Observatório Alviverde

02/01/2015

JÁ COMEÇO A DUVIDAR DA PROPALADA CAPACIDADE DE ALEXANDRE MATTOS!


 


Sei, perfeitamente, que ao contratar um gerente e um diretor de futebol mediante salários suficientes para ter um jogador de ponta, o presidente Paulo Nobre agiu profissionalmente, como impõe o "Figurino" a um presidente moderno e atualizado. 

Se acertou ou não, é outra discussão. Sem afirmar peremptoriamente, receio que não, ao menos em relação ao diretor de futebol!

A chegada de Alexandre Mattos, tido e havido, pela mídia paulistana como o exclusivo construtor dos times do Cruzeiro, campeões brasileiros de 2012 e 2013, tem como fator positivo o fato de o presidente reconhecer, publicamente, que sabe pouco de futebol e que, em razão disso, profissionalizou o setor.

Mas, eu, que resido em Belo Horizonte e que acompanho, de perto, o futebol mineiro, posso garantir que, aqui em BH, não existe a valorização desmedida de Mattos, como alardeia a mídia de São Paulo.

Da mesma forma, também não rola qualquer culto a sua personalidade como imaginam alguns setores da torcida do Verdão. Na relação dos que trabalharam nos bastidores e que ajudaram o Cruzeiro ser campeão, sequer citam-lhe o nome!

Quero que vocês prestem a atenção em dois tópicos que vou publicar a respeito do que disse  Mattos em sua última entrevista aqui em BH, a 23 de dezembro pois as respostas vão falar, muito, sobre ele:

Mattos: "Das três revelações do campeonato, o Cruzeiro trouxe duas: Fabiano (lateral da Chapecoense e Joel, o centroavante, camaronês do Coritiba) . Só não trouxe Erik, por causa do alto valor pedido pelo Goiás."
Comentário: Por que, se ele vinha para o Palmeiras, não indicou os dois jogadores ao Verdão, principalmente o atacante, canhoto e muito bom de bola?

Mattos: "Júlio Baptista não foi um erro. O time precisava de um jogador forte, que aguentasse pancada, para os outros jogarem". 
Comentário: Como acreditar em um diretor de futebol que faz um comentário ridículo e desprovido de senso como esse? Isso, não existe! É típico de leigo, de quem não conhece nada em matéria de futebol! 
OBS: O Cruzeiro está louco para se ver livre de Júlio Batista!

E, no entanto, a torcida palmeirense acredita, inocentemente, num diretor de futebol que, até agora, contratou apenas um atacante pouco conhecido e encheu o time de laterais, zagueiros e  volantes, quando a doença crônica do Palmeiras, até as crianças do jardim-da-infância sabem disso, há anos, é a falta de atacantes e de interesse em contratá-los..

Ontem Mattos deu sequência a sua política de inversão de prioridades de contratação, pois a mídia já dá como concluída a vinda do lateral esquerdo João Paulo, que não renovou contrato com o Flamengo, pelo desinteresse completo de Luxa em manter o jogador!

Leiam;

 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2015/01/fora-dos-planos-do-flamengo-joao-paulo-acerta-com-o-palmeiras.html 

A mesma mídia anuncia, agora, como certa a contratação de Rafael Marques, centro-avante, 1,94m, jogador experiente, cuja contratação ironiza, mas que eu, particularmente, aprovo.

O site Wikipédia, além de apresentar o quadro de desempenho de Marques, já o coloca com jogador do Palmeiras. Confiram:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_Marques_Mariano

Aprovo essa contratação, não só pela vasta experiência nacional e internacional do jogador, por sua estatura elevada e impositiva, como, também, por ter sido o artilheiro do Botafogo com 19 gols trabalhando com Oswaldo de Oliveira, há dois anos.

Vejam como o portal UOL ironiza a contratação de Marques pelo Palmeiras. Da mesma forma, notem o quanto que a mídia fica frustrada, amuada e aborrecida quando o Palmeiras contrata atacantes.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/31/oswaldo-indica-queridinho-rafael-marques-para-ser-artilheiro-no-palmeiras.htm


O Palmeiras tem de fazer como os bambis, o Cu-rintia e o Santos, isto é, ter fartura de jogadores com capacidade de fazer gols e de decidir os jogos. É isso o que tem faltado ao Verdão no decorrer dos anos.

Pouco adianta encher o elenco de volantes, zagueiros e laterais. jogadores fáceis de serem encontrados, tanto na base quanto no mercado. 

Essa política equivocada de contratações só de defensores, com a valorização e maximização dos slogans "defesa que ninguém passa" e "escola de goleiros" é a razão determinante da ruína do Palmeiras há muitos anos!

Vejam que, até agora, o Verdão contratou três volantes (Amaral, ex-Goiás, Gabriel, ex-Botafogo e Andrei Girotto ex-América-MG) , um lateral direito (Lucas, ex-Botafogo) e um zagueiro (Vitor Hugo, ex-América MG), mas nenhum desses jogadores eram prioridades. 

Entre as nossas prioridades, só contratamos, mesmo, o centro-avante Leandro, ex-Chapecoense e Zé Roberto, ex-Grêmio, se ele vier a jogar como meia armador, não como lateral!

Se Alexandre Mattos não se aviar e contratar atacantes, ao menos mais um centroavante e dois meias avançados, vai ser difícil o Palmeiras montar um time competitivo e vencedor!

COMENTE COMENTE COMENTE 

Adendo
quem se interessar por assuntos que não sejam futebol, entrem no outro blog deste autor: 
www.promotoresdopovo.blogspot.com.br