Observatório Alviverde

03/01/2021

QUAL O MELHOR TIME POSSÍVEL PARA O VERDÃO ENCARAR O DEPOIS DE AMANHÃ EM BUENOS AIRES?

  

Quero aproveitar a excelente performance do Nei em seu comentário de ontem e inspirar-me nela para propor a postagem de hoje. 

Assim poderemos discutir a escalação do time do Palmeiras para o primeiro jogo das semifinais da Libertadores terça-feira, depois de amanhã, dia 05 de janeiro em Buenos Aires contra o River Plate.

Nei

Excelente o "seu" time com Menino, na lateral direita mas, em meu entendimento, com Rocha -muito mais experiente e conhecedor da posição-, seria melhor.

Nessa eventualidade Menino teria de brigar por uma posição no meio de campo ou teria de ir para o banco. 

De qualquer forma fique bem claro que apesar de minha franca preferência pelo experiente Rocha, se Menino for escalado com lateral, não me desagrada e tem todo o meu apoio.

Respeito, Ney, muitíssimo o seu ponto de vista, mas é preciso "dar um stop" nessa imagem criada e lamentavelmente cultivada pelo exagerado Facincani de que Rocha é nulo e que se trata de um outro Lucas Lima. A atuação espetacular de Rocha contra o América Mineiro revela a capacidade desse atleta e confirma, plenamente, o nosso parecer.

Aliás, nenhum treinador que passou pelo Palmeiras nos últimos tempos deixou de escalar Rocha como titular e ele, em 90% dos jogos, sempre foi bem e correspondeu, ao menos em meus critérios de análise.
 
Falhar, de vez em quando ele falha, assim como todos falham, ao que se acrescenta a falta de estatura de Rocha para a disputa das bolas alçadas à área em que, é lógico, ele vai perder a maioria dos lances.

Porém, fosse a falta de altura um defeito incontornável, a imensa legião de laterais baixotes geniais que existiu e existe no Brasil jamais teria existido e sobrevivido.  

O que tem de ser feito nas bolas alçadas (digo nas esperadas, tipo córneres e faltas) é a transferência de Rocha para a frente da área para o primeiro combate e para a saída de bola rápida e possíveis puxadas de contra-ataques, indo um jogador mais alto para a sua posição defensiva até a definição das jogadas, nada mais que isso!

Em relação a Willian reconheço que a fase não é boa e o faria retornar ao banco para ver se ele volta a se inspirar e venha a fazer mais gols entrando com o jogo em andamento.

Willian, tecnicamente acima da média e psicologicamente acima da maioria tem estado
ultimamente -reconheço- pouco inspirado, mas é um jogador importante no grupo, sobretudo por sua grande influência e liderança junto aos mais novos. 

Definitivamente, Willian é uma liderança útil e positiva que tem de -sem a menor dúvida-, ser prestigiada. Se é para reformar ou não o contrato dele é discutível, mas daqui até lá não nos custa nada dar força a um atleta de ótimo potencial que passa por uma fase menos auspiciosa.

Em vez de arrasá-lo, proponho "abraçá-lo" nesta reta final das competições. Quem sabe assim ele se reabilita e volta a ser o mesmo jogador decisivo de tantas competições, de tantos clássicos e de tantos campeonatos!

Em relação ao Veron esse jovem jogador não rendeu no time principal sequer 40% do que sabe e pode, ao menos até agora. 

Tenho, mais do que esperança, a plena convicção de que ele vai explodir a qualquer momento e se transformar num dos melhores atacantes do país, porque potencial eu sei, você sabe e todos nós sabemos, ele tem. 

Infelizmente Veron tem sido usado para atuar na marcação o tempo todo, até como homem de primeiro combate quando se sabe que não se pode exigir que um jogador da sua estirpe seja um radical defensor preocupado em marcar os adversários quando os adversários é que teriam de se preocupar em marcá-lo. 

O meu time preferido para amanhã é parecido com aquele sugerido pelo Ney, assim:

Weverton, 

Marcos Rocha, Luan, Gomes e Viña

Patrick (Menino) , Danilo, *Zé Rafael (Menino) e Scarpa.

Roni e Luís Adriano

* Entendo que Zé Rafael é titular absoluto, mas ainda não se sabe se poderá jogar. 

COMENTE COMENTE COMENTE