Observatório Alviverde

13/11/2011

PALMEIRAS 2 X 2 GRÊMIO O PALMEIRAS VENCIA POR 2 X 0 ATÉ QUE FELIPÃO SENTOU EM CIMA DO RESULTADO. DEU NO QUE DEU! GANHAMOS UM ´PONTO MAIS AINDA NÃO DEU PARA SOLTAR O NÓ DA GRAVATA!

 

Não, não me venham com essa conversa de que o Grêmio facilitou.

O Palmeiras, ressalvadas as suas conhecidas limitações técnicas e as suas costumeiras deficiências táticas fez um bom jogo e quase conseguiu a vitória.

Se não conseguiu ganhar foi em decorrência da velha teimosia, do antigo vício de Scolari de recuar o time e sentar em cima das vantagens. Teimosia que virou mania, mania esta que nos coloca em palpos de aranha, sempre com uma espada apontada sobre a nossa cabeça.

Continuamos sob ameaça, sim!

Mas Scolari, hoje, teve méritos. Armou um time vibrante e competitivo, que entrou em campo motivado, dominou o jogo e se impôs, malgrado todos os desfalques.

Por outro lado, ele também acabou sendo o maior responsável pela concessão do empate, ao ordenar o recuo do time, covardemente, como de hábito, abdicando de atacar.

Parece que não tem jeito! Scolari não muda mesmo a sua forma de ser e de agir no que tange ao comportamento do time. A cada jogo se repete e se supera. Hoje não foi diferente!

Sua contumaz teimosia o levou, novamente, a um resultado negativo, que poderia ter sido evitado a partir do estabelecimento dos 2 x 0 sobre o time gaúcho em sua própria casa.

Cicinho, enquanto teve liberdade para atacar, foi o nosso melhor jogador, em tarde atípica,  onde até o limitado Tinga conseguiu jogar, taticamente, bem, mas, individualmente, ainda está longe de ser um jogador à altura da exigência de um clube como o Palmeiras.

Gostei muito das atuações de Leandro Amaro e Thiago Heleno, apesar de suas gigantescas limitações.

Considero que a saída de Gabriel Silva foi benéfica ao Palmeiras, já que Gérley provou que é mais jogador e tem mais maturidade para ser o titular.

Mas se houve um jogador que atuou bem durante os noventa minutos, este foi Patrick, sem qualquer dúvida, o melhor entre os nossos, tática e individualmente!

Estamos a pé de homens de área, mas estaríamos assim, mesmo que jogasse.o controvertido Kléber,  a maior mentira do futebol brasileiro na atualidade. Não foi à toa que os jogadores do Corinthians fizeram uma reunião e solicitaram à diretoria gambá que não contratasse Kléber. É por isso que ele deve aceitar a proposta do Grêmio.

Ricardo Bueno, o novo centro-avante,  tem uma razoável capacidade individual mas parece-me muito leve para jogar entre os zagueiros. Um atleta de sua compleição física tem de jogar muita mais bola do que joga Bueno para ser titular no Verdão. Fernandão entrou e não jogou, absolutamente, nada.

Falemos, agora, de Felipão!

Como já disse, teve o mérito de armar bem o time, mas se perdeu nas mesmas idiossincrasias funcionais que conhecemos de cor e salteado.

Com 2 x 0 no placar, recuou novamente, estupidamente, inexplicavelmente, imbecilmente o time e deu no que deu.

Eu não sei o que passa na cabeça de Scolari. Toda a vez que recuou o time os jogadores fraquejaram e o time entregou os resultados. Apesar disso ele insiste em se repetir! É inexplicável!

Ontem, outra vez Scolari foi impotente para mexer no time. Faltou-lhe a suficiente coragem e ele só fez uso da regra três uma única vez, trocando seis por meia dúzia ao tirar Ricardo Bueno e colocar Fernandão.

A alteração correta para quem desejava defender um resultado seria a saída de Assunção, mortinho da silva em campo,  e a entrada de alguém com fôlego e disposição física em seu lugar.

Tinga e Patrick também estava cansados a partir dos 35 do segundo tempo, mas Felipão, incoerentemente, abdicou de fazer as substituições necessárias, em consonância com a sua atitude tático-defensivista. Por isso levamos os gols, amargamos um novo empate e entregamos outro jogo cujo resultado estava em nossas mãos.

Apesar do pontinho conseguido e das derrotas do Ceará, do Atlético PR, do Galo Mineiro e do Avaí continuamos sob ameaça, em estado de alerta.

Não se esqueçam que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias.

Só Atlético PR , América Mineiro e Avaí, obtiveram menos vitórias do que o Palmeiras neste Brasileirão! O Ceará iguala-se ao Palmeiras nesse quesito

E é aí que mora o perigo!

COMENTE COMENTE COMENTE

E SE O PALMEIRAS NÃO PONTUAR MAIS NESTE BRASILEIRÃO?

 

É muito penoso e difícil ter de analisar o Palmeiras no Brasileirão sob a perspectiva de um rebaixamento.

Qual palmeirense não está com a tabela do Brasileiro e máquina de somar às mãos, fazendo contas, cálculos, e projeções, torcendo muito mais pelos outros do que por nós próprios.

Infelizmente, essa é a dura realidade que nos coube, consequência da inconseqüência dos inconseqüentes que tocam o clube.

Interessante que quando se escolhe um clube de futebol para torcer, ninguém sequer pensa ou imagina que esse clube, invariavelmente, está ligado a um clube social.

Um clube social é formado por pessoas que não, necessariamente, torcem pelo próprio clube quando a bola começa a rolar.

O Palmeiras não foge à regra.

Embora o seu quadro associativo seja formado, em maioria, por palmeirenses autênticos, há uma razoável parcela de sócios que torcem por nossos maiores adversários e contra o nosso futebol.

Há outra, ainda, bastante ponderável, de pessoas que detestam o futebol no clube e tudo fazem para boicota-lo já que não têm forçar para liquida-lo, definitivamente, como gostariam.

Como harmonizar um clube assim? Fica difícil…

Eu conheço bem a S.E.Palmeiras, tradicionalmente um clube elitizado e antipático no decorrer dos anos, arrogante e discriminador.

Pagamos, em razão disso, no futebol que, diferentemente do clube social, é simpático, querido e amado em todo o país.

O preço é altíssimo na proporção exata do egoísmo, vaidade e orgulho dos sócios oriundos das famílias tradicionais, aquelas que se julgam donatárias e fazem do Palmeiras uma espécie de capitania hereditária.

Na contramão da modernidade o clube prossegue com os mesmos ranços de antigamente, repleto de questiúnculas e rivalidades de famílias que, (a maioria delas) comem angu e arrotam caviar.

A maior parte do corpo associativo palmeirense, está provado, pensa muito mais em sí do que no clube de futebol e, em razão disso, as nossas brigas internas pelo poder, jamais vão terminar!

As consequências de tudo isso se refletem, repito, diretamente, no time de futebol, o patinho feio do clube para essa sociedade arrogante e pretensiosa. que, há anos, vem dominando a política do clube.

E visível o processo de apequenamento a que submetem o time de futebol, responsável por quase 85% da arrecadação total do clube. E muita burrice!.

Os caras só sabem reclamar e brigar e há anos agem assim, colocando os interesses individuais e pessoais acima dos interesses o clube.

As manifestações violentas das uniformizadas são, exclusivamente, o reflexo de uma sociedade empertigada, pretensiosa e arrogante, haja vista que o comando dessas hordas vem de dentro de nosso corpo associativo.

Interessante é que os caras se orgulham de serem detentores desses defeitos e consideram virtudes cultivar a crítica, a arrogância, a antipatia, e as suas pretensas superioridades mental e intelectual.

Por isso não dão sossego aos treinadores, perseguem e agridem os jogadores, não têm paciência com atletas jovens, impedem o clube de contratar as revelações de equipes menores sob a alegação de que a camisa pesa,

Como se tudo não bastasse, alimentam a mídia com fatos e notícias que desmoralizam o clube e travam uma luta anárquica e continua contra quem esteja no poder. É uma soberba que parece não ter mais fim …

Resumo da ópera: 

Querem ver o Palmeiras retomar o caminho das vitórias?

Basta levar o time para jogar longe dos velhacos que conspiram nas alamedas e da torcida paulistana, leia-se organizadas, turma do amendoim ou do limão e passar a mandar os jogos no interior paulista, onde estão os torcedores que, efetivamente, amam e idolatram o clube.

A turma da capital, ligada ao corpo associativo da Sociedade Esportiva, ressalvadas as exceções perdeu, infelizmente, todos os referenciais de respeito ao clube.

Para aqueles que consideram que estou exagerando, refresco-lhes a memória e coloco a destruição de nossa sacratíssima sala de troféus como prova cabal de minhas colocações.

Se essa gente não respeita o passado do clube, como irá respeitar o presente e o próprio futuro?

Meus amigos, os “jênios com jota” da época Belluzzo e os atuais luminares da era Pituca, coadjuvados por Felipão, conseguiram o impossível;

Montaram um time de medianos pagos como craques, sem atacantes qualificados, sem chutadores, sem cabeceadores, sem canhotos, sem alma, sem o timbre P dos Palmeiras de outras épocas.

Quem está pagando o pato é a torcida, humilhada e espezinhada, à beira de um ataque de nervos em face da possibilidade real de descenso.

A quem interessa o apequenamento do Palmeiras? 

A alguém, certamente, interessa. Não fosse assim não haveria tanta briga nos bastidores.

Hoje, enfrentamos o Grêmio em Porto Alegre.

Como posso esperar uma vitória reabilitadora de um time que não tem força ofensiva, não tem bons arrematadores e, muito menos, jogadas de ataque?

As esperanças de vitória de uma equipe que é obcecada pela defesa e só sabe jogar atrás, repousam, exclusivamente, na bola parada de Marcos Assunção.

Para ser sincero com todos vocês que me seguem, tenho feito os cálculos de nossa permanência na elite do Brasileiro sem computar nenhum ponto para o nosso time, a partir dos 41 conquistados..

Não, não é pessimismo, mas o realismo puro de quem vê o time completamente derrotado dentro e fora de campo.

Ontem o Avaí perdeu e se empatar ou perder qualquer de seus quatro jogos não nos alcançará mais.

O América, se empatar uma não nos ultrapassará e perderá no saldo de gols. Se perder um único jogo também não nos alcançará.

Isso sgnifica que dois dos quatro prováveis rebaixados dificilmente vão nos alcançar.

Mas o Atlético PR e o Cruzeiro, se se igualarem em pontos com o Palmeiras, ganharão, certamente no número de vitórias, caso, repito, o Palmeiras empaque nos 41 pontos.

Em relação a Ceará(35 pontos e 8 vitórias), Bahia, (39 pontos e 9 vitórias) e Galo Mineiro, (34 pontos e 11 vitórias), a distância é mínima e num piscar de olhos nos ultrapassam.

Para isso, basta que alcancem os 41 pontos porque nos ultrapassariam em número de vitórias.

O fator que pode salvar o Palmeiras, repito, na eventualidade de não ganhar mais nenhum ponto com esse time aleijado, que não chuta em gol, são os duelos entre os rabeiras

Avaí x Cruzeiro, Cruzeiro X Atlético PR, América x Atlético PR e Cruzeiro X Galo.

Essa pode ser a nossa tábua de salvação e os melhores resultados somentre a tabela vai determinar conforme cada rodada.

VOCÊ ACREDITA QUE AINDA VAMOS PONTUAR NESTE BRASILEIRÃO?

LEMBRE-SE DE QUE PARA FICARMOS LIVRES DO DESCENSO DE FORMA SEGURA  PRECISARÍAMOS CONQUISTAR MAIS TRÊS PONTOS.

COMENTE COMENTE COMENTE