Observatório Alviverde

02/05/2018

CUCA POUPAVA TIMES, RÓGER SÓ JOGADORES!



Já classificado, o Palmeiras enfrenta o Allianza de Lima em plena capital peruana, amanhã às 21 H, hora do Brasil e 19 H, hora local. 

O Verdão atuará desfalcado de seis jogadores para poupar alguns atletas mais exauridos e outros, contundidos.

A relação dos ausentes é esta:
TOTAL DOS POUPADOS, 3.
Antonio Carlos, poupado.
Marcos Rocha, poupado.
Keno, poupado.

TOTAL DOS CONTUNDIDOS, 3.
Edu Dracena, recuperando-se de problemas na coluna.
Felipe Melo, contundido, com inflamação no pé.
Guerra, recuperando-se de contusão no quadril.

Entre os seis, teoricamente, apenas Guerra não é titular.

A relação dos jogadores que viajaram  e estão à disposição de Róger Machado é esta:

GOLEIROS
Jailson, Prass e Weverton.

LATERAIS: 
Myke, Diogo Barbosa e Vitor Luís.

ZAGUEIROS: 
Luan, Thiago Martins, Emerson Santos e Pedrão.

VOLANTES:
 Thiago Santos, Bruno Henrique, Moisés e Tchê-Tchê.

MEIAS:
Lucas Lima e Hyoran.

ATACANTES:
Borja, Dudu, Willian e Deyverson

Apesar desse Alianza x Palmeiras, teoricamente, não valer mais nada, ou, vá lá, valer pouco por não influir, contribuir ou decidir na já obtida classificação do Verdão, há outras coisas muito importantes em disputa.  

A primeira delas é a conquista do primeiro lugar, não apenas do Grupo mas entre todos os participantes, de grande valia, aliás, e o Palmeiras precisa ir buscá-la.

A liderança é importantíssima, não só por possíveis vantagens (decisões em casa e outras) como, principalmente para manter em alta o moral do grupo e o entrosamento do time.

Além disso, serve para passar ainda mais confiança ao elenco não apenas em seus jogos pela Libertadores, mas, também, por extensão, no Brasileirão e na própria Copa do Brasil, competições disputadas paralelamente.

Com todo respeito que temos por Róger e por mais que o tenhamos defendido neste momento psicologicamente grave e decisivo pelo qual ele está passando, quero dizer o seguinte:

Sob Róger, o Palmeiras, apesar dos bons números, ainda não conseguiu definir uma identidade, uma personalidade de jogo e, sejamos honestos, francos, justos e sinceros, está bem longe de conseguir passar à torcida a convicção de que temos um time pronto e, principalmente, confiável.

Para que o time deixe tanto de oscilar, para que melhore de rendimento e para que a torcida restabeleça sua confiança  no grupo, necessário se torna que Róger seja menos conservador.

Ele precisa, efetivamente, ser um pouco mais ousado, mais atirado e atrevido, e crie um molde de jogo que seja capaz de tirar de cada atleta tudo aquilo que ele pode render (Borja e Lucas Lima são os maiores exemplos), mas não é só isto.

É preciso que ele introjete na alma de cada jogador palmeirense o espírito do guerreiro, de há muito perdido, e, mais, que abra brechas para que a superação, se necessário for, possa ser agregada a cada individualidade como um "plus" em jogos, por exemplo, como o de domingo passado, contra a Chapecoense.

Considerando-se as ausências necessárias e pertinentes dos seis cortados, não há críticas e nem reparos a serem feitos a Róger, que mantém a estrutura básica da equipe e preserva-lhe o poder de fogo. RM não pode ser criticado, ao menos sob esse aspecto.

Aliás, diferentemente de Cuca que poupava o time inteiro, Róger só poupa mesmo alguns jogadores. Por isto, repito, não é pertinente a menor censura às suas profiláticas medidas!

Dos jogadores que viajaram e estão em Lima, eu escalaria este time:

Jailson, Maikon, Luan , Thiago Martins e Diogo Barbosa. Thiago Santos ou Tchê (depende do esquema),  Bruno Henrique, Moisés e Lucas Lima. Borja e Dudu.

E você, que time cravaria para enfrentar o Allianza em Lima?

Um time titular ou um time alternativo focando mais o Brasileiro?

Escale aquele que você imagina ser o melhor time para derrotar o Allianza em Lima.

COMENTE COMENTE COMENTE