Observatório Alviverde

28/12/2017

ALGUMAS COISAS QUE ME IRRITAM MUITO EM RELAÇÃO AO PALMEIRAS!



Se o sub-20 do Palmeiras venceu o Paulistão/17 da categoria, por que não terá cacife para ganhar o título da Copa São Paulo de Juniores, cujo início está previsto para daqui a uma semana?

Sem qualquer exagero pode-se afirmar que o jovem time palmeirense está inserido entre os favoritos e, se não houver uma hecatombe, brigará pelo título.

Há de se considerar porém que este excelente time do verdinho tropeçou, amarelou e perdeu para os Bambis há bem poucos dias, na Copa Ipiranga realizada no Rio Grande do Sul.

Mesmo com o placar favorável e um homem a  mais em campo por largo tempo, o verdinho bobeou, permitiu a virada adversária e ficou, apenas, com o vice-campeonato.

Aliás quero dizer que os títulos de vice-campeão que o Palmeiras conquista irritam-me demais e muitos deles têm o amaríssimo sabor de derrota.

Infelizmente o Verdão, do time principal às categorias de base tem sido, através dos tempos, um campeão de vice-campeonatos. É preciso acabar com isso!

O Palmeiras disputará a fase classificatória da Copa São Paulo/18, inserido no Grupo 27 com sede em Taubaté.

Além do time da casa, enfrentará a Luverdense de Mato Grosso e o Moto Clube do Maranhão.

Estou ansioso que o Palmeiras conquiste esse título!

Não tanto pela conquista em si, mas porque não tolero mais ver e ouvir apresentadores televisivos parciais e desprovidos de caráter afirmarem de forma irônica todas as vezes - rigorosamente em todas- em que abordam temas da competição, "que o Palmeiras nunca venceu uma Copa São Paulo.

O que esses maus caracteres jamais citam (nenhum deles reconhece e aqui não há exceções) é que o Verdão, na qualidade de convidado, foi campeão da Super-Copa São Paulo de 1995 que reuniu todos os campeões da Copa até  então.

Que Copa São Paulo em toda a história teve grupos como estes?

Grupo A: Guarani, Corinthians, Fluminense e Internacional.
Grupo B: Palmeiras, Ponte Preta, Flamengo e Juventus.
Grupo C: São Paulo, Grêmio, Nacional e Marília.
Grupo D: Galo, Portuguesa, Botafogo RP e Santos.

Houvesse respeito da parte dos calhordas da mídia, autênticos torcedores de câmera e microfone, eles lavariam a boca e chamariam o Palmeiras de "Campeão dos Campeões".  

Ou estaria eu neste instante mentindo, distorcendo os fatos ou exagerando?

Afinal de contas o Palmeiras venceu a mais forte e a mais importante de todas as Copas São Paulo cujos grupos consistiam, apenas, de times que já haviam sido campeões de copas anteriormente realizadas, mas eles fingem que nada aconteceu.

Por que a mídia não diz que o Curica, os Bambis, o Santos, o Flamengo e todos os demais campeões, nenhum deles ganhou ainda uma Super-Copa São Paulo de Juniores?

En Passant: "Cadê o Departamento de Marketing do Palmeiras que nunca se interessou pelo tema e nunca divulgou isto"? 

A incompetência do setor de divulgação palmeirense e a escancarada má vontade midiática, são dois fatores importantíssimos relacionados à notória campanha de apequenamento do Palmeiras! Só não vê quem é cego ou quem finge não ver!

Notaram que neste ano que finda, o Vice-Campeonato Brasileiro não tem nenhum valor? Mas  não tem porque o vice-campeão foi o Palmeiras. Fosse outro clube o vice e haveria enaltecimentos e louvores a quem chegasse...

Perceberam que todas as vezes -rigorosamente todas- que os jornalistas falam que o Palmeiras foi vice-campeão ou que chegou em segundo lugar, eles dizem que o Verdão foi o time entre todos que mais gastou ou que gastou absurdos sem resultados práticos? 

Notaram que quando o Sportv ou qualquer canal reprisa jogos antigos nesta época do ano que a maioria exibida é aquela em o Palmeiras perdeu?  

Preferivelmente escolhem aqueles jogos em que a torcida mais sofreu. O Sportv reprisou, semana passada, aquele jogo em que o Vasco, perdendo por 0 x 3 para o Palmeiras, virou para 4 x 3.

Em relação ao curica e aos bambis coincidentemente só reprisam os jogos e decisões importantes vencidos por esses times ou aqueles em que is resultados lhes foram favoráveis, visando à formação de novos torcedores.

Mas onde está o marketing palmeirense que não reclama, não grita, não chia e nem procura os clientes palmeirenses que anunciam nesses canais para que ameacem tirar e -se necessário- até tirem as publicidades dessas emissoras? 

Estaria o marketing alviverde apenas no "come e dorme"?

COMENTE COMENTE COMENTE
     
Confira abaixo a tabela do Palmeiras na Copa SP:

02/01: Palmeiras x Luverdense, 21h30 (Sportv + ESPN Brasil)
05/01: Palmeiras x Moto Clube, 21h30 (Sportv)
08/01: Taubaté x Palmeiras,  20h00 (Sportv + ESPN Brasil)
 

VITOR HUGO, UM ZAGUEIRO QUE DEIXOU SAUDADES!


Quando o Palmeiras se desfez de Vitor Hugo, então o melhor zagueiro interior esquerdo do futebol brasileiro, houve palmeirense que vibrasse e aplaudisse a negociação.

Essa gente considerava o zagueiro que veio do América mineiro, o grande culpado por todos os problemas defensivos da equipe.

O fato, porém, é que conforme este blogueiro antecipou naquela época, a saída desse atleta desmontou, completamente, o sistema defensivo palmeirense que, a partir de sua saída, jamais foi o mesmo.

A partir da saída de VH a fragilidade tomou conta da defesa alviverde, principalmente do setor esquerdo, onde a ausência de um lateral eficiente comprometeu o trabalho de todo ano.

Vitor Hugo, tido, havido e considerado por muitos palmeirenses um jogador tosco, fraco e sem capacidade suficiente para vestir a camisa alviverde, foi crucificado, da mesma forma como ainda fazem com Thiago Santos e outros, simplesmente pelo fato de não jogarem bonito.

Para não ir tão longe em relação a essa mania da torcida em preterir jogadores, Márcio Araújo, sempre trabalhador e dedicado em campo, um autêntico operário da bola, tem de ser tomado como exemplo. 

Com o ônus de ter de fazer em campo, além de sua parte, também a de Marcos Assunção, ele acabou caindo em desgraça junto à torcida que nunca quis saber tomou conhecimento ou disto.

Foi assim que embora jogasse bonito e cobrasse faltas muito bem, Assunção estava envelhecido, já não corria e, sem mobilidade, ficava como estátua, parado, à espera da chegada da bola em seus pés.

Quando aquele fraquíssimo Palmeiras de Felipão ganhou a Copa do Brasil os méritos todos foram indevidamente transferidos para Assunção que só não renovou com o Verdão em decorrência do salário exagerado que exigiu e que muitos até defendiam que fosse pago.

Naquele mesmo ano, quando o Palmeiras, pela falta de paciência da diretoria em esperar que Scolari (que houvera ganho a Copa do Brasil) livrasse o time do rebaixamento contratou o "cabaçudo" e inexperiente Kleina e deu com os costados na segunda divisão, a conta todinha foi apresentada a Márcio Araújo que, no ano seguinte, foi- em média- o melhor jogador do Verdão na dura jornada de retorno à Série A, embora sempre tachado de grosso, de tosco e de incapacitado.

Na temporada seguinte Araújo, completamente sem ambiente, Araújo teve de ir embora e muitos de seus algozes até vibraram imaginando que seria o fim desse correto e esforçadíssimo atleta.

No entanto, o maranhense acabou sendo contratado pelo Flamengo onde foi titular até há poucos meses com todos os treinadores que passaram por aquele clube e mesmo quando esteve no banco foi escalado no decorrer dos jogos.

Hoje tentam fazer o mesmo com Thiago Santos, outro jogador daqueles a que se chama de operário pois joga com o time e para o time, sendo, estatisticamente, um dos jogadores palmeirenses que mais desarmam.

Voltando a Vitor Hugo, quem é que não sente saudades desse jogador? 

Quem pode esquecer o seu eficaz trabalho de cobertura do lado esquerdo da defesa palmeirense em que, com ele em campo, até o veterano Zé Roberto conseguia jogar com eficiência?

Como não lembrar sua eficiência no jogo aéreo defensivo e ofensivo e os seus inúmeros gols de cabeça nas bolas alçadas em cobranças de falta e, sobretudo, nos escanteios?

Como esquecer a pirueta que dava no ar e que fazia realçar a destreza física de sua silhueta longilínea de quase dois metros de altura e outros tantos de envergadura?

O torcedor precisa compreender que, definitivamente, é utópico esperar que os grandes times -todos eles- sejam formados, exclusivamente, por craques ou por jogadores acima da média.

Antes que alguém me acuse de estar querendo Márcio Araújo novamente no Palmeiras, quero dizer apenas que cito esse jogador e outros de seu estilo apenas e tão somente como exemplos.

Ter dois ou três jogadores destes aos quais chamamos "de força", é salutar para qualquer time de ponta e nomeada. 

Reparem que todos eles têm jogadores assim.