Observatório Alviverde

07/05/2015

SEGUNDA-FEIRA, VAI FALTAR UM CORONEL NO TRIBUNAL!

 O DONO DA ARBITRAGEM
 Resultado de imagem para coronel marinho 
Cel. Marinho, sãopaulino, foi cruel com o Palmeiras!

A FPF anuncia para segunda-feira a reunião do TJD para condenar, digo, julgar, Dudu, Valdívia, Vitor Ramos e, enfim, o próprio Palmeiras.

Será uma sessão especialíssima pois despertará os instintos revanchistas dos antipalmeirenses, do colendo e da mídia, a esmagadora maioria.

Da mesma forma, vai fazer rir, de orelha a orelha, noventa por cento dos jornalistas. 

A maioria deles que já age, despudoradamente, exercendo o costumeiro tráfico de influência, que visa a fazer a cabeça dos julgadores, colimando punições pesadas aos atletas e ao próprio clube.

Como se percebe, é recorrente, jornalistas existem que se arvoram em autênticos procuradores, trabalhando forte pela condenação dos palmeirenses e do próprio Palmeiras.

Como muitos deles gostam de dizer sarcasticamente, abertamente e sem o menor pundonor, se for para castigar, como dizem, "os porcos italianos" tudo pode e tudo vale, até transgredir os princípios de respeito e a ética que deveriam nortear a profissão.

Aquilo que disse, ontem, nosso amigo Marco, da entrevista do filho de Flávio Prado com Ceretta, através da Jovem Pan, representa a confirmação nua e crua de nossa constatação e de tudo o que afirmamos.

Em vez de limitar-se a perguntar, como exige o bom jornalismo, o jornalista em questão teceu comentários minimizando e justificando as imperdoáveis falhas, do soldado, digo, do árbitro comandado e dirigido pelo coronel sãopaulino.
 
Sobre esse rapaz vale dizer que eu tinha, dele, uma imagem muito positiva, por tudo o que pude acompanhar de suas participações como comentarista, na Rede de TV.

Aliás, do ponto de vista artístico, o colocava como superior ao próprio pai, um meia-boca, um sãopaulino que deu certo, mas, apenas, em veículos de comunicação assumidamente sãopaulinos ou comandados por sãopaulinos.  

Como os maus exemplos são, na maioria das vezes, assumidos e absorvidos, o rapaz parece que resolveu seguir as pegadas tricolores de seu progenitor, incorrigivelmente faccioso.

Resumindo, noventa por cento dos profissionais da mídia paulistana, muito mais do que rindo de orelha a orelha, estão, todos, g-a-r-g-a-l-h-a-n-d-o.

E não conseguem parar de rir porque sabem que, ao contrário do que ocorre com os jogadores de nossos adversários, as penas a ser impostas aos palmeirenses, mesmo findo o Paulistão,  não serão resgatadas, como é recorrente, mediante cestas básicas ou doações financeiras a instituições de caridade e benemerência .

E não serão, mesmo, ainda que o Palmeiras contrate defendê-lo em todas essas causas, o melhor e mais famoso advogado da área esportiva do país, por exemplo, da estatura de um Valed Perry de minha época ou alguém, de notório saber, conhecimento e influência.  

As causas a serem julgadas na segunda-feira, são, em meu entendimento, literalmente, perdidas!

O que se sente, constata, ouve, lê e  vê, no horizonte esportivo, é, simplesmente, "o prenúncio de penas, (pesadas), previamente anunciadas!

Arrisco-me, porém, a antecipar que a pena de Vitor Ramos será mínima, com tendência à absolvição... 

Servirá, claro, como um anteparo para que o tribunal carregue sobre Valdívia e, principalmente, sobre Dudu.

A pena do clube, por atraso, será a multa de praxe e de lei, mas, preparem-se, porque as penas sobre Valdívia e, principalmente, Dudu, serão draconianas, sem que importam as atenuantes. Quem viver, verá e, mais que isto, constatará!

Eu teria vergonha, enquanto ser humano, de participar desse massacre judicial que se desenha! 

Faço ideia do que fariam determinados jornalistas, se, influentes ou partícipes em julgamentos que envolvessem aspectos políticos importantes ou vidas humanas... Do que não seriam capazes...

Dudu, expulso de campo por ato de agressão reflexo e contido,  -leve empurrão dorsal em Ceretta-, em lance típico de reação à injusta perseguição que lhe moveu o árbitro, torcedor do Santos, está sendo colocado na berlinda, já tido e havido por alguns estúpidos da mídia, como uma espécie de bandidinho da profissão.  

Mas o leve empurrão em Ceretta, repito, atitude extrema de desespero de um jovem jogador, em face de uma injustiça sofrida, comparado ao empurrão raivoso, proposital e extremamente violento, de Emerson Sheik, ocorrido no jogo Curica x Rede Bull, sobre outro soldado, digo, árbitro Luiz Vanderlei Martinucho, não passou de mera carícia.

Martinucho, vítima de pesadíssima e insólita agressão, talvez borrando pelas pernas e abaixo, omitiu-se, completamente e não aplicou as leis do jogo, optando pelo silêncio, como se nada houvesse acontecido.

Certamente que por estar apitando diante da torcida mais feroz e agressiva do planeta, (sempre impune), em um estádio perigoso, desprovido de um necessário alambrado contentor, sua senhoria afinou, fez o jogo dos poderosos, e, convenientemente, sequer um cartão amarelo exibiu ao seu agressor que, se a lei do jogo fosse cumprida, teria de ser expulso e encaminhado ao tribunal.

Pergunto, agora, que atitude tomou o chefe dos árbitros, o coronel da bola, apedeuta completo em arbitragem (ao menos era, será que aprendeu?) em relação ao árbitro poltrão?

Nada, absolutamente, nada! Nadica de nada! Afinal o time do governo não foi prejudicado e isto é, o que mais importa.

E o TJD, que costuma enquadrar jogadores do Palmeiras até por simples entrevistas ou distraídas declarações de que forçariam ou forçaram um terceiro cartão, que providência tomou? 

Teriam, os doutos magistrados esportivos, indiciado Emerson Sheik pela agressão ao árbitro? Por que se omitiram, diante de fato público revestido de uma enorme gravidade. 

Aquela, sim, não a de Dudu, foi uma grande agressão! Mas, apenas Dudu será punido! Cadê o bom senso? A isonomia está em que lugar? Onde jaz a justiça?

Da mesma forma, teria, a mídia, ao menos, cobrado as providências cabíveis? E se fosse Valdívia ou qualquer jogador do Palmeiras que houvesse agido como Émerson Sheik, o que teria ocorrido?

Por que os jornalistas não cobram o tribunal em relação a esse escabroso e escandaloso fato, com a mesma ênfase com que está a cobrar uma severa punição ao jogador palmeirense?

É muita falta de brio, de caráter, de vergonha da parte da maioria dos profissionais, tanto e quanto de tudo o mais que existe em matéria de conduta e de decência profissionais...

Eu disse, na abertura deste post, que vai faltar um coronel no tribunal.E vai, mesmo!

O réu maior teria de ser ele, responsável direto e principal, causa das causas de toda a mixórdia que envolveu o futebol paulista na semana que passou.

Incompetente, tanto e quanto personalista, e autoritário, dois aspectos decorrentes, quem sabe, de sua formação de caserna, o Coronel Marinho, no mínimo, foi muito cruel com o Palmeiras.

Primeiro porque confirmou entre os árbitros cotados e relacionados para apitar a decisão o assumido santista, Sr. Ceretta de Lima, cuja escalação não deveria, sequer, ter sido cogitada.

No domingo anterior o tendencioso soprador de apito houvera brigado com vários atletas do Palmeiras ao final do jogo, mas, entre todos com os quais se indispôs, exigiu que o árbitro central citasse, nominalmente, em súmula, apenas e tão somente o nome de Valdívia.

Da mesma forma, o Coronel Marinho, ao indicar Cereta para o "sorteio" (HAHAHAHAHA) fez questão absoluta de desconsiderar os gravíssimos antecedentes desse árbitro, cujo histórico de prejuízos e depreciações ao Palmeiras foram amplamente divulgados pela mídia palestrina embora fossem, por demais, conhecidos.

Assim, ele entregou a importantíssima decisão do Paulistão a um árbitro faccioso, tendencioso, e, ao mesmo tempo, o mais fraco e insignificante entre os chamados "notáveis" do quadro de apitadores da FPF.

O irmão de PCO, muito melhor, tecnicamente, do que Ceretta, teria sido um mal menor. Muito menor! Marinho sabia disso!

SEGUNDA-FEIRA, VAI FALTAR UM CORONEL NO TRIBUNAL!

COMENTE COMENTE COMENTE