Observatório Alviverde

21/12/2015

UM ENFOQUE DIFERENTE DA IMPORTANTE VITÓRIA DO PALMEIRAS SOBRE O SÃO BERNARDO!




Resultado de imagem para de ja vu

LEIAM O QUE EU ESCREVI NO INÍCIO DO ANO. 
NÃO FOI PUBLICADO ESTAVA ARQUIVADO NOS RASCUNHOS. 
VALE A PENA RECORDAR PORQUE DIZ RESPEITO A UM PERÍODO IMPORTANTE DA SAGA PALMEIRENSE EM 2015!

(sic)
O excesso de jogadores da babel de contratações de Mattos, continua  prejudicando -demais- o time do Palmeiras.

Mattos sabe, muito, de negociação, mas, pouco, de contratação, sobretudo em termos de prioridades por posição e distribuição.

Assim, entregou nas mãos de Owaldo um grupo gigantesco, heterogêneo e disforme, cuja formação obedeceu, muito mais, os seus impulsos, do que, propriamente, como deveria ter ocorrido, um planejamento.

Foi a mais inconsequente formação de um time de futebol a que assisti em quase cinquenta anos de jornalismo!

Renovação radical, como essa, só me lembro de uma, no Palmeiras, entre 1957 e 58 que deu certo quando o Palmeiras vendeu Mazola ao Milan, fez caixa, reformou seu estádio e contratou um grupo enorme de jogadores, entre os quais o legendário Julinho Botelho, Paulinho ex Fla,(o primeiro negro retinto a vestir a nossa camisa), os gaúchos Enio Andrade, Valdir de Morais, Chinesinho, os pernambucanos Zequinha, Aldemar e Géo e vários jogadores do interior como Américo Murolo que veio do Linense.

Após 9 anos sem vencer a imundície curintiana (o Palmeiras não contratava negros e para disfarçar um ou outro mulato claro, tanto e quanto só formava time de anões sem contratar atacantes de respeito), em 1958 ocorreu a redentora reabilitação 4x0 - Pacaembu, São Paulo (SP) - Paulista (21/08/1958) gols de Gol Paulinho (3), Julinho Botelho

Esse primeiro time serviu de base para formar o time supercampeão de 1959 que derrotou aquele que a imprensa paulistana incensava injustamente e colocava nos pináculos como o maior time do mundo, o Santos de Zito, Dorval, Jair da Rosa Pinto, Coutinho, Pelé, Pepe e companhia.

Por essa abrupta renovação de Mattos no Palmeiras paga um preço altíssimo em face da dificuldade de Oswaldo de Oliveira em compor um time a partir de um grupo enorme de quase quarenta jogadores todos eles buscando um lugar no time!

Oswaldo deve sentir-se uma ilha em meio a um mar de jogadores, nem todos, tecnicamente, ao nível de exigência de um clube de ponta como Palmeiras, que reivindicam a titularidade, mormente pelo fato de ganharem por produtividade.

À distância tenho a impressão de que Oswaldo sente-se obrigado a escalar determinados jogadores por fatores diversos:

Uns porque ele próprio indicou, caso específico dos jogadores que vieram do Botafogo.

Exemplifico: com todo o respeito ao correto e esforçado Lucas, bom jogador, de há muito que o garoto João Pedro, candidato a craque, deveria, ser titular... Com Lucas, experiente e dedicado, estamos bem. Com João Pedro, entretanto, se lhe dessem chances de jogar e ganhar ritmo de jogo, estaríamos muito mais bem servidos e, taticamente, mais ofensivos!

Outros, porque Oswaldo os conhece de outros trabalhos e de outros clubes. Até que ele se situe, completamente, dentro do Palmeiras, assuma, de fato, o comando e venha a conhecer os demais atletas, vai, o que é natural, dar ampla preferência aos conhecidos. 

Então, pela falta de tempo para um trabalho mais profundo, Oswaldo, certamente, vai desperdiçar muitos jogadores alguns dos quais, sou convicto do que digo, sequer estrearão ou farão, no máximo uns dois ou três jogos.

Exemplifico: A intempestiva promoção de Arouca a titular, ele, em si, um estupendo jogador do ponto de vista individual, inibiu, completamente, um meio de campo que se entrosava e priorizava a habilidade de Robinho.

A partir da entrada de Arouca, o rendimento desse jogador que veio do Coritiba declinou e ele deixou de ser "o cara"!

Ontem, contra o São Bernardo, investido em funções menos expressivas, fora de sua melhor especialidade, Robinho sumiu em campo, restringindo o seu talento às necessidades do grupo, o que, em outras palavras significa que foi mal aproveitado.

No segundo tempo, foi visto, muitas vezes, com a mais do que missão, a obrigação de cobrir os avanços e a impossibilidade e impotência de recomposição do veterano Zé Roberto.

Outros, ainda, Oswaldo só os aproveita porque têm nome e fama, tanto e quanto muita bagagem na mochila.

Exemplifico: o próprio Arouca, já citado e, principalmente, Zé Roberto, como lateral, como lateral, como lateral, que, neste momento, não são credores da titularidade de que desfrutam no time de Oswaldo.

Outros, finalmente, por ostentar personalidades mais fortes (é normal dentro de qualquer grupo) e que acabam se impondo, em razão disso.

Não tenho nomes, porém, para exemplificar, haja vista que não privo da intimidade do grupo e, sequer, acompanho de perto os treinamentos.

Sou convicto, entretanto, de que isso ocorre, também, no intragrupo palmeirense, como sempre ocorreu e ocorre em qualquer grupo em todo e qualquer clube de futebol.

Oswaldo, então, por questões que envolvem todos esses aspectos, vive entre a cruz e a espada, receando tomar atitudes mais radicais, pois, além de não ser de seu temperamento, ele não quer correr nenhum risco de mandar, água abaixo, todo o ingente trabalho realizado até agora.

Se eu pudesse transmitir uma "dica" a Oswaldo, que acertou em mais de oitenta por cento e que vem realizando, apesar das críticas,  um bom trabalho, eu diria o seguinte.

Acrescente à defesa dois laterais, um de cada lado. De preferência, João Pedro pela direita e Vitor Luís ou João Paulo pela esquerda. Aliás, não consigo entender porquê a torcida já rejeita João Paulo, se ele ainda nem jogou!

Mantenha o miolo de zaga de hoje com os dois "Vitores", tanto e quanto sustente Gabriel, o anjo protetor da defesa! Ou ele, ou Arouca! No momento, melhor, ele!

Mas tenha coragem de sacar Arouca por desentrosamento e por não ter encontrado o jeito de jogar em dupla com Gabriel. Tem de ser assim até que Arouca adquira ritmo de jogo Arouca está se esforçando muito, sem render, no entanto, cinquenta por cento do que sabe e pode.

No meio de campo, sustente Robinho, mas mantenha, por enquanto, Rafael Marques como meio-campista até que cheguem Cleiton Xavier ou, principalmente, o mago Valdívia!

Nessa hipótese, Marques, com folga, pode brigar pela camisa nove onde, entendo, pode se sair melhor do que Cristaldo. 

ESSA CRÔNICA ERA PARA SER PUBLICADA NA ÉPOCA DO PAULISTÃO, MAS, POR FORÇA MAIOR, FOI SUBSTITUÍDA. 

Pelo que posso deduzir, eu estava certo em relação a todas aquelas nuances que antecederam e precipitaram a demissão de Osvaldo de Oliveira, tolhido, acuado e afogado em um mar de egos hipertrofiados, com raríssimas exceções.

PARA ENCERRAR:

 Resultado de imagem para luan palmeiras
O Palmeiras está renovando com Luan.

Não goste quem quiser, mas eu, particularmente, considero que em termos de composição de grupo é um jogador espetacular que, de quando em vez, pode, pela raça, pelo empenho e pelo seu inegável espírito de luta, transformar-se em protagonista.

Ele trabalhou com Marcelo no Cruzeiro e o técnico gostou tanto de sua participação que está se esforçando no sentido de que o Palmeiras renove com o jogador até 1918.

Respeito os que pensam o contrário, mas ter o reforço de um jogador mediano que consegue se superar em campo e que joga mais para o time do que para os holofotes e a galera, é muito bom.

Eu aprovo a renovação de Luan, em meu entendimento, hoje, hoje, hoje, hoje, hoje, (ficou claro?)  melhor, muito melhor do que Zé Roberto.

COMENTE COMENTE COMENTE

22 Comentários:

  • Às 21 de dezembro de 2015 às 11:49 , Anonymous Edson disse...

    Sou a favor da renovação com o Luan.
    Pode perfeitamente fazer parte do elenco, sem que se espere dele o protagonismo.
    Jogador muito útil.
    Não é só com craques que se faz um time vendedor.
    Não acho justa a comparação com o Zé.
    Técnica a mais para um e condição física melhor para o outro.
    Na minha visão cabem os dois, sem que nenhum deles seja titular.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 11:50 , Anonymous Edson disse...

    Em tempo...
    Time vencedor

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 12:51 , Anonymous Thiago Matheus disse...

    Luan tem seus méritos e é inegável, foi um dos pilares na conquista da penúltima copa do brasil e digo mais, tinha como ainda tem a confiança do técnico Felipão a época, sempre foi de uma doação enorme ao time e elenco, um diferencial de atleta que deva sim ter uma nova chance.
    Desejo sucesso a este, que venha somar, necessitamos de verdadeiros guerreiros e que se identifiquem com todos nós torcedores.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 12:54 , Anonymous Nestor disse...

    Luan??????? Jesuuuuuuusssssss!!!!!
    Já foi, já era...águas que já viraram moinho não retornam mais...simples assim.
    Boa sorte a ele em outro time e elenco.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 12:56 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Zé Roberto coloca tri da Copa do Brasil como principal título da carreira

    Capitão do Palmeiras no tricampeonato da Copa do Brasil, o lateral Zé Roberto colocou o título recém-conquistado como o mais importante da sua longeva carreira.

    "Por você ganhar vários títulos de repente você consegue direcionar e falar qual seria desses vários títulos o mais importante. Eu acho que sem sombra de dúvida, e falo sem medo de errar, que o mais importante dos títulos que já ganhei em 20 anos de carreira como profissional, 21, vou pra 22 ano que vem, sem sombra de dúvida foi o tricampeonato da Copa do Brasil pelo Palmeiras agora" disse o veterano, em participação no programa Altas Horas, da RGT.

    Currículo: Zé Roberto defendeu equipes como Real Madrid, Bayern de Munique e por muitos anos também atuou pela seleção brasileira; dentre os principais títulos da sua carreira, além da Copa do Brasil, estão torneios como Bundesliga, Liga Espanhola, Copa América e Copa das Confederações.

    Em 2016 Zé Roberto terá a oportunidade de repetir o feito ou de ampliar sua vasta galeria, já que também disputará a Libertadores. O novo contrato do lateral, assinado em outubro, é válido até dezembro do ano que vem.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 12:58 , Anonymous Lucas disse...

    O ponto é que o Palmeiras tem "furado" a realidade do Brasil vez após vez. A realidade do Brasil não é de mais de 60 milhões de renda com público no ano, nem de 70% de ocupação média de estádio, nem de patrocínio de camisa passando os 50 milhões de reais, nem de 25 contratações numa temporada, nem de sair de um ano quase caindo pra B pra vencer a CdB no outro, nem de 40 mil dentro do estádio e mais (há controvérsias) 20 mil em volta dele etc etc etc...

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 13:00 , Anonymous Fernando disse...

    Nobre falou o que precisava falar... essa notícia de que a Crefisa ia contratar 3 jogadores só serviu para complicar as negociações em andamento, como o próprio Nobre fala, ele não comenta contratações até que se efetivem, esse pronunciamento teve endereço e não foi bem a torcida, nem a Crefisa...

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 13:02 , Anonymous Carlos Eduardo disse...

    A partir de agora, o presidente Paulo Nobre terá direito a 10% de todas as receitas que o Palmeiras conseguir. A medida foi divulgada no balanço do clube, publicado na semana passada. Esse foi o caminho encontrado para que o mandatário receba os R$ 105 milhões que emprestou ao alviverde desde que passou a comandá-lo.

    A dívida com o dirigente, no entanto, era maior até o fim do ano passado. Nobre, contudo, ficou com os direitos econômicos de seis jogadores, quitando R$ 43 milhões. A notícia foi revelada pelo jornal Lance, em janeiro.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 13:07 , Anonymous TORCEDOR CLOROFILA disse...

    Pode pesquisar ,

    Mercado da bola 2016: Éverton Ribeiro está por detalhes para fechar com o Palmeiras, diz jornalista

    Segundo Rodrigo Sturaro, jornalista da Rádio RDG Esportes, Jornal O Regional e colaborador do torcedores.com, Éverton está muito próximo de fechar com o Palmeiras:

    Rodrigo Sturaro
    ‏@RodrigoSturaro
    Jornalista Esportivo - Comentarista da Rádio RDG Esportes (@rdgesportes) e redator do Jornal O Regional

    Como antecipei há 3 meses, o sonho de M.Oliveira era ter E.Ribeiro no #Palmeiras em 2016. Está tudo encaminhado e o meia deve chegar quarta.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 13:10 , Anonymous Danilo disse...

    E as contratações abaixo, sera que são verdade? Dizem que esse site não tem credibilidade mas eles acertaram algumas coisas antes dos outros lugares, tais como essa do Rodrigo do Goiás, a do Chapéu no Santos quanto ao Regis.

    Erik tem negociação avançada para trocar Goiás pelo Palmeiras em 2016

    http://torcedores.com/noticias...

    Éverton Ribeiro está por detalhes para fechar com o Palmeiras, diz jornalista

    http://torcedores.com/noticias...

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 13:27 , Anonymous Renan disse...

    Tudo não passa de notícias plantadas por esta mídia canalha e sem caráter, só isto.
    Não acreditem em nada do que se veicula, como P.N. disse este que é presidente só comentaria contratações qdo estas estivessem assinadas, o que dirá então estas fofocas de irmãs marianas?
    Os meios sociais são ferramentas que disseminam inverdades e que não pedem licença para entrar em sua casa, o que dirá em seu cérebro!!

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 13:59 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    TIMES QUE DISPUTARÃO A LIBERTADORES:
    ARGENTINA
    River Plate
    Boca Juniors
    San Lorenzo
    Rosario Central
    Racing (1ª fase)
    Huracán (1ª fase)

    BOLÍVIA
    Bolívar
    The Strongest
    Oriente Petrolero (1ª fase)

    BRASIL
    Corinthians
    Palmeiras
    Atlético-MG
    Grêmio
    São Paulo (1ª fase)

    CHILE
    Cobresal
    Colo-Colo
    Universidad de Chile (1ª fase)

    COLÔMBIA
    Deportivo Cali
    Atlético Nacional
    Independiente Santa Fé (1ª fase)

    EQUADOR
    LDU
    Emelec
    Independiente del Valle (1ª fase)

    MÉXICO
    Pumas
    Toluca
    Puebla (1ª fase)

    PARAGUAI
    Cerro Porteño
    Olimpia
    Guaraní (1ª fase)

    PERU
    Sporting Cristal
    Melgar
    Universidad Cesar Vallejo (1ª fase)

    URUGUAI
    Nacional
    Peñarol
    River Plate (1ª fase)

    VENEZUELA
    Deportivo Táchira
    Trujillanos
    Caracas (1ª fase)

    *Atualizado em 21/12

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 14:00 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Com 15 campeões, Liberta-2016 já tem todos os participantes definidos
    Atlético Nacional garantiu a última vaga da competição ao levar o Campeonato Colombiano. Grupos e jogos da primeira etapa serão definidos em 22 de dezembro.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 14:03 , Anonymous Miguel disse...

    Palmeiras deve oferecer Maikon Leite ao Goiás e receber atacante Érik
    Atacante deixou clara sua vontade de sair do Esmeraldino e vê sua saída como benéfica ao clube: "Poderão montar um grande time”

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 17:24 , Anonymous Sandro Sangue Verde. disse...

    Portal Arena Alviverde

    DUDU

    Verdão recebeu proposta do Sevilla, da Espanha, pelo atacante Dudu. Palmeiras recusou e sinalizou que não pretende negocia-lo neste momento.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 17:25 , Anonymous Thiago Matheus disse...

    O meia-atacante Everton, que já tinha praticamente acertado sua
    transferência para a China, deve continuar no clube em 2016. De acordo
    com o diretor-executivo Rodrigo Caetano, as conversas não avançaram,
    esfriando uma possível saída do jogador neste final de temporada para o
    futebol asiático.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 17:27 , Anonymous Paulo César disse...

    1- Proprio presidente já disse que não há mais vazamentos de informações.
    2- Não comenta sobre contratações de jogadores. Somente após a assinatura de contrato.
    3- Já disse, várias vezes, que se não foi noticiado no site oficial do Palmeiras, não é verdade.
    4- O PTD repercute aqui mesmo, quando a noticia já está legitimamente confirmada.

    E ainda assim, tem gente que fica nervosa, ansiosa, desesperada, por uma noticia, que tem tudo para ser boato, invenção, diversão, que é o que mais acontece na entre-temporada.

    Debater, especular, "viajar na maionese" sobre esses assuntos, nesta época do ano, é mais para diversão, ocupação de tempo. Não vale a pena_se estressar por algo que não se confirmou, mesmo tendo sido relacionados os motivos acima.

    Se mesmo assim, querem se estressar, ESTRESSE-SE COM M0DERAÇÃ0.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 17:28 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    A imprensa:
    Pela mera necessidade de cumprir a cota de audiência. Em dezembro não há jogos, mas há cobrança por resultados. Poucas coisas são tão eficazes na hora de atrair a audiência que um rumor sobre uma contratação.

    O empresário do jogador:
    Quando quer valorizar seu cliente. Telefona para um repórter parceiro e planta a notícia que o Palmeiras estaria interessado no atleta. Quando for negociar com outro clube, usa a notícia para subir o preço, afinal, o Palmeiras “já fez uma oferta”.

    O clube vendedor:
    O raciocínio é o mesmo ao aplicado ao empresário do jogador. Todos ganham numa transferência, e todas as ferramentas possíveis para elevar o preço são usadas.

    O próprio Palmeiras:
    O inverso também se observa. Interessado num determinado jogador, o Palmeiras “deixa escapar” aos setoristas que está interessado em outro jogador da mesma posição, pressionando o outro lado da mesa a não endurecer demais na negociação, pois outras opções estariam engatilhadas.

    Profetas de Twitter:
    Pessoas que declaram possuir fontes secretas infalíveis; repetem o que sai na imprensa e clamam pela autoria do furo, para depois inventarem outros. É gente que se diverte com o desespero e a carência da torcida ou com quanto seu boato cresceu. Não têm reputações a zelar.

    Um dos melhores métodos para se verificar o que é quente é checar quantos veículos estão tratando de determinada negociação. Jean e Moisés aparecem em todos os noticiários; a própria diretoria do Fluminense já revelou que apenas detalhes estão emperrando o desfecho com o volante; já o Moisés já abriu nas redes sociais que está se despedindo de seu clube. Os outros são “exclusividades”, a chance de se encaixarem em um dos cinco casos acima é enorme. É claro, existem jornalistas sérios, com o faro bem apurado e pode haver de fato um grande furo, no bom sentido. Mas é bem raro.

    Felizmente o Palmeiras conquistou este mês um grande campeonato, com um bom time sem nomes midiáticos, o que fez com que o desespero da torcid# por nomes de impacto tenha diminuído sensivelmente. Isso faz diferença; o desejo da torcid# para fechar uma contratação normalmente prejudica o clube, que pode acabar pagando mais caro do que poderia, ou causa pressões desnecessárias não havendo o desfecho esperado.

    Notem que duas das principais lacunas do elenco, a lateral esquerda e a reserva de Lucas Barrios, não tiveram nenhum nome sequer ventilado. Da mesma forma, os quatro reforços fechados até agora vieram sem novela. A maioria das contratações que se concretizam acontecem sem vazamento, Mattos já mostrou no início do ano como é seu modus operandi.

    Mantenham-se atentos aos desfechos das negociações que são plantadas. Guardem os nomes de quem as iniciou. Filtrem. O noticiário continua sendo a maior fonte de informações para a torcid#, mas um filtro bem ajustado pode evitar aborrecimentos aos mais ansiosos.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 17:30 , Anonymous Paulo César disse...

    Esse é o grande barato dessa época.
    Mas tem gente que ainda não percebeu, dá muito valor ao que se noticia, e ainda fica brava quando fazemos alguma graça.....

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 17:33 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Portal Arena Alviverde

    LUAN

    Palmeiras havia oferecido o atacante Luan ao Internacional, em uma negociação envolvendo o zagueiro Jackson, porém o time Gaúcho não aceitou.

    Sendo assim, Luan deverá realizar a pré temporada junto com o elenco alviverde.

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 19:16 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Luan?

    Misericórdia....

     
  • Às 21 de dezembro de 2015 às 23:15 , Anonymous Roberto disse...

    Luan????
    Como gostamos de repatriar ex-jogadores e nunca aprendemos...
    Os craques voltam mais caros e menos úteis. Os fracos (Luan, inclusive) voltam mediocremente iguais.
    A fila tem que andar...
    O saudosismo nos pune financeiramente e nos frustra tecnicamente.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial