Observatório Alviverde

18/11/2010

O PALMEIRAS GANHA DO GOIÁS E GARANTE A VANTAGEM PARA JOGO DE VOLTA, 4ª FEIRA QUE VEM NO PACAEMBU. MAIS UMA VITÓRIA A LA FELIPÃO, COM MUITA LUTA, ESFORÇO E SOFRIMENTO. UMA VITÓRIA DAQUELAS QUE A GENTE CHAMA DE VITÓRIA COM SOFREGUIDÃO.O FAVORITISMO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, NÃO A GARANTIA DA CLASSIFICAÇÃO! TODO O CUIDADO É POUCO! DE QUALQUER FORMA, O PALMEIRAS VAI PODER JOGAR EM CIMA DO RESULTADO SEM DAR CHANCES AO GOIÁS DE JOGAR COMO MAIS GOSTA, À BASE DE CONTRATAQUES!

 

1) Você sabe o que significa sofreguidão? Armando Nogueira usava muito essa palavra. Hoje, lembrei-me do mestre e também vou usá-la .

 

2) Sofreguidão é qualquer coisa que nos causa pressa e impaciência, que queremos terminar logo e sofremos muito até conseguir.

 

3) Embora o dicionário não defina sofreguidão como sofrimento, sofreguidão pressupõe sofrimento como explicou, um dia, Armando, na TV.

 

4) Pois não foi isso que vivenciamos no jogo de hoje com o Goiás? Exatamente igual já ocorrera contra o Vitória e o Galo Mineiro?

 

5) Saibam todos que esse é o estilo de Felipão. Foi assim, é assim, e será, sempre, assim, conforme frase já usada em postagens anteriores.

 

6) Embora sempre bem mais perto da vitória, sofremos "deemaaais"  para derrotar o Goiás.

 

7) Outro dia eu falava, figurativamente, que Felipão estava querendo inventar a vitória sem gols.

 

8) Não era, porém, uma crítica, mas uma imagem de constatação da ineficiência de nosso ataque.

 

9) Defensivamente não creio que exista nenhum time melhor que o Palmeiras, Nem Corinthians, nem Flu, nem SP, nem Botafogo, ninguém!

 

10) A começar por um goleiro espetacular cujas atuações dispensam comentários. Deola, ontem, foi, simplesmente, perfeito!

 

11) Entretanto, do ponto de vista ofensivo, realizamos, como de hábito, sempre muito pouco. Contra o Goiás, ontem,  foi assim.

 

12) Desfrutamos de poucas oportunidades de gol. Vivemos da "bola-parada" em faltas ou chutes à distância  sempre com Marcos Assunção.

 

13) Se nosso meio-campo é bom para defender, para encostar e apoiar as jogadas ofensivas é fraco. Falta-nos um camisa 10 de qualidade.

 

14) Kléber continua isolado à frente, sempre bem marcado. Volta muito para buscar o jogo e ficamos sem um homem de área. Ontem Kléber não jogou nada.

 

15) Não driblou, não tabelou, não penetrou, jogou longe da área e só conseguiu chutar a gol aos 38 do 2º tempo desperdiçando boa chance.

 

16) O que dizer, então de quem tinha a obrigação de fazer o link defesa –ataque, Lincoln?

 

17) Quem não viu que o Palmeiras jogou com dez? Lincoln passeou em campo. Sua produtividade foi zero! À esquerda, claro!

 

18) E o nosso setor direito, a dobradinha Marcio Araújo-Tinga?  Só existiu defensivamente.

 

19) E a outra dobradinha pelo lado esquerdo, Gabriel-Luan? Foi um setor lúcido de nosso time e a nossa válvula de escape.

 

20) Dizem que Edinho jogou muito. Não, é diferente! Ele defendeu muito! Apoio ao ataque, nenhum! Mas cumpriu importante papel tático.

 

21) Agora eu não sei porquê criticam tanto a dupla Maurício Ramos e Danilo. Poucos times têm uma zaga tão efetiva quanto a nossa.

 

22) Estão longe de Djalma Dias-Carabina, de Luiz Pereira-Alfredo Mostarda de  de Klébão e Roque Jr, mas se constituem em uma boa dupla.

 

23) Jogaram muito bem ontem contra  o Goiás e estiveram insuperáveis e intransponíveis no jogo aéreo usado com insistência pelos goianos.

 

24) Muitas vezes critica-se um jogador sem saber qual a incumbência tática que lhe foi atribuída. Será que podemos criticar Márcio Araújo?

 

23) O então mais regular entre os atletas do Palmeiras ontem esteve, mais que irregular, irregularíssimo.

 

24) Não quero nem me ater a sua falta total de apoio pela direita, mas aos passes errados, às falhas de marcação e de cobertura.

 

25) Interessante é que o Goiás quase não explorou esse lado vulnerável da defesa palmeirense .

 

26) Quero falar, agora,  algo interessante a respeito de Tinga, a quem chamam de quase craque. Está faltando muito para que ele chegue lá.

 

27) Corre muito, sua a camisa, se esforça, mas não consegue render um terço do que rendia com a camisa da Ponte.

 

28) Está sempre se enrolando com a bola, abusa do individualismo mais parecendo um peladeiro. Precisa amadurecer!

 

29) Pierre entrou no lugar de Lincoln apenas aos 34 do segundo tempo. Felipão queria (e conseguiu) garantir o resultado.

 

30) Entendo, porém, que Felipão não deveria ter seguido com o inútil Lincoln no decorrer de tanto tempo. Que saudade do Valdívia!

 

31) Da mesma forma, entendo que a entrada de Pierre para jogar atrás, atraiu todo o time do Goiás sobre a nossa defesa.

 

32) Mesmo paradão entre a meia direita ofensiva e o meio campo, a presença quase inútil de Lincoln impedia o avanço da zaga do Goiás.

 

33) Tinga, teoricamente, deveria avançar e ocupar o setor, mas seguiu em campo restrito às mesmas funções de marcação.

 

34) Essa foi a razão maior do sufoco que sofremos. Felipão deveria entrar com um jogador capaz de puxar contraques e tentar contragolpear.

 

35) Optou por marcar e confirmou que queria jogar pelo resultado quando, logo em seguida,  colocou Leandro Amaro em lugar do próprio Tinga.

 

36) Não seria injusto se o Goiás empatasse o jogo,  em função de ter tido mais posse de bola e domínio territorial no segundo tempo.

 

37) O Goiás até empatou no apagar das luzes mas de forma irregular em um lance de duplo impedimento.

 

38) Evandro Roman que cumpria um trabalho razoável, foi salvo do mico pelo bandeira Marcio Santiago, que anulou a jogada irregular.

 

39) Foi uma atitude corajosa, incomum, aliás, na maioria dos poltrões e caseiros que compõem a arbitragem tupiniquim.

 

40) A cobertura televisiva para Belo Horizonte restringiu-se à Band (TV Aberta) e Sportv (TV por assinatura). A Globo não transmitiu.

 

41) Quem desconhece o desprezo da Globo por qualquer clube diferente de Flamengo, Bambis e Gambás? Foi melhor! A Globo traz peso!

 

42) Assisti à transmissão com o controle remoto à mão, zapeando entre a Band e o Sportv. O Milton trouxe mais sorte! Desculpem-me, mas sou supersticioso.

 

43) Brincadeiras à parte, quando você tem dois narradores de qualidade, Luciano e Milton, você escolhe pode escolher entre os melhores.

 

44) Apesar de ser um invasor da profissão, gostei da sensatez do Edmundo e me diverti, como sempre, com o Neto, o incoerente.

 

45) É óbvio que, também, acompanhei o sempre correto e competente Maurício Noriega, a melhor opinião do Sportv.

 

46) Veja como foi o golaço do Marcos Assunção, narrado pelo Milton Leite.

 

47) Antes do gol, cá entre nós, vocês se lembram quando eu disse, ontem, que o mapa da mina seria explorar a baixa estatura do Harley?

 

48) Analise bem a jogada do gol e raciocine comigo: Fosse em um goleiro de dois metros de altura essa bola teria entrado?

 

49) Pode ser que sim,  mas é mais provável que não!

 

50) O Palmeiras precisa explorar essa deficiência do goleiro do Goiás, quarta-feira no Pacaembu, se quiser ganhar mais facilmente!

 

DEIXE A SUA OPINIÃO