Observatório Alviverde

16/01/2018

SCARPA ESTÁ CHEGANDO PARA O PALMEIRAS! QUE SEJA BEM-VINDO!



Se Scarpa vai dar certo é uma outra conversa, mas que, na prática, foi uma contratação importante e impactante, não resta a menor dúvida! 

Foi uma aquisição e tanto, daquelas que têm sabor de conquista de campeonato e à qual o torcedor palmeirense chama de "chapéu". 

Aos mais antigos do blog eu pergunto: se foi um chapéu teria sido um Prada, um Cury ou um Ramenzoni?

Na verdade, o Palmeiras tirou da parada o Curica, os Bambis e até a maior parte mídia que já contava o jovem e promissor armador reforçando essas equipes, mas jamais o Palmeiras.

Visivelmente decepcionados e sem ter o que argumentar (a contratação também é promissora em termos de negócios futuros), muitos "profissionais" televisivos estão dizendo agora, ironicamente, que o Palmeiras é um clube perdulário que não precisava de Scarpa porque já tinha Lucas Lima ...

Com o olhar típico dos invejosos e dos frustrados, olham para as câmeras visivelmente contrariados e fazem futurologia...

Afirmam com ódio nas palavras como se estivessem rogando uma praga que "o Palmeiras repete os erros do ano passado"...

Profetizam, em pleno ar, que o Verdão irá contratar muito e gastar muito sem resultados práticos, como, segundo eles, ocorreu em 2017.

Num ensejo em que o Curica, decepcionado pela perda de Scarpa, entra em desespero, fica sem um norte a ponto de contratar o veterano e superadíssimo Emerson Sheik, rebaixado com a Ponte Preta...

Num momento em que os Bambis (antigamente eles sempre se antecipavam e contratavam a maioria dos jogadores pelos quais o Palmeiras se interessava) também perderam a parada pela contratação de Scarpa e têm de se contentar com o decadente Diego Souza, a nós, palmeirenses, pouco ou nada importa se o Verdão já tem Lucas Lima porque, a partir de agora, terá os dois melhores armadores do país para a posição.

Eu só não vou concordar que muitos palmeirenses (os eternos descontentes) entrem nessa onda negativista da mídia...

É inadmissível que afirmem que a prioridade do Palmeiras seria um zagueiro, não um meio campista ou um atacante, quando ouvem falar que Mattos está tentando contratar o artilheiro e estrela (também) do futebol chinês, Ricardo Goulart.

Dos que pensam dessa forma, discordo frontalmente! Sabem por quê?

Zagueiros de primeira linha existem em profusão no atual futebol brasileiro e há centenas deles, de ótimo nível, que podem ser contratados, das categorias de base, inclusive.

Àqueles que reivindicam a imediata aquisição de zagueiros e de defensores eu sugiro o seguinte:

1º) verifiquem quantos defensores de qualidade, do goleiro à lateral esquerda, passando pelo "cabeça-de-área" existem, estão disponíveis o mercado e quanto custam! São muitíssimos e baratos!

2º) raciocinem com calma, pesquisem nos outros dezenove clubes da primeira divisão e nos vinte da segunda, quantos armadores e atacantes de qualidade existem e, mais importante, quantos e quais estão disponíveis para serem contratados. São pouquíssimos, inferiores a Scarpa e Lucas Lima e, ainda assim, muito caros!

Moral da história: 
"encontrar bons zagueiros não é uma tarefa tão difícil quanto encontrar meias armadores categorizados e atacantes que façam a diferença em campo."  

Conclusão: 
por mais paradoxal e estranho que possa parecer, o mercado e a prudência sinalizam que se deve começar a montagem dos times, hoje em dia, do ataque para a defesa.

A contratação de Scarpa foi outro um tiro preciso de Mattos que, entre erros e acertos, consegue acertar novamente e, em razão disto, merece todos os nossos encômios, elogios e parabéns. 

Com Lima e Scarpa, dois jogadores desequilibrantes na chamada "zona de raciocínio do campo" o Palmeiras, a partir de agora, terá um imenso repertório de jogadas ofensivas...

Da mesma forma, se tudo der certo e esses jogadores renderem o que sabem, o Verdão pode proporcionar um "up-grade" em seu ataque, melhorando ainda mais o rendimento de seus atacantes, sobretudo Borja.

A partir de agora, devidamente abastecido e municiado, ele não terá mais desculpas por render tão abaixo do que rendia em seu tempo de Atlético Nacional da Colômbia. 

Além de tudo, o Palmeiras passará a ter bons cobradores de faltas (há quanto tempo o time não faz um gol assim) e de pênaltis, não obstante esses jogadores serem capazes de partir para o gol em jogadas individuais e demolir as defesas adversárias. 

Considerando-se que em 2017 o Verdão não teve um jogador com as características de arquiteto de jogadas e ainda assim teve o melhor ataque do Brasileiro com 61 gols, é de supor-se que, este ano, tendo no elenco os dois melhores armadores do país, o Palmeiras venha a chegar com mais frequência ao gol dos adversários e aumente ainda mais a sua marca de ofensividade. 

Sabedor que "bons zagueiros e laranja em todo lugar se arranja", que venha, agora, o joseense Goulart, artilheiro nato e demolidor de defesas, muito mais jogador do que quaisquer daqueles de que dispomos atualmente em nossa linha ofensiva e em nosso elenco!

COMENTE COMENTE COMENTE