Observatório Alviverde

02/02/2010

GOSTEI MUITO DE PABLO (CESAR) VELAZQUEZ, O HOMEM DE ÁREA QUE O PALMEIRAS PODE IMPORTAR DO PARAGUAI

Se há um produto paraguaio que não se pode acusar de falsificado é o futebol. Mas, se isso é verdade, também é verdade que, às vezes, eles nos exportam um Florentin e outros cabeças-de-bagre.
Mas, reclamar de que, se a Argentina, Chile e outros países também nos mandaram Gioino e outros pseudo-craques. Nós mesmos, forçoso é reconhecer, também abastecemos do mundo, principalmente o oriente médio, com tantos pernas-de-pau.
Desde Sinforiano Garcia e Benitez, possivelmente os primeiros guaranis importados pelo futebol brasileiro, passando por Alarcon, na década de 50, chegando, recentemente, ao eficiente Arce e ao extraordinário Gamarra, estes dois últimos vestiram a nossa camisa, que o futebol paraguaio tem revelado grandes artistas da bola.
Cabañas, internado em um hospital com uma bala na cabeça, vítima de um fanático "hincha" do América do México, Santa Cruz, artilheiro famoso na Europa e, atualmente, Cardozo, um dos maiores nomes do futebol português, artilheiro do campeonato lusitano, são exemplos bem atuais.
O Palmeiras teve uma experiência recente com o paraguaio Ortigoza e, se não há motivos para grandes elogios ao paraguaio, também não existem razões para críticas . Ortigoza teve poucas oportunidades com a nossa camisa mas soube respeitá-la, honrá-la e dignificá-la como bom profissional que o é.
O Palmeiras, agora, volta as suas vistas para outro jovem paraguaio, precedido por relativo cartaz e artilheiro da última temporada do futebol guarani. Trata-se de Pablo César Velazquez, oferecido ao clube através de um vídeo levado à diretoria, ao qual assistiu, atentamente, e com muito bons olhos, Muricy Ramalho.
Hoje, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de vê-lo em ação em um jogo "ao vivo". Era e foi um jogo duro, pegado, no qual o Libertad precisava muito de estabelecer uma diferença de dois gols para ter a classificação na Libertadores. E, como se tudo não bastasse, o jogo mostrou um elemento complicador, posto que o time venezuelano marcou um gol logo no início e ampliou a vantagem de um gol estabelecida no primeiro jogo em San Cristobal.
Foi um teste de fogo que PABLO VELAZQUEZ tirou de letra, com uma atuação que se não foi sensacional, foi eficiente e decisiva. Pablo marcou dois gols e foi muito aplicado táticamente fazendo aquilo que chamamos de "jogar sem bola". Deslocou-se pelo campo o tempo todo e confundiu a marcação. Em resumo, fez tudo o que se cobra de um bom centro-avante!
Alto, esguio, jogando sempre de cabeça erguida, usando somente o pé canhoto, referência pelo meio e pela meia esquerda, Pablo, simplesmente, decidiu o jogo. Em meu modo de ver e de entender, o Palmeiras não dispõe em seu elenco de nenhum atacante ao nível de Pablo. Nem Robert, que, também, é canhoto, atualmente o titular. Tive e tenho a impressão de que, no fundamento finalização ao gol, só Diego Souza o supera. É de um jogador assim que estamos precisando, agudo, atrevido, ousado, decisivo. Duas coisas, entretanto, chamaram-me, ainda mais, a atenção. A primeira é o fato de Pablo Velazquez não prender a bola e procurar sempre o jogo de primeira, sem dribles, condução de bola e outras filigranas. A outra é o fato de não ser tão explorado pelos companheiros do Libertad no jogo aéreo, considerando-se a sua altura, 1,92m e o seu bom posicionamento.
Ouso afirmar que, no esquema utilizado por Muricy, Pablo César Velazquez se adaptaria muito melhor do que Éwerthon, que está chegando, ou do que qualquer outro dos centro-avantes que o Palmeiras tentou contratar, Kléber inclusive.
Que o Palmeiras contrate Velazquez antes que o São Paulo, o grande atravessador de negócios o faça. Urgentemente!

DEIXE A SUA OPINIÃO!