Observatório Alviverde

21/10/2010

COM MORAL E CONFIANÇA REDOBRADOS, O PALMEIRAS PARTE AGORA PARA CIMA DOS GAMBÁS

Se não vencêssemos, ontem, "La U", iríamos, domingo, enfrentar os gambás sem moral e confiança.

A vitória sem sobressaltos sobre time de Sucre por 3 x 1, eleva a auto-estima do elenco palmeirense,  um tanto ou quanto abalada após o inesperado empate contra o Ceará.

Quando vi Valdívia em campo, Rivaldo fora, substituído por  mais um atacante, Luan, e o melhor time possível escalado por Felipão, fiquei antecipadamente convencido de que a classificação era nossa.

Apesar da vitória e da classificação, muitos estão dizendo: "- O Palmeiras não ganhou de ninguém e esteve até ameaçado quando os bolivianos fizeram o primeiro gol", com o que eu não concordo.

O Palmeiras, longe de ser brilhante, jogou burocraticamente, simplesmente e para o gasto, construindo uma vitória tranquila e inquestionável dentro dos parâmetros que o torcedor consciente já esperava.

Aliás sabe muito mais o torcedor do que tantos que pregaram a inutilidade total da equipe boliviana, quando o próprio jogo em Sucre havia mostrado, semana passada, que as coisas não eram bem assim.

O jogo de ontem em Barueri ratificou a certeza de que o Universitário não era a carniça que tantos proclamavam, embora qualquer palmeirense estivesse convicto, antecipadamente, que, em circunstâncias normais o Verdão, desta feita,  não perderia o jogo nem a passagem para a próxima fase da Sul-Americana.

Em resumo, o time de Sucre não é um time espetacular, reconhecemos, mas está longe de ser medíocre. Inocente, talvez!

O Palmeiras teve imensas dificuldades para quebrar a linha de defesa boliviana, muito bem posicionada, atenta e resoluta.

Pelo chão, nem com Kléber, nem com Valdívia nem com ninguém que se aproximasse, muito menos com Luan, escalado de surpresa, conseguimos chegar.

Nossos gols e nossas melhores ações ofensivas surgiram de bolas alçadas, sempre pelo lado esquerdo com Gabriel Silva. Como o garoto melhorou nesse fundamento. Deu gosto de ver…

Foram as cabeçadas certeiras de Kléber e Luan em dois lances gêmeos que colocaram o Verdão à frente do marcador, abrindo-nos o caminho para a vitória.

Confesso que fiquei ressabiado quando sofremos o gol, tantas têm sido as nossas decepções, ultimamente.

Temos entregado jogos quase resolvidos, praticamente ganhos, deixando as vitórias  escorrerem por entre os dedos, mas hoje foi diferente.

Quando Marcos Assunção bateu sob medida aquela falta pela esquerda, acompanhei a trajetória sinuosa da bola com a convicção mental de que marcaríamos o gol. Não deu outra! Danilo marcou!

Excelente e oportuno o 3 x 1  de ontem, que cristalizou a nossa classificação para enfrentar o Galo Mineiro nas quartas-de-final, com a vantagem de jogarmos a primeira partida fora de casa, disputando a decisão em nossos pagos. Será um duelo de titãs.

O Atlético melhorou demais sob Dorival Júnior e dispõe de boas peças individuais, mormente no ataque, como Obina, Tardeli e Neto Berola que podem decretar a diferença logo no primeiro jogo. O Palmeiras que se cuide!

Digam, porém, todos,  o que disserem e o que queiram, mas a decisão em casa é uma tarefa um pouco menos difícil.e é aí que reside a maior vantagem do time de Scolari.

Felipão, ontem, provou duas coisas:
A primeira é a sua inquestionável vocação para se dar bem torneios eliminatórios.
A segunda é a sua defectível e arraigada teimosia.

Quando a torcida pedia a escalação de Lincoln ele disse a Murtosa, em alto e bom tom, para que, também, todos pudessem ouvir:
" Enquanto a "Turma do Amendoim" continuar pedindo o Lincoln, eu não o coloco para jogar".

De fato, só após a entrada de Diney no lugar de Kléber, nos longínquos 34 minutos do segundo tempo, que Scolari colocou Pierre no lugar de Assunção aos 41.

Quando o estádio todo, em uníssono coral  pediu Lincoln, Felipão surpreendeu de novo e colocou em campo apenas o jovem Patrik.

Valdívia, que, se esperava, jogasse um pouco menos e fosse poupado de boa parte do jogo, seguiu em campo até o fim e parece, definitivamente, ter  garantido presença  no "derby" de domingo no Pacaembu diante dos Gambás.

COMENTE SOBRE A VITÓRIA DO PALMEIRAS SOBRE O SUCRE E A CLASSIFICAÇÃO PARA A PRÓXIMA FAE DA SUL-AMERICANA.

DEPOIS DE TUDO, VOCÊ ACHA QUE TEMOS CONDIÇÕES DE VENCER O "DERBY"?