Observatório Alviverde

25/08/2016

COPA DO BRASIL MOSTRA, DEFINITIVAMENTE, QUE FLAMENGO E GALO NÃO SÃO MELHORES DO QUE O PALMEIRAS!


O que se viu ontem, do festival de horrores do "extra" ordinário time do Flamengo, goleado impiedosamente pelo Figueira por 4 x 2 em Floripa, ao magérrimo 1 x 1 do Galo com a Ponte em pleno Mineirão, é que esses dois clubes, tidos e havidos como superiores ao Palmeiras, só o são, mesmo, do ponto de vista midiático, sempre teórico e alegórico.

Este ano, ainda que se considere todas as bobagens, enganos, excessos e omissões perpetrados por Mattos e avalizados por Nobre (não foram poucos, conquanto, reconheça-se, houve muito mais acertos), o fato é que o Palmeiras dispõe de um elenco credenciado, capacitado a levantar o título do Brasileirão deste ano.

Vou mais longe.

Não fosse a intervenção -muitos dirão branca e eu direi negra- das arbitragens, e o título deste Brasileirão-16 de há muito já estaria encaminhado e prestes a ser creditado, definitivamente, na conta alviverde,  tanta e tal foi a sua superioridade -avassaladora- até agora sobre os demais contendores. 

A mídia paulistana a qual sempre tacho de "a pior e mais tendenciosa do país", em vez de posicionar-se de maneira firme contra os abusos perpetrados contra o Palmeiras, nada fez nesse sentido.

Pode-se dizer  que, com raras exceções, fez olhares cegos, ouvidos moucos e nem ligou a mais mínima importância a tudo o que foi feito contra o Palmeiras, assumindo escancaradamente os seus conhecidos clubismo, parcialismo e, sobretudo, anti-palmeirismo.

A interminável proteção ao Curica, o manjado discurso da superioridade "dos meninos da Vila", tanto e quanto a completa blindagem oferecida ao Bambi, são as provas reais do que estamos afirmando.

O Curica conquistou boa parte dos pontos deste brasileiro jogando com quatorze, quinze ou mais "jogadores", haja vista que, tradicionalmente, árbitros, bandeirinhas, juízes reservas e representantes incorporam-se ao time, sobretudo quando os jogos tornam-se difíceis e o time esteja na iminência de perder.

Parcela ponderável da crônica esportiva paulistana, além de não conseguir manter-se neutra e sem torcer quando trabalha nos jogos do Curica, procede exatamente assim nos chamados lances opinativos:

Relata (quando relata, pois na maioria das vezes sequer menciona), de forma passageira, desenxabida e sem qualquer ênfase, resumida e rapidamente, qualquer erro que favoreça o Curica e que não são poucos a cada jogo.

Da mesma forma cultiva jamais voltar ao assunto sem ousar repeti-lo, mas amplia, maximiza, repercute e mete a boca no trombone nas raras vezes em que há qualquer erro contra eles, por menor ou mínimo que seja.

A respeito da troca de elenco com o Brasileiro em pleno andamento, nenhuma palavra de contestação ou de reprovação! Já imaginaram se fosse o Palmeiras que estivesse fazendo uso dessa política?

Em relação aos Bambis ocorre, invariavelmente, o mesmo. O time cai pelas tabelas e a impressão que passa é a de que ele faz parte integrante do G-4.

Ontem foi derrotado em casa por um time da terceira divisão e a maior parte da mídia, em vez de criticar a vergonha já acena com a perspectiva da reação no próximo jogo em Caxias. 

Será que os caras ficam quietos porque temem ser agredidos na saída do Morumbi? Às vezes penso que sim!  

Deu pra notar que a imprensa não disse -como de costume- que o time veadeiro está correndo seriíssimos riscos de rebaixamento?

Por outro lado, quando o Santos esteve à pique de assumir a liderança do Brasileiro mas só empatou na Vila com o Fla e, em seguida, perdeu em BH para o lanterna América, de uma hora para outra pararam de afirmar que tinha um time melhor que o Palmeiras!

Quando, na rodada sequente o Santos goleou o Galo voltou a ser melhor que o Verdão até ser derrotado em Curitiba.

Durante esses altos e baixos - muito mais baixos- do time Sereia,  alguém leu, viu ou ouviu alguma crítica mais forte ou mais pesada dirigida ao time santista em qualquer meio de comunicação? 

Tudo isso contrasta flagrantemente com as críticas destrutivas (verdadeiras bombas H) lançadas  contra o time do Palmeiras que, mesmo com todos os problemas, além de ser o líder do Brasileiro, tem, atualmente, um time muito melhor do que os três rivais paulistas.

Essa, infelizmente, tem sido a marca registrada da atuação da mídia (90% ou mais dos profissionais) que tanto têm se esforçado e muito têm feito no sentido de não dar sossego ao time palmeirense e tirá-lo do assento etéreo em que se encontra, da liderança deste Brasileiro.

Daí os mitos criados, cada qual diante das novas fisionomias que o campeonato vai apresentando, sempre utilizados para não admitir a flagrante superioridade palmeirense que, reconheço, até diminuiu um pouco em face das saídas de Gabriel Jesus e de Fernando Prass.

Deu pra sentir a importância das lideranças no contexto de um time de futebol? Sem seu líder técnico, GJ e sem seu líder efetivo, Fernando Prass, o Palmeiras não foi o mesmo desde o dia em que se apresentaram na Seleção, mas essa é uma outra conversa.

O que se quer colocar, d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e,  é que o Palmeiras está lutando contra tudo e contra todos em sua heróica luta para voltar ao topo do futebol brasileiro de onde jamais deveria ter saído.

A rodada de ontem da Copa do Brasil deveria alterar o discurso midiático corrente segundo o qual o Atlético e o Flamengo têm times melhores do que o Palmeiras. 

Já não afirmam mais que é o Santos porque "os meninos" (HAHAHAHAHAHA) perderam em Curitiba e ficaram para trás em relação aos dois da vez.

Não incluem o Grêmio porque parece que esqueceram o fato de que o time gaúcho, com 35 pontos, tem um jogo atrasado a cumprir, fora de casa, contra o Botafogo e só depois do resultado do jogo é que a imprensa promoverá as comparações.

Entretanto, isso tudo não me causa qualquer espanto, perplexidade ou espécie, haja vista um fato antecedente que define bem os propósitos e preferências de maior parte da mídia paulistana.

Nem ao tempo em que o Palmeiras (década de 90) teve um time melhor do que qualquer Seleção Brasileira que se formasse à época, a maior parte dos cronistas jamais dignou-se a curvar-se diante da inexorável, irretorquível, insofismável e indesmentível verdade do melhor time já formado no Brasil após a era Pelé, não sem justiça qualificado como "A Terceira Academia"! 

Em razão de tudo isso, vamos, pois, todos nós palmeirenses, fechar com o Verdão e dar um voto de confiança à rapaziada que nos representa nos gramados e esperar pelo melhor!

COMENTE COMENTE COMENTE


31 Comentários:

  • Às 25 de agosto de 2016 às 14:20 , Blogger Unknown disse...

    Boa tarde, Alcides.
    Boa tarde, palmeirenses.

    Em relação ao assunto de hoje e de ontem, ao menos um site (Terra) deu uma manchete verdadeira e sem eufemismos:

    SP perde do Juventude, abre crise e fica perto de vexame

    https://esportes.terra.com.br/futebol/copa-do-brasil/sao-paulo-perde-para-o-juventude-sai-vaiado-e-se-complica-na-copa-do-brasil,8341f6f70b06f284f7bb9e0434a4dc91l7s79npy.html

    O técnico Ricardo Gomes mexeu no time para a estreia do São Paulo na Copa do Brasil, mas a equipe não correspondeu dentro de campo e perdeu para o Juventude, por 2 a 1, em pleno Morumbi, na fria noite desta quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final. A derrota para o time da terceira divisão do futebol nacional irritou a torcida tricolor que compareceu em pequeno número no estádio e os jogadores deixaram o gramado sob vaias e protestos.

    =======

    Leiam o resto da matéria e divirtam-se :-)

    O público foi de 6.643 almas.
    Acho que se o Palmeiras organizasse um jogo de futebol de botão iria mais gente!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 14:26 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Caro Alcides, esta "seleção" que tínhamos nos anos 90 na realidade foi a terceira academia. A primeira foi aquela de Djalma Dias, Julinho e Servilho. A segunda foi a de Divino (participou da 1ª também), Luisão Pereira e Leivinha e a terceira (anos 90) aquele time de Rivaldo, Muller e Djalminha, embora eu considere mais aquele escrete anterior de Edmundo, Evair e César Sampaio, "O Monstro de Palestra Itália" que nos deu o segundo bicampeonato brasileiro (oitava conquista intercalada). Abs!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 14:30 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Moisés Braga, acabei de ler (kkkkkk) e estou me divertindo aqui. Que público é este? kkkkk!
    Chapecoense X América/MG, se o jogo fosse em Chapecó, teria público maior que este. Esta torcida tem o time que merece mesmo, kkkk.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 14:37 , Blogger Unknown disse...

    Quanto à questão apontada ontem pelo anônimo das 17:03 (RGT x EI), gostaria de mais uma vez levantar a bola do seguinte projeto, que acredito ser factível e viável até 2019:

    Transmitir todos os jogos do Verdão, via internet, para os sócios-torcedores

    A TV Palmeiras seria invejada por todos os outros clubes, que copiariam a ideia.
    E a RGT que se dane!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 15:58 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Anônimo Alcides Drummond, o editor disse...

    Claudio

    Obrigado pelo "copy-desk"! Corrigirei no próprio texto.

    Acrescentei um importante aspecto ao trecho do comentário que fala sobre os Bambis e que havia ficado no rascunho.

    Abs (AD)

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 17:00 , Anonymous Anônimo disse...

    Lindo e maravilhoso é qualquer time que encoste no Verdão. Para a imprensa é inadmissível o Palmeiras ficar um minuto sequer em primeiro, imagina ~15 rodadas? Esses times são os heróis da vez, toda rodada muda. O salvador já foi Inter, Grêmio, Curica, Santos, Galo, Flamerda...

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 17:30 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Vamos falar a verdade. Esses longos dias de espera pelo final de semana, para assistir aos esparsos jogos do Verdão são torturantes. Não vejo a hora de começar o quarta/domingo, pois assistir os jogos do Palmeiras Não Tem Preço......

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 17:31 , Anonymous Marco disse...

    Pode parecer sem importância, mas uma simples comparação mostra o comportamento da imprensa esportiva em relação aos times paulistas.

    Copa SP de Juniores - Palmeiras campeão da edição da Super Copa de 1995.

    Discurso, insistência, citação em todas as matérias sobre a Copinha, quando ela acontece e na transmissão dos jogos.
    O Palmeiras nunca ganhou uma edição da Copa SP.
    Ou seja, o que ganhamos não conta, não serve!

    Copa do Brasil, competição que o Juventude já foi campeão e o bambi nunca foi.

    Alguém aqui leu, ouviu ou viu alguma matéria, programa ou reportagem ressaltando que eles nunca venceram a Copa do Brasil? Quantas vezes esse fato foi informado na transmissão do jogo deles?
    Entretanto, em cada jogo da Super Copa SP, competição de JUNIORES, essa "informação " é repetida mais de cinquenta vezes por transmissão e até nas entrevistas, essa bando de pilantras com microfone na mão faz pressão sobre os garotos.
    Podem achar que é exagero, eu acho que não é. É um exemplo muito didático para entender como é a imprensa paulista. O que fazem na Copinha para o Palmeiras e não fazem na Copa do Brasil para os bambis é não é coincidência, acaso ou fato isolado.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 17:35 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Também tenho minhas dúvidas se esse longo período entre uma partida e outra seja bom para o jogador e o Time. Penso que não, pois a equipe fica dispersa e preguiçosa. Nada como ficar sempre em estado de atenção, para o jogo que em breve virá. Futebol é competição, e não meditação.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 17:43 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Rafael Moura ainda dá muito caldo. Seria titular fácil fácil do Palmeiras. Poria Marques, Banana e até Barrios, o homem louça, no banco. Fica a sugestão, senhor Mattos, para uma boa troca.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 18:20 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Assistindo o Figueira contra o time da rgt fiquei muito impressionado com o Carlos Alberto e o Heeman. Gosto de bom futebol, mas é só no ano que vem.
    Agora são adversários.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 18:52 , Blogger ester abea disse...

    SPFW 1 X 2 3a Divisão

    Mesmo ????????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

    CHUUUUUUPA!!!!!!!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 18:54 , Blogger ester abea disse...

    CRFlamerda 2 X 4 Figueirense ????????


    CHUUUUUUUUPA, timinho da imprensa marrom!!!!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 19:00 , Anonymous Marco disse...

    Neste ano é quase impossível e inviável novas contratações. Janelas internacionais fechadas e os bons jogadores da série A já fizeram sete jogos pelos seus times.
    Resta a série B e nela não observamos jogadores que possam colaborar na composição do nosso elenco.
    O único que lembro seria o Renato Cajá, que está no Bahia, mas lembro do Cajá que jogou na Ponte. Esse que está no Bahia parece longe daquele da Ponte.

    Nossos reforços devem ser a volta do Gabriel Jesus, a recuperação do Gabriel, do Mina, do Lucas Barrios, a volta do futebol do Roger Guedes e, quem sabe até do Alione.
    Também, se tudo ajudar, que o Arouca volte a ser jogador de futebol.
    São os reforços que podemos ter.

    Acredito no Palmeiras, pois com todos os problemas temos mais elenco do que os concorrentes para enfrentar essa nova fase do campeonato onde as partidas passam a ser de quarta e domingo.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 19:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Senti que os times sofreram por jogarem no meio de semana. Alguns até se machucaram. Não sei se o Palmeiras deve ou não priorizar algo, mas o importante é ter peças razoavelmente equilibradas pra tocar 2 campeonatos simultaneamente. O Palmeiras não tem um elenco estrelado, mas um elenco em que muitos reservas seriam titulares em outras equipes.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 19:59 , Anonymous Claudio de MG disse...

    SPFC nos últimos 08 anos ganhou 01 titulo (Copa Sul Americana) e o Palmeiras no mesmo período ganhou 03 (01 Paulistão e 02 Copas do Brasil. Não vou contar o título da série B, senão seriam 4). E o que mais ouvíamos há certo tempo atrás, até do suposto palmeirense PVC, era que o palmeirense estava muito carente de títulos, por isso era muito exigente. Já ouviram alguém da mídia marrom dizer que os São-paulinos estão carentes de título? Eu ainda não vi!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 20:12 , Blogger Unknown disse...

    FESTA DE 102 ANOS AO VIVO:

    https://www.youtube.com/watch?v=qojlluClYwk&feature=em-lbcastemail

    Corroborando o que disse acima: TV Palmeiras na vanguarda!
    Temos que transmitir nossos jogos!

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 20:23 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Cláudio de MG: Faz bem em não contar, pois título da Série B é VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA !!!!!!!!!
    Até hoje me lembro da cara daquele "imbecil, cara de bobo, retardado e aproveitador do Kleina (ficou meses sem trabalhar após sair, para ganhar a multa do Verdão), que foi o principal causador do rebaixamento, comemorando o Título.
    Tenho pesadelos quando lembro-me daquele inepto, mantido "eternamente" pelo Nobre, em seu primeiro e medíocre mandato.
    Aliás, Nobre, por coincidência (?), só se mostrou um bom presidente, em seu segundo mandato, com a inauguração do Allianz.
    Desse modo, sempre fico com aquela dúvida: O Palmeiras é outro mais por causa de Nobre, ou mais por causa do Allianz ???
    Eu estou "convictamente convictíssimo": Mais por causa do ALLIANZ PARQUE !

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 20:26 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    PRESIDENTE NENHUM CONSEGUE SUPERAR A FORÇA DESCOMUNAL DE NOSSO MONUMENTO, FINCADO NO CENTRO DA MAIOR CIDADE DA AMÉRICA DO SUL !

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 20:52 , Anonymous Marco disse...

    Não considero o título da série B uma vergonha por um motivo muito simples e tenho certeza de que os colegas concordaram comigo pelo mesmo motivo.

    Em 2012, apesar dos problemas técnicos do time (não os negamos), o Palmeiras não caiu, foi derrubado.
    No primeiro turno, seguindo o modelo de conduta desta comissão de arbitragem, mais de QUINZE pontos foram tirados na mão grande do time.

    Esse assalto praticado contra o Palmeiras levou o time para uma condição de pressão insustentável. Tínhamos vencido a Copa do Brasil e o segundo turno seria de "amistosos".
    Não nego os erros do time, mas jamais vou esquecer que fomos garfados na maioria dos jogos do primeiro turno. Depois, só administraram.

    Já, na série B, o Palmeiras subiu dentro de campo.

    Considero uma página triste na vida do Palmeiras, mas vergonhosa, nunca!
    O Palmeiras mostrou sua dignidade

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 22:04 , Blogger Unknown disse...

    Evento oficial de 102 anos do Palmeiras
    https://www.youtube.com/watch?v=05tKsaJh1S4

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 22:16 , Blogger Alexandre disse...

    Falou tudo, Alcides: " O curitia joga com 14, 15 ou mais em campo". A arbitragem sempre ao lado.

     
  • Às 25 de agosto de 2016 às 22:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Não se esqueçam de contar o "repórter" com replay que o 4° árbitro fica sabendo rapidinho.

    As olimpíadas mostraram o uso do desafio, recurso há muito usado nos esportes americanos e no tênis. Se algum dia a FIFA liberar, curica e urubus vão perder força.

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 06:06 , Anonymous Matheus São José do Rio Preto-SP disse...

    Parabéns, Verdão!

    São 102 anos de história, a mais rica, bonita e íntegra do futebol brasileiro.

    Parabéns, Palmeiras. Nós, do OAV (equipe e leitores), te amamos incondicionalmente.

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 06:08 , Anonymous Lucas disse...

    “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
    Chico Xavier
    Parabéns Palmeiras e a todos palmeirenses de sangue verde.
    Seremos campeões!!!

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 08:55 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Parabéns, meu Palmeiras!

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 09:31 , Blogger Unknown disse...

    PARABÉNS VERDÃO MEU E NOSSO PALMEIRAS, MUITOS ANOS DE GLÓRIAS, TÍTULOS E HISTÓRIAS, FELICIDADES, PROSPERIDADE, AMOR, PAIXÃO PELO VERDÃO, O MAIOR VERDÃO DO MUNDO, O ÚNICO.
    QUE VENHA O ENEA, RUMO A TAÇA, CAMPEÃO.
    PARABÉNS!!!!!!!!!

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 09:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Quando o erros são contra o Palmeiras e não foram poucos o discurso é:

    O Juiz erra contra e a favor de todos.

    Palmeiras é Palmeiras e ponto final.

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 09:36 , Anonymous Marco disse...

    O comentário do anônimo das 22:57 levanta um ponto esquecido.
    Essa anônimo deveria assinar o comentário, pois comentou algo muito importante.

    " Não se esqueçam de contar o "repórter" com replay que o 4° árbitro fica sabendo rapidinho.

    As olimpíadas mostraram o uso do desafio, recurso há muito usado nos esportes americanos e no tênis. Se algum dia a FIFA liberar, curica e urubus vão perder força. "


    ===================

    A rapidez ou o atraso na repetição dos lances indica claramente como as TVs usam seus recursos para interferir no andamento dos jogos. Pouca gente percebe isso ou se preocupa com isso.

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 09:45 , Anonymous Marco disse...

    A participação da imprensa no papel de receptadora de mercadoria roubada

    Exemplos não faltam. Vou citar o mais recente:
    O Vitória foi assaltado no seu último jogo. Os lances que o prejudicaram sumiram das reportagens e matérias pós jogo. Nenhum registro ficou da partida quanto à interferência da arbitragem.

    O que isso significa na prática?
    Liberação geral para que o favorecimento continue e aumente cada vez mais.

    =====

    Outro exemplo recente de atuação tendenciosa - dois jogos do Palmeiras neste brasileirão
    Palmeiras x Gambás
    Chapecoense x Palmeiras
    Nos dois jogos, o Palmeiras teve prejuízos com a arbitragem e nos dois jogos a imprensa fez o papel de inverter a situação, tentando jogar para o público que o Palmeiras foi beneficiado (ou dando espaço excessivo para os adversários).

    Isso aconteceu também nas Copa do Brasil de 2012 e 2015. Já no campeonato paulista de 2015, essa mesma imprensa enalteceu o Sr. Santista de Lima como o melhor árbitro do Paulistão.

     
  • Às 26 de agosto de 2016 às 10:06 , Blogger Alexandre disse...

    São 102 anos de lutas e de glórias, te amo meu verdão!!!!!!!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial