Observatório Alviverde

06/03/2014

PALMEIRAS X PORTUGUESA, O CLÁSSICO DOS DESPREZADOS DA MÍDIA!




Desnecessário se torna falar sobre a importância do clássico desta noite, dificílimo, o chamado "clássico dos desprezados da mídia".

Se depender dos homens das teclas, das câmeras e dos microfones, o Palmeiras, hoje, -como dizia aquela propaganda "eu sou você amanhã"- será a Portuguesa de amanhã. Eles têm feito de tudo, nesse sentido...

Isso me faz lembrar a  covarde rejeição midiática vivida pela Portuguesa de Desportos a partir da década de 50, que teve as suas raízes nas salas diretivas das emissoras de rádio e das chefias das redações. A televisão ainda engatinhava e não representava a menor importância no processo.

Os proprietários de rádio consideravam um desperdício ocupar mais espaço em seus veículos para narrar os jogos de um time que não dava audiência e, -como eles diziam-, de tão pouca representatividade e torcida. Não era bem assim!

Os jornais consideravam um absurdo ter de mobilizar equipes para a cobertura de jogos, a que chamavam de "sem a menor importância" e que, segundo eles, não contribuíam ou interferiam em nada para o aumento das vendas e da circulação.

Hoje, o mesmo processo se aplica ao Palmeiras que, ainda que seja líder de qualquer competição, não tem os seus jogos cobertos na íntegra. nem pela  pela tv semi-aberta e, menos ainda, pela aberta! 

Os jogos do alviverde são, em 95% das vezes, transmitidos, exclusivamente pelo pay-per-view, com seriíssimos prejuizos ao clube e aos seus patrocinadores, completamente sem visibilidade!

O processo de esvaziamento que a televisão, leia-se TV Globo, impõe ao Palmeiras vem atrapalhando -muitíssimo- até a renovação de nossa torcida, que, na maioria das vezes só ouve e vê falarem do time nos programas esportivos, que, via de regra, são voltados, apenas e exclusivamente, a criticar, censurar e debochar do clube. Seria cômico, não fosse tão trágico!

As emissoras de rádio, sob a desculpa esfarrapada e mentirosa de que o Palmeiras não dá ibope, -audiência-, preferem realizar os chamados "jogos-comando", narrando apenas o CU-rintia, os bambis e, ultimamente, até os jogos das Sereias. O Palmeiras. só tem vez em posto informativo!

Dessa forma, os jogos do alviverde somente são transmitidos integralmente pelo rádio, quando são isolados ou ocorrem em horários diferentes. 

Mesmo assim, há uma preocupação mórbida da turma do rádio em dar as notícias dos outros três times durante as irradiações dos jogos do Palmeiras, o tempo todo, poluindo as transmissões, pela insistência com que são divulgadas. Um horror!

O Palmeiras x Portuguesa de hoje, às 19,30 no Pacaembu, como sói , sempre, acontecer, será mostrado, exclusivamente em pay-per-view, só para quem pode pagar para ver. Um absurdo!

É outro crime contra o povo, perpetrado pelo monopólio global no futebol, certamente mancomunado com aquele cara -é preciso citar-lhe o nome?- que não se contenta em agir apenas na política, e que, no futebol,  tem procurado esvaziar cada vez mais o maior rival curintiano,  o Palmeiras! 

Aquela atitude do Blater voltar atrás no reconhecimento do título mundial do Palmeiras de 1951, após sucessivas reuniões com o cara para falar de Copa do Mundo. foi sintomática e revelou que ele trabalha -mesmo- de corpo e alma, com todas as ferramentas possíveis e imagináveis contra o Verdão! Trabalha mesmo! 

O Palmeiras apenas não sucumbiu a tudo isso -como sucumbiu a Portuguesa-  pelo tamanho de sua torcida e pela imensidão do amor daqueles nossos antepassados que abraçaram, de paixão, o clube.

Foram eles que ao cultuar e enaltecer as cores do clube, fizeram nascer a tradição abençoada que, muito mais do que a do torcedor de qualquer clube,  o palmeirense consegue transferir aos filhos e netos, de geração a geração, o palmeirismo, atestado explícito e verdadeiro de equilíbrio e de saúde mental!. 

Hoje à noite, às 19,30 H, no Pacaembu, Palmeiras x Portuguesa, fazem o clássico dos rejeitados da mídia. É um jogo em que os times lutam por objetivos diferentes.

O Palmeiras tem como primeiro objetivo a vitória que consolida a sua classificação matemática. 

Com 26 pontos, se vencer, chegaria aos 29. 

Como Bragantino e Rio Claro estão com 19 e cumprirão apenas mais três jogos, -são nove pontos em disputa-, poderão chegar, no máximo, aos 28. 

Resumindo, o Palmeiras precisa de uma vitória simples para  fechar, matematicamente, a sua classificação antecipada e esperar a sequência do Paulistão

Mais do que a liderança do grupo -praticamente consolidada- o Verdão também busca conseguir as poucas vantagens que a tabela proporciona. 

A principal é o "mando" de todos os jogos. que, em meu entendimento, pode representar muito na hora da definição do campeonato.

A lusa, modestamente colocada no Grupo C, do Santos, com 14 pontos, quer a vitória, para livrar-se definitivamente do descenso.

Ao mesmo tempo, almeja subir na tabela para tentar, nas três últimas rodadas, a difícil tarefa de, primeiro, alcançar ao São Bernardo, com 19 pontos e, depois,  a Ponte, com 21 em apenas três rodadas. 

É óbvio que todo o Palmeiras X Portuguesa, -um clássico- , é um jogo difícil, mas, por tradição, o Palmeiras, na maioria das vezes, se impõe à Lusa do Canindé.

Esse negócio de que a Portuguesa -assim como falavam do Juventus- é uma "asa negra" ou um terror na vida do Palmeiras é conversa fiada, pura invenção da mídia.

Em 159 jogos disputados, o Palmeiras estabelece 122 X 65 em vitórias, com o registro de 72 empates. Que "asa negra" é essa que a imprensa tanto apregoa!

O certo é que é um clássico e não um "clássico" com aspas, como grafa a mídia com ar de desdenho, mofa e desprezo. 

Palmeiras X Portuguesa hoje e sempre farão um clássico, ainda que seja "o clássico dos desprezados da mídia"!

QUAL O MELHOR TIME QUE KLEINA PODE ESCALAR PARA HOJE?

PARA FACILITAR A SUA TAREFA, DEIXAMOS ABAIXO A  RELAÇÃO DOS CONCENTRADOS


Goleiros: Fernando Prass e Fábio
Laterais: Wendel, Juninho e William Matheus
Zagueiros: Lúcio, Marcelo Oliveira e Tiago Alves
Volantes: Wesley, Eguren e França
Meias: Mendieta, Marquinhos Gabriel, Patrick Vieira, Mazinho e Bruno César
Atacantes: Alan Kardec, Vinicius e Rodolfo

Deixo, primeiro, o meu time:

Prass, Wendel, Lúcio, (alguém pode ser Matias ou Eguren improvisado e Juninho. 
França, Marcelo Oliveira (de volante cobrindo o setor esquerdo), Wesley e Mendieta.
Kardec e Mazinho.

Deixe. também, o seu! 

COMENTE COMENTE COMENTE