Observatório Alviverde

16/07/2017

PALMEIRAS VENCEU E CONVENCEU, GOLEANDO O VITÓRIA!



Não pude ver o Palmeiras x Vitória ao vivo e nem, conforme projetei, pude assistir ao jogo sem saber o resultado final, para poder sentir as mesmas emoções de uma transmissão ao vivo.

A Fox não apresentou nenhum VT ao terminar o jogo, mas descobri a reprise do Sportv 2 por volta de 14 H. e conferi a goleada a partir dos oito minutos do primeiro tempo.

Finda a reprise, concluí que o Palmeiras, se não deu um show, não proporcionou espetáculo e nem jogou um bolão, ao menos mostrou de forma bem visível progressos táticos e individuais, mereceneo a goleada que impôs ao time baiano.

O Palmeiras, reparem, ganhou (não de 1 x 0, não de 2 x 1, não de 3 x 1 ou de 3 x 2, mas por 4 x 2), se impôs em campo e, no duro no duro, eu não sei porque tantos estão chiando e muitos criticando o time de maneira veemente e até o acusando de só ter vencido porque teria sido ajudado pela arbitragem. 

O que, francamente, não dá para entender é que eles testemunham o Curica "goleando" por 1 x 0 e repetem uma frase a que considero a mais imbecil da mídia paulistana que nunca leva em consideração a ajuda clara e manifesta das arbitragens a esse time.

Assim, os homens de rádio e, principalmente de TV, tomam fôlego, salivam e enchem a boca para proclamar à terra, aos mares, aos ares e ao éter: 

"O Corinthians foi cirúrgico"!  

Que tomem, eles todos, os puxa-sacos, em seus respectivos holoférnes.

Meu impropério e minha indignação têm razão de ser. 

Quando o Palmeiras de Celso Roth time que só ganhava de 1 x 0 e, no máximo, por 2 x 1 liderava o Brasileiro, a mídia procedia diferentemente da forma como trata, hoje, o Curica.

O Verdão recebia exclusivamente críticas e retaliações acompanhadas de muitas frases prontas entre as quais as principais eram estas:

"Jogar na retranca é feito e essa não é a tradição do Palmeiras".

"Com o elenco que tem a diretoria do Palmeiras não pode manter esse gaúcho retranqueiro (Roth)"

" Roth não é técnico para o Palmeiras".

" Para o retrancado Palmeiras 1 x 0 é goleada"

" O Palmeiras pratica o anti-futebol! "  

Quando Ubaldo Aquino deu o serviço em cima do Verdão na final da Liberta em La Bombonera a mídia inteirinha, já com o discurso pronto, aproveitou o ensejo e partiu pra pra cima de Roth disposta a tirá-lo do Verdão, fazendo-o com tal
virulência que ele acabou sendo demitido. Perceberam que só o Curica pode optar por jogar na retranca sem ser molestado pela imprensa?

Ou vocês acham que se fosse o Palmeiras que estivesse fazendo a campanha do Curica a mídia o estaria paparicando, elogiando e enaltecendo tanto e quanto o faz com o Curica?

Voltando à realidade, de fato os "luláticos" são sempre cirúrgicos nas vitórias, mas o serviço de anestesia é quase sempre empreendido pela arbitragem, na maioria das vezes inventando um pênalti maroto, mas ninguém na mídia menciona nada a respeito...

Outro dia, eu, que vejo os PVCs da Fox Sports e da vida levantando até quantos arrotos, flatos e cuspidinhas os jogadores emitem em cada jogo, sugeri que esses jornalistas que perdem tanto tempo com imbecilidades e estatísticas inúteis, fizessem um levantamento sobre qual time do futebol brasileiro teve mais pênaltis marcados a seu favor, embora o mundo saiba que é o Curica.

Mas cadê que eles fizeram ou que, um dia, irão fazer? Jamais farão e, se o fizerem, será preciso ficar de olho ou colocar uma auditoria paralela porque eles vão acabar comprovando que é o Palmeiras, justamente o clube mais prejudicado do futebol brasileiro nesse item!

Meus amigos, sei, perfeitamente que 2017 não está sendo exatamente aquele ano que os palmeirenses tanto desejavam.

De qualquer forma, com o retorno de Cuca, também não está sendo um ano tão cruel, haja vista que estamos vivos na disputa de três títulos, Copa do Brasil, Libertadores e se o acaso nos ajudar, até do Brasileirão.

Mas não fica por aí porque se o Palmeiras ganhar a Libertadores terá a chance de disputar o Mundial de Clubes Campeões.

Por tudo isso, chega de pessimismo, gente! Basta de irracionalidades. "Stop" com os negativismos. Não há nenhum sentido para que manifestemos tanto pessimismo destrutivo".  Otimismo sempre, tem de ser o nosso lema!

Abaixo as utopias e as idiossincrasias de egos inflados que se dizem palmeirenses mas que, na realidade, amam mais suas opiniões do que, propriamente, o time.

Voltando ao jogo de hoje, verifiquei que o Palmeiras:

a) mesmo tendo iniciado em desvantagem no placar e conseguido o vira-vira...
b) mesmo tendo controlado e dominado 70% (ou mais) do jogo e imposto a sua superioridade, dominando as ações com muito mais posse de bola...
c) mesmo tendo chegado ao ataque com perigo, finalizando cinco vezes mais em relação ao adversário e ganhando de goleada por 4 x 2, para muitos, nem assim está bom!

Aliás, é quase sempre assim; se o Palmeiras, jogando bem ou mal, perde ou empata, o time, de uma hora para outra, para muitos palmeirenses, passa a não valer nada. Se joga razoavelmente e goleia, quem não vale nada é o adversário e tudo o que foi feito ate então está perdido e já não vale mais nada...

Meus amigos, o Vitória, hoje, perdeu de 4 x 2, tendo sido completamente dominado e subjugado pelo Verdão! Dizer mais o quê além disto? Tudo o que vierem a dizer será como tentar descobrir pelo em ovos.

A desculpa hoje é que o Vitória é um timeco qualquer em via de rebaixamento, que não vale nada, que não tem bons jogadores, que não tem esquema nem nada, e que ganhar de um time desses não tem o menor significado técnico.

Alguns vão mais além e dizem que o pênalti em Mina não existiu! Não existiu mesmo, mas por que falar tanto nisso se a maioria absoluta dos pênaltis favoráveis ao Verdão não são marcados?

Imitando a mídia, muitos dos nossos que fazem oposição à Cuca e à diretoria já estão em público para fazer onda, afirmando que "o Palmeiras só conseguiu reagir e virar o jogo" em face da marcação dessa infração.

Viram tudo o que disse Róger Flores ontem no Sportv? Após afirmar que não houvera pênalti em Mina, disse que aquela carga sobre Willian dentro da área houvera sido normal e que o árbitro esteve certo em não marcar o pênalti.

O Sportv masturbou cerca de vinte minutos na análise dos lances, 19 minutos para o "pênalti" em Mina e 1 minuto para o pênalti (sem aspas) em Willian.

A credibilidade desse ex-jogador, que após juntar uma fortuna no futebol tornar-se um milionário e, ainda assim, tomar o lugar de um jornalista autêntico, é a de uma cédula de três reais. 

Róger Flores, no ar, com a maior desfaçatez, age facciosamente como um autêntico porta-voz do Fla, do Flu, do Curica, do Grêmio e do Cruzeiro. Estúpido e idiota é quem acredita nele, obsessivo perseguidor e algoz do Palmeiras. 

O jogo de hoje, meus amigos, noves fora os importantíssimos três pontos auferidos, serviu de parâmetro para que Cuca caísse na real no que respeita a muitas situações apontadas por este blogueiro e muitos colegas bloguistas que militam neste espaço.
Já fomos atendidos em relação a Zé Roberto e à sua teimosa titularidade na lateral esquerda que lhe outorgava Cuca, sem nenhuma razão plausível, sempre em detrimento do time. Cuca, finalmente, se rendeu ao afirmar que ZR na lateral esquerda, a partir de agora,  só em caso de extrema necessidade.

Da mesma forma, em contrapartida à boa vontade de Cuca, não sejamos radicais em relação a esse jogador que, como meia de ligação, ele, que conhece todos os atalhos do campo e do jogo, ainda pode ser útil. 

Pensem que não somos apenas nós que conhecemos futebol. Cuca sabe que, em determinadas ocasiões e em outras posições a escalação de ZR poderá ser útil. 

Só não pode se entusiasmar, conceder-lhe a titularidade e efetivá-lo no time principal, mas, exclusivamente, usá-lo, se necessário, com muita parcimônia.

Deu para observar que, de dois jogos para cá, como (todos nós) fomos precipitados na análise de Maikon, o lateral que veio do Cruzeiro? Mas se não fosse assim, não seríamos palmeirenses sempre exigentes e intolerantes!

Infelizmente não conseguimos entender que jogadores existem, os quais não se revelam de imediato e nem mostram o que sabem e podem.

Esses atletas, muitas vezes, precisam de mais tempo para mostrar a bola que têm e dizer a que vieram. Mayke pode ser um deles. Parece que é!

De qualquer forma, o fato de Mattos (ele teve altos e baixos à frente do futebol mas levou o Palmeiras a dois títulos reabilitantes) admitir que o Palmeiras ainda necessita de dois laterais, um para cada lado, independentemente da recuperação de Mayke e do retorno de Egídio, tanto e quanto da perspectiva de aproveitamento de Michel Bastos no setor, evidencia que a diretoria está atenta e quer o melhor para o time.

A contratação de Deyverson que está vindo do Alavez da Espanha, muito bem recomendado aliás, com o aval luxuoso e imprescindível de Cuca, é outro sinal de que NOSSO Observatório e outros segmentos importantes da mídia palestrina têm sido vistos, ouvidos e considerados.

Finalmente a viagem e concentração do time por oito dias em Atibaia, visando a Libertadores (faz parte do rol de sugestões apontadas pelos sapientíssimos escribas deste blog) Cuca, hoje, comunicou e garantiu que vai adotar.

A única atitude de Cuca com a qual não concordo é aquela aventada por ele de lançar mão de times reservas para os jogos do Brasileiro contra o Botafogo e o Atlético Pr a fim de preservar o time titular para a CdB e Libertadores.

Ao dizer isto o técnico palmeirense se contradiz totalmente já que afirmou na tarde de ontem, na entrevista de após jogo "que não havia desistido em relação ao Brasileiro". 

COMENTE COMENTE COMENTE

Dados e Notas de PALMEIRAS 4 X 2 VITÓRIA
Data: 16 de julho de 2017, domingo, às 11 H.
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo-SP
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Bandeiras: Luiz Claudio Regazone e Eduardo de Souza Couto
Público: 36.263 torcedores Renda: R$ 2.712.846,15

Gols Marcados:
PALMEIRAS: Róger Guedes, Dudu (2)  e Mayke.
VITÓRIA:
Willian Correia e David.

PALMEIRAS:
Prass, Nota 7
Mayke, Nota 7
Yerry Mina, Nota 6
Edu Dracena, Nota 6
Egídio, Nota 6
Felipe Melo, Nota 6
(Zé Roberto, Nota 6)
Tchê Tchê, Nota 7
Guerra, Nota 7
(Michel Bastos, Nota 7)
Dudu, Nota 8, dois gols e o "Craque do jogo".
(Miguel Borja, Nota 6);
Róger Guedes  (Nota 7)
Willian (Nota 7)
Técnico: Cuca (Nota 7)

VITÓRIA: Fernando Miguel; Patric (Leandro Salino), Alan Costa, Wallace e Geferson; Renê Santos, Yago (David) e Willian Correia; Cleiton Xavier; Neilton (Jhemerson) e André Lima
Técnico: Alexandre Gallo

Cartões amarelos: Edu Dracena e Gabriel Furtado (PALMEIRAS); Cleiton Xavier e Wallace (VITÓRIA)