Observatório Alviverde

25/04/2021

PALMEIRAS PERDE PARA O MIRASSOL E FICA MAIS LONGE DAS FINAIS DO PAULISTA/21

COMENTÁRIO DO INTERVALO DO JOGO: 

Com um grupo de jovens jogadores que pode ser considerado o time C, o Palmeiras perdeu o primeiro tempo para o Mirassol por 0 x 1.

Mas poderia ter vencido até por 2 x 0, a considerar-se a falha clamorosa da defesa no gol sofrido, as chances desperdiçadas por seu ataque e e a grande performance do goleiro Muralha que empreendeu, ao menos, duas defesas milagrosas.

Independentemente do resultado adverso não vou criticar o técnico Abel Ferreira como fez o pessoal da Globo, porquanto sempre fui favorável ao aproveitamento dos garotos e quem quer bônus, tem de tolerar os ônus. 

A única coisa que pergunto é isto:

"Por que o Noriega antigo e autêntico fazedor de média criticou tanto Abel Ferreira, como nunca o vi criticar ninguém no esporte?"

"Teria sido por espírito de classe haja vista as fortes críticas do português aos profissionais da mídia, useiros e vezeiros em desvalorizar tudo o que diz respeito ao Palmeiras?

Vejo que o Palmeiras volta para o 2º tempo com Gabriel Silva no lugar de Bicalho e Gabriel Menino no lugar de Zé Rafael. Não me surpreendem as substituições mas a hora em que estão sendo processadas.

Interessante é que em outras vezes, mesmo com o time jogando mal, Abel não empreendeu alterações na volta para o 2º tempo e hoje que a garotada portou-se bem, mexeu no time justamente no intervalo.

Inferiorizado no marcador e considerando que precisaria virar o jogo, Abel errou rotundamente ao não retirar de campo o apenas esforçado centroavante Rafael Elias que deveria tentar se salvar na profissão buscando outra posição. Como centroavante, honestamente, não dá!

Errou novamente Abel Ferreira ao mantê-lo em campo, Abel esse que já houvera errado ao anunciar antes do jogo a escalação do improdutivo Rafael Elias no time principal. 

COMENTÁRIO ESCRITO AO FINAL DO JOGO:

Diferentemente do que disse o Noriega o Palmeiras apresentou melhoras no segundo tempo, faltando-lhe apenas um centroavante de maior qualidade que tivesse o cheiro de gol.

Como eu esperava a continuidade de Rafael Elias no comando do ataque, do início ao final do jogo, dificultou tudo para o Palmeiras, embora tenha sido na etapa complementar que o Palmeiras (contrariando o discurso de Nori) chegou mais, criou mais e só não virou o jogo pela esplêndida atuação do goleiro Muralha, disparadamente, o craque do jogo.

As críticas que faço a Abel (fique claro que não estou pedindo a cabeça do treinador) são várias. 

A primeira refere-se à teimosa manutenção de Rafael Elias que já provou não ter técnica e nível profissional suficiente para comandar o ataque de qualquer time do Palmeiras, ao menos até agora! Se ele melhorar serei o primeiro a reconhecer! 

A segunda diz respeito às dúvidas e à incerteza que demonstra em relação ao esquema tático do time. Hoje esperava-se o sistema de três zagueiros que, à última hora, foi colocado de lado.

A terceira, pontual, fala da bobagem que ele fez ao tirar Zé Rafael jogador experiente com capacidade de chegada, bom arremate à distância e que faria uma ótima dupla com Gabriel Menino, considerando-se que seu time perdia por 0 x 1.

Finalmente dois reparos: o primeiro em relação ao zagueiro Henri que tem sentido muito o peso da camisa palmeirense e que falhou nos dois gols do Mirassol. Demorou muito a ser substituído. 

O segundo reparo foi o de Abel ter permitido que Gabriel Menino voltasse a bater um pênalti, ele que tem se revelado muito fraco e falho na cobrança dos chamados "tiros de rigor"!  

De qualquer forma quero lhes dizer que ainda "não joguei a toalha" e espero que o Palmeiras venha a se classificar ainda que com a derrota deste domingo.

O Palmeiras volta a jogar pelo Paulista 5ª feira no Allianz contra a Inter de Limeira e cumprirá seu jogo número 9. Se perder estará, praticamente, com um pé fora da classificação.

Neste momento, Bragantino e Novorizontino (Concorrentes diretos do Palmeiras pela classificação) estão, respectivamente, com 21 e 17 pontos, enquanto o Palmeiras tem 12.

O Novorizontino jogará amanhã em Sorocaba contra o ameaçado São Bento e o Palmeiras terá de torcedor pela derrota do aurinegro. 

Os jogos da fase de classificação e cada um dos três clubes, para que vc faça as suas contas:

PALMEIRAS  

Ainda faz 4 jogos e pode chegar a 24 pontos.                                   Enfrenta a Inter no Allianz. Sto André no Canindé. Santos no Allianz e Ponte no Moisés Lucarelli.

BRAGANTIN0 

Ainda faz 2 jogos, pode chegar a 27 pontos                                   Joga contra o Santos em Bragança e o Botafogo em Ribeirão Preto.

NOVORIZONTINO 

Ainda faz 4 jogos e pode chegar a 29 pontos.                                                                                      Pega: S. Bento em Sorocaba, Guarani no Brinco, Botafogo em Novo Horizonte e  Curica em Sampa.

Sem querer ser pessimista, mas realista, considero extremamente difícil que o Palmeiras se classifique, até porque os clubes com os quais concorre já, a esta altura, não dependem senão de si para chegarem as finais do Paulista/21. 

Melhorariam as chances do Palmeiras se o Novorizontino perdesse para o São Bento amanhã em Sorocaba e se o Braga também perdesse para o Santos sábado que vem em Bragança.

COMENTE COMENTE COMENTE

 


 

ABEL FERREIRA VAI COLOCAR EM CAMPO UM TIME ESSENCIALMENTE ALTERNATIVO CONTRA O MIRASSOL!

 Há vários aspectos interessantes cercando o Palmeiras x Mirassol das 20 Hs de hoje no Allianz.

O primeiro deles é o fato de o Mirassol, com 11 pontos, ser o líder do Grupo D, o grupo do Santos. 

O principal, porém, refere-se ao fato de o treinador do Mirassol, Eduardo Baptista, jamais ter perdido no Allianz desde que foi técnico do Palmeiras aos dias de hoje, ainda que dirigindo o Sport, a Ponte Preta ou o Fluminense.

Quando foi dispensado do Verdão, houvera estado dez vezes à frente da equipe no Allianz sem ser derrotado, com oito vitórias e dois empates.

Então o jogo desta noite trás ao elenco do Palmeiras essa primeira motivação de derrotar um treinador que nunca perdeu dentro do Allianz, mas não para por aí.

Já há alguns anos o Mirassol tem se tornando um adversário problemático e difícil para o Palmeiras ainda que o alviverde tenha vencido a maioria dos jogos realizados. 

A maior goleada que o Palmeiras recebeu de um clube pequeno em toda a história foi justamente do Mirassol  que goleou o Verdão por 6 x 2 no ano de 2013.

Fosse em anos mais remotos e o Palmeiras se interessaria  em aplicar uma "vendetta", isto é, uma vingança e tentaria impor uma goleada ao menos igual ao adversário.

Sou convicto, porém,  de que isso sequer seja cogitado ou passe pela cabeça dos jogadores palmeirenses. A maioria, aliás, certamente nem sabe que o fato aconteceu e vida que segue! 

Só que quem deveria lembrar os jogadores, sobretudo os mais novos, do acontecido e colocar pilha em todos eles deveriam ser as sucessivas diretorias que passaram pelo clube nos últimos oito anos mas essa gente é insensível e não está nem aí para a torcida.

Outro aspecto importante referente ao jogo de hoje é o fato de o Palmeiras entrar em campo com um time quase júnior e montado no esquema dos três zagueiros.

Os titulares palmeirenses (time e banco) estarão apenas assistindo ao jogo, de olho no confronto muito mais importante a ser travado pela Libertadores terça-feira, 27 de abril às 21,30 no Allianz contra o Independiente del Valle do Equador, já com arbitragem chilena definida de Roberto Tobar.

Para o jogo desta noite contra o Mirassol o mais provável time palmeirense deve ser este:

PALMEIRAS: Vinicius Silvestre; Vanderlan, Henri e Alan Empereur; Gustavo Garcia, Pedro Bicalho, Fabinho, Zé Rafael e Lucas Esteves; Giovani e Rafael Elias. Técnico: Abel Ferreira.

Você prefere, hoje, o Palmeiras da base ou apreciaria se Abel escalasse um time misto com vários titulares?

Uma derrota palmeirense pode complicar bastante a classificação da equipe sobretudo se o Novorizontino derrotar o São Bento em Sorocaba terça-feira às 21,30 H.

COMENTE COMENTE COMENTE