Observatório Alviverde

30/09/2020

PALMEIRAS JOGOU BEM E GARANTIU A SUA PASSAGEM PARA A SEGUNDA FASE DA LIBERTADORES!

 

Como todos prevíamos (eu, tu, ele, nós, vós, eles),  o Palmeiras não apenas se classificou para a sequência da Libertadores, como goleou o Bolívar de La Paz, que jogou no Brasil desfalcado de seu principal craque, a altitude. 

A vitória palmeirense teve muito a ver com o início avassalador do time de Luxemburgo que, para a perplexidade do adversário, conseguiu abrir a contagem logo aos 4 minutos com Willian.

A partir daí, o time boliviano, programado para se defender, obrigou-se a sair para o jogo e o Verdão, embora após o gol (como sempre) , voltasse a atuar cautelosamente, teve a tarefa facilitada pela postura menos radical do adversário.

Só que, apesar da boa vontade evidenciada e do espírito de luta que apresentou, o time de Luxemburgo, no 1º tempo, alternou bons e maus momentos, dando a impressão de que melhorara muito pouco em relação aos últimos jogos. 

De qualquer forma, a conclusão a que se chegava ao final do primeiro tempo, era a de que o Palmeiras - ontem e como sói sempre acontecer - jogava reforçado pela ausência de Lucas Lima. 

Livre de um jogador que já provou por A+B que tem de ser afastado da titularidade, o Palmeiras ao contrários dos jogos anteriores, movimentou-se e atuou em velocidade o tempo todo, jogou menos recuado e esteve sempre muito mais agressivo e ofensivo.

Cá entre nós: como é que, com tantas evidências, Luxemburgo pode optar pela escalação de um atleta de reduzida capacidade física, de pouca produtividade, que não marca bem, que atua em espaço de campo pré-demarcado, restrito e limitado e torna a equipe extremamente lenta em campo? 

O jogo de ontem serviu -definitivamente- para deixar claro que o Palmeiras, para melhorar,  tem de mandar Lucas Lima urgentemente para o banco de reservas porque o time, como um todo, necessita de jogadores de maior e melhor presença física, que se movimentem e se aviem durante todo o transcorrer do jogo.

No 2º tempo, aumentando a pressão de marcação e correndo sem esmorecimentos, o Palmeiras assinalou mais quatro gols e encerrou o jogo com uma goleada sobre o representante boliviano, consolidando,  antecipadamente, a sua classificação para a próxima fase da Libertadores.

Assim como ocorreu no primeiro tempo, o Palmeiras voltou com tudo para o segundo tempo e em quinze minutos consolidou uma goleada que só não foi ampliada porque o Verdão não tem (nunca teve) disposição ou vocação para golear quem quer que seja. Nunca gostei dessa história mas ela se repete há quase 70 anos.

O fato é que estava tão fácil golear o Bolívar que o Palmeiras fez seu segundo gol aos dois minutos do 2º tempo com Wesley, o terceiro aos quinze com Viña, o 3º em seguida, aos dezessete, com Raphael Veiga e encerrou a goleada aos vinte minutos através de Rôni que, finalmente, fez o seu primeiro gol com a camisa palmeirense.

Foi um jogo em que todo mundo esteve bem, mas os meus destaques maiores foram Viña (pelo maravilhoso 2º tempo), Raphael Veiga (bem o tempo todo) e o garoto Wesley que foi, sem nenhum favor,  "o craque desequilibrante do jogo"

Até Bruno Henrique, que não vinha jogando nada há muito tempo cumpriu bem o seu papel em campo ontem e teve uma boa atuação!

COMENTE COMENTE COMENTE