Observatório Alviverde

03/03/2009

VENDO A TÁTICA DE LUXEMBURGO, SENTI SAUDADES DE FELIPÃO

FALTA HUMILDADE TÁTICA A LUXA
Como treinador vencedor e profundo conhecedor da matéria, Vanderlei Luxemburgo sabe que tem em mãos um elenco limitado. Ainda assim ele quer jogar atacando, atacando, só atacando, sem os necessários cuidados defensivos...

Ainda que atuando com tres zagueiros, não se pode abdicar de força no meio de campo, mormente quando se joga em uma competição com tantos clubes experientes como na Libertadores. Só com Pierre para marcar fica difícil, muito difícil.

A vaidade tática de Luxemburgo tem nos custado muito caro. Teoricamente atacaríamos com os dois alas, embora apenas tenhamos um, Armero, que, infelizmente, hoje não atuou. Capixaba é um blefe e temos que, urgentemente, procurar um lateral direito que resolva.

Quando se pensava que teríamos um lateral direito, o Palmeiras foi buscar o oposto, isto é, um lateral esquerdo, sob a alegação de que ele cumpria múltiplas tarefas. Marcão, bom jogador, vai nos ajudar a compor o lado esquerdo da defesa. Mas e o lado direito, vai continuar da forma em que está ? Será que só Luxemburgo não vê ?

Interessante que, terminado o jogo contra o Colo-Colo, liguei na ESPN Brasil e vi os nossos garotos do Futsal virando em cima dos Bambis, saindo de um 0 X 2 para um clássico 4 X 2.

Luxa deveria ter visto como o Palmeiras Futsal se portou contra as bibas. Após empatar, resguardou-se e atuou com inteligência, só saindo pra cima do adversário na boa.

Pois é assim que deveríamos nos comportar, sem essa de sair inconsequentemente, afobadamente para cima do adversário, proporcionando-lhe condições amplas de contratacar e de levar constamente o perigo em nossa área.

Todos os times de hoje, os europeus, inclusive, atuam assim. Por que só nós temos que ir pra cima ? Por que não fazemos um jogo de calma e envolvimento, sentindo, primeiro a disposição do adversário ?

Essa vaidade tática, em meu entendimento, de Luxa, somada a existência de jogadores fracos como Capixaba e outros, tem nos levado à derrotas como a de hoje, que pode, perfeitamente, nos tirar da sequência da Libertadores.

E, pra encerrar: O Palmeiras precisava virar o jogo e o treinador coloca em campo Jumar, Jéferson e o "extraordinário" Leny. Como é que podemos ganhar a Libertadores com um grupo como esse ?

COMENTE
-------------------------------------------------------------------------------------------------
SOBRE A TRANSMISSÃO DO SPORTV

O narrador Luís Carlos Jr, embora sem ser um narrador de primeira linha (espécimes em extinção os de primeira linha) narrou bem, acompanhou o lance e não se perdeu em filigranas de estatísticas desnecessárias ou informações impertinentes. Narrou o jogo, ponto! Foi bem...
Paulo César tem um comentário para cada situação do jogo em que ele realça o óbvio. Exemplo:
Aos tres minutos, açodadamente, dizia que o Palmeiras jogava bem e encontrara o caminho, em razão de duas jogadas individuais de Willian. Aos 15, disse que o Palmeiras não havia encontrado o tal caminho e que o time jogava muito mal.
Frisou dezenas de vezes que os jogadores do Colo-Colo estavam boicotando o treinador. Bastaria registrar uma ou duas vezes e pronto. Pra que a repetição ?
De qualquer forma, também acertou quando falou da necessidade do Palmeiras explorar as pontas, quando abordou o isolamento de Keirrison e a má atuação de Capixaba.
Sua maior pérola foi quando afirmou que uma derrota do Palmeiras tinha um componente importante que seria o fato de o Palmeiras ir para a lanterna e de ficar nela até o dia 8 de abril ?
Que importância tem isso se a perspectiva de sair da situação só se abre na próxima rodada ?
O repórter Edgar Alencar foi muito bem. De ótima voz e seguro, só interveio na jornada para passar informações de interesse.
De qualquer forma fomos respeitados pelo Sportv que não colocou amadores para realizar a transmissão do jogo do Palmeiras.
COMENTE, se quiser...

PALMEIRAS X COLO-COLO: É VENCER OU VENCER !

Sem Armero, o melhor lateral esquerdo das américas, vamos enfrentar hoje o principal time do Chile, o Colo-Colo. Vamos vencer fácil, vamos vencer com dificuldades ou, simplesmente, vamos vencer ? Armero vai fazer falta ? Qual o seu palpite ?
Isso voce posta antes do jogo...

Se vc estiver assistindo ao jogo e quiser entrar no blog para elogiar ou para dar a bronca, o espaço está aberto...
Isso voce posta durante o jogo!

(Vamos fazer aquela corrente positiva por uma vitória sobre o campeão chileno!)


Após PALMEIRAS X COLO-COLO, vamos abrir nova postagem para as opiniões sobre o jogo!


FORZA GREEN-TEAM !