Observatório Alviverde

09/10/2019

SANTOS X PALMEIRAS, O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS DO FUTEBOL PAULISTA PODE VALER UM BRASILEIRO!!!



Ninguém, nem mesmo eu, abordou o tema da falta que fez Mano Menezes no banco quando do jogo Palmeiras x Galo Mineiro no último domingo.

Uma coisa é o comandante, outra é Sidney Lobo, subalterno, dando ordens a um grupo de jogadores ainda confusos e atordoados pela saída intempestiva de Felipão e todas as consequências dela decorrentes, sendo a principal a mudança da filosofia de jogo.

Esta noite, com Mano no banco, é natural que o time ganhe mais confiança e, consequentemente, venha a render mais muito mais!

No confronto do 1º turno, no esquema Felipão, o Verdão goleou impiedosamente o time santista por 4 x 0, mas no esquema, isto é, no modo de jogar de  Mano, não se sabe o que poderá ocorrer. Trata-se de um jogo sem favorito e quem se esforçar e lutar mais deve sair vencedor.

Por falar em Mano, que errou na escalação e na maneira de atuar do time respectivamente contra o Inter e o Galo Mineiro, ele, no intervalo dos jogos, soube reparar e consertar os seus próprios desacertos, provando a muitos aquilo que eu já sabia, de seu grande conhecimento e capacidade como treinador.  

Entendo-lhe os erros (poucos) e admito que, até que ele venha conhecer a fundo todas as individualidades de que dispõe, ainda poderá cometer mais alguns deslizes até encontrar a onzena ideal para colocar em prática a sua filosofia de jogo. 

Só espero que nenhum erro ocorra esta noite contra o Santos, jogo de suma importância para o Verdão que não pode pensar, sequer, em empatar, quanto mais em perder. Um empate, hoje na Vila, poderá ser fatal no contexto da luta pelo título.

Outra volta a que reputo da maior importância, será de Luiz Adriano, (5 gols marcados na gestão Mano) praticamente confirmado no time. 

A julgarmos pelo oportunismo e facilidade de conclusão desse jogador tenho certeza de que  dará ao ataque palmeirense um maior sentido de profundidade, penetração e de aproximação do gol, justamente o que faltou ao time contra o Galo Mineiro, mormente na etapa inicial do clássico de domingo passado.

Espero que Adriano, tido como desgastado fisicamente e por isto afastado do jogo de domingo passado, com o descanso de que desfrutou no final de semana, possa estar fisicamente apto e aguente jogar até o fim.

Seu substituto deve ser o pouco produtivo Borja, em face da suspensão de Deyverson pelo terceiro cartão amarelo. Isso me preocupa muitíssimo, mas se Borja vier a atuar vamos torcer para que ele acerte.

No setor defensivo o Palmeiras terá dois desfalques, o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómes. Ambos servem, respectivamente as Seleções do Brasil e do Paraguai, 

 Em meu entendimento, apenas Gómes, efetivamente, fará falta.

Digo isto porque considero Prass e Jailson muito superiores ao goleiro que está servindo a Seleção e o imprevisível Luan, anunciado como substituto, embora bom zagueiro é inferior ao paraguaio.

Há também a possibilidade de Mano escalar Dracena na zaga interior direita como o último homem, formando dupla com Vitor Hugo, uma dupla que me agradaria mais do que aquela formada por Luan e Vitor Hugo.

No entanto, a perspectiva da escalação de Luan pode e em meu entendimento deve se materializar. 

Vem ao encontro de uma necessidade premente do time que tem um imenso espaço aberto pelo lado direito da defesa à frente de Marcos Rocha, muito explorado pelos adversários nos jogos do Palmeiras contra o Fla, Grêmio, Inter e Galo, sobretudo contra Fla e Grêmio.

Em razão da ausência frequente de Bruno Henrique muito mais preocupado em atacar do que em cumprir a missão tática de marcação a ele destinada de primeiro combate pelo flanco direito da defesa, há um verdadeiro latifúndio sem vigilância à frente da lateral direita  palmeirense. 

Isto tem sobrecarregado o trabalho de Marcos Rocha, obrigando Dudu a deixar de atacar (é o que sabe fazer melhor) obrigando-o a ajudar na marcação, tirando, assim a força do ataque e do contra-ataque do Verdão, desgastando fisicamente o atacante mais perigoso e desequilibrante do time. 

A outra dúvida de Mano diz respeito ao meia armador. Na realidade o Palmeiras não tem, especificamente, um armador, porque o jogador comprado para a função -Lucas Lima- ao menos até hoje, fracassou. Mano, dizem, está em dúvida entre Scarpa e Lucas Lima.

Não vejo nenhuma razão plausível para dúvidas ou hesitações, pois não há, pelo que ambos
vêm rendendo, comparação entre os dois canhotos. 

A diferença é que, na atual circunstância, Scarpa precisa melhorar um pouco para jogar bem e Lucas Lima precisa melhorar muito para jogar mal. Imaginem, então, o que Lucas Lima tem de melhorar para jogar bem!

Em meu entendimento, não pode haver, definitivamente, titubeios ou hesitações na escalação do time que vai começar o jogo, principalmente no que respeita à meia.

A posição tem de ser de Scarpa, muito mais lúcido, veloz e produtivo do que o lento, desmotivado e desinteressado Lucas Lima.

De acordo com o retrospecto do time, com as pistas das entrevistas de Mano e de alguns jogadores, o mais provável time do Palmeiras para o "clássico mais clássico" do futebol paulista mas que vale pelo Brasileiro é o seguinte.

Goleiro.................Fernando Prass (Jailson); 
Zagueiros.............Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa
Meio Campistas...Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Lucas Lima)
Atacantes..............Dudu, Willian e Luiz Adriano.
TÉCNICO............Mano Menezes 

PS - Em meu critério de análise, este é o melhor Palmeiras que Mano pode colocar em campo.

Este é o mais provável time do Santos:

SANTOS: Everson, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Luan Peres), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Tailson e Eduardo Sasha
  
Árbitro: Flavio de Souza
Assistentes: Danilo Manis (Fifa) e Neuza Back (Fifa)

VAR: José Filho

O jogo vale pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro e a bola começa a rolar  às 21h30, na Vila Belmiro. 

Vale a vice-liderança do Brasileiro, porque o Palmeiras tem 47 pontos e 13 vitórias e o Santos, 44 pontos e, também, 13 vitórias.

COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD) 




8 Comentários:

  • Às 9 de outubro de 2019 às 09:31 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. bela análise do Camisa 10

    b. contudo, Tia Ester- que vê o jogo estrategicamente- acha que mesmo o empate é razoável.
    Porquê??? porque o SFC está atrás de nós, e o empate mantém tudo igual na tabela entre SFC e SEP...e também porquê jogaremos com o fraco BFR e a chatinha Chapecoense, ambos em casa. Daí que 7 pontinhos já ajudariam.
    b.1 Claro que se ganharmos será muito, incrivelmente, flufenamicamente melhor.
    b.2 9 pontinhos seriam um sonho...

    c. e a confirmar o vaticínio de meu amigo Verde Insuperável, nos proximos 2 jogos o CRF só obtem um, um só, um mísero pontinho contra o CAM...e apanha do CAP em Curitiba. E depois tem o clássico contra o Fluzao, um timeco. Mas classico é classico e vice versa...

    daí que 7 pontinhos seriam otis mas 9 pontinhos seriam fantásticos

     
  • Às 9 de outubro de 2019 às 09:33 , Blogger ester abea disse...

    mas com tristeza, chateaçao e aborrecimento, digo que:

    a. o raciocínio acima é APENAS E TAO SOMENTE válido se nao houver novos roubos contra a SEP

    a.1 o que , com a juizada venal e venalizada que abunda no Brasil, nao dá para garantir...

     
  • Às 9 de outubro de 2019 às 09:39 , Blogger ester abea disse...

    e pior que:

    a. se a RGT-CBF-imprensa marrom cismar, manda 2, 3, 19 juizes vanais ferrarem com o Palmeiras

    a.1 e manda-os darem uma ajudinha, um óbulo ao Flamengo

    b. amigos como Claudio MG já viram isso...foi em 1981 onde o maior roubo da Historia do Futebol ocorreu num CRF vs CAM...o juizao mandou ver, expulsou meio time do Atletico por nada e...

    b.1 ...nao só o jogo valeu, como o juizao recebeu um emprego na RGT...
    b.2 ...prêmio, e nao foi de seguro(como diria meu sobrinho Sei de tudo)
    b.2 é mole?????

     
  • Às 9 de outubro de 2019 às 09:41 , Blogger ester abea disse...

    aliás. Tia Ester é inimiga figadal da:


    a. imprensa marrom

    b. juizada venal

    c. RGT

     
  • Às 9 de outubro de 2019 às 11:49 , Blogger ester abea disse...

    e por falar em imprensa marrom, hj no G1 havia algo sobre o "direito das trans infantis" ou pataquada semelhante

    Conclusao Esterística:

    Gramsci, o italianinho canalha, venceu no Brasil

    Era Gramsci que dizia que para acabar com um país precisaria perverter a cabeça de sua populaçao. Por aki Gramsci conseguiu.
    Achamos correto o direito das trans infantis...achamos "modernidade"...

     
  • Às 9 de outubro de 2019 às 12:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Bom dia.
    Apesar de torcer muito para que ocorra, não acredito que o Palmeiras será o campeão brasileiro esse ano. Não pela suposta e propagada superioridade do Flamengo, mas pela própria ineficiência do time.
    Na minha opinião o elenco não deu liga. Exceto em raras oportunidades os jogadores entraram com sangue nos olhos, com aquele plus a mais. Me pareceu sempre e mais ainda com Mano Menezes que a boleirada "cozinha o galo"o jogo inteiro e só acorda quando a vaca já está indo para o brejo com corda e tudo.
    No esquema de jogo atual o time valoriza a posse de bola, mas não temos um meia categorizado para enfiar a bola para os atacantes, ai o recurso é o chuveirinho na área, para centro avantes muito aquém da necessidade do palmeiras, ou que as vezes nem na área estão. Com Felipão tinhamos um amontoado brigando pela segunda bola e partindo para o ataque desordenadamente quando a recupareva, o time levando sufoco o tempo todo e dando chutão. Já com Mano é uma posse de bola inócua, uma vez que o time não finaliza.

     
  • Às 9 de outubro de 2019 às 15:30 , Anonymous Zé Verde disse...

    O comentário de cima é meu. Estou assinando.
    Zé Verde.

     
  • Às 9 de outubro de 2019 às 15:32 , Blogger William Schneider disse...

    Boa tarde!

    Eu entraria com esta escalação:

    Prass
    Marcos Rocha
    Luan
    Vitor Hugo
    Digo Barbosa
    Melo
    Bruno Henrique
    Scarpa
    Dudu
    William
    Luiz Adriano

    Mas se o Luiz Adriano não aguentar e precisasse tirá-lo eu colocaria Lucas Lima no meio, Scarpa aberto na direta, Dudu na esquerda e o Bigode na frente.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial