Observatório Alviverde

25/11/2015

SANTOS E PALMEIRAS COMEÇAM A DECIDIR A COPA DO BRASIL!


Resultado de imagem para a globo vai ter que nos engolir
 A Globo está tendo que engolir o Palmeiras e sua torcida!


Quando o Palmeiras decidiu o último Paulistão contra o próprio Santos entusiasmei-me além da conta, ante a perspectiva do título e acabei sofrendo uma decepção monumental.

Lembro-me ainda que escrevi um belo texto no dia do jogo, inclusive uma poesia de exortação ao time, convicto de que o Verdão ficaria com o título, mas, na prática, a teoria foi outra!

Nenhum palmeirense, muito menos eu, poderia imaginar que Dudu perdesse aquele pênalti e que seu chute às nuvens desvanecesse as esperanças de milhões de palmeirenses.  

Por tudo isso resolvi, hoje, recolher-me às minhas mais modestas humildade, discrição, sobriedade e circunspecção, a fim de que, se sobrevier outra frustração, que não me seja tão doída quanto a dolorosa entrega daquele título a um de nossos maiores rivais.

Não significa, porém, que eu tenha "jogado a toalha" e nem mesmo que esteja receoso por enfrentar um time tido e havido de forma unânime pela mídia como franco favorito.

Primeiro porque, como dizia Nelson Rodrigues, "toda unanimidade é burra"... 

Em segundo lugar porque se Marcelo Oliveira conseguir (f-i-n-a-l-m-e-n-t-e-), organizar o time, tenho a convicção plena de que o Palmeiras, se não for melhor, está num mesmo patamar técnico que o seu tradicional adversário.

Mas a conversa não acaba por aí, pois há que se colocar na balança da tendência do jogo alguns componentes extras do futebol conhecidos, também, como detalhes.

Em meu entendimento, em análise fria e calculista, os detalhes têm o poder, até, de proporcionar algumas vantagens ao Verdão. Senão, vejamos.

Se o time deles é mais ousado e veloz, o Palmeiras é mais experiente e cascudo...

Se a camisa deles pesa na decisão, imaginem, então, a do Palmeiras,  muito mais vitoriosa...

Se eles têm algumas melhores individualidades na zona de raciocínio, o Palmeiras, pode, perfeitamente, anulá-las, exercendo a marcação alta na saída de bola, procurando a antecipação ou, no mínimo "chegar junto".

O retorno de Arouca, é inegável, proporcionará ao alviverde um maior poder de marcação e, principalmente, uma melhora considerável na saída de bola e na transição para o ataque.

O maior perigo em relação ao adversário reside, em primeiro lugar, em sua força física e exuberante capacidade aeróbica que lhe proporcionam mobilidade e velocidade. 

O Santos, como de hábito e tradição, é um time predominantemente de jovens (o Palmeiras tem de seguir essa linha se quiser voltar a ser um clube com identidade e vencedor) e seu jogador mais velho ainda está inteiro com fôlego e explosão muscular para jogar na Seleção. 

O outro perigo reside no fato de os santistas tocarem a bola com grande habilidade, envolvência e competência, atacando, sempre, em bloco e com enorme perigo.

Sobretudo quando os seus jogadores mais habilidosos se aproximam da área, tabelando, tocando de primeira ou, até, arriscando o gol de média e longa distâncias.

O Palmeiras, reconheço, tem uma certa limitação em termos de ataque em virtude de seu pequeno repertório de jogadas ofensivas, a maioria manjadas e óbvias pela falta de alguém que pense e distribua o jogo.

A exceção ocorre quando Dudu ou Gabriel Jesus partem para lances individuais, abrindo e demolindo as defesas, provocando a marcação de faltas e a farta distribuição de cartões aos adversários. 

Mas como negar que o Palmeiras tem um grande poderio nas jogadas de aproximação ou de contra-ataque, sobretudo quando coloca seus laterais para apoiar, avança pelos flancos e busca o jogo aéreo. 

Nenhum outro time brasileiro é tão perigoso quanto o Verdão nesse quesito e esse tipo de lance, certamente será muito usado, tanto e quanto os córneres ou os lances originados de bola parada.

O grande defeito do Palmeiras? 

A falta do homem pensante e criativo que o time tinha no elenco (o melhor das Américas e um dos melhores do Mundo) que Mattos tentou atirar na lata de lixo do ostracismo, para onde, certamente, ele, Mattos,  irá se o Palmeiras não vencer esta CdB. 

Outro aspecto interessante a se colocar em discussão é a comparação entre os homens de área das duas equipes.

O curioso é que todo mundo imagina que o falso pastor, artilheiro do Brasileiro, é  o artilheiro do Santos também na Copa do Brasil, mas não é.

Embora tenha chegado à boa marca de 5  dos 24 gols gols santistas, que provam a sua condição de um jogador importante a ser marcado, Ricardo Oliveira não é o artilheiro do peixe na CdB.

Marquinhos Gabriel o iguala na marca mas ambos são superados por Gabriel, que assinalou 6 gols em 12 jogos, com a expressiva média de meio gol por jogo.

O Palmeiras, que marcou 22 gols em 11 jogos (fez um jogo a menos porque eliminou o Vitória da Conquista em um único  jogo), não tem um artilheiro destacado, mas três que assinalaram, cada um, também três gols: Cristaldo, Gabriel Jesus e Lucas Barrios.

Em relação às defesas, a do Santos tomou 11 gols em 12 jogos e a do Verdão 12 gols em 11 jogos. O equilíbrio é total...

Em relação aos outros ítens, a vantagem santista é mínima, quase imperceptível:

O Santos, com um jogo a mais tem 10 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 

O Palmeiras em 11 apresentações, ganhou 7, empatou 3 e perdeu 1 e se beneficiou, uma única vez, da decisão por pênaltis na semifinal contra o Flu.

Fiz questão de levantar esses números para que a torcida do Palmeiras constate o exagero do favoritismo que a mídia paulistana, a pior do Brasil, empresta ao Santos em detrimento do Verdão, exclusivamente para humilha a equipe.

Entretanto, até acho bom que eles tenham esse tipo de comportamento, destacando o Santos como o grande favorito ao título, na medida exata em que aumenta demais a carga de responsabilidade do time de fedelhos, imaturo e atrevido do Santos, na mesma medida em que mexe com os brios dos jogadores alviverdes, motivando-os para a vitória.

DETALHE FINAL: 

Se o Palmeiras souber explorar Barrios à feição de suas características, isto é, sempre enfiado, sem a obrigação de marcar, segurando dois beques (um na marcação e outro na cobertura) e fazendo o papel de pivô, as chances de vitória do Palmeiras aumentam, consideravelmente.

Goleiros: Fernando Prass e Fábio
Laterais: João Pedro, Lucas e Egídio 

Zagueiros: Nathan, Jackson e Vitor Hugo 
Volantes: Andrei Girotto, Amaral, Arouca e Matheus Sales 
Meias: Zé Roberto, Robinho, Fellype Gabriel e Allione  
Atacantes: Cristaldo, Rafael Marques, Mouche, Kelvin, Lucas Barrios, Dudu e Gabriel Jesus.

Que time eu escalaria?

Prass, Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio.
Arouca, Mateus Sales, Dudu, Rafael Marques e Robinho.
Dudu e Lucas Barrios.

Este é o meu time que, certamente, não é o seu e, menos ainda, o time de Marcelo Oliveira.

Mas, qualquer que seja o time que entre em campo, que ele esteja iluminado, faça um bom jogo e leve o melhor resultado possível para o jogo decisivo no Allianz, dia 02 de dezembro.

A decisão terá transmissão ao vivo para todo Brasil não só pela RGT, mas também pela Band, FOX SPORTS, ESPN Brasil e Sportv.

É interessante destacar que em apenas dois jogos o Palmeiras, com o reforço da ESPN, terá uma amplitude de divulgação televisiva maior e mais abrangente do que quase todos os jogos televisados do Curica.

Pouquíssimos foram os jogos deles que passaram para todo o Brasil pois em face dos interesses regionais, as transmissões eram divididas com o Flamengo ou outras equipes cariocas. 

Por isso, com qualquer resultado eu estou, muito mais do que satisfeito, realizado e extasiado, porque todos esses canais, perversos inimigos do Palmeiras, estão (parafraseando Zagalo), tendo que nos engolir!

COMENTE COMENTE COMENTE


33 Comentários:

  • Às 25 de novembro de 2015 às 05:54 , Anonymous Luciano Trevisan São Paulo/SP disse...

    Tecnicamente somos inferiores, os meninos jogam para frente com muito mais entrosamento, é inegável, se não fosse o futebol para crer, realmente teria jogado a toalha, más já assisti a derrota de muitos tidos como já vitoriosos e aclamados pela imprensa como favoritíssimos, assim sendo, não só por ser palmeirense más sim por quebrar a razão e estes canalhas da mídia, o meu verdão atropelará, pois só quem tem sangue de barata não agirá de maneira a contrariar estes maus-caracteres que antes de tudo são torcedores disfarçados de comentaristas e narradores esportivos. Vamos quebrar tudo..... eu? só acredito.
    Avanti Palestra!!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 05:57 , Anonymous Sandro Sangue Verde. disse...

    Algo me diz que vamos calar a boca de muitos!!!
    Palmeiras, minha vida é você!!!
    Hoje é nosso primeiro tempo, no próximo estarei lá para acompanhar se for da vontade do nosso Pai a verdadeira inauguração do Allianz Parque.
    Avanti Palmeiras!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 06:04 , Anonymous Luiz Fernando disse...

    Jogar como se fosse o último jogo de suas vidas, disputar a bola com toda raça e determinação, não deixar se levar por provocações e simulações, que o juíz seja imparcial e honesto, que nossa torcida saiba apoiar mesmo nas horas mais difíceis, vamos entrar em sintonia com o time, nossos guerreiros tem que sentir nossa energia. Seremos felizes... já não é a segunda decisão no ano? Então, como não crer?
    Jogadores e comissão técnica, nos façam representar nesta primeira etapa da batalha.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 07:16 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Meu time é muito parecido com o do Alcides. Apenas eu coloco ZR no lugar de Rafael Marques. Povoar o meio campo é o remédio para ganhar do Santos. Tenho fé. Afinal, sou Palmeirense. Se perdermos, o culpado já tem nome e sobrenome: Marcelo Oliveira !

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 07:19 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Tomara que toda essa mídia nos engula, mas transmitindo um grande resultado nosso. Engolir, mas apresentando mais uma derrota nossa, é melhor nem divulgar, pois toda derrota é negativa.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 07:40 , Anonymous Alexandre disse...

    Time se comparado ao nosso só tem Lucas Lima que se destaca entre todos, os demais se equiparam com o do verdão. Assim sendo, como nos igualar ao time do peixe? Marcar o cara deles que faz a diferença como fez o curica, bem como pressionar a saída de bola deles que também é horrível.
    Relativo a conjunto perdemos, más a vontade e raça pode nos equiparar, não resta ao coração fazer valer para mais este jogo, que é totalmente imprevisível, más por ser palmeirense ainda acredito nos nossos atletas, apesar dos pesares.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 07:43 , Anonymous Lucca disse...

    Ouvir logo pela manhã o "comentarista" esportivo da Band News FM chamando o Palmeiras de azarão e comparando com Criciúma e Santo André é pra passar raiva logo cedo....Mal sabe ele que pro Palmeiras, quanto menos favorito, mais favorito

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 07:56 , Anonymous Luiz Fernando disse...

    Cazzo, dormi duas horas só e já acordei pensando no jogo... é para voltar a dormir agora? Mãos geladas, suor, nervosismo, ansiedade, palpitação, tremor, coração disparado, trêmulo.. etc. como parar com tudo isto? Só uma vitória ou empate, não tem jeito. Acho que enfarto até a hora do jogo, não é possível!!!! às vezes fico pensando!!! por que será que tem que ser assim..
    Madona!!! Avanti Palestra!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 08:00 , Anonymous Danilo disse...

    FORÇA VERDÃO!!!!

    As dezenas de milhões de palmeirenses estão com vocês hoje!

    PALMEIRAS!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 08:03 , Anonymous Anderson disse...

    Hoje é dia de Palmeiras!!!

    VAMOS GANHAR NA VILA!!! VAMOS GANHAR NO ALLIANZ!!!

    AVANTI PALESTRA!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 08:08 , Anonymous George disse...

    Só e tão somente uma coisa:
    O PALMEIRAS É VERDE E BRANCO, NÃO INVENTEM!!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 08:36 , Blogger Unknown disse...

    Vamos ganhar hoje e dar o primeiro passo para sermos campeões.
    Não tenho dúvida disso

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 08:43 , Anonymous Diego disse...

    Tirando a mídia fajuta, assisti a Fox Sports ontem e todos foram taxativos: igualdade entre os 2 times. Falaram que foi um erro do Santos, que vinha em melhor fase que nós, pedir o adiamento da primeira partida. Agora os 2 times perderam rendimento e se encontram em tom de igualdade na final.
    Acho correta a análise. o que seria bom pra gente, se tivermos raça e vontade, e nenhum maluco sair entregando gol... hahahaha. o dia vai ser longo... coração já ta a mil... pqp!!...

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 08:44 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    "ANTES DO PALMEIRAS SER GRANDE, É V E R D E !!!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 09:06 , Anonymous Renan disse...

    Tô com um puta medo!!! Não sei não....acho que não será como muitos dizem não!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 10:19 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Perfeito, George. Paulo Nobre precisa parar com essa "viadagem" de ficar toda hora mudando de camisa. Isso é coisa de boneca.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 10:23 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Vamos ganhar esse jogo, hoje! Quando tinha Pelé nós ganhavamos deles lá. Por que não agora? Basta ter sangue nos olhos, e um bom discurso do Zé Roberto.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 10:44 , Anonymous Breno disse...

    O jogo de hoje será transmitido pela Fox também, de todas acho a menos pior.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 10:48 , Anonymous Thiago Matheus disse...

    Hoje em programa esportivo ouvi narração do palmeirense Fiori Gigliotti, insuperável e inigualável, é de arrepiar todas às vêzes que temos a oportunidade em ouvir.
    Que ele onde estiver nos envie ondas positivas para nosso e maravilhoso verde palestra.
    Ficamos aqui órfãos, e temos hoje pseudo-marradores e comentaristas, a que nível chegamos!!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 10:52 , Anonymous Luiz Fernando disse...

    O que esperar do jogo de hoje? Que teremos muitos gols, é sempre assim o jogo entre ambos, que o meu verdão não faça feio, temos que comemorar um ano de Allianz Parque com este título, todos nós torcedores merecemos este presente do nosso Papai Noel!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 10:56 , Anonymous Alexandre disse...

    Fala, galera! Nosso ataque vai fazer a diferença hoje! Os caras estão mordidos por causa da final do Paulista, principalmente o Dudu. E naquela época não tínhamos Gabriel Jesus, que voltou a jogar bem depois que voltou da seleção sub-20. Barrios também tá em boa fase! Fez 2 gols nos últimos 2 jogos!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 11:05 , Anonymous Anderson disse...

    Tostão: -Em casa, o Santos tem mais chance de vencer o Palmeiras, mas não vejo, como dizem, tanto favoritismo na conquista da Copa do Brasil. No Brasileirão, o Santos só ganhou uma partida fora, no pior momento do Cruzeiro. Que grande time é esse?

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 11:38 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    André Rizek apresentou um infográfico na tela onde apontava algumas categorias em que Santos e Palmeiras poderiam duelar. Uma delas foi ‘Poder de Fogo’. Segundo Rizek, o Santos se saiu melhor que o Alviverde após uma votação entre jornalistas na redação.

    Avallone rebateu. “Como pode o Santos ser melhor que o Palmeiras se não tem mais gols? Como pode o Santos ser melhor que o Palmeiras no poder de fogo se só venceu um jogo fora de casa no Brasileiro,” disse.

    Carlos Cereto, que estava na redação de São Paulo e também participava do programa, reiterou que considera os alvinegros da baixada favoritos ao título. Mas ponderou: “Se previsão desse certo, eu jogaria na Megasena e ficaria rico,” soltou.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 12:00 , Anonymous Lindomar disse...

    Caras, por que a mídia tanto menospreza o Palmeiras? De onde vem isso? Qual é o propósito?

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 12:10 , Anonymous Renan disse...

    Sonhei com o jogo de hj, tava chovendo mto, jogo mto truncado, a bola quase não rolava e pouco antes de acordar o dudu tinha feito um gol...acho q tava no final, aí o dudu fez o gol e eu acordei suado, gritando, minha mulher acordou tbm, pq converso mto enquanto durmo, outra coisa q lembro e q o dudu puxava a camisa c mta força, falando um monte de palavrão na hra da comemoração

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 14:01 , Anonymous TORCEDOR REALISTA disse...

    O NOME DO JOGO HOJE É:

    LUCAS BARRIOS !!

    ANOTEM !!!

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 16:15 , Anonymous Nei Verde disse...

    Vai ser jogo nervoso, quem não falhar ganha, o perigo é Jakson, Zé Roberto e amaral no mesmo time, ao lado de Arouca tem que ser Matheus Sales, Robinho e Dudu tem que acompanhar os volantes dos sardinhas ajudando a marcar, e não dar espaço, marcar forte, antecipando, sem essa de cercar e ficar recuando, entrar ligado no jogo, e cuidado com o Juiz, é da família gamba..

    Eu ia de Prass, Lucas, Jakson, V.Hugo e Egidio. Sales, Arouca, Robinho, Allione. Dudu e Barrios.
    Povoava mais o meio, e deixava Jesus para segundo tempo.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 16:21 , Anonymous Moacyr disse...

    Amigos, não sei como vcs lidam com esta ansiedade e nervosismo, estou que não me aguento, o que fazem? Estou pensando em ficar longe da tv, tento me enganar...más onde estiver sou só ouvidos em vizinhos e reações nas ruas, acho que já sofri ainda mais, realmente preciso me controlar...más a pergunta é: como?
    Cazzo!!! deste jeito não chego aos 110 anos!! Madona!!! São Genaro!!! Tô ficando louco...

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 16:25 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    No Palmeiras tudo é mais intenso. Pro bem e pro mal.

    Nos outros clubes jogadores viram ídolos.
    No Palmeiras jogador vira Santo.

    Os outros clubes são campeões.
    O Palmeiras é o maior campeão.

    Os outros clubes caem uma vez.
    O Palmeiras caiu duas.

    Os outros clubes perdem para times nanicos.
    O Palmeiras é atropelado por times nanicos.

    Nos outros clubes jogador de linha quando vai pro gol toma frango.
    No Palmeiras jogador de linha quando vai pro gol pega pênalti.

    Os outros clubes ganham Libertadores no apito.
    O Palmeiras ganha a Libertadores mais difícil do século.

    Os outros clubes ganham 2 jogos e se dizem campeões do mundo.
    O Palmeiras ganhou um torneio mundial.

    Os outros clubes bateram palma para Pelé.
    O Palmeiras superou o time do Pelé.

    Os outros clubes têm estádios.
    O Palmeiras tem o Allianz Parque.

    Os outros clubes ganham estádio ou tentam roubar.
    O Palmeiras construiu o próprio.

    Os outros clubes são ajudados pelo Governo.
    O Palmeiras é perseguido pelo Governo.

    Os outros clubes têm torcida modinha ou infiel.
    O Palmeiras tem a torcida mais engajada do Brasil.

    Os outros clubes têm torcidas que criticam.
    O Palmeiras tem torcida que corneta.

    Os outros clubes têm histórias com asteriscos.
    O Palmeiras tem a história limpa.

    Os outros clubes são ajudados pela arbitragem.
    O Palmeiras é o clube mais prejudicado pela arbitragem.

    Os outros clubes se dizem sofredores por marketing.
    O Palmeiras faz seu torcedor sofrer de verdade.

    Os outros clubes não tem história pré-1971.
    O Palmeiras foi campeão nacional em 1960.

    Nos outros clubes crises duram duas rodadas.
    No Palmeiras crise dura um mês.

    Os outros clubes goleiam seus maiores rivais.
    O Palmeiras já fez 8 a 0 no seu maior rival.

    Nos outros clubes qualquer jogador ganha busto.
    No Palmeiras apenas ídolos de verdade.

    Os outros clubes copiam uns aos outros.
    O Palmeiras sempre foi pioneiro.

    Os outros clubes vestem a camisa da seleção e perdem.
    O Palmeiras representa a seleção e ganha.

    Os outros clubes fogem de campo.
    O Palmeiras jamais arregou.

    Os outros clubes têm Netos, Jucas, Paulinhos e Leiferts como torcedores.
    O Palmeiras tem a família Beting.

    Os outros clubes têm presidentes ruins.
    O Palmeiras teve Mustafá Contursi.

    Os outros clubes têm patrocínios nebulosos.
    O Palmeiras teve o melhor patrocínio privado da história.

    Os outros clubes têm grandes times.
    O Palmeiras teve Academias.

    Os outros clubes têm torcidas chatas.
    O Palmeiras tem torcida bipolar.

    Os outros clubes têm ídolos sem identificação com a torcida.
    O Palmeiras tem ídolos que vestem a camisa.

    Os outros clubes saem da fila contra times pequenos.
    O Palmeiras saiu contra o maior rival

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 16:31 , Anonymous Alexandre disse...

    vitória = ótimo resultado

    empate = bom resultado

    derrota por 1 gol = resultado razoavel

    derrota por 2 gols ou mais = resultado péssimo e 99% eliminado

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 16:33 , Anonymous Junior Santos disse...

    Hoje o que vier é lucro,os jogadores do Palmeiras já entregaram a paçoca contra o Florminense no último minuto de jogo, ninguém marcou os jogadores deles e quase tomamos o gol, sorte que o Fred chutou na mão do Prass.
    Mas foi visível que deram o "apagão"( tremedeira), ninguém quer se comprometer na defesa.fica fácil para os adversários chutarem contra o nosso gol.
    O Palmeiras só vai se acalmar quando tiver levado 2 ou 3 gols, o nosso time é ruim, nervoso e instável.

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 16:40 , Anonymous Alexandre disse...

    Estão tratando o Santos na vila como um Barcelona. Vamos com calma, o zagueiro deles é David Braz e a defesa é fraquinha. Acredito que se o palmeiras fizer um gol. o jogo vira pro nosso lado

     
  • Às 25 de novembro de 2015 às 18:12 , Anonymous Anônimo disse...

    CONTRATAÇÃO ESPETACULAR

    VAGNER, GOLEIRO DO AVAÍ QUE ESTÁ BRIGANDO PRA NÃO CAIR.

    ESSE PRESIDENTE É SERIO MESMO?

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial