Observatório Alviverde

26/09/2019

PALMEIRAS 6X2 CSA: VERDÃO DERROTA UM ADVERSÁRIO PERIGOSO E SE MANTEM NA COLA DO FLAMENGO!


Após uma esmagadora e inconteste vitória de 6 x 2 sobre o CSA, fosse outro time que não o Palmeiras e a alegria seria ampla, completa, geral e unânime.

Mas como aqui, porém, é Palmeiras, há muita gente insatisfeita com a vasta goleada de ontem  por múltiplas razões.

Os críticos da contratação de Mano, por exemplo, são os primeiros. Trata-se de  palmeirenses tão palmeirenses, mas tão palmeirenses, que se esquecem de que o futebol é profissional  recusando-se a aceitar Mano só porque ele,  um dia, treinou o Curica.

Outros insatisfeitos são aqueles que adoram criticar o time nos momentos de crise e depois ficam torcendo -muito mais- para que as suas opiniões prevaleçam e deem certo do que propriamente pela camisa palmeirense. Esses, como sempre, sei que torceram contra. 

Há também aqueles que têm opiniões previamente formadas sobre o grupo de jogadores e esquemas de jogo, gente que  não aceita nada diferente daquilo que defende, ainda que o time vença por goleada.

Outros, também, existem, perfeccionistas como meu irmão, que como manda o figurino, torcem para que o time vença independentemente de qualquer situação, mas se irritam quando o time fica recuando muito a bola do ataque para o campo de defesa. 

Concordo com ele pois mesmo torcendo pelo sucesso do time sob todas as circunstâncias,  também me irrito com esse procedimento!

Em vez de partir pra cima e tentar marcar mais gols, o Palmeiras, outra vez, mais uma vez,  usou e abusou em excesso desse tipo de lance inócuo e sem objetividade. 


Aliás, historicamente, toda a vez que o time estabelece três ou mais gols de vantagem, ou recua, ou passa a tocar a bola preguiçosamente para os lados.

De minha parte fico muito chateado pela pouca vocação pra fazer gols que parece parte integrante do DNA palmeirense. 

Ao contrário do Curica, o Palmeiras historicamente nunca teve ambição por fazer gols e nem sei como conseguiu marcar apenas seis gols no CSA. Se houvesse forçado faria de 8 a 10 o que seria muito bom para as pretensões palmeirenses no Brasileirão. Explico!

Ontem, no 2º tempo, quando o Palmeiras já estabelecia  4 x 0 sobre o CSA, repetiu-se aquilo que secularmente acontece. O time abdicou de atacar e fazer gols e isto muito me irritou. Até pensei que o time iria se acomodar com aquele placar. Minha irritação com esse fato é antiga.

Já perdemos classificações diversas vezes em finais de torneios e campeonatos por conta da vocação defensiva da equipe e de seu desprezo por resultados elásticos.

Hoje a acomodação ocorrida no segundo tempo levou o time a sofrer dois gols e a deixar de golear o time alagoano por uma larga diferença, a fim de melhorar os números de desempate previstos no regulamento do Brasileirão.

Todos os que encaram o Campeonato Brasileiro de forma séria e que conhecem o regulamento da competição sabem que após o número de pontos ganhos na tabela e o número de vitórias, o saldo de gols é o terceiro critério de desempate e o número de gols marcados o quarto deles. 

Isso, a depender das circunstâncias, pode ter uma importância transcedental para apontar o campeão e, principalmente,  para definir as vagas para os torneios nacionais e internacionais paralelos ao Brasileiro. 

Ao final desta 21ª rodada o Flamengo tem 48 pontos, 15 vitórias, saldo de 27 gols, com 47 gols marcados e 20 sofridos.

O Palmeiras tem 45 pontos, 13 vitórias, saldo de 21 gols, 37 gols marcados e 21 contra.

Em relação à rodada anterior, o Flamengo manteve a vantagem de 3 pontos sobre o Verdão na contagem dos pontos. No número de vitórias, continua com 2 a mais.  

No terceiro quesito de desempate que é o saldo de gols, o Flamengo tinha 24 e aumentou seus números para 27. O Verdão evoluiu dos 15 para os 21 e a diferença agora é de apenas 6 gols.

O Flamengo tinha 44 gols marcados e o Palmeiras, 31, isto é, o Fla tinha 10 gols a mais.
Terminada a rodada, o Fla subiu para 47 e o Palmeiras para 37, ficando mantida a diferença de gols 10 gols

No quarto quesito, os gols sofridos, o Fla havia sofrido 19 gols e passou a 20.

O Palmeiras liderava o quesito tendo sofrido 14 gols, com 5 a mais pro Verdão.

Finda a rodada o Flamengo tem 20 gols sofridos e o Palmeiras 16 e a diferença caiu para 4 gols.

Deu para que todos possam perceber a importância dos gols marcados que o Palmeiras, há tantos anos insiste em não dar valor?

O Palmeiras só resolveu sair mesmo pra cima do adversário após as substituições.  Sorte a nossa que Lucas Lima e Hyoran resolveram incendiar o time.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 6 X 2 CSA
Data: 26/09/19, quinta-feira
Horário: 19h15 H (de Brasília)
Local: Pacaembu, em São Paulo-SP
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN) atuação discreta e efetiva. NOTA 7
Cartão amarelo: Jean Cléber (CSA)
Gols: 
DO PALMEIRAS:  
Luiz Adriano (6 minutos do 1º e aos 29 do 2º tempo), 
Willian (11 minutos do 1º tempo), 
Bruno Henrique (29 minutos do 1º tempo e 37 minutos do 2º) 
Gustavo Gómez (48 minutos do 1º tempo)
DO CSA:  
Apodi (7 minutos do 2º tempo) e Ricardo Bueno (44 minutos do 2º tempo)
CSA: Jordi; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castán, Carlinhos; Naldo, Jean Cleber, Jonatan Gómez (Euller), Apodi, Bustamonte (Jarro Pedroso) e Alecsandro (Ricardo Bueno)
Técnico: Argel Fucks

 PALMEIRAS: 
Weverton - Boa atuação. Sem culpa nos gols. NOTA 7
Jean - Sorte dele e do Palmeiras que o CSA jogou mais pela direita. Boa atuação. NOTA 7.
Gustavo Gómez - Atento, esforçado e eficiente como sempre. Fez um gol. NOTA 8.
Vitor Hugo - Perfeito pelo alto. Precisa ganhar mais ritmo de jogo. Boa atuação. NOTA 7.
Diogo Barbosa - O mais exigido, deu conta com sobras da função e ainda teve tempo para atacar e dar a assistência para um gol. NOTA 7,5.
Felipe Melo - Outra soberba atuação do jogador que, tenho certeza, se houvesse jogado contra o Grêmio o Palmeiras estaria na semifinal da Libertadores. NOTA 8
(Matheus Fernandes) - Jogou pouquíssimo tempo. SEM NOTA
Dudu - Dinâmico, eclético, cerebral, força física, assistente. Grande atuação. NOTA 8,5. 
Gustavo Scarpa - Melhor, mais aplicado e mais interessado do que antes. NOTA 7.
(Lucas Lima) - Entrou pilhado e contagiou o grupo na hora da acomodação. Excelentes lançamentos. Deu a assistência para o gol de Adriano. A ampliação da goleada, deve-se a ele. NOTA 8
Willian - Parece  ter readquirido a autoconfiança. Ótima atuação e 1 gol marcado. NOTA 8.
(Hyoran) - Entrou motivado e disposto a mostrar serviço. NOTA 7.
Luiz Adriano - Parece que, finalmente, temos centro avante. Alvíssaras. NOTA 8,5.
O CRAQUE DO JOGO:
Bruno Henrique - Mostrou aos críticos que com um bom esquema rende muito e é um jogador bem acima da média. Um dos melhores, não apenas pelo dois gols, mas pela aplicação. NOTA
Técnico: 
Mano Menezes - NOTA 9.
Já conseguiu transmitir sua filosofia de jogo ao grupo. A boleirada começa a assimilar a  maneira de atuar de Mano, muito semelhante à de Felipão. A diferença reside no fato de o Palmeiras atual valorizar muito mais o toque e a saída de bola e fazer o chamado jogo da paciência. Isto me faz lembrar a Academia que, sob o comando de Osvaldo Brandão, hipnotizava o adversário no toque de bola antes de partir para o bote final em direção ao gol em tabelas pelo meio ou em bolas trabalhadas pelas duas laterais.
O time, pouco a pouco, vai se entrosando, melhorando, se ajustando e voltando aos seus melhores dias deste 2019. O Palmeiras mostrou de uma forma bem clara ontem à noite que sob a batuta de Mano Menezes tem tudo para ser campeão deste Brasileirão/19.
Não dou um dez a Mano ontem por sua demora em empreender as alterações no time e suportar a acomodação da equipe na volta do primeiro tempo até quase os 30 minutos do 2º tempo.

 
COMENTE COMENTE COMENTE 
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade dos de quem as escreve! (AD)

PALMEIRAS PRECISA VENCER O CSA ESTA NOITE, PARA SEGUIR COLADO NO LÍDER!


O Flamengo, como se esperava, derrotou o Inter no Maracanã, saltou para 48 pontos e continua em primeiro lugar na tabela. 

Ah, antes que eu me esqueça, com a ajuda da arbitragem de Luis Flávio Oliveira e o VAR, inclusive.

A vitória do Fla obriga o Palmeiras, segundo colocado com 42 pontos, a vencer o CSA de Alagoas esta noite no Allianz.

Em caso de vitória, como todos esperamos, o Verdão alcança 45 pontos e mantém a diferença de 3 que o separa do líder do campeonato.

Na eventualidade de um empate atinge apenas 43 pontos e fica atrás do Fla  5 pontos.

No indesejado, improvável, porém possível caso de derrota, a distância que o separa do time carioca aumentará para largos 6 pontos.

O grande problema (problema mesmo!) do Palmeiras para esta noite, reside na lateral direita em face da suspensão de Marcos Rocha, um dos melhores jogadores do time.

Como Mayke, eventual substituto, há tempos está fora do time por contusão, Mano Menezes, por falta de opção, viu-se obrigado a escalar o veterano Jean na posição, aspecto esse que pode mudar bastante o desenho tático alviverde, não sei se pra melhor ou pra pior.

Do ponto de vista técnico nada a ressalvar, haja vista o fato de Jean ter sido durante muito tempo um jogador extremamente eficiente, útil, dedicado e responsável.

Do ponto de vista físico tudo a temer, não só em razão da veteranice desse jogador, como em razão de sua completa deficiência no importante quesito a que chamamos de ritmo de jogo. 

Eu já nem sei quando foi a última vez que Jean entrou no time para atuar em um jogo inteiro.

Particularmente penso que o Jean atuará, exclusivamente, na asa média direita, de maneira fixa e sem apoiar o ataque.

Tenho certeza de que só ocasionalmente ele ultrapassará a linha limítrofe do meio de campo e não será um uso, mas um recurso esporádico para Mano Menezes.

Como creio que Mano deva soltar apenas Diogo Barbosa para apoiar ele deva ficar para cercar, marcar e ajudar na saída de bola.

O espaço livre que por decorrência se abrirá entre o limite onde Jean deve parar e a linha de ataque palmeirense deverá ser ocupado por um atacante ou um meio campista ou, mais provavelmente, por Dudu.

Claro que eu ficaria surpreso se Jean (jogador lento para a função de ala e muito mais um fundista do que um velocista) realizasse o mesmo trabalho de vai-vem de Marcos Rocha, com a qualidade, com a velocidade e com o fôlego do lateral que veio do Atlético Mineiro.

Há que se ressaltar como ponto positivo da escalação de Jean que além de ser ele um emérito passador, é um excelente cruzador e exímio batedor de faltas. 

A minha cisma em relação ao jogo reside exclusivamente no que vai render Jean porquanto o time anunciado representa o melhor possível que o Palmeiras pode colocar em campo e aquele que o torcedor já sabe até de cor:
Weverton; Jean, Vitor Hugo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/09/25/palmeiras-muda-100-do-time-para-pegar-unico-algoz-antes-da-copa-america.htm?cmpid=copiaecola

Weverton, 
Jean, Gustavo Gomes e Diogo Barbosa.
Bruno Henrique, Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Dudu.
William e Luiz Adriano.
Weverton; Jean, Vitor Hugo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/09/25/palmeiras-muda-100-do-time-para-pegar-unico-algoz-antes-da-copa-america.htm?cmpid=copiaecola


O Palmeiras, assim com os Bambis,  passará sufoco esta noite contra o time de Argel?

Jean será capaz de exercer a função de lateral tão bem ou melhor que Marcos Rocha?

O Palmeiras vai alterar o seu sistema de jogo?

COMENTE COMENTE COMENTE  
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade dos de quem as escreve! (AD)  

Meus amigos.
Só faltou, ontem, a derrota do Flamengo. Podia ocorrer mas o Luis Flávio não deixou.
Os Bambis levaram um vareio de bola do Goiás e perderam em pleno Morumbi.
 O Curica, outra vez, foi para os ares, mas na Sul-Americana.

Hoje vou torcer:
1) para que o Santos, no Rio, preferentemente perca, ou empate com o Flu
2) para que o Grêmio, em casa, seja surpreendido pelo Avaí.
3) para que o CAP, em casa, empate ou perca para o Fortaleza.

Mas vou torcer, mesmo, para que o Palmeiras exploda o time do Argel! (AD)