Observatório Alviverde

27/01/2014

ELES DESRESPEITAM O PALMEIRAS E VALDÍVIA QUANDO DIZEM QUE O MAGO VAI BRIGAR PELA TITULARIDADE COM O NOVATO BRUNO CÉSAR!

                                                                                                                                                                 

MÍDIA DESRESPEITA VALDÍVIA E O PALMEIRAS!

Consoante com a minha expectativa, o Palmeiras, mesmo goleando o Atlético Sorocaba, não teve as mordomias e as facilidades que muitos esperavam.

A vitória por larga margem, 4 x 1, ainda que fora de casa, não refletiu a completa verdade do jogo, ao menos até que o Palmeiras virasse o marcador, aos 22 minutos do segundo tempo.

Como se sabe, o Verdão partiu atrás no marcador, sofrendo o gol que abriu o placar para o time sorocabano logo aos 13 minutos! 

Sabem através de quem? 

Nada mais, nada menos do que, de Ewerton, aquele...

Aquele velhote careca que -simbolicamente- Cipullo só pode ter ido buscar em alguma casa de repouso da europa, superado no espaço, no tempo e, principalmente, do futebol!

Ewerton foi outro jogador adquirido pelo Palmeiras mediante excessivo desembolso de grana! Uma pena!

Além do alto custo da contratação em sí e do parco custo-benefício, era um negócio que já se desenhava e se antecipava como fracassado!

E não deu outra,  já que as principais características desse jogador, a preparação física e a velocidade, haviam se encerrado muito antes de ele ser contratado pelo Verdão!

Na verdade, foi outra nebulosa contratação, tipo a de Lincoln, com a agravante de Ewerton ter todas as suas raízes afetivas e profissionais plantadas em nosso maior adversário, o Cu-ríntia!

Voltando ao jogo:

Com dois ou três lances de efeito, uma série de outros,  desfeitos, e um gol feito -quase no início do jogo-, Ewerton, assim como, costumeiramente,  fazia no Palmeiras,  não passou muito disso.

A exemplo do que ocorria em seus tempos de Verdão, ele deu uma de "Leão da Metro", que surgia, iracundo e rugindo, no início de todos filmes da Metro Goldwyn Meyer e que, em seguida, saia, se evadia e sumia de cena e da ação! O que vinha em seguida era, apenas e exclusivamente, fita. - creio que já usei a comparação por aqui-

Ontem não foi diferente! Com a exceção do belíssimo gol  -reconheçamos- Ewerton pouco ou nada fez!

Isto, porém, não o  impediu de, ao final do jogo, em entrevista concedida à Band, afirmar que estava muito  bem -" e tome, blablabla, pão duro, abobrinha e caixa de fósforos"-, que pretendia jogar mais dois anos e etc. Já imaginaram se Ewerton ainda fosse do Palmeiras? Arre, égua!

E ainda existem idiotas e "broncoiós" em nossa torcida que ficam com aquela história de que qualquer jogador que o Palmeiras contrate, tem de ter nome, grife, uma certa idade e que tenha defendido camisas fortes, preferentemente as européias. Dá pra entender? 

Ou é completo desconhecimento de bola ou elitismo e arrogância demais para o meu gosto!

Por amor ao Palmeiras vamos continuar apoiando, exclusivamente, a contratação de jogadores jovens que tenham futuro, sangue novo ao clube e tragam lucros na hora da saída!  
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
 
Meus amigos, vocês não têm ideia do tamanho de minha alegria e de meu grau de satisfação atual, em face da situação do Verdão!

Temos, hoje, um time novo, reformado, reciclado, com outra postura, portador de outra postura em relação àquela arcáica e superada mentalidade com que, no decorrer dos anos, Avallone e seguidores -com o pior entendimento e a melhor das intenções-  impuseram à torcida paulistana, como camisa-de-força!

Com contratações pontuais e baratas de jogadores jovens, na maioria, desconhecidos - Lúcio e a Bruno César são as exceções- passamos a ter, neste momento, o melhor elenco e o melhor time entre os quatro grandes do futebol paulista, tese, aliás, assumida até por Neto, o comentarista (?), digo, o argumentador da Band.

De fato, a fase da equipe é magnífica, espetacular, maravilhosa,-coloquem a adjetivação que queiram- e, esperamos, tenha lastro e consistência, mas, principalmente, sequência e duração!

Se o Palmeiras vai ganhar alguma coisa, ninguém sabe! 

Mas que o Verdão tem condições de sobra para o empreendimento, todos nós sabemos, que sim!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Ontem em Sorocaba, a equipe de Kleina conquistou a vitória, mas esteve longe de ser perfeita!

Apresentou algumas falhas iniciais de marcação e de preparação de jogadas, pela falta de entrosamento na defesa e no meio de campo, o que é, perfeitamente, explicável.

Atrás, na porta da cozinha, além da ausência do eficiente volante contendor, Renato,  por contusão, Kleina promoveu o retorno de Lúcio que, pela vez primeira, atuou ao lado de Henrique. 

Entretanto, eles só conseguiram se entrosar no segundo tempo e, até então, o time esteve muito aberto, muito vulnerável, até porque, muitas vezes, eles atuaram em linha.

No meio de campo, conquanto Valdívia estivesse, individualmente, inspirado, ele se encontra, ainda, sem seu ritmo integral e ideal de jogo.

Da mesma ele, também, está pouco acostumado aos novos companheiros e desentrosado em relação à maioria deles.

Individualmente, ontem, o Mago cromou o jogo, dando-lhe um brilho reluzente, com jogadas de efeito que levaram a platéia -majoritariamente palmeirense em plena Manchester Paulista - ao delírio!

Por questão de justiça, frise-se que o Mago errou, porém, -como não é de seu feitio-  em vários passes finais que, em condições normais e em ritmo trivial de jogo acertaria até com os olhos fechados, ou,  como costuma fazer, sempre, para enganar a becada botineira, olhando para o outro lado!


Para encerrar a minha impressão a respeito do jogo, acrescento que eu estava certo quando pedi a preservação de Valdívia e a sua entrada na equipe no segundo tempo, quando o adversário estivesse cansado. 

Nessas circunstâncias, sou convicto de que o Palmeiras não passaria por aquele intolerável sufoco inicial e teria tido menos dificuldades para chegar ao triunfo! Havia um buraco enorme em nosso meio de campo!

Além disso, proporcionaria mais ritmo de jogo a Felipe Menezes que tem melhorado - muitíssimo- as suas  performances e ele, prepararia o terreno para que Valdívia entrasse em campo sem se expor tanto, e sem arriscar-se a se contundir, conforme esteve a pique de ocorrer.

Outra vez ficou provado de que estávamos com a razão em relação aquilo que temos afirmado de que existe uma conspiração cega, surda, muda, não declarada, porém tácita palpável e implícita, que visa a tirar -pela violência- Valdívia dos gramados. Após o jogo de ontem, pode restar qualquer dúvida?

Valdívia, com tudo e apesar de tudo, foi, por suas virtudes individuais e não por qualquer questão de rendimento tático ou outro quesito, o melhor homem em campo e dista, léguas de distância, de sua melhor condição técnica.

É o tal negócio, se fora de forma ele "cromou" a atuação palmeirense, imaginem o que ele pode fazer a partir do momento em que entrar em sua verdadeira forma atlética e readquirir seu melhor ritmo de jogo!

Gostei de Prass, goleiraço, tranquilo, competente que pulverizou o mito da escola de goleiros. (8)

Wendel está aprendendo a posição (8) mas falta Serginho no lado direito!

Lúcio (7) e Henrique (7) não podem ser analisados de forma dissociada, porém, juntos, como -na nomenclatura antiga- uma parelha de beques. 

Eles têm muito potencial, mas estão, ainda, longe do que se poderia chamar de dupla ideal. Henrique, aliás, tem de melhorar muito se quiser um lugar na Seleção. Falhou feio, ontem, no gol de Ewerton!

Juninho, (8) ameaçado de perder a posição está reagindo dentro de campo e mostrando que não quer perder a titularidade. Isso é ótimo!

Marcelo Oliveira (8) taticamente, é, hoje o que Márcio Araújo representou para Kleina, isto é, uma referência em campo.

Em razão disso, Oliviera. é o maior candidato a Cristo em 2014, porque a torcida do Palmeiras -que só enxerga o cromo ou verniz do futebol, a maioria-  não atribui um mínimo valor aos chamados "carregadores de piano", como se fosse possível montar grandes equipes sem o concurso desse tipo de jogador, imprescindível!

Wesley (8) dá o toque de criatividade ao time, sobretudo quando Valdívia não joga e tem uma regularidade impressionante, daquelas de nunca jogar mal.

Mazinho (6) sentiu o calor, o peso do jogo e não teve uma boa atuação. O pior, entretanto, foi a sua insistência em jogadas individuais e o seu egoismo, como se quisesse resolver tudo sozinho.

Muita gente tem declarado- mormente a mídia inimiga que o faz de forma mordaz e insistente - que Bruno César vai ter de disputar a posição com Valdívia.

Além de não reconhecerem a versatilidade dos dois atletas, de não considerarem que um é destro e o outro canhoto, o fazem para tirar a tranquilidade e a confiança de quem chega e, simultaneamente, visando a desmoralizar Valdívia.

A esses eu respondo que com a saída de Neymar, não há, hoje, no futebol brasileiro, nenhum jogador da  estatura técnica de Valdívia.

Os idiotas -curintianus, bambis e sereias- que dizem isso, verdadeiros asnos que se apresentam com suas imensas orelhas na TV, que bostejam no rádio e embostam  as páginas dos jornais, por pura teimosia, birra, animosidade, clubismo, fanatismo e desrespeito ao Palmeiras, e, principalmente, a Valdívia, todos eles sabem que o Mago não disputa vaga com ninguém!

Como e porquê melhor jogador em atividade no Brasil disputaria a vaga com alguém, mesmo que esse alguém seja alguém da capacidade técnica e individual de Bruno César?

Quem disputará a vaga com Bruno, sem qualquer dúvida, será Mazinho, que deve perdê-la -palpite meu- por excesso de individualismo!

Kardec (7) tem se desdobrado taticamente, mas tem rendido abaixo do que pode e Leandro (8) melhora a cada jogo e  deixa claro que o Palmeiras acertou ao adquirir os seus direitos econômicos.

Felipe Menezes, pelo seu esforço, obediência tática e aplicação, leva um 7, por ter substituído Valdívia durante 30 minutos período em que o Palmeiras anotou dois gols, mesmo sem o mago em campo

Encerrando a concessão de notas, 6 para Mendieta, 7 para Marquinhos Gabriel que jogaram pouco tempo, mas, a nota de Gabriel será maior pois nasceu de seus pés  o lance que ensejou a Wesley liquidar a fatura e colocar a última pá de cal em cima das pretensões do time sorocabano, ao estabelecer o 1 x 4 final .

Nota 8 para a arbitragem que só falhou em não coibir o jogo violento em Valdívia que, a certa altura do jogo teve de reagir à altura contra a violência do zagueiro Fabão, de 2,03 m de altura, verdadeiro guarda-roupa humano que Valdívia, do baixo de seus 1,73 m encarou e, bravamente, enfrentou, num momento em que foi agredido, inexplicavelmente, pelo truculento zagueiro do Atlético.

Nota 10 para as torcidas, tanto a comum quanto as organizadas.

Se a Mancha, a Tup e as organizadas se portarem nos próximos jogos como se portaram ontem, em não tenho dúvidas de que teremos adquirido um décimo segundo jogador quase tão bom quanto Valdivia!

COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TV
Causou-me perplexidade a Band não conseguir inserir áudio local na transmissão de ontem, da "longínqua" Sorocaba.

A Band precisa ir fundo nessa questão já que, via Net, a sua imagem é muito inferior a dos demais canais que transmitem futebol. 

Fique claro, só via Net!  

Captada diretamente do ar,  sua imagem chega a ser melhor do que as concorrentes.

É muito estranho, que quando o "Pelé" das  transmissões Luciano do Vale vai transmitir e concorrer com a Globo em plano nacional, essas coisas começam a ocorrer.

Não foi a primeira vez!  Pior, num jogo do Palmeiras...

Sem me estender mais quero cumprimentar o Dr. Osmar, ontem locutor "stand by" que realizou a transmissão cover com muita eficiência e profissionalismo, com respeito ao Palmeiras e ampla dignidade. Nota 10 para ele!
(AD)