticas e mesmo sem a tarja de capitão não jogou mal. NOTA 8.

Willian - Melhora acentuada de rendimento em relação aos jogos anteriores. NOTA 7,5

(Hyoran) - Ao menos por enquanto não o vejo como uma promessa, quanto mais como craque. NOTA 6.

PERSONAGEM DO JOGO: 
Fernando Prass
Investido da função de capitão, líderou o time, defendeu pênalti e foi o craque de sempre. Um portento! NOTA 9.

O CRAQUE DO JOGO
 Borja - Os três gols marcados por sí mesmos o  dizem, ao menos dois de difícil construção. NOTA 10.

 Técnico: Roger Machado
Parece que sua voz foi ouvida no intervalo porque o time, mesmo sem substituições, voltou ligado para o segundo tempo e apagou a má impressão deixada no tempo inicial. 
Sem querer desmerecer o trabalho de Róger, o Júnior Barranquilla, forçoso é dizer, é um time relativamente fraco.
O grande teste para Róger e para o time do Palmeiras ocorrerá sábado próximo, dia 19, às 21 H no Allianz contra o perigosíssimo Bahia.
NOTA 7

COMENTE COMENTE COMENTE

38 Comentários:

  • Às 16 de maio de 2018 às 21:48 , Blogger Duende Verde disse...

    Jogo bom para ele testar outro esquema tático, poderia jogar com 2 meias( Lucas Lima e Guerra) mas não, mantém a mesma estrutura trocando apenas 6 por meia duzia. Acredito que iremos vencer mas esse Roger é um bunda mole!!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 22:24 , Blogger Duende Verde disse...

    Time titular ou reserva e a história é a mesma: criação zero, festival de erros...futebol fraquinho fraquinho.

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 22:35 , Anonymous Nicole Kidman disse...

    O Palmeiras tá marcando toca de sacramentar de vez o 1°lugar geral. Se empatar ou perder, teremos que torcer pra Grêmio e Libertad não vencerem. Abra o olho Palmeiras, abra o olho.

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 22:40 , Blogger Libertad disse...

    Qual o planejamento, escalar os reservas dos ridículos, se tomar um gol perde o jogo e o primeiro lugar da classificação geral, não entendo.
    Ridículo, essa torcida que foi, tem que entrar no Procon, pedir devolução do dinheiro.
    O time é a cara do prancheta, estamos fu. ..
    Nei

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 22:40 , Anonymous Seguro desemprego disse...

    O Roger está tentando convencer a diretoria a demití-lo!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 22:45 , Blogger Duende Verde disse...

    Calma pessoal, no segundo tempo o Bunda mole do Roger mudará o jogo, anotem aí: 22 min sai Guerra e entra Lucas Lima - 30 min sai Borja e entra Deyverson!!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 22:59 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    PUTA QUE VOS PARIIU!!

    Este Prass é um absurdo em penalidades!!!

    Que goleiraco!!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:00 , Blogger Libertad disse...

    Luan, mais ruim que bater na mãe porque não fez bacalhau no almoço numa sexta feira Santa.

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:04 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    O Borja (Bosta) marcou DOIS gols.
    FODA-SE!
    Ele é DESGRAÇADO de ruim, e eu preferiria Wellington Paulista, Rafael Moura, qualquer coisa ao invés deste colombiano.

    MINHA OPINIÃO! Ok?

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:05 , Anonymous Chris Neilbaum disse...

    Só cornetas aqui. Alcides tem paciência de Jó com certos elementos aqui. Alcides deve ser monge budista.

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:06 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Prass...Que goleiraco!!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:09 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    ABSURDO o impedimento do jogador do Junior.
    Palmeiras ROUBADO em casa. DE NOVO!!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:09 , Anonymous Juliano disse...

    Tenho vergonha alheia de ler comentários de um sujeito que diz ter quase 5 décadas de vida usar esse linguajar nojento, baixo e rastaquera. Se toca energumeno.

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:11 , Blogger Duende Verde disse...

    Palmeiras sendo assaltado de novo no Allianz Parque!!! Borja...Borja...Borja....nunca critiquei!!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:12 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Alcides, por que não dá descarga nos comentários desse Cláudio de MG. Só ofensas.

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:13 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    O capeta que não VIBRA marcou o Terceiro.
    Vão me matar hoje por aqui.

    FODA-SE!!

    PORQUE este CRETINO não faz isso contra os GAMBÁS???

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:20 , Anonymous Emprego disse...

    Faltou combinar com o Borja...
    Ele estava estragando os planos.
    Roger o sacou da equipe!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:23 , Anonymous Incrédulo disse...

    Meu Deus...
    Deyverson...
    Se ele fizer gol, sou capaz de

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:32 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Ainda não digeri a VERGONHA DO DERBY.
    Estou AINDA EXTREMAMENTE PUTO!
    Os "Danoninhos anos 90" não estão nem aí.
    Eles (as) gostam é de tirar "selfie " na TV e "incentivar " Dudu e QUALQUER UM, a qualquer preço.

    Eu não!!!

    Enquanto não devolvemos uma SOVA nos GAMBÁS, este elenco não terá meu respeito.

    PRONTO!!!

     
  • Às 16 de maio de 2018 às 23:38 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    FERNANDO PRASS; QUE GOLEIRACO!!!

    ESTE SIM, É ÍDOLO!

    PELO MENOS, PARA MIM.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 00:00 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    O Palmeiras tem 3 goleiracos!

    Os 3 têm que jogar. Então, tenho a solução:

    Jailson, no gol.

    Weverton, de centroavante no lugar do PÉSSIMO Borja.

    E Fernando Prass, QUE GOLEIRACO, com a camisa DEZ no lugar de Lucas Lima (O INSOSSO)

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 00:27 , Blogger Libertad disse...

    Cláudio, hj vc está na criatividade..kkkkkk..
    Danoninhos.
    Duduzetis, seriam dançarinas do Dudu?

    Kkkk kkkk..
    Nei Verde

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 00:51 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Prass jogou muito bem. Enfim Jailson tem um reserva que pode ser considerado "a altura". Embora Reserva.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 08:45 , Anonymous Roberto disse...

    Ainda bem que sossegou esse espaço, por que ontem, olha, deu até medo. Um festival de grosserias, palavras rasteiras, ofensas gratuitas enfim, um linguajar de delinquente. E o pior que tudo isso foi escrito por uma pessoa que diz que tem quase 5 décadas de vida, diz que tem uma ótima aposentadoria, diz isso e diz aquilo. Quem acredita nesse louco? Ninguém. Acho que nem ele acredita nele mesmo. Cláudio de MG deve ter cheirado, fumado e bebido todas, por que tava atacado que olha...Vamos falar a verdade, era o insuperável escrevendo ontem. Insuperável é seus personagens. Isso se chama psicopatia.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 08:56 , Anonymous Anônimo disse...

    Pera mais eu nao tenho que agradecer a mancha por poder ir ao estádio ?

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 09:31 , Anonymous Verdão da oposição disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 09:46 , Blogger PorkiDoido disse...

    Sobre o Borja.

    Se algum dia alguém disser que eu já critiquei esse craque, essa pessoa é um mau caráter mentiroso.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 09:47 , Anonymous Chega de arrogância disse...

    Aos amendoins de plantão, que tanto reclamaram do nosso empate roubadissimo contra a chape, gostaria de salientar que eles ganharam do Flamengo e eliminaram o Atlético mineiro. Portanto, não tem essa de menosprezar o time adversário, pois eles também entram em campo buscando a vitoria

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 11:18 , Blogger Duende Verde disse...

    Não sei até que ponto o nível dos adversários da primeira fase da Libertadores serve de parâmetro, mas me parece que o time está ajustado para jogar fora de casa. No entanto quando jogamos em casa com equipes fechadas é um Deus nos acuda, falta criatividade ao meio campo. Já que aparentemente o Bunda Mole do Roger continuará sendo o treinador, basta a ele descobrir uma forma de jogarmos encurralando o adversário dentro do Allianz Parque.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 11:44 , Blogger ester abea disse...

    peraí, peraí

    Mas o protagonista do Blog nao é a SEP????

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 12:15 , Anonymous Verde Verdão disse...

    Só digo uma coisa...
    Prass tem que ser titular desse time do Palmeiras.

    Jailson ótimo jogador, mas em mata mata com possibilidade de pênaltis, ter um cara como Prass é uma segurança a mais.
    Um goleiro como Prass pode muito contribuir pra acertar a defesa também.


    Estatísticas ótimas do time, mas em mata mata de nada adiantarao.

    Feliz por ser líder da libertadores e decidir os jogos no palestra.

    Ainda espero a volta do Scarpa para dar mais força ao meio campo. Ainda espero a chegada de um zagueiro top para ajustar a zaga. Ainda sonho com um atacante matador para sumir com o Deyverson.

    Faltam 8 jogos pra disputarmos o bi mundial.

    Eu acredito!

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 12:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Danones e Duduzetes!

    Palmeiras no paulista, líder em pontos, melhor ataque, melhor defesa, artilheiro, melhor saldo de gols. Primeiro jogo da final, faz 1 x 0, mesmo adversário jogando muito mal, Palmeiras perde a oportunidade de liquidar a fatura. Segundo jogo em casa perante 40 mil torcedores, vantagem de 1 x 0, entra com caganeira, cueca suja, perde o jogo e toma volta olímpica.

    Super campanha na libertadores, melhor visitante, melhor mandante, entra com pedido de anulação do campeonato, maior escarcel, é o bicho da goiaba, vai jogar contra aquele time que jamais poderia perder, entra em campo cagado, escorrendo merda pelas pernas, sem raça, sem vontade, omisso e perde novamente, levando um baile.

    Realmente seus danones, Duduzetis, esta ótimo, esta tudo certo, ERRADO esta quem critica, quem pede mudanças, quem tem brio, vergonha na cara, esta com saco cheio de ser zuado..!

    E digo mais, Vcs não tem mesmo nem um pouco de preocupação? já imaginaram (e tem grandes possibilidades), depois dessa enganação na libertadores, pegar os gambas e ser desclassificados por eles novamente dentro de casa??? ai vocês Danones, Duduzetis, somem novamente, voltam aparecer quando ganhar de outro morto igual a esse de ontem..!
    ELaine Lara

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 12:25 , Blogger STM disse...

    O time do Palmeiras não é ruim.

    Mas, o que mudou do Derby para este jogo?

    O fato do adversario ter feito o gol primeiro. Se tivessemos feito 1x0 com o Thiago Santos, teríamos vencido.
    Se tivesse tomado 0x1 ontem, teriamos perdido.
    Temos uma imensa dificuldade de fazer gol contra defesas fechadas. Claro, todos os times tem, mas o Palmeiras está de Parabéns neste quesito.
    É preciso ter mais e melhores jogqdas ensaiadas!!



     
  • Às 17 de maio de 2018 às 16:08 , Blogger Libertad disse...

    Não foi eu que escrevi não, mas concordo com tudo que a Elaine escreveu..!

    Nei Verde.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 18:42 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    a. Verde Verdao: brilhante! Sao só 8 jogos para o Bi Mundial. Eu também acredito.

    b. no mata-mata(nome horroroso, inventado pela Folha) o que conta é o psicológico. Luxa e Felipao, psicólogos natos, sabiam disso.

    c. STM: eu concordo. Se tomamos 1 a 0 o time perde a cabeça...mais uma vez, fator psicológico.
    Na verdade precisa aprender a manter a cabeça fria. Os platinos sao especialistas em nao desistir nunca. Será que nao conseguimos também?

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 18:43 , Blogger SERGIO disse...

    Alcides. Boa noite. Você não tem mais analisado as transmissões da tv dos jogos do Palmeiras. Estamos sentido a falta de seus comentários acerca desse assunto.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 19:43 , Anonymous STM disse...

    Concordo com o raciocínio da ELaine Lara.

    Isso mesmo, Ester Abea.

    Este time (espelhando o técnico) não é confiável... Ele é fraco psicologicamente.

    Precisamos ter um técnico forte e jogadores fortes (psicologicamente) em campo.

    Qualquer esporte é antes de tudo, um jogo mental.

    Não estou dizendo que é o pior time do Brasil...pelo contrário, é sim um dos melhores. A campanha mostra isso. Mas, queremos que seja o melhor time.

    É o mesmo time que perde em uma semana e ganha na outra. Os mesmos defeitos e qualidades estão lá nos dois jogos. Ouso dizer que a diferença é sorte... Sempre criamos boas oportunidades de marcar e tomamos grandes sustos na defesa. Se tiver a "sorte" de marcar primeiro, a elevação da autoconfiança do time o faz fazer o jogo fácil.

     
  • Às 17 de maio de 2018 às 23:42 , Blogger A Verdade Nua e Crua disse...

    Um cara que faz o podre do romero imitar uma foca e fazer gol de voleio merece meu respeito.
    Fora roger Carille ja!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial