Observatório Alviverde

20/10/2018

A IMPORTÂNCIA DE UMA VITÓRIA, HOJE, SOBRE O CEARÁ!



Queridos amigos palmeirenses, quero enfatizar algo muito importante:

Não coloquemos o jogo de hoje contra o Ceará entre aqueles a que  denominamos desprezivelmente de "jogo apenas pra cumprir tabela", haja vista que, na realidade e na prática, não é.

Como definiu o craque Dudu na coletiva de sexta-feira, o confronto desta tarde contra o "Vovô", além de difícil é importantíssimo, pois envolve a necessidade premente de um insubstituível triunfo por parte do Verdão.

No entanto, mesmo tendo melhor time, melhor elenco e um futebol flagrantemente mais vistoso e eficiente, ninguém pode afirmar categoricamente que o Palmeiras tem cem por cento de chances de chegar à vitória, pois como se dizia antigamente, "o jogo é jogado e o lambari é pescado".

Apesar dos números francamente favoráveis que o colocam como líder absoluto da competição, o Verdão ainda tem o Inter nos calcanhares se o assunto é a tabela e a classificação do campeonato.

Ostentando 69 pontos e 17 vitórias, o time de Felipão, ainda que ocorra um desastre e perca para o Ceará e, ao mesmo tempo, o Inter derrote o Santos, continuará líder do Brasileirão.

O Palmeiras só perderia a liderança e a ponta da tabela se ocorresse  um improvável mega-desastre em que o time gaúcho conseguisse tirar a enorme diferença do saldo que o separa do Palmeiras, hoje de 8 gols.

O aspecto negativo seria a igualdade de pontos que motivaria os gaúchos, proporcionando-lhes mais ânimo e confiança para as (então) oito rodadas que restam até o final do Brasileirão/18.

Da mesma forma, um resultado negativo também abriria ensanchas para a aproximação de outro adversário que corre por fora, na terceira posição, muito mais complicado do que o Inter, o C.R. Flamengo.

O gênio Hélio Ribeiro, palmeirense e o maior disk-jóckey e radialista do Brasil em sua época, sempre dizia que "ao final de qualquer competição ou situação, mais perigoso às pretensões do líder é sempre o terceiro, não o segundo colocado"!

A teoria de Hélio parece comprovar-se em plenitude, na situação deste Brasileirão/18.


Vejam que o Flamengo dista apenas um ponto do Inter, (55 x 56) mas empata em número de vitórias (16 x 16) e o ultrapassa nos números de desempate sequenciais, decorrentes do saldo de gols (22 x 19) tanto e quanto no número de gols marcados (44 x 39) .

Inobstante tudo isso, há que se registrar que o Flamengo (isto é antigo) conta, também, com o auxílio dos árbitros e o apoio da mídia.

Se sobrevier uma queda da diferença de pontos em relação ao Fla,  atualmente de 4 pontos, o time carioca pode vir a complicar a vida do Palmeiras justamente na fase final e decisiva do campeonato.

Provocaria um um impacto negativo enorme sobre o time de Felipão na luta pelo título, até porque o Palmeiras, paralelamente, terá de continuar empenhado em vencer também a Libertadores.

Em razão disto tudo, o Palmeiras tem de se cuidar e procurar manter uma distância prudente, principalmente em relação ao time carioca.

Para encerrar quero deixar bem claro e garantir a todos que o que está escrito nesta postagem, embora possa parecer uma mensagem de preocupação e pessimismo deste autor, não revela, definitivamente o meu estado de espírito que é outro, muito outro.

De minha parte garanto-lhes que estou otimista e que, principalmente, acredito no altíssimo potencial palmeirense.

Além de ter um número muito maior do que a maioria dos clubes no que respeita a valores individuais o time de Felipão -entre todos- é aquele mais bem balanceado, ajustado, mais bem treinado e, efetivamente, o que tem apresentado o melhor futebol deste campeonato.

É claro que eu sei e compreendo as dificuldades decorrentes de todos os jogos, sobretudo quando se enfrenta adversários desesperados como o próprio Ceará, ora na zona de rebaixamento e com o grupo fechado lutando para não cair.

Apesar do enorme respeito que nutro pelo futebol nordestino coloco o Palmeiras na condição de favorito, logo mais, contra o Ceará.

Para encerrar quero afirmar que não tenho dúvidas de que o Verdão vai faturar os três pontos, a não ser que ocorra um desastre de desmedidas proporções, um autêntico Big-Bang no mundo do futebol.

Sou convicto de que o Palmeiras irá adentrar-se pela semana do jogo contra o Boca pela Libertadores com o moral acima da estratosfera!

FICHA TÉCNICA PROVÁVEL:
jogo: PALMEIRAS x CEARÁ
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 21 de outubro de 2018, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (de Goiás)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Cristhian Passos Sorence

PALMEIRAS: Weverton; Jean, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; 
Felipe Melo, Bruno Henrique (Moisés) e Lucas Lima; 
Dudu (Willian), Hyoran e Deyverson (Borja)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Valdo e Felipe Jonatan; Edinho, Richardson, Calyson, Juninho Quixadá e Leandro Carvalho; Arthur
Técnico: Lisca

COMENTE COMENTE COMENTE

NOTA IMPORTANTE
Hoje, 21/10/18 aniversaria meu irmão Edson, o maior dos palmeirense que conheço.
A você, Edson, parabéns, muitos anos de vida e muitos títulos do Verdão!
Um beijo no coração, meu grande irmão! 
Continue sendo o ser especial que você sempre foi e é! (AD)

NA RETA FINAL DO BRASILEIRO E DA LIBERTADORES, O ELENCO DO PALMEIRAS DÁ LIÇÕES DE MINIMALISMO!



Dudu não quer nem saber em ser poupado para o Boca Juniors, na quarta-feira, pela semifinal da Libertadores. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18), o atacante disse que quer jogar todas as partidas até o fim do ano e deix... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2018/10/18/dudu-quer-pegar-o-ceara-e-avisa-vai-ser-mais-dificil-que-sp-e-gremio.htm?cmpid=copiaecola
Há uma palavra na moda e em voga hoje em dia, repetida por pessoas que nem sabem o que ela significa: 

M-i-n-i-m-a-l-i-s-m-o!

Para quem deseja saber-lhe a definição, tento explicar:

"minimalismo é a adoção de um comportamento novo, diferente, muito mais maduro e racional, por parte de pessoas que viviam antes uma vida nababesca, repleta de luxo, riqueza, grandeza, prazeres e conforto e que, num segundo momento refletiram e mudaram radicalmente a forma de ser, passando a viver maneira muito mais simples." 

Numa frase mais elucidativa, seria "livrar-se dos excessos materiais, do orgulho e da empáfia de ontem e concentrar-se nos objetivos de ordem pessoal, porém aqueles que o dinheiro não compra, o tempo não rói  e a ferrugem não destrói, isto é, a realização pessoal voltada não para a aquisição de bens materiais mas para buscar a alegria, o prazer e a felicidade".

Fosse eu ministrar uma preleção ao time do Palmeiras, nas retas finais do Brasileirão e da Libertadores, estejam vocês, todos, convictos, eu abordaria esse tema, até porque neste final de semana o Verdão enfrenta o desesperado Ceara Sporting em São Paulo e no meio da próxima semana irá à La Bombonera medir forças com o Boca.

Até aqui (as campanhas do time de Felipão retratam bem o que dizemos) o Palmeiras esteve (está) forte nas duas competições, jogando com sobra, gastando a bola e mostrando tudo o que sabe e pode e esnobando os adversários.

Só que, agora, nas retas finais das duas competições, o comportamento palmeirense tem de ser minimalista, isto é, aquele de impor uma atitude diferente nos compromissos que o esperam nas seis rodadas decisivas do Brasileiro (competição por pontos corridos) e nas duas semifinais da Libertadores (competição eliminatória).

Sempre fui exigente em relação à qualidade do futebol apresentado pelo time, mas, desta feita, tenho de admitir que muito mais importante do que convencer, será vencer.

Já no jogo decisivo de domingo  contra o Ceará, o Palmeiras (com Felipão no comando) certamente deixará de lado a constância das iniciativas de jogo adotadas até agora e vai -muito mais- esperar o adversário a fim de poder, primeiro, se defender, e, depois, contra-atacar com perigo.

Numa palavra, o Verdão irá minimalizar sua atuação, procurando simplificar o jogo e só subindo para atacar na boa e com boa cobertura defensiva! Tem de ser assim, a não ser que o jogo imponha situações táticas diferentes as que se espera de um time como o Ceará Sporting.

Embora convicto de que, em razão disso, o time dificilmente satisfará meu olhar crítico de cronista esportivo, fico satisfeito, porquanto o Verdão pode, perfeitamente, dar-se ao luxo de primeiro esperar e só depois atacar, desde que, repito, os aspectos táticos e o clima dos jogos assim o exigirem.

Há pouco li uma entrevista de Dudu publicada na Internet em que ele, praticamente, confirma todas essas nossas expectativas ao dizer entre outras coisas:

1) "Sinceramente, só pensamos no Ceará e sabemos que será mais difícil do que pegar São Paulo e Grêmio (jogos nos quais o Palmeiras venceu até com facilidade).

2) "O Ceará está lutando contra o rebaixamento e os times que estão nessas condições são muito difíceis de serem batidos. Precisamos muito dessa vitória".

3) "Eu quero jogar todas as partidas daqui para o fim de ano mas todo mundo está bem e também quer jogar esse jogo que é decisivo para nós".

4) "No primeiro turno a gente vencia por 2 x 0 e eles empataram. Sei que eles vão jogar fechados e a gente tem de encontrar um caminho para ganha da retranca que eles vão armar".

5) "A mim pouco me importa se eu jogo como homem de conclusão ou como assistente porque o importante vai ser ganhar o jogo".

Deu para reparar que o principal jogador palmeirense deu um show de minimalização, porquanto em momento algum colocou o Palmeiras em um plano superior ao Ceará Sporting e, até pelo contrário, preferiu abordar o tema da dificuldade do jogo do que enaltecer uma indiscutível maior capacidade do Verdão sob todo e qualquer ponto de vista através do qual se aborde o jogo de amanhã!

COMENTE COMENTE COMENTE
"Sinceramente, só pensamos no Ceará. Sabemos que vai ser muito difícil. Vai ser mais difícil do que pegar o São Paulo e o Grêmio. Eles estão lutando para sair do rebaixamento. Vai ser difícil. Precisamos conquistar a nossa vitória... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2018/10/18/dudu-quer-pegar-o-ceara-e-avisa-vai-ser-mais-dificil-que-sp-e-gremio.htm?cmpid=copiaecol
Dudu não quer nem saber em ser poupado para o Boca Juniors, na quarta-feira, pela semifinal da Libertadores. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18), o atacante disse que quer jogar todas as partidas até o fim do ano e deix... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2018/10/18/dudu-quer-pegar-o-ceara-e-avisa-vai-ser-mais-dificil-que-sp-e-gremio.htm?cmpid=copiaecola