Observatório Alviverde

03/09/2012

O EMPATE CONTRA O GRÊMIO NOS CONCEDEU PEQUENAS VANTAGENS E GRANDES DESVANTAGENS! CHEGA DE EMPATES!

 

O CU-rintia, que, teoricamente, disputava o mesmo segmento de campeonato que o Palmeiras, ganhou ontem do líder, o Galo Mineiro e deslanchou.

Com o triunfo, subiu um degrau importante na tábua de classificação e já luta por objetivos de maior estofo e importância.

Pode-se dizer, agora, que a galinhada está fora de qualquer ameaça prática de rebaixamento, se é que um dia, mesmo na época em que seguravam a lanterna, poder-se-ia dizer que estiveram ameaçados.

Se os adversários bobearem eles irão, fatalmente, para o pelotão de elite em mais quatro ou cinco rodadas.

Pelo time que têm, o mais regular e vencedor do futebol brasileiro há um bom tempo, não há como duvidar disso.

@@

Odeio ter de falar nos adversários, mas tenho de fazê-lo para mostrar certos aspectos do futebol que a mídia, de um modo geral, das duas, uma: ou não tem “feeling” para observar ou considera casos de somenos importância.

O Palmeiras, historicamente, está sempre por trás das melhores conquistas de nossos adversários.

Se o Palmeiras houvesse conservado Telê Santana após a perda daquele campeonato em que Vicente Mateus adiou a decisão, o fenômeno do crescimento dos bambis dificilmente se concretizaria.

Se Leão, ele mesmo, não houvesse desprezado Zetti, os bambis jamais teriam encontrado um goleiro de sua capacidade, talvez o melhor da época e teriam um time mais vulnerável, sem tanta a força defensiva que os levou ao título mundial.

Se Leão, sempre ele, não houvesse trocado Neto por Ribamar o CU-rintia dificilmente teria sido campeão brasileiro.

Em proporção figurada, o time deles da década de 90 estava para Neto, assim como o Palmeiras de 2012 está para Marcos Assunção. A bola parada de Neto que Leão subvalorizou, os conduziu aos títulos.

Eu só não entendo uma coisa.

Como, após todas essas situações e outras semelhantes em que sempre prevaleceram o orgulho, o amor próprio, a prepotência e a imposição de autoridade coercitiva por parte desse treinador, quantas e tantas vezes ele dirigiu o Palmeiras sem jamais ter conquistado algo significativo à frente do Verdão.

Leão, na qualidade de técnico, foi sempre a antítese do que foi como jogador e não deixou saudades.

@@

O bom time que o CU-rintia tem hoje também tem, por incrível que pareça, as digitais de nossa diretoria.

Aliás quando vi a galinhada ganhando o último Brasileiro e a Libertadores e quando vejo, hoje, o time deles ganhando sempre, sinto muita raiva (no sentido esportivo da palavra) de Palaia

Esse nosso cartola, irmão-siamês de Leão em filosofia gestos e atitudes, deu Tite de presente ao nosso maior adversário.

Tá certo que Tite não foi para o CU-ríntia de imediato, mas como estava em disponibilidade foi contratado para o lugar de Mano Menezes, que assumia a Seleção.

Quem não se lembra do total desprezo e desrespeito de Palaia a Tite, quando, após um jogo em Recife, foi aos microfones mandando Tite calar a boca e detonando, varzeanamente, como era de seu feitio, mais uma crise no castigado futebol palmeirense!

Na verdade, Palaia agia mancomunado com o veterano Edmundo, que Tite, aos poucos, estava afastando do time por deficiência física.

A nossa dupla dinâmica, antecipando-se à uma dispensa que parecia inevitável e derrubou, antes, o treinador.

Palaia e, lamentavelmente, o Palmeiras, perderam o bonde da história e o clube não pode contar com o trabalho sério e competente de um dos melhores treinadores brasileiros da atualidade, quer a “turma do contra” queira ou não, admita ou não.

Houve até a “missa encomendada” dos paus mandados de nossa torcida paulistana que tiveram o requinte, a mando, se sabe bem de quem, de ir ao aeroporto de Cumbica atirar ovos contra Tite, a fim de que, pressionado, ele pedisse demissão imediatamente.

Esse foi um episódio negro na vida do Palmeiras sobre o qual ninguém fala, que culminou com a dispensa de um treinador honesto, sério, carismático e que queria apenas o bem do clube, trabalhar e mostrar o seu valor.

O castigo de Palaia e, por extensão, o nosso, é ter de assistir, impávidos, as alegrias e conquistas de nosso maior adversário, em contraste com as nossas constantes tristezas e fracassos.

Ah, eu esquecia de dizer que Mustafá Contoursi concedeu um título mundial ao CU-ríntia, abrindo mão da vaga do Palmeiras (vendendo ou cedendo? Cedendo ou vendendo?) a nossa participação na competição conquista dentro de campo.

Vejam lá se o Vasco fez o mesmo em relação ao Flamengo.

Como é que um presidente capaz de uma “proeza” como essa, de ter feito o maior gol contra da história do Palmeiras, pode continuar querendo mandar, dar todas as cartas políticas no clube e fazer todos os presidentes?

@@@@@@@@@@@@@@@

VAMOS ANALISAR, AGORA, O NOSSO SEGMENTO DE CAMPEONATO PARA QUE POSSAMOS AFERIR SE O EMPATE CONTRA O GRÊMIO NOS TROUXE ALGUM TIPO DE VANTAGEM, NA CONFRONTAÇÃO COM OS NOSSOS CONCORRENTES.

@@

DESVANTAGEM

No plano geral o 0 x 0 contra o Grêmio tirou-nos da condição de primeiro entre os quatro do corredor da morte, colocando-nos em segundo, mantendo o nosso número inexpressivo de vitórias, 4, que é o primeiro critério de desempate..

@@

CONTRA O ATLÉTICO GO: VANTAGEM

Por pontos ganhos, dividíamos a posição com o Atlético GO, 16,  e os superávamos nos demais critérios.                 O empate contra o Grêmio nos colocou um pouco à frente do Dragão.                                                                   Estamos com 17 pontos, um a mais do que eles que têm 16.  O Palmeiras tem 4 vitórias e eles, 3.              Aumentamos o saldo de gols em relação aos goianos.

@@

CONTRA O SPORT: DESVANTAGEM

Também por pontos ganhos dividíamos a posição com o Sport que, ao vencer o Santos, passou para 19, estabelecendo uma diferença de dois pontos sobre o Verdão. O Sport igualou-se ao Palmeiras em número de vitórias, mas continua perdendo nos demais critérios.

@@

CONTRA O CRICIÚMA: NEM VANTAGEM, NEM DESVANTAGEM

O Criciúma, que empatou em casa com o Flua, subiu de 14 para 15 pontos e continua a 3 pontos o Palmeiras, com 3 vitórias.

@@

CONTRA O BAHIA: A MAIOR DESVANTAGEM

O Bahia, ao vencer os bambis, subiu de 20 para 23 pontos, com 5 vitórias e começa a se desgarrar do pelotão traseiro. traseiro.  Aumentou para 6 a diferença de pontos em relação ao Palmeiras, que era de 4 pontos.e isso não foi nada bom. O Palmeiras precisará vencer dois jogos para alcançar o tricolor baiano, ao mesmo tempo em que tem de torcer por dois tropeços dele  É difícil.

@@

CONTRA O CORITIBA, VANTAGEM

Em relação ao Curitiba que perdeu para o Bota, o Palmeiras ganhou um ponto e a diferença, que era de 6 pontos, caiu para 5.  Só que o time paranaense já tem 6 vitórias no cartel, o que representa um trunfo de grande importância na eventualidade de empates.

@@

CONTRA A PORTUGUESA: VANTAGEM

A Lusa perdeu para o Vasco, continua com 25 pontos e o Palmeiras diminui a diferença, que era de 9. para 8 pontos. O Palmeiras vai precisar ganhar 3 jogos, sem que a Portuguesa pontue, para poder alcança-lá.  A  exemplo o Coritiba a Portuguesa também tem 6 vitórias até agora,

@@

OUTRAS VANTAGENS:

CONTRA O SANTOS: VANTAGEM : A DIFERENÇA DE 10 CAIU PARA 9 PONTOS.

CONTRA O FLAMENGO, A DIFERENÇA, QUE ERA DE 11  CAIU PARA 10 PONTOS.

CONTRA O NÁUTICO, A DIFERENÇA QUE ERA DE 11, PASSOU PARA 10.

@@

A CONCLUSÃO A QUE SE CHEGA É QUE O PALMEIRAS PRECISA COMEÇAR A GANHAR PORQUE OS EMPATES EM COMPETIÇÕES DE TRÊS PONTOS SÃO, VIA DE REGRA, RESULTADOS CATASTRÓFICOS

A SÉRIE INFINDÁVEL DE EMPATES EM 2011 QUASE NOS LEVOU AO DESCENSO.

A DIFERENÇA É QUE, ESTE ANO, NEM EMPATAR ESTAMOS CONSEGUINDO E, POR ISSO, A SITUAÇÃO VAI SE TORNANDO DIFÍCIL EM FACE DOS RESULTADOS DAS.EQUIPES QUE ESTÃO NO REBOLO, A MAIORIA EM CURVA ASCENDENTE.

@@

LEIAM NO SITE INFOBOLA DE TRISTÃO GARCIA A DELICADA SITUAÇÃO, HOJE, DAS EQUIPES ENVOLVIDAS NA LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO NESTE BRASILEIRÃO, O PALMEIRAS, INCLUSIVE.:

 http://www.infobola.com.br/

Não se assustem com o exagero dos números porque essa é a situação que se verifica hoje.

A partir do momento em que o Palmeiras vencer e os concorrentes diretos vierem a perder, esse número se modifica, às vezes radicalmente.

É por isso que precisamos apoiar a equipe e lotar o estádio em cada jogo disputado.

Essa mobilização tem de ser feita a partir da flexibilização e redução do preço dos ingressos, a fim de que a torcida compareça, apóie e incentive a equipe e pressione os adversários.

Quinta feira vamos enfrentar o Sport e esse é um jogo de caráter decisivo, daqueles que se chama de jogo de seis pontos, sobre o qual vamos falar esta semana.

Embora otimista, ando muito preocupado.

Os aspectos psicológicos começam a pesar sobre a equipe e esse fator é que pode decidir contra a gente.

Ademais o nosso time, sempre condicionado a jogar atrás, retrancado, marcando e guarnecendo a defesa para não levar gols, tem pouco poder ofensivo e não está acostumado a fazer gols.

Como ainda não existe a vitória sem gols temos de torcer para que o nosso ataque, mesmo sem o categorizado Barcos, possa pontuar com o rompedor Obina.

Aliás, existe, sim, vitória sem gols.

Quando se joga o torneio início.

Em mata-matas e torneios-inicios, Felipão é o bicho!

COMENTE COMENTE COMENTE