Observatório Alviverde

19/11/2016

SÓ UM IMPROVÁVEL DESASTRE TIRA O TÍTULO DO PALMEIRAS!



As perspectivas de Palmeiras, Santos e Fla, os três únicos clubes que podem chegar ao título Brasileiro de 2016 são ampla e esmagadoramente favoráveis ao Palmeiras.

Os números percentuais antes da 36ª rodada são estes:

Palmeiras: 88% de título.
Santos: 9%.
Fla: 3%.

Notem que apesar do empate do Palmeiras contra o Galo e das vitórias apertadas de Santos e Fla na rodada passada, o percentual palmeirense de chegar ao título continua muito alto, de dois dígitos.

Em contrapartida as chances numéricas de seus adversários são muito baixas, reduzidas a, apenas, a um dígito, o que evidencia também matematicamente o enorme favoritismo palmeirense na reta final do campeonato.

Entretanto é bom que se destaque e realce que o panorama antes da 36ª rodada pode se metamorfosear e mudar de maneira drástica após os jogos deste final de semana.

Ocorre se o Palmeiras -hipótese pouco provável, porém possível- for surpreendido em casa por seu próximo adversário, o Botafogo.

Entretanto, mesmo na eventualidade de um improvável desastre, desses de enormes proporções, o Palmeiras, que  enfrentará a Chape no Allianz e o Vitória em Salvador, continuaria na liderança do Brasileiro e dependendo exclusivamente de si para ficar com o caneco.

Acrescente-se que há um ingrediente extra francamente favorável ao Palmeiras na próxima rodada: 

Santos e Fla vão se enfrentar no Maracanã, em um jogo de duas únicas hipóteses em relação à reta final do campeonato: um come o outro ou ambos morrem abraçados.

Quero, finalmente, chamar a atenção dos pessimistas de plantão, os mesmos que não acreditavam que o Palmeiras pudesse ao menos empatar com o Galo, no Horto para o seguinte detalhe:

"se a situação do Palmeiras em sua luta pelo título não é cem por cento tranquila ou garantida, pensem que entre os três que brigam pelo título é -inquestionavelmente- a mais cômoda e, por conseguinte, a menos preocupante". 

Se não acreditam no que digo, imaginem ou calculem no que estão pensando os dirigentes, técnicos, jogadores e torcedores de Santos e Fla!

Para aqueles que continuam temerosos em relação ao futuro palmeirense neste Brasileiro, considerem que o Verdão mantém uma superioridade numérica em relação ao Santos, da ordem de 4 pontos (71x67) e outra de 5 pontos em relação ao Fla (71x66). 

Pensem que o Santos joga domingo aqui em BH contra o Cruzeiro de Mano Menezes cujo momento é ótimo e a fase é ascendente, pois o time já se livrou do rebaixamento e alimenta perspectivas, ainda que pequenas, de brigar por uma vaga na Libertadores em 2017.
 
O Fla não terá uma tarefa menos difícil pois enfrentará o Coritiba no Maraca, sabendo que o time paranaense precisa de ao menos um empate para confirmar sua fuga do rebaixamento!

Mas tudo isso que dissemos nessa postagem poderá ser desconsiderado se o Palmeiras derrotar o Botafogo amanhã no Allianz Parque.

Nessa hipótese, dependendo de uma combinação de resultados, a torcida palmeirense após largos e amargos 22 anos de jejum, poderá, finalmente, festejar mais um título de abrangência nacional.

Ao mesmo tempo poderá comemorar também a façanha de tornar-se enea campeão e passar a ser o maior entre todos os campeões brasileiros desde que o inglês Charles Muller introduziu o futebol em nosso país!

COMENTE COMENTE COMENTE