Observatório Alviverde

27/11/2021

AO CONTRÁRIO DO QUE DIZ A MÍDIA FLA E VERDÃO NÃO LUTAM PELO TRI. SÓ O PALMEIRAS PODE SER BI!

Minha Internet parece ter tremido na base e resolveu sumir, às vésperas da decisão, hoje, em Montevidéu, da mais importante e eletrizante competição esportiva da América do Sul, a Libertadores. 

Em razão disso falhamos e faltamos  na renovação do conteúdo do Blog nos dois ou três últimos dias e sem perspectivas de retornar...

Supersticioso, disse a mim mesmo que se meus problemas fossem resolvidos antes do jogo, seria um sinal de que o Verdão venceria o confronto desta tarde. Foram! 

Só falta, agora, o Palmeiras chegar ao topo e conquistar novamente a América...

Em relação ao confronto, quero dizer que, em razão de estarmos quase na hora de a bola rolar, não entrarei no mérito de acertos ou erros pretéritos de nosso treinador, pois além de ser uma atitude intempestiva, a esta altura, isso já nem importa mais.

Prefiro dizer que o Flamengo pode, no momento, no momento, repito, no momento, até ter, do ponto de vista individual, um time tecnicamente superior ao Palmeiras. "Aliás há como que uma unanimidade nesta tese", proclamada em verso e em prosa pelas torcidas adversárias e referendada pela mídia inimiga.

Mas também não diziam isso em relação à Supercopa do Brasil realizada em abril quando o Verdão, jogando contra tudo, contra todos e até contra a arbitragem perversa e facciosa, atropelou taticamente o rubro-negro carioca, empatou o jogo em 2 x 2, mas criando as melhores chances de vencer,  só perdendo o título na loteria dos pênaltis?

Não significa, então, como a maioria está colocando, que o time carioca esteja tão à frente, ou que seja o vencedor antecipado de um confronto no qual, reconheço, tem até superado o Palmeiras há um certo tempo, mas que perde longe para o Verdão quando se trata de todos os tempos. 

O resumo da decisão de Montevidéu é este: "as camisas e a tradição dos dois clubes equilibram o jogo, independentemente do momento de cada um"

Aliás, para fins de esclarecimento, registre-se que, em relação ao jogo de logo mais, a mídia (virou moda) mente ao divulgar que os times estão lutando pelo TRI. 

Na verdade Palmeiras e Fla lutam, exclusivamente, pelo terceiro título na competição, o que é muito diferente. 

Lamentavelmente Galvão Bueno, no afã de fazer média com a torcida e tirar o máximo proveito do entusiasmo popular, lançou essa impropriedade no ar em relação aos títulos da Seleção Brasileira. De fato, o Brasil é BI, mas está muito longe de ser PENTA como desejaria o pretensioso narrador global.

A falta de amadurecimento dos jornalistas (com poucas exceções) levou-os a imitar Galvão e ajudá-lo a consagrar o erro grosseiro.

Ser TRI significa conquistar três títulos seguidamente, ininterruptamente, e, na real, nem Flamengo nem Palmeiras podem fazê-lo. Só o Palmeiras, este ano, pode ser BI porquanto ganhou do Santos na temporada de 2020 e, caso de vença, aí sim, pode ser TRI se vencer, também, em 2022.

Fechando o assunto "conquistas", os Bambis, as Sereias da Vila Belmiro e o Grêmio são times que conquistaram a Libertadores três vezes, mas nenhum deles é TRI, pois suas conquistas nunca foram seguidas, mas esparsas. 

Em relação ao Palmeiras x Fla não estou esperando o Palmeiras jogando um futebol bonito, bem tocado, leve e solto ou coisa assim. 

Prevejo um time hermeticamente fechado e atuando (como no tempo de Felipão) à base da velocidade e do contra-ataque, procurando, sempre, explorar o erro do adversário. 

Enfrentar o Flamengo em jogo franco e com as portas abertas, considerando a força de ataque do rubro-negro carioca, é, para mim, sinônimo de suicídio. 

Em minha avaliação, o Palmeiras atuará sob forte retranca possivelmente com Felipe Melo de libero à frente e atrás da zaga com o recuo constante de todos os meio-campistas, Dudu, inclusive. 

À frente o Palmeiras procurará jogar com Rôni em velocidade,  mais a chegada dos meio-campistas, com pouco apoio advindo dos laterais, mormente de Mayke pelo lado direito que terá de atuar mais defensivamente.

Por falar em Mayke é esse o lado de campo (o lado direito da defesas) aquele que mais me preocupa, porque coincide com a maior concentração de talentos flamenguistas, quer jogue o experiente Arrascaeta ou o irriquieto Michael.

Em meu entendimento Renato colocará Arrascaeta em campo, logo de cara, e, depois, fará entrar, se necessário, Michael, sobretudo se a defesa palmeirense se mostrar intransponível.

Por isso, todo o cuidado é pouco naquele setor, ainda mais que não se sabe ao certo da real situação de jogo de Mayke que voltou de cirurgia e atuou muito pouco até agora. A pergunta inevitável é esta: Será, Mayke, o titular de cara? Ou há alguma surpresa reservada por Abel?

Quero deixar claro que não vou criticar o português pela retranca, pela forma do time atuar ou coisa assim posto que, nesse aspecto ele mais acertou do que errou e está na grande final.

Em suma, espero que o Palmeiras construa um muro humano indevassável e intransponível à frente de sua área para segurar-se defensivamente, sobretudo em seu lado direito. 

Da mesma forma, que saiba sair em velocidade para o ataque exercendo em plenitude o contra-ataque, a melhor maneira, aliás, (concordo inteiramente com Abel e com quem pensa assim) de poder enfrentar e anular a verdadeira avalanche que representa o ataque do Flamengo.

Minha preocupação final refere-se à arbitragem e, espero, o argentino Néstor Pitana se conduza de forma perfeita e escorreita, mas tenho medo de argentinos que pensam que a capital do Brasil ainda é o Rio de Janeiro.

COMENTE COMENTE COMENTE



2 Comentários:

  • Às 27 de novembro de 2021 às 12:47 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido, em especial

    Tia Ester assina embaixo suas sábias pallavras

    Devo dizer que se a decisiva Decisao ou a Finalíssima Final fossem de bocha over 150 annos, eu estaria tensa, nervosa.
    Medo, nao tenho

    Talqual você, sei que uma final é feia, truncada, cheia de faltas. E nesse ponto o juizinho (78% dos quais malandros) fazem total e dir-se-ia flufenâmica differença.
    Cogitei, imaginei 2 ou 3 saídas. A primeira, e mais óbvia, é chamar o Judiciário brazuka para apitar. Affinal, ELES SIM sao impolutos, fortes, lindos, e incapazes de pender para um ou outro lado. Se for o STF ainda melhor: sao universalmente conhecidos por suas decisoes semi-infaliveis, a ponto de uma desconhecida e obscura Promotora a quem Tia Ester fez uma razoável reclamaçao os chamarem de "Excelsos", termo reservado a Deus ( e só a Deus, e ao Pai somente).

    Como se percebe a gordura saliente nas barriguinhas de Gilmar, Fuquese e dakele moço careca que tanto fez pelo Brazil a ponto de eu me olvidar seu nome, percebe-se que a magnífica turma do STF nao consegue correr nem 15 minutos, com exceçao dakela atletica ministra loira artificial. Por isso estao vetados no jogo.

    Chamar quem? Daronco, o fortao? Esse sempre decide CONTRA nós. Ubaldo Aquino? Nao. É peferível que o Presidente do FlaVAR apite que deixar esse energúmeno.
    Pensei no resto do Judiciario brazuka, limpo, impoluto e respeitado universalmente.
    Tem akela juiza do cafundó da Bahia que vendia sentenças. Uma aki, uma ali e foi pega. E o que akonteceu? foi presa????
    NAAAAAAAO . Nada akonteceu.
    Tem akele juiz gordo feito um porko que tentou humilhar o guarda que pedia uso de máscara na Pandemia. Mas o pantagruelico meritissimo correria ainda menos que os do STF.
    Tem akele juiz lá do Ceará que matou um moço só por que elle recusou-se a chama-lo de meritíssimo. Esse nao. E se o F. Mello olhar feio para elle??? é tiro na certa, o meritissimo faz justiça com as proprias maos, na hora...
    Enfim, cansada de imaginar soluçoes para o apito, Tia Ester decidiu:

    a. nao verá o jogo, aki na bela e doce Aracajú. Nao há UTI e a TV do hotel pode transmitir o que nao quero nem pensar, ainda mais que é Globo

    b. entende que Abel já alugou o ônibus para fikar em frente a nossa área. Acho que dificultará os ataques do FlaVAR

    c. Aracaju tem um bar só de palmeirenses. Uma maravilha. Como Tia Ester é abstêmia, nao irá ao tal bar
    c.1 a Josi e outros koitados que me leem(nao deveriam) devem se perguntar:
    o que religiao(abstêmia) tem a ver com futebol???
    Tia Ester nao responde


    E que vença o melhor!!!
    Desde que sejamos nós!!!

     
  • Às 27 de novembro de 2021 às 20:47 , Blogger ester abea disse...

    Vamos lá

    Tia Ester na bela, arborizada e perfumada Aracajú...no Hotel em que me tratam como VIP. Como uma victoria muda tudo...

    Na hora do jogo, saí , fugi, escafedi-me. Tinha medo nao do resultado, mas do coraçaozinho Esterístico que podia nao aguentar. Fui ao Shopping, ao Aeroporto, ao Restaurante. E lá, no simpático restaurante de pastel de aratu vi o FlaVAR empatar.

    Me escondi, bem escondidinha, na sorveteria. Pelo menos tudo seria mais doce

    E ao xeretar meu Iphone 19, modelo verde, vejo 2 a 1 para nós.
    A idosa senhora dava pulinhos na costa sergipana. Gritava:
    boi boi boi, boi do Piaui, Palmeiras Campeao, que se dane o Guarani

    bom, o final nao era "que se dane o Guarani"

    Conclusiva conclusao:

    Apesar da crença de Tele Iscariotes, que futebol se decide antes, futebol só se decide nos 90 minutos em campo

    Nao adianta a imprensa marrom chorar, todos garradinhos, pintadinhos de vermelho e preto. Futebol é tática, estratégia, tecnica, força, pancadaria

    Ninguém ganha antes, só por que a Globo e a Folha mandaram

    E nao vou sujar a comemoraçao com os nomes de Josi, dakele mané que foi embora e voltou nem dos sampaulinos do bar do tenis. Akeles que nao gostam de kultura nao merecem a atençao Esterística. Sao burrinhos por demais, e nem palmeirenses sao.

    E a noite Sergipana coalha-se de buzinas, rojoes, gritos de é Campeao, etc.
    Flamengo- 2 títulos
    Palmeiras - 3 títulos

    E kalem a boquinha!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial