Observatório Alviverde

10/03/2015

ESTÁ ME CHEIRANDO MAL A OMISSÃO DE OSWALDO E O DESINTERESSE CLARO DA DIRETORIA PELA RENOVAÇÃO DE VALDÍVIA!


 Image result for valdivia
 Valdívia e Palmeiras ainda não se acertaram

UMA CONSTATAÇÃO E UMA PERGUNTA A TODOS DESTE OAV, A PROPÓSITO DE VALDÍVIA:

À distância parece-me  que o Palmeiras não está se esforçando como se esperava, para reformar com Valdívia.

Oswaldo, com graves problemas de muita gente pra poucas vagas, abordou vagamente a questão, não emitiu nenhuma opinião mais forte sobre a situação e aí é que mora o perigo.
 

O que estará, Oswaldo, maquinando nos bastidores em relação à reforma, considerando-se a sua obsessão e clara preferência por Rafael Mendes?

Mattos em uma de suas últimas entrevistas desconversou e desvalorizou a negociação.

Nobre também está silente e reticente, como se não bastasse ter contratado Cleyton Xavier. Por algum motivo ocorreu e não foi, certamente, à toa! 


Quem sabe ler nas entrelinhas, já pode perceber que o circo, se, de fato, for  armado, (parece que sim, tomara que não) vai creditar a uma suposta pedida salarial abusiva do chileno a recusa do Palmeiras em renovar-lhe o contrato!
 

Estou, com justíssima razão, desconfiado que o Palmeiras está prestes a cometer a enorme besteira de não renovar com o chileno.

A reunião entre o pai e procurador de Valdívia e o clube, marcada para ontem, não ocorreu em razão da ausência de um bastante representante do clube. 

Teria, Nobre viajado? Cícero passou mal? Mattos foi ao banheiro? Impossível que, dos três, ninguém pode se encontrar com o sr. Luis Valdívia.

 Isso, para mim, tem um cheiro acre de desprezo e desinteresse pela manutenção do jogador, mas, tomara, tenha sido, apenas uma estratégia de negócio! Ainda assim estaria, completamente, errada a medida!

O quadro deste momento, estampa essa pessimista, horrenda e desagradável paisagem!

COMENTE COMENTE COMENTE

ESTE OBSERVATÓRIO É LIVRE, INDEPENDENTE, DESCOMPROMISSADO E ABORDA O ASSUNTO QUE MELHOR LHE APROUVER!

Image result for observatorio 










Este Observatório foi concebido pelo amor extremo e incondicional que o velho jornalista que o produz devota ao Palmeiras, revoltado com o péssimo tratamento que a maioria absoluta de seus colegas de mídia dispensava -ainda dispensa- ao clube .

Aqui, tenham certeza absoluta, não existe interferência, manipulação ou influência, de quem quer que seja, em relação ao publicado, a não ser de minhas próprias convicções.

Nem, ao menos, a influência de minha velha mãe, lúcida e perfeita, graças a Deus, do alto de seus 90 anos completos e de sua palestrinidade resumida à convivência e solidariedade de quem, na maioria das vezes, dorme na poltrona, enquanto os filhos e netos, com a TV ligada, assistem aos jogos e torcem pelo Verdão.

Criticaram-nos, ontem, sob a alegação de que este Observatório aborda demais dois temas: Valdívia e Rede Globo, limitando-se isso.

Entretanto, pelo que eu tenho visto e notado, pouquíssimos blogs abordam os temas que temos colocado em pauta neste espaço. A maioria não se atreve, porque não tem coragem, não tem topete, e, tampouco, quer se arriscar.

Na realidade, abordamos, também, outros assuntos tabu, que colidem com os ideais dessas pessoas e confrontam suas linhas político-partidárias no clube. 

Fique claro que este OAV, a exemplo de vários outros blogs que, ainda bem, existem,  não é um blog político e nem está alinhado a nenhuma corrente que postula cargos eletivos ou tem ambições políticas na SE Palmeiras.

Noto que a maioria dos responsáveis por esses espaços cibernéticos, simplesmente, omite o que não lhes interessa em suas publicações em consonância com as suas ambições pessoais, colocadas sempre acima do que vem ao encontro das necessidades do Palmeiras. 

Quando têm os interesses contrariados, chegam ao cúmulo de censurar os comentários dos debatedores por mais corretos, educados, sensatos e construtivos que sejam. 

 Na verdade, modéstia à parte, este OAV é diferenciado!

Além de não censurar os leitores e colaboradores, aborda e pode abordar tudo, dos erros, acertos e contradições da Mancha aos erros, acertos e contradições de Nobre, com respeito (quando merecem) com grandeza, com independência e sem ter o rabo preso com ninguém.

Tenho registrado no espaço reservado aos comentários dos bloguistas, algumas reclamações quanto ao teor do que temos divulgado. Há quem reclame que o OAV aborde, exageradamente e na maioria das vezes, problemas referentes a Valdívia e à Rede Globo!

Se mal pergunto, qual outro blog palmeirense, aborda, insistentemente, esses assuntos de transcedental importância? Falamos muito sobre Valdívia porque a mídia quer defenestrá-lo do Palmeiras. 

Falamos muito sobre a Globo, porque essa empresa tem assumido posições e tomado atitudes que colidem com os interesses do Verdão!

Por acaso alguém seria tão ingênuo a ponto de acreditar que um título, sobretudo no futebol de hoje, se ganha, exclusivamente, dentro de campo?

Não há, subliminarmente, embutido nessa expressão, a minha intenção de que o Palmeiras aja com deslealdade, que promova a concorrência desleal, a compra de resultados, a cooptação de árbitros e bandeirinhas, a pressão sobre os tribunais, ou o aliciamento de jogadores...

Da mesma forma também não desejo, nunca, que o meu time promova o uso de fatores externos (até políticos) visando à conquista de campeonatos! Que graça ou sentido teria torcer por uma facção clubística que promovesse essas bandalheiras?

Pensasse, eu, ao menos, dessa maneira, -se só pensasse, repito-, seria indigno de ser filho de quem eu sou, e de integrar a família da qual procedo! Graças a Deus.

E, no entanto, sei que os nossos adversários têm mostrado através dos anos que não têm nenhum pejo ou hesitação em fazer uso desses fatores!

Há quantos anos, sob a cafageste alegação de esperteza e com a cúmplice vênia da mídia, que compactua e avaliza o comportamento bandido de tantas diretorias tricolores proclamando-as mais espertas do que as nossas, os bambis aliciam os jogadores do Palmeiras?

Lembram-se de Ilsinho? O que dizer de Kardec e Wesley? E o que estaríamos, nós, dizendo a esta altura se Nobre não houvesse aberto os olhos e acertado um contrato antecipado com Gabriel de Jesus?

A grande pergunta é se esse aliciamento envolve, apenas e tão somente, contratar os jogadores do Palmeiras? Afinal, perdemos tanto, todos os anos, coincidentemente, dessa gente, não é verdade?

Ou não está mais na cara do que bigode a ingerência, que se transformou em dominação, do Cu-ríntia, explodindo o Clube dos 13, sob a égide, proteção e patrocínio de Lula, o presidente, de fato, deste país!

O que desejamos é que o Palmeiras saiba se defender dessas maquinações e fique agindo como o bobo da corte, sendo prejudicado, mas sempre legitimando os títulos alheios com a conivência de seu silêncio!

Alguns blogs que, normalmente, divulgam as nossas matérias, omitem certos textos por medo ou por pura conveniência. 

Felizmente, enquanto jornalista, jamais fui omisso ou tive medo, malgrado dois ou três processos daqueles que tinham interesse em me intimidar e suprimir as minhas ideias. Quem nunca foi processado, certamente não está exercendo, de fato, uma função jornalística!

Se bato na tecla em relação a Valdívia é porque, além de ser um c-r-a-q-u-e, é um jogador que mostrou atitude, raça, dedicação e amor ao clube, toda a vez que foi à luta vestindo a nossa camisa.

Foi com ele em campo, sempre comandando o time e atuando, sempre,  de forma desequilibrante que conseguimos ganhar os nossos últimos títulos. Sem ele, não ganhamos nada e nem teríamos ganho. Sem ele não teríamos escapado do descenso em 2015. É mole, ou querem mais?

Quem acha que o Mago não é craque e espalha a aleivosia é a turma da Mancha que odeia o jogador, a quem já agrediu, covardemente, em magote, no aeroporto de Buenos Aires e a mídia gambambi que só admite e fala que um jogador do Palmeiras é craque quando ele deixa o clube ou quando pendura as chuteiras.

Alex, que o Palmeiras vai homenagear (eu o considero craque, respeito, muito, mas não o homenagearia nunca, ainda vou falar sobre isso) é um dos grandes exemplos.

Mesmo melhor do que seu contemporâneo e coestaduano Ricardinho, que jogou no Cu-ríntia, nos bambis e no Santos, a mídia, que não tinha como desvalorizar Alex pelo que fazia em campo, usou dois estratagemas: 

o primeiro foi o de apelidar o jogador de Alexotan, em referência a um remédio para dormir chamado Lexotan, afirmando que Alex era lento e que dormia em campo.

O segundo foi o de o comparar a Ricardinho, que jogava no Cu-rintia, afirmando, constantemente, que esse jogador era muito melhor que Alex.

 Não era, nunca foi! E, no entanto, ficou como se fosse, até que Alex deixou o Verdão!

Quando Alex transferiu-se para o exterior e deixou de ser jogador do Palmeiras, a mídia, como que por encanto, passou a reconhecer que Alex era melhor que Ricardinho e até criticou Felipão por não levá-lo à Copa do Japão e da Coréia.

Tudo isso eu tive a oportunidade de acompanhar, bem de perto, como testemunha ocular, e auditiva!

Tudo o que estou afirmando é a mais pura expressão da verdade, ressalvados alguns pouquíssimos cronistas de caráter que tiveram a hombridade de não agir dessa forma parcial, injusta e bandida!

Será que é preciso que eu justifique porquê batemos tanto na Globo? Por acaso existe algum palmeirense otário que justifique a indignidade e a falta total de isonomia global em relação ao clube? É possível pois, nos tempos que vivemos,  boa parte da população é massa de manobra.

Da mesma forma, não imaginem que somos otários ou presunçosos e que achamos que nossas críticas vão demover a RGT de sua política predadora e destrutiva em relação ao Palmeiras.

Sabemos que ela é decorrente, em boa parte, da inércia e da incapacidade dos deficientes mentais, pilotos de teco teco dirigindo uma Chalenger, que foram tantos presidentes que passaram pelo Palmeiras de uns tempos a esta parte.

Uma pulga não destrói um animal, mas é capaz de fazê-lo sofrer. Enquanto a RGT não tratar o Palmeiras na dimensão de sua grandeza, seremos essa pulga a atazanar a vida dos poderosos que comandam essa poderosa empresa de comunicação!

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS ULTRAPASSA A MARCA DE 100 MIL SÓCIOS, MAS A REDE GLOBO INSISTE EM IGNORAR A GRANDEZA DO PALMEIRAS!


Image result for marcelo campos pinto e lula
Ele e a Globo, respeitarão, agora, a grandeza do Palmeiras?
O cu-rintiano barbudo vai permitir? 


O Palmeiras já ultrapassa a marca dos 100.000 sócios! É o segundo clube brasileiro a atingir a estratosférica marca.

Marcelo Campos Pinto, o todo-poderoso dirigente global, aquele que paga mais ao Cu-rintia e aos Bambis pelo direito de arena e não quer os jogos do Verdão exibidos na grade da TV aberta, deve estar sabendo, agora, porque eu o nomino, há tempos, um "apedêuto" em futebol paulista.

Suas deliberações em termos de destinação de quotas, exibição de jogos ao vivo e outras medidas tem sido ridículas e risíveis, próprias de quem não sabe o que está fazendo.

Esse provecto senhor (pela idade e pelo cargo que exerce já deveria ter aprendido) nem tem conhecimento de que o Palmeiras disputa com o Curintia quem tem a maior torcida no interior paulista, e, disparadamente tem um público muito maior que o São Paulo, o Santos ou qualquer outro clube.

Nos estados limitrofes, que sofrem a influência paulista, como o sul de Minas, os dois Mato-Grossos, Goiás, o Paraná e parte ponderável de Santa Catarina a predominância palmeirense é notória.

Se tudo isso, per si, é insuficiente e não basta para convencê-lo da verdade, cabe uma pergunta:

Teria ele, tomado conhecimento que o site de busca do "Google" constatou que, em pleno Rio de Janeiro, terra de Campos Pinto, o Palmeiras só é superado em acessos na Web por Flamengo e Vasco?

Será que ele sabe que o Palmeiras supera, com folga, Flu, Botafogo, Curíntia, Bambis ou qualquer outro? 

Afinal, deu no "Globo", jornal da empresa a que Marcelo serve, na qualidade de importante executivo. 

Tem conhecimento o Sr. Pinto (pelo sobrenome os sãopaulinos não o perdem) que o Palmeiras tem um volume de vendas de material esportivo superior aos seus concorrentes?

Se todos os argumentos apresentados, são, ainda, insuficientes, há outro, irrefutável; a imensa popularidade e prestígio do Verdão em qualquer estado do Brasil em que o time se exiba.

As câmeras da Globo são as maiores testemunhas de que o Palmeiras mobiliza e arrasta grandes multidões aos aeroportos, hotéis, campos de treino e estádios, onde quer que o clube se apresente no Brasil e no exterior.

Se, apesar de tudo isso, persistir o teimoso e (às vezes penso) conveniente ceticismo de Campos Pinto em relação ao formidável potencial palmeirense, há um repto final do qual ele não poderá se livrar ou ignorar pois correrá o risco de ser chamado de burro.

Como renegar a importância de um clube que consegue amealhar a invejável soma de 100 mil associados? 

Imagino que a cifra recorde de sócios cooptada pelo Palmeiras através do programa Avanti, seja a prova definitiva da grandeza do Verdão.

Prova, não, evidentemente, para nós, palmeirenses, que conhecemos o potencial deste gigante que, sob Nobre, desperta de um longo sono letárgico, mas para aqueles para os quais, por soberba, por inércia, por preguiça, inação ou coisa assim o Palmeiras deixou de divulgar ou de ensinar a sua história.

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV

Ontem, no Jornal da Globo, o narrador Luiz Roberto abordou um tema interessante, enfocando a situação de aperto dos clubes brasileiros que contrataram estrangeiros mediante pagamento em dólar.

O tema era pertinente, mas logo derivou para a situação de aperto que os clubes estão passando em face da crise econômica atual. 

Ele só não disse -a Globo não vai dizer, nunca- que tudo o que estamos vivenciando decorre da roubalheira desenfreada que tomou conta do país e da realização intempestiva da Copa do Mundo de 2104 que Lula só encampou e assumiu para servir de pano de fundo à criminosa doação de um estádio ao Curintia. 

Por que só em São Paulo um estádio construido especialmente para a Copa e usando dinheiro público foi destinado, sem licitação, a um clube de futebol?


Depois, en-passant, Luiz Roberto mencionou a situação dos clubes do Rio através de comentários tipo água de flor, isto é, sem nenhum teor crítico, como sempre consta no script global. 

Luís Roberto (que sempre foi um profissional conveniente, "politicamente correto", nota zero como homem de opinião) não dirigiu qualquer crítica ou reparo aos times cariocas, passando, em seguida a discorrer,  com as mesmas ênfase e atitude,  em relação ao futebol mineiro.

Em seguida abordou o futebol paulista, falando das dificuldades do Santos, mas sob um prisma otimismo sob a alegação de que o Santos sabe fazer uso da base, sem mencionar -jamais- absolutamente, nada, sobre a crise político-financeira que está acabando com o clube.

Quando começou a falar sobre Cu-rintia e Bambis, tirei a atenção do comentário, pois (como é de seu hábito e feitio) ele não emitiu uma única sílaba para abordar a baita crise pela qual passa o SPFC, certamente seu clube de coração.

A respeito do Palmeiras, cuja torcida vive um momento de grande euforia, que ultrapassou a cifra dos 100 mil sócios, que está com os salários e os direitos de imagem do elenco, rigorosamente, em dia, que não vive nenhuma crise financeira e que é um exemplo para a maioria dos clubes brasileiros, ele, sequer, mencionou uma única sílaba após o ensacamento de linguiça midiática com que nos brindou".

Além da falta de profissionalismo, falta de consideração para com a segunda maior torcida de São Paulo. Ou ele supõe que o Palmeiras ainda esteja na segunda divisão?

A Globo perde tempo em colocar no Jornal profissionais como Luiz Roberto, que, embora um bom narrador, do ponto de vista opinativo não passa de mero "café com leite".

Melhor, no ar, a notícia ou a opinião do âncora do jornal, do que a perda de tempo com profissionais desprovidos ou destituídos de força de opinião! (AD)